BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


30/05/08

• Fator X (01) - O que é

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: tele171@yahoo.com.br ; josersp ; lia@momentoeditorial.com.br ; Miriam Aquino ; bruno@momentoeditorial.com.br
Sent: Friday, May 30, 2008 8:12 AM
Subject: Fator X (01) - O que é
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Atendendo à um pedido, o "Serviço ComUnitário" passa a acompanhar o "Fator X", que está na "boca da mídia".  :-)
Não confundir com "Arquivo X", séria de TV que, apesar dos UFOs e alienígenas, era até fácil de entender. Já o fator X...  :-))
 
02.
"O Fator X é um mecanismo redutor para o reajuste de tarifa das concessionárias do STFC, nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN) e Internacional (LDI). Existe para possibilitar o compartilhamento com o usuário dos ganhos de produtividade obtidos pela concessionária. Para o período de 2008 a 2010, a proposta da Agência é repassar 75% dos ganhos de produtividade ao usuário. A partir de 2010, o percentual passaria para 100%.
(Fonte: Tele.Síntese com assessoria de imprensa Anatel)"
 
03.
Para que o participante forme sua opinião, sempre recomendamos a leitura, de preferência na fonte, de várias matérias, pois as informações de complementam.

Transcrevemos hoje:
Fonte: Tele.Síntese
[29/05/08]  
Novo fator X provoca reações de economistas por Bruno De Vizia
 
Fonte: Computerworld
[29/05/08]   Telefônica e Oi ficam insatisfeitas com nova metodologia da Anatel
 
Fonte: Tele.Síntese
[20/05/08]  
Anatel fará audiência pública para debater a produtividade da telefonia fixa
 
Fonte: Tele.Síntese
[02/05/08]  
Anatel abrirá nova consulta para cálculo de Fator "X"
 
Fonte: Anatel
[29/05/08]   Anatel promove hoje audiência pública sobre Fator X em São Paulo
 
04.
O Portal Teleco possui uma Seção sobre Telefonia Fixa e uma página sobre Preços e Tarifas de Telefonia Fixa (STFC)
 
05.
Em épocas jurássicas, era quase um bordão: "Chamem o Pires".
Era o presidente Figueiredo convocando o General Pires, Ministro do Exército...  :-))

Os tempos são outros e aqui chamamos o Rogério Gonçalves, o José Roberto S. Pinto e demais especialistas em legislação para as explicações didáticas e comentários adicionais (sorry, direto na jugular... )  :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------------
 
Fonte: Tele.Síntese
[29/05/08]   Novo fator X provoca reações de economistas por Bruno De Vizia    

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou hoje, em sua sede em São Paulo, audiência pública sobre a nova metodologia de cálculo do Fator X, utilizado como redutor no cálculo do reajuste das concessionárias de telefonia fixa nas modalidades local, longa distância e internacional. O Fator X se propõe a compartilhar parte do ganho de produtividade das empresas com os consumidores.

Segundo o superintendente de serviços públicos da Anatel, Gilberto Alves, o objetivo da nova metodologia é “auferir o valor correto do ganho de produtividade das concessionárias para que este seja compartilhado com os consumidores, traduzindo-se em menores tarifas”. O Fator X é calculado a cada três anos, e a intenção da agência é repassar, de 2008 a 2010, 75% do ganho de produtividade das empresas aos consumidores, e 100% no triênio seguinte.

A principal novidade na nova metodologia é a inserção de um índice de otimização dos custos, que será considerado juntamente com o índice que auferia a produtividade, e já vinha sendo utilizado pela agência há dois anos. Para Alves, “a integração das duas metodologias é a busca da complementação de um modelo para o ambiente de telecomunicações”. Ele destaca que, nessa fase de consulta pública, “a busca é por consistência, pois consideramos o modelo proposto completamente aderente ao mercado”.

Para Claudia Viegas, da LCA Consultores, o cálculo do Fator X, pela fórmula proposta pela Anatel, “pode gerar incentivos contraditórios para as empresas reguladas”, pois “a ineficiência do setor pode afetar o desempenho das empresas mais eficientes”. Ela destaca ainda que as mudanças propostas pela agência “não têm correspondência em experiências internacionais, e podem gerar resultados temerários para a eficiência do setor”.

Marcos Baffuto, diretor de assuntos regulatórios da Telefônica, concorda com a necessidade de a agência “observar os melhores exemplos internacionais de metodologias para esse cálculo”. O executivo acredita também que, para realizar o cálculo, a Anatel “deveria considerar empresas com estruturas de custos semelhantes, e avaliar a aplicação de outras ferramentas, como a separação contábil.” A Anatel realizará a próxima audiência pública para debater o tema no dia 3 de junho, em Brasília. 
 
-----------------------------
 
Fonte: Computerworld
[29/05/08]   Telefônica e Oi ficam insatisfeitas com nova metodologia da Anatel

Proposta para o cálculo do Fator X, usado como redutor das tarifas de telefonia fixa, desagradou duas das principais operadoras.
Por Rodrigo Caetano, do COMPUTERWORLD
 
A nova proposta para o cálculo do Fator X (índice que busca repassar aos usuários os ganhos de produtividade das operadoras de telefonia fixa), apresentada em audiência pública promovida pela Anatel, teve respostas contrárias nas operadoras de telecom.
 
A Agência Nacional de Telecomunicações quer modificar o índice atual, determinando que ele leve em consideração não só a média histórica de ganhos de produtividade, mas também um valor de referência baseado na comparação entre operadoras.
 
Na prática, isso significa que o Fator X iria aumentar sensívelmente (o que diminuiria os reajustes de tarifas das empresas). Não por acaso, as operadoras responderam agressivamente à proposta (que ainda passará por outras audiências públicas antes de ser aprovada).
 
A Oi classificou como ilegal o novo coeficiente de compartilhamento da proposta. No entendimento da operadora, a legislação não permite esse aumento. "Pode chegar até 99%, mas não 100%", afirmou Carlos Franco, representante da operadora na audiência pública realizada pela agência para debater o assunto.
Já a Telefônica levantou dúvidas quanto ao modelo de cálculo em si. Segundo Marcos Bafutto, que representou a Telefônica na audiência, obter uma média dos índices reflete um ponto de equilíbrio melhor do que a multiplicação. Outro ponto levantado por Bafutto é a questão da comparação entre empresas. "É importante que a metodologia considere empresas com estruturas de custos semelhantes", afirmou.
Fator X
O Fator X é um mecanismo redutor de tarifas que possibilita o compartilhamento dos ganhos de produtividade das concessionárias com os usuários.
 
Atualmente, o cálculo é feito com base em uma média histórica dos ganhos das empresas, sendo que o coeficiente de compartilhamento é de 0,5 (50%). Na nova proposta, a Anatel quer subir de 50% para 75% em três anos e para 100% em mais três anos.
Além disso, a agência quer que esse cálculo também inclua um outro índice, que seria somado ao atual, que reflete uma meta a ser atingida. Esse valor seria calculado nos três anos anteriores à aplicação da redução.
 
José Gonçalves Neto, gerente-geral de competição para telefonia fixa da Anatel, diz que o coeficiente 100% não é ilegal. Segundo ele, a redução só é aplicada após a operadora já ter utilizado os benefícios trazidos pelo ganho de produtividade, ou seja, a empresa não terá de repassar os ganhos de produtividade integralmente ao consumidor.
 
Em relação às alegações da Telefônica, Gilberto Alves, superintendente de serviços públicos da agência, afirmou que o objetivo da audiência pública é, justamente, levantar essas questões, que serão analisadas pela Anatel.
 
------------------------------

Fonte: Tele.Síntese
[20/05/08]   Anatel fará audiência pública para debater a produtividade da telefonia fixa     

Anatel fará audiência pública para discutir o índice de produtividade da telefonia
 
A Anatel realizará em São Paulo (29 de maio) e Brasília ( 3 de junho)  duas audiências públicas para debater aNorma da Metodologia para Cálculo do Fator de Transferência "X", com Otimização de Custos, Aplicados nos Reajustes de Tarifas do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que receberá contribuições da sociedade até o dia 9 de junho.
 
Os endereços onde as audiências serão realizadas são:
 
29 de maio de 2008, das 13 às 17 horas
Auditório do Escritório Regional da Anatel
Rua Vergueiro, nº 3073
Vila Mariana
São Paulo (SP)
 
3 de junho de 2008, das 13 às 17 horas
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Setor de Autarquias Sul - SAUS - Quadra 6 - Bloco E - 2º andar
Mini-Auditório
Brasília (DF)
 
O Fator X é um mecanismo redutor para o reajuste de tarifa das concessionárias do STFC, nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN) e Internacional (LDI). Existe para possibilitar o compartilhamento com o usuário dos ganhos de produtividade obtidos pela concessionária. Para o período de 2008 a 2010, a proposta da Agência é repassar 75% dos ganhos de produtividade ao usuário. A partir de 2010, o percentual passaria para 100%. (Fonte: assessoria de imprensa Anatel )
 
-------------------------
 
Fonte: Tele.Síntese
[02/05/08]   Anatel abrirá nova consulta para cálculo de Fator "X"      
 
A Anatel submeterá a consulta pública a Norma da Metodologia para Cálculo do Fator de Transferência "X", com Otimização de Custos, Aplicados nos Reajustes de Tarifas do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O texto deve estar disponível para contribuições entre 6 de maio e 9 de junho, na internet e na biblioteca. Também serão realizadas duas audiências públicas sobre o tema.
 
O Fator X é um mecanismo redutor para o reajuste de tarifa das concessionárias do STFC, nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN) e Internacional (LDI). Existe para possibilitar o compartilhamento dos ganhos de produtividade obtidos pela concessionária com o usuário. Para o período de 2008 a 2010, a proposta da Agência é repassar 75% dos ganhos de produtividade ao usuário. A partir de 2010, o percentual passaria a ser de 100%.
 
A metodologia proposta considera, para o Fator de Transferência "X", calculado a cada três anos, a produtividade das concessionárias nos três anos anteriores ao reajuste e os ganhos de produtividade se houvesse otimização dos custos (eficiência da concessionária em relação às demais). Para os reajustes das tarifas no período de 2008 a 2010, o Fator "X" será calculado considerando as produtividades das concessionárias entre 2004 e 2007.
 
O Fator de Transferência "X", com Otimização de Custos, será único para todas as concessionárias e considerará um Coeficiente de Compartilhamento (Fator "c") igual a 0,75, para o período de 2008 a 2010, ou seja, a transferência do Ganho de Produtividade obtido pela concessionária ao usuário ficará em 75%. (Da Redação, com assessoria de imprensa da Anatel)
 
------------------------------------
 
Fonte: Anatel
[29/05/08]   Anatel promove hoje audiência pública sobre Fator X em São Paulo

A Anatel realiza hoje à tarde, em São Paulo, a primeira de duas audiências públicas com a finalidade de debater a Norma da Metodologia para Cálculo do Fator de Transferência "X", com Otimização de Custos, Aplicados nos Reajustes de Tarifas do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Nas audiências, a sociedade pode apresentar sugestões de aperfeiçoamentos a normas relativas às telecomunicações no país. Com o mesmo objetivo, a Consulta Pública n.º 17, de 2 de maio de 2008, também receberá contribuições encaminhadas pelo portal da Anatel, até às 24h do dia 9 de junho de 2008.
 
O cronograma das audiências é o seguinte:
 
Hoje, 29 de maio de 2008, das 13 às 17 horas
Auditório do Escritório Regional da Anatel
Rua Vergueiro, nº 3073
Vila Mariana
São Paulo (SP)
 
Terça-feira, 3 de junho de 2008, das 13 às 17 horas
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Setor de Autarquias Sul - SAUS - Quadra 6 - Bloco E - 2º andar
Mini-Auditório
Brasília (DF)
 
Fator X - O Fator X é um mecanismo redutor para o reajuste de tarifa das concessionárias do STFC, nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN) e Internacional (LDI). Existe para possibilitar o compartilhamento com o usuário dos ganhos de produtividade obtidos pela concessionária. Para o período de 2008 a 2010, a proposta da Agência é repassar 75% dos ganhos de produtividade ao usuário. A partir de 2010, o percentual passaria para 100%.
 
A metodologia proposta considera, para o Fator de Transferência "X", calculado a cada três anos, a produtividade das concessionárias nos três anos anteriores e os ganhos de produtividade, se houvesse otimização dos custos (eficiência da concessionária em relação às demais). Para os reajustes das tarifas no período de 2008 a 2010, o Fator "X" será calculado considerando as produtividades das concessionárias entre 2004 e 2007.
 
O Fator de Transferência "X" com Otimização de Custos será único para todas as concessionárias e considerará um Coeficiente de Compartilhamento (Fator "c") igual a 0,75, para o período de 2008 a 2010, ou seja, a transferência do ganho de produtividade obtido pela concessionária ao usuário ficará em 75%.
 
A partir de 2010, o Fator "c" será igual a 1, ou seja, 100% dos ganhos com produtividade serão repassados aos usuários. O Fator "X" calculado é uma meta estabelecida. Os ganhos de produtividades que ultrapassarem a meta fixada pela Anatel ficam com a concessionária. Dessa forma, a Anatel  incentiva as concessionárias a buscar, ao longo do tempo, crescentes ganhos de produtividade.
 
Metodologia simplificada -  A metodologia para cálculo do Fator X com Otimização de Custos substitui a metodologia simplificada, adotada em 2006 e 2007, que estabeleceu um mecanismo para a apuração de um Fator X médio, aplicado às concessionárias de todo o País nas modalidades Local + Longa Distância Nacional, como valor mínimo adotado. Assim, para uma concessionária que obteve um Fator X menor ou igual à média nacional, foi aplicado o valor médio para reajuste da cesta tarifária.
 
No caso da concessionária que obteve Fator X acima da média, foi aplicado o seu próprio resultado. À concessionária que possui concessão simultânea de LDN e LDI foi aplicado o seu Fator X calculado, independentemente da média obtida. Na metodologia simplificada adotada para o cálculo do Fator de Transferência dos últimos dois anos, o Fator "c" foi igual a 0,5, isto é, a transferência do ganho de produtividade obtido pela concessionária ao usuário ficava em 50%.


 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO