BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


20/06/08

"Pôr-do-sol analógico" (03) - "Anatel propõe prorrogação do uso de sistemas analógicos"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
ElisM@oglobo.com.br ; josersp ; Smoka ; bmaia1 ; Jana de Paula
Sent: Friday, June 20, 2008 6:34 PM
Subject: "Pôr-do-sol analógico" (03) - "Anatel propõe prorrogação do uso de sistemas analógicos"
 
 
01.
"A Anatel decidiu prorrogar por 12 meses a desativação dos sistemas com tecnologia analógica de suporte às redes de telefonia fixa, que permitem a prestação da telefonia rural nas modalidades Ruralvan e Ruralcel em vários estados do país. A extinção do uso de sistemas analógicos da telefonia móvel celular, que utilizam a tecnologia AMPS (norte-americana), está mantida para 30 de junho. Ainda existem 11 mil telefones celulares analógicos em operação, ainda de modelos antigos e pesados. " [Fonte: TelecomOnline].
 
Olá, Vinícius Caram!
Obrigado por dar continuidade ao "Serviço ComUnitário" sobre a "desativação dos sistemas analógicos".
Por favor, continue acompanhando o tema e... compartilhando!  :-)

Olá, Jana de Paula!
Obrigado pela informação da publicação do "Serviço" no
e-Thesis.  :-)
 
02.
Mais abaixo transcrevemos estas matérias:
 
Fonte: e-Thesis
[20/06/06]  
Anatel propõe prorrogação do uso de sistemas analógicos    
 
Fonte: TelecomOnline
[20/06/08]   Anatel adiará por 12 meses a extinção do telefone analógico fixo rural por Márcio de Morais
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

---------------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[20/06/06]  
Anatel propõe prorrogação do uso de sistemas analógicos 

Anatel recebe a partir de hoje contribuições da sociedade sobre a proposta de alteração da redação de dispositivo contido no texto do Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências nas Faixas de 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz, aprovado pela Resolução nº 454, de 11 de dezembro de 2006, que prevê, até 30 de junho de 2008, o fim dos sistemas analógicos nas faixas de 824 MHz a 849 MHz e de 869 MHz a 894 MHz, utilizadas pelas telefonia celular e telefonia fixa em áreas remotas e de baixa densidade populacional (popularmente conhecidos como Ruralcel/Ruralvan).

A proposta prevê a prorrogação, por 12 meses, do uso dos sistemas analógicos apenas para o suporte a telefonia fixa, e não altera o prazo previsto para o fim desses sistemas para a telefonia celular. O objetivo é garantir que a migração dos sistemas associados ao Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) para sistemas digitais, iniciada com o regulamento atual, possa ocorrer sem transtorno aos seus assinantes. A prorrogação será necessária por causa das dificuldades encontradas no processo de migração tecnológica em andamento.

As manifestações fundamentadas e devidamente identificadas podem agora ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico no Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP), disponível na página da Anatel na Internet, a partir das 14 horas de hoje e até 24h do dia 30 de junho de 2008, fazendo-se acompanhar de textos alternativos e substitutivos, quando envolverem sugestões de inclusão ou alteração, parcial ou total, de qualquer dispositivo. Serão também consideradas as manifestações encaminhadas por carta, fax ou correspondência eletrônica, recebidas até às 18h do dia 25 de junho de 2008, para:

Agência Nacional de Telecomunicações - Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização - SRF
Consulta Pública n.º 24, de 19 de junho de 2008
"Proposta de alteração de dispositivo do Regulamento anexo à Resolução nº 545, de 11 de dezembro de 2006, sobre Condições de Uso de Radiofreqüências nas Faixas de 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz"
Setor de Autarquias Sul - SAUS - Quadra 6, Bloco F, Térreo - Biblioteca
70070-940 - Brasília - DF
Fax: (61) 2312-2002
e-mail:
biblioteca@anatel.gov.br
 
----------------------------------
 
Fonte: TelecomOnline
[20/06/08]   Anatel adiará por 12 meses a extinção do telefone analógico fixo rural por Márcio de Morais
 
Desativação da tecnologia AMPS dos sistemas móveis celulares está mantida para 30 de junho
 
A Anatel decidiu prorrogar por 12 meses a desativação dos sistemas com tecnologia analógica de suporte às redes de telefonia fixa, que permitem a prestação da telefonia rural nas modalidades Ruralvan e Ruralcel em vários estados do país. A extinção do uso de sistemas analógicos da telefonia móvel celular, que utilizam a tecnologia AMPS (norte-americana), está mantida para 30 de junho. Ainda existem 11 mil telefones celulares analógicos em operação, ainda de modelos antigos e pesados.
 
A decisão foi adotada ontem pelo Conselho Diretor da Agência, com a aprovação da proposta de uma consulta pública para garantir o funcionamento dos cerca de cinco mil telefones rurais, remanescentes do processo que precedeu a privatização, quando a telefonia rural foi viabilizada por meio das redes celulares. O extrato da consulta foi publicado no Diário oficial da União (DOU) de hoje e o prazo para envio de contribuições é 30 de junho, segundo informou a Assessoria de Imprensa.
 
O problema é que as redes analógicas, antes construídas e operadas por uma mesma tele federal (do Sistema Telebrás), foi dividida entre fixas e móveis para venda no processo de privatização. E o ruralvan/ruralcel acabou sendo um serviço metade fixo (a prestação) e metade móvel (as redes). Com a extinção da tecnologia analógica da rede móvel, o serviço teria também de ser extinto.
 
Assim, a prorrogação por doze meses assegura o atendimento ao seu assinante. O prazo permitirá às concessionárias fixas locais, que prestam o serviço, encontrar a solução para que o usuário não seja prejudicado com o fim da tecnologia analógica.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO