BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/05/08

• Portabilidade Numérica (16) - Resumo + Matérias do "Convergência Digital" e do "Globo Online"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, May 06, 2008 8:44 PM
Subject: Portabilidade Numérica (16) - Resumo + Matérias do "Convergência Digital" e do "Globo Online"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Este é o Serviço ComUnitário sobre "Portabilidade Numérica". 
 
01.
"Portabilidade Numérica é definida como a faculdade do usuário em manter o seu número ao trocar de prestadora de serviços. Com mais precisão, a Anatel a define como facilidade de rede que possibilita ao assinante de serviço de telecomunicações manter o código de acesso a ele designado, independentemente da prestadora de serviço de telecomunicações ou da área de prestação do serviço." [Trecho do Tutorial Portabilidade Numérica do site Teleco].

O Regulamento da Portabilidade Numérica foi aprovado pela Anatel em março de 2007.

Previsto no Regulamento, o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) é formado por representantes das operadoras e do órgão regulador.

O Regulamento prevê também uma Entidade Administradora da Portabilidade Numérica (EA).

O GIP indicou, posteriormente, a ABR Telecom como sendo essa EA.

A ABR Telecom tem a responsabilidade de contratar a solução técnica para dar suporte operacional ao serviço de implantação da Portabilidade e escolheu a Clear Tech, que tem como parceira a norte-americana NeuStar.
(...)   A principal área de atuação da ClearTech é a prestação de serviços relacionados ao gerenciamento do ciclo da receita das operadoras de telecomunicações, atuando como empresa responsável pela apuração de valores a serem repassados por uma operadora à outra pelo uso de suas redes (clearing house) e no processo de cobilling (cobrança pelos serviços realizados à operadora que detém a titularidade da chamada). (...)
 
"A identificação das localidades a serem portadas será realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) - que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno).
A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.
 
Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da Área Local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana).
No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da Área de Registro (mesmo CNN)". [Fonte: Convergência Digital] 
 
Cronograma de Ativação da Portabilidade no Brasil definido pelo GIP:
• 24/05/2008 a 29/08/2008: será realizada a experiência piloto de Portabilidade nás áreas de código DDD 14 (Bauru) , 17 (São José do Rio Preto), 27 (Vitória), 37(Divinópolis), 43 (Londrina), 62 (Goiânia), 67 (Mato Grosso do Sul) e 86 (Teresina). A ativação comercial nestas áreas ocorrerá em 30/08/08.
 
•30/08/2008 a 11/03/2009: Ativação da Portabilidade nos 59 áreas de código DDD restantes, Sendo São Paulo (11) em Mar/09 e Rio de Janeiro (21) em Fev/09.
 
02.
O nosso participante José Roberto de Souza Pinto é autor deste excelente trabalho disponível na ComUnidade como página HTML e arquivo .ppt:
-
Apresentação sobre Portabilidade Numérica
Download do arquivo .ptt compactado 
 
03.
O nosso participante Desembargador Fernando Botelho é autor deste trabalho:
[16/03/07]   "Portabilidade Numérica"  
A publicação foi simultânea:
- no Portal
Convergência Digital - "Especial: conflitos da portabilidade numérica" e
- no site comunitário
WirelessBR - "Portabilidade Numérica"
 
04.
O portal  TELECO possui estas Seções sobre o tema: Portabilidade no Brasil  - Portabilidade no mundo  - Numeração
 
05.
Transcrevemos duas matérias recentes, sempre com a recomendação de preferir ler na fonte:
 
Fonte: Convergência Digital
[05/05/08]   Portabilidade Numérica: Brasil dá a largada com piloto oficial  por Ana Paula Lobo
 
Fonte: O Globo Online
[06/05/08]   OI investirá R$ 100 milhões na troca de sua rede de sinalização por Erica Ribeiro
 
06.
Mais abaixo ainda, transcrevemos toda nossa coleção de matérias sobre "Portabilidade Numérica".
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 

 

Fonte: Convergência Digital
[05/05/08]   Portabilidade Numérica: Brasil dá a largada com piloto oficial  por Ana Paula Lobo
 
No último dia 28 de abril, a ClearTech, empresa que dará suporte técnico à adoção do serviço no Brasil, encaminhou às operadoras a versão 2.0 do software que permitirá à criação da base de dados de referência, que permitirá aos clientes, a partir de 28/08, a trocarem de operadoras - de fixo para fixo e de móvel para móvel dentro da sua região - sem perder o número do telefone.
 
O software foi disponibilizado pela ClearTech, que associada à norte-americana NeuStar, foi selecionada pelo Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) da Anatel e pela ABR Telecom para dar suporte técnico à adoção do serviço no Brasil, o primeiro da América Latina a ter o produto para o consumidor. Passada a primeira fase, alvo, agora, são os pequenos e médios provedores de serviços.
 
"A primeira versão do software foi disponibilizada em fevereiro (20/02). As operadoras testaram, fizemos ajustes e, agora, no último dia 28 de abril, entregamos a versão oficial do sistema para ser adaptado aos sistemas de TI das teles", informou em entrevista ao Convergência Digital, o diretor da ClearTech, Marcos Bellotti.
 
"Acredito que poderia ter sido dada uma folga maior do que começar a oferta em 28 de agosto, mas foi assim determinado pela Anatel e há como fazer o serviço, mas as teles teriam mais folga se ganhassem mais tempo para adequar seus sistemas", diz o executivo.
 
Para Bellotti, a portabilidade numérica envolve três pontos cruciais - a parte de banco de dados, a parte de rede e a parte de interligação do sistema aos demais já existentes no dia-a-dia da operadora.
 
"No primeiro item não prevejo surpresas. Na parte de rede também há uma boa evolução. Se há uma parte mais crítica, ela diz respeito ao suporte ligado à gestão dos negócios. Nesta parte há questões mais complexas e o trabalho tem sido bastante duro nas operadoras", sinaliza o executivo.
 
Olho vivo nos pequenos e médios provedores
 
A ClearTech, por exemplo, além de dar suporte à ABR Telecom, que será a entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil, também é responsável pela adequação dos sistemas da Brasil Telecom, e recentemente, também assumiu como subcontratada da EDS, a parte de suporte à Embratel.
 
Nas operadoras de maior porte, o trabalho de adequação à portabilidade numérica está bastante adiantado, mas há uma série de outros provedores que vão precisar também ter acesso à base de dados de referência.
 
É esse mercado - de pequenos e médios provedores - que começa a ser um filão de grande interesse no Brasil. Os players,  na opinião do diretor da ClearTech, deverão ser os mesmos que disputaram as grandes telcos, mas as oportunidades são significativas.
 
"Nos Estados Unidos, por exemplo, há cerca de 3000 companhias ligadas à Base de Dados de Referência, sendo que apenas 600 são companhias de Telecom. Às demais são prestadoras de serviços diversos", observa o diretor da ClearTech.
 
"O quadro, certamente, não será diferenciado no Brasil. E é esse filão para o qual nos preparamos,agora, com serviços sob demanda e adequado à realidade financeira desses provedores para ganhar market share", complementa Bellotti. Uma nova versão do software de portabilidade numérica  -a 3.0 - só deverá ser disponbilizada em 2009, mas há possibilidades de ajustes neste período de adequação.
 
"Fizemos as mudanças e adequações sugeridas pelas teles, mas certamente deverão surgir imprevistos e novas necessidades. Estamos prontos para ajudar no que for possível, então é capaz de termos a versão 2.1 ou até 2.2", completa Bellotti. 
Criada em 1999, com capital do CPqD, EDS e DBA Engenharia de Sistemas, a ClearTech presta serviços para o gerenciamento do ciclo da receita de operadoras de telecomunicações nos segmentos: interconexão, cobilling e conciliação.
 
Pesquisa realizada pelo Morgan Stanley e divulgada pela Reuters na última semana de abril revela que a chegada da portabilidade numérica deverá ter maior impacto sobre a base de clientes da Brasil Telecom.
 
O estudo acredita que a medida terá impacto neutro para as operadoras Vivo, Claro e TIM e poderá ser positiva apenas para a Oi. A pesquisa ouviu clientes de celular do Brasil e do México. No levantamento ficou ainda apurado que 20% dos pesquisados admitiram trocar de operadoras após o início da oferta da Portabilidade Numérica.
 
Como será a adoção da Portabilidade Numérica
 
A partir deste mês começa um piloto com prazo para terminar em agosto do mesmo ano. A experiência abarcará as cidades de Bauru (SP) São José do Rio Preto (SP), Vitória (ES), Divinópolis (MG), Londrina(PR), Goiânia (GO), Teresina(PI), além de todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
 
De acordo com a Anatel, todo o Brasil estará coberto pela portabilidade nas telefonias móvel e fixa a partir de 1º de março de 2009. A ativação comercial da portabilidade durará ao todo sete meses - período de 29 de agosto de 2008 a 1º de março de 2009.
 
A identificação das localidades a serem portadas será realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) - que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno). A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.
 
A portabilidade possibilitará aos usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e do Serviço Móvel Pessoal (SMP) a mudança de prestadora e a manutenção do número do telefone fixo ou do telefone móvel (celular). A regra, ressalta a Anatel, valerá independente de quantas vezes o usuário solicitar a mudança de prestadora.
 
Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da Área Local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana). No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da Área de Registro (mesmo CNN).
 
Com o término do piloto em agosto de 2008, o Estado do Mato Grosso será o primeiro do país a ter a portabilidade plenamente estabelecida comercialmente.Em seguida virão os estados do Espírito Santo e do Acre, na primeira semana de novembro.
 
São Paulo - estado que possui oito CNN's - terá um calendário gradual de implementação e levará todo o período estimado para a realização do processo, assim como, Brasília e Rio de Janeiro.
 
----------------------

Fonte: O Globo Online

[06/05/08]   OI investirá R$ 100 milhões na troca de sua rede de sinalização por Erica Ribeiro
RIO - A OI anunciou, nesta terça-feira, investimentos de R$ 100 milhões para a troca da rede de sinalização da empresa, usando tecnologia nacional. Nesta primeira fase, o total investido na tecnologia será de R$ 50 milhões. A empresa fechou contrato com as brasileiras Trópico Sistemas de Telecomunicações e AsGa Sistemas para projetos que serão utilizados para a implementação da portabilidade numérica e também ampliou o contrato com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) para tecnologia de gerenciamento de rede.

Segundo o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, a tecnologia nacional, chamada 7IP, vai permitir maior velocidade de informações e entrega de serviços aos usuários - um deles, a portabilidade numérica, que começa a ser oferecida em agosto deste ano, no Espírito Santo, e que chegará, em março de 2009, ao Rio e São Paulo. Falco disse ainda que o objetivo da OI é estar na lista das dez maiores empresas do setor no mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Hoje, segundo ele, a companhia está entre as 15 maiores, e investe 0,8% de sua receita neste segmento.

- Estamos comprometidos com a expansão de tecnologia no Brasil, em investimentos e pesquisas de desenvolvimento de empresas nacionais. Para atingir nosso objetivo, vamos estimular e demandar mais tecnologia desenvolvida no Brasil.

A rede 7IP foi criada pela equipes técnicas da OI e do CPqD. A Trópico ficou responsável por implementar a solução e a AsGa pela utilização das informações na portabilidade numérica nas áreas de telefonias fixa e móvel.

-----------------------

Coleção comunitária de artigos e notícias sobre Portabilidade Numérica:
 
Fonte: Convergência Digital
[05/05/08]   Portabilidade Numérica: Brasil dá a largada com piloto oficial  por Ana Paula Lobo
 
Fonte: O Globo Online
[06/05/08]   OI investirá R$ 100 milhões na troca de sua rede de sinalização por Erica Ribeiro
 
Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[24/01/08]  
Operadoras VOIP selecionam provedor de portabilidade numérica por Ana Paula Lobo, especial para o Canal VoIP
 
Fonte: IDG Now!
[25/03/08]   Estudo mostra que 47% das empresas podem trocar de operadora móvel Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

Fonte: Mundo Virtual - Último Segundo
[02/04/08]   Unibanco: ambiente para portabilidade numérica no Brasil é favorável
 
 
Fonte: AliceRamos.com
 
[11/11/07]   Apresentação sobre Portabilidade Numérica" - dowload do arquivo .ptt compactado por Jose Roberto de Souza Pinto
 
Fonte: Bloco
 
Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]   
Falta de desagregação das redes limita a portabilidade por Carolina Chemin 

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[06/11/07]  
Pequenas operadoras correm atrás da portabilidade por Carolina Chemin 

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
[08/10/07]  
O desafio das operadoras PMEs diante da portabilidade numérica 

Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital

Fonte: Decision Report 
[03/10/07]  
A corrida pela portabilidade por Renata Mesquita

Fonte: Gazeta Mercantil
[03/10/07]  
TIM lança serviço e entra na disputa de fixo por Carlos Eduardo Valim

Fonte: Monitor Mercantil - Digital
[02/10/07]  
Sistema de minuto ainda gera polêmica 
 
Fonte: PortoGente
[25/09/07]   O bom da portabilidade numérica
por por Renata Gomes
 
Fonte: Thesis
[21/09/07]  
Clear Tech é a gestora da portabilidade no país por Jana de Paula
 
Fonte: Gazeta Mercantil
[21/09/07]  
ClearTech prevê triplicar de tamanho e mira Bolsa
 
 
Fonte: TelecomOnline
[14/09/07]  
Portabilidade numérica chega a São Paulo em março de 2009 por Marineide Marques  
 
Fonte: TelecomOnline
 
Fonte: UCEL
[26/07/07]  
Portabilidade Numérica, o que é isso?  
 
 
Fonte: TelecomOnline
[14/09/07]  
Portabilidade numérica chega a São Paulo em março de 2009 por Marineide Marques   
 
Fonte: TelecomOnline
 
Fonte: UCEL
[26/07/07]  
Portabilidade Numérica, o que é isso?   
 
Fonte: ABR Telecom
[               ]   
Portabilidade Numérica  
 
Fonte: Computerworld
 
Fonte: TelecomOnline
 
Fonte: TelecomOnline

Fonte: Thesis - Tecnologia - Portabilidade Numérica 
[22/06/07]
  
Portabilidade renovada na França   por Equipe Thesis    

Fonte: Thesis - Tecnologia - Portabilidade Numérica 
[21/06/07]  
Portabilidade para quem gasta mais   por Equipe Thesis    

Fonte: Teleco
[22/06/07]  
Portabilidade Numérica (Definição, Característcas e Cronograma de implantação)

Fonte: Thesis
[19/06/07]  
Hora da verdade por Jana de Paula

Fonte: Thesis
[12/06/07]  
Portabilidade ajuda em quê?  por José Carlos Cunha

Fonte: Convergência Digital 
[12/06/07]  
Portabilidade numérica determina 'nova onda' de TI nas operadoras  por Ana Paula Lobo 

Fonte: Convergência Digital
[12/06/07]  
Rateio de custos causa apreensão em relação à portabilidade numérica  por Ana Paula Lobo

Fonte: Convergência Digital
[12/06/07]  
Anatel define piloto inicial para portabilidade numérica por Ana Paula Lobo

Fonte: Convergência Digital
[12/06/07]   
Licitação movimenta mercado de portabilidade numérica no Brasil  por Ana Paula Lobo

Fonte:TelecomOnline

[22/05/07]  
... e quem gerencia a entidade administradora da portabilidade? - por Marcos Bellotti, gerente de assuntos regulatórios da ClearTech

Fonte:TelecomOnline
[26/04/07]   Portabilidade numérica deve aquecer o setor  por Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe

Fonte: Anatel  
[21/03/07]   Regulamento Geral de Portabilidade é publicado no DOU por Márcio de Morais - Assessoria de Imprensa – Anatel -

Fonte: Convergência Digital
[21/03/07]   
Começa contagem oficial para implantação da portabilidade numérica no país

[16/03/07]   "Portabilidade Numérica" - Fernando Botelho. 
A publicação foi simultânea:
- no Portal
Convergência Digital - "Especial: conflitos da portabilidade numérica" e
- no site comunitário
WirelessBR - "Portabilidade Numérica"

Fonte: Convergência Digital
[09/03/07]  
Anatel volta atrás e concede mais prazo para as teles

Fonte: Convergência Digital
[09/03/07]   "
Pro Teste" critica prazo para implantação da portabilidade 

Fonte: Convergência Digital
[23/10/06]  
Consumidor móvel brasileiro revela desapego à marca e à operadora, revela Gallup

Fonte: Convergência Digital
[19/10/06]  
A urgência da Portabilidade - Editorial de Jackeline Carvalho

Fonte: Convergência Digital
[18/10/06]  
Fortaleza debate portabilidade numérica nesta sexta-feira

Fonte: Convergência Digital
[17/10/06]  
Anatel prorroga prazo de audiência pública sobre portabilidade

Fonte: TIInside
[17/10/06]   Anatel prorroga prazo de consulta pública sobre portabilidade

Fonte: Convergência Digital
[09/10/06]  
Portabilidade numérica: ação cara, mas viável tecnicamente, diz BrT

Fonte: TIInside
[04/10/06]   Anatel anuncia agenda para 2007

[IDGNow!
[04/10/06]  
TIM não vê portabilidade como ameaça e não critica leilão de 3G

Fonte: Convergência Digital
[03/10/06]  
Vivo propõe a criação de uma empresa para redes móveis

Fonte: Convergência Digital
[30/08/06]  
Serviços 0300 e 0800 também terão direito à portabilidade numérica

Fonte: Convergência Digital
[05/06/06]  
Usuário quer a portabilidade numérica, confirma estudo

Fonte: TIInside
[29/09/06]   Acel pede adiamento do prazo da consulta da portabilidade

Fonte: TIInside
[28/09/06]  
Teles defendem em audiência pública que portabilidade seja gradual

Fonte: TIInside
[21/09/06]  
Portabilidade: Cadastro unificado poderá revelar base real de celulares

Fonte: TIInside
[05/09/06]  
Regulamento de portabilidade entra em consulta pública

Fonte: TIInside
[29/08/06]  
Portabilidade numérica só em 2008.

Fonte: Convergência Digital
[29/08/06]  
Anatel trabalha para disponibilizar a portabilidade Numérica em 2008

Fonte: Convergência Digital
[29/08/06]  
ACEL diz que portabilidade numérica é benefício para poucos

AliceRamos.com
[16/05/05]  
Quando a portabilidade numérica sairá do papel? - Editorial de Alice Ramos.

Fonte: Teleco
[01/05/05]   Portabilidade numérica - Tutorial por José Barbosa Mello

Mais informações na
Seção Portabilidade Numérica do site WirelessBR.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO