BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



20/06/08

• Pequenos provedores de Internet (10) - "Global Info adere ao movimento que questiona troca dos PSTs por Banda Larga"
 
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Flávia Lefèvre
Sent: Friday, June 20, 2008 5:17 PM
Subject: Pequenos provedores de Internet (10) - "Global Info adere ao movimento que questiona troca dos PSTs por Banda Larga"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Estamos solidários em relação aos problemas enfrentados pelos pequenos provedores de Internet. Muitos participam de nossos fóruns.

Olá, Rodrigo!
Obrigado pela mensagem particular sobre o tema.
Por favor, dentro das possibilidades, convido você e demais provedores para compartilhar seus problemas, preocupações e angústias.
A ComUnidade não age externamente como uma entidade, associação ou sindicato.
Mas nossos fóruns são locais apropriados para o debate, troca de idéias e arregimentação.

Em outra mensagem citei a preocupação com a ingerência governamental em nosso mercado de trabalho.
Um participante pediu mais detalhes.
Não há muito mais a dizer além do que está na mídia séria.
Simples e simplório: se não ficarmos vigilantes, em breve nossa competência técnica, conseguida a duras penas com muito esforço, estudo e trabalho poderá não ter mais valor no mercado: a "carteirinha do partido" será mais valiosa do que o diploma.
Independente de outras considerações, fusões e grandes conglomerados representam um perigo para o livre exercício profissional quando, nos bastidores, há um "governo/partido" com interesses duvidosos.
Paranóia? Por favor, leiam a mídia séria e não comprometida!
Isto já está ocorrendo em todos os escalões do governo e entidades vinculadas: quem não ouviu falar no "aparelhamento"?
 
O "mercado" é nosso, nós é que trabalhamos nele. Nós temos que agir, fazer a nossa parte.
O caminho é este que estamos assistindo em meio aos debates técnicos e ao compartilhamento de conhecimento: vigilância, informação, formação de opinião, denúncia e ações judiciais para combater os desmandos governamentais.
 
02.
Lembramos:
Fonte: Teleco / Página Especial
Pequenos provedores de Internet Banda larga
 
(...) Existem no Brasil 1.761 pequenos provedores de acesso banda larga à Internet.
Estes pequenos provedores possuem menos de 35 mil conexões banda larga cada e estão presentes em 74,2% dos municípios brasileiros atendendo a 90,7% da população.
Eles são responsáveis pela oferta de acessos banda larga em regiões onde não chegam as grandes operadoras.
A tecnologia utilizada é em geral wireless. (...)
Leia mais em Pequenos provedores de Internet Banda larga no Teleco
 
03.
Mais abaixo, transcrevemos uma mensagem de Flávia Lefèvre com esta matéria:
Fonte:  Convergência Digital
[16/06/08]  
Global Info adere ao movimento que questiona troca dos PSTs por Banda Larga
 
04.
Aqui estão as mensagens/posts anteriores registradas no BLOCO.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
---------------------------
 
Mensagem de Flávia Lefèvre
 
----- Original Message -----
From: Flávia Lefèvre Guimarães
To: ....Sent: Tuesday, June 17, 2008 1:45 PM
Subject: MOVIMENTO CONTRA DECRETO 6.424/2008 - PGMU
 
Prezados
Vejam que nosso movimento vai crescendo.
 

A Rede Global Info, entidade que representa mais de 40% dos provedores de acesso à Internet banda larga no País, em comunicado oficial distribuído nesta segunda-feira, 16/06, seu apoio e endosso à iniciativa das entidades representativas dos usuários de serviços de telecomunicações em enviar carta ao Executivo, Anatel, Ministério Público, TCU e Congresso Nacional requerendo a revogação do decreto 6424/2008.
 
O decreto instituiu substituição das obrigações iniciais de universalização das concessionárias de telefonia fixa (instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações que devem contar com uma estrutura que compreende: orelhões, fax e computadores com acesso à internet por linha discada), pela instalação de parte da estrutura para provimento de banda larga (backhauls).
 
A carta é assinada pela Frente dos Consumidores de Telecomunicações, que reúne a Abradecel, Abusar – Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido, Indec Telecom, Movimento Defenda São Paulo, PRO TESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Associação dos Engenheiros em Telecomunicações – AET, junto com a Fundação Procon/SP.
 
O decreto que está sendo questionado pelas entidades signatárias pretende disponibilizar o acesso à Internet Banda Larga para todas as 56 mil escolas públicas do País, até 2010. Para as entidades e a Rede Global Info, a iniciativa de universalizar o acesso à internet por meio de banda larga é "louvável, contudo, as medidas tomadas para esse fim ainda não são adequadas e suas conseqüências podem trazer sérios problemas e provocar graves danos à vida do consumidor".
 
Na solicitação enviada, as entidades alertam para fatos como o prazo de apenas dez dias para contribuição na Consulta Pública 842/2007, instalada em novembro de 2007 pela Anatel para apresentar à sociedade a minuta de Decreto Presidencial estabelecendo a troca das metas de universalização e a minuta de aditivo aos contratos de concessão do STFC local.
 
Além disso, as entidades comentam que a Agência não disponibilizou, na ocasião, documentos ou notas técnicas para viabilizar a participação consistente. Segundo elas, não havia estudos para demonstrar a equivalência econômica entre os custos dos PSTs e backhauls, números de municípios que receberiam os PSTs e os que receberiam o backhaul, entre outras informações fundamentais para a avaliação da proposta.
 
Na carta entregue ainda é observado que, em março, um relatório apresentado pela representante das entidades dos usuários no Conselho Consultivo da Anatel levantou algumas questões que comprometem a legalidade do Decreto e, conseqüentemente dos aditivos aos contratos de STFC.
 
Para o presidente da Rede Global Info, Jorge de La Rocque, a opção pelo backhaul vai estimular o aumento de preço e promover a utilização de recursos públicos para subsidiar a prestação de serviço prestado no regime privado. “Tudo isso vai contra a lei, como bem esclarecem as entidades signatárias da Carta às autoridades”, ressalta.
 
“Lembro que não questionamos a universalização do acesso à Internet em nosso país. Ao contrário, sabemos que essa condição é fundamental para o estabelecimento da democracia e da cidadania. Contudo, acreditamos que essas ações devem se promovidas com base nas leis e nos princípios de competitividade”, comenta o dirigente.
 
A Rede Global Info alerta ainda para o fato da instalação de backhauls não garantir que a banda larga chegará às pontas pretendidas, faltando a instalação da última milha - de competência dos provedores de acesso, que ainda não foram oficialmente inseridos no processo.
 
Por outro lado, a infra-estrutura implantada com a nova obrigação pode beneficiar exclusivamente as operadoras de telecomunicações, que poderão explorar comercialmente suas soluções de acesso individual à banda larga no entorno, mantendo o não atendimento das escolas, já que suas soluções para atendimentos coletivos utilizam links dedicados e inviabilizam a operação pelo seu alto custo.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO