BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


25/06/08

• Série sobre Rádio Digital (36) - "Vôo panorâmico" + O ministro é persistente: "Implantação em 2008"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Flávia Lefèvre Guimarães ; Alice Ramos
Sent: Wednesday, June 25, 2008 10:40 PM
Subject: Série sobre Rádio Digital (22) - O ministro é persistente: "Implantação em 2008"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Este é o "Serviço ComUnitário" sobre "Rádio Digital".
 
01.
O ministro Helio Costa tem feito um enorme esforço "não técnico" para implantar o "Rádio Digital" no Brasil, ainda na sua gestão, adotando um "padrão" da sua preferência pessoal.
Para não perdermos a elegância, dizemos que, em se tratando de um ministro de estado, este é um comportamento reprovável. :-)

O ministro é persistente.
Uma notícia de hoje cita:
(...) O ministro explicou que o padrão de rádio digital brasileiro deverá possibilitar a operação das rádios FM e de ondas curtas e principalmente poderem operar na mesma faixa de freqüência, sem necessidade de um canal adicional. Para isso, o governo deverá fazer uma espécie de chamamento para que os padrões americano, coreano, chinês e europeu façam as propostas. (...)

Como o ministro é mineiro, poderíamos mineiramente comentar: inté parece, sô...  :-)

Para continuarmos atentos, com seriedade, nesta mensagem vamos lembrar outra, que registra o acompanhamento que o "Serviço ComUnitário" tem feito do problema.
Pretensiosamente recomendo a leitura para recordação e ambientação:
17/01/08
Série sobre Rádio Digital (21) - "Vôo panorâmico"

02.

Antes vou lembrar um recente artigo no Estadão do qual recorto um trecho sobre "Rádio Digital"... na Finlândia... terra da Nokia: :-)
Fonte: Estadão
Televisão na Finlândia já é 100% digital por Ethevaldo Siqueira
(...) RÁDIO, NÃO
Quanto ao rádio digital aberto, surpreendentemente, a ministra das Comunicações da Finlândia não acredita na viabilidade prática da migração da tecnologia analógica de rádio para a digital. “O problema é a exigência de se trocar tudo – equipamentos das emissoras e receptores dos ouvintes. Isso exigiria até a mudança de faixa de freqüências e a interrupção das atividades das emissoras. Nem o padrão europeu nem o norte-americano satisfazem. No futuro, as transmissões de rádio serão todas via internet ou associadas à TV digital”. (...)
 
03.
Notícia de hoje:
Fonte: O Globo Online
[25/06/08]  
Hélio Costa diz que implantação da rádio digital deve ocorrer em 2008 por Mônica Tavares - O Globo

BRASÍLIA - O Brasil deverá contar com o rádio digital ainda este ano. A expectativa é do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Em entrevista na manhã desta terça-feira, ao programa "Bom dia, ministro", da Empresa Brasileira de Comunicação, ele disse que os testes do rádio digital estão praticamente concluídos. Segundo Costa, os testes da rádio digital foram acompanhados por várias entidades, entre elas o próprio Ministério, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
- No máximo em dois meses levo ao presidente da República os resultados. Vamos ter o rádio digital ainda este ano - afirmou.
O ministro explicou que o padrão de rádio digital brasileiro deverá possibilitar a operação das rádios FM e de ondas curtas e principalmente poderem operar na mesma faixa de freqüência, sem necessidade de um canal adicional. Para isso, o governo deverá fazer uma espécie de chamamento para que os padrões americano, coreano, chinês e europeu façam as propostas.
- Vamos decidir pelas exigências, pelas especificações - disse Hélio Costa.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO