BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


24/11/08

• "O fracasso da TV digital" por Jorge Serrão (Msg de Luiz Lacerda) + " Fórum SBTVD muda de cara" por Cristina de Luca

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Luiz Antonio de Lacerda Machado ; memilia@polodecomunicacao.com.br ; fabiana@polodecomunicacao.com.br ; deluca@convergenciadigital.com.br
Sent: Monday, November 24, 2008 5:04 PM
Subject: "O fracasso da TV digital" por Jorge Serrão (Msg de Luiz Lacerda) + " Fórum SBTVD muda de cara" por Cristina de Luca
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Olá, Luiz Antonio de Lacerda! (ladelacerda@uol.com.br)
Tudo bem?

Obrigado pela remessa do texto de Jorge Serrão.
Sua transcrição veio sem indicação da fonte e tomei a liberdade de buscar na web o site de origem (mas sem certeza da data): 
Fonte: Instituto Brasil Verdade
O fracasso da TV digital  por Jorge Serrão (transcrição mais abaixo)
 
Serrão é "jornalista polêmico, discutido em vários cantos do País. Seus textos são provocativos e fortes. É escritor e radialista carioca, editor-chefe do Alerta Total." (Fonte: Mhario Lincon do Brasil)

Aqui está sua mini-biografia coletada no "Alerta Total":
"Jorge Serrão, 42 anos, Jornalista, Radialista e Publicitário, tem 25 anos de vivência diária no mercado de mídia. Sua atuação é focada nas áreas de Política, Economia, Educação, Terceiro Setor e Assessoria de Comunicação Social. Foi Diretor Geral da Rádio Carioca. Apresentador e Editor nas Rádios Globo, Tupi e Bandeirantes. Trabalhou nos jornais Gazeta de Notícias, Tribuna da Imprensa, O Dia e Folha Dirigida. Editou o jornal de assuntos estratégicos O Farol, com circulação nacional na área militar. Atualmente, edita sua coluna blog e podcast Alerta Total. É vice-presidente e um dos 13 membros da Confraria do Garoto, entidade guardiã da tradição cultural e protetora do bom humor carioca."
 
02.
À propósito...
Nos "posts" sobre o Fórum SBTVD criticamos seu site por não conter uma "relação dos associados".
Esta omissão foi corrigida recentemente nesta página: "Quem são nossos associados".
O Fórum não possui representantes dos usuários.
Voltaremos à este tema.

Foram incluidos também endereços e um formulário para contato:
Pólo de Comunicação
Fone: (11) 5573.4749
Maria Emília Farto - Jornalista responsável - memilia@polodecomunicacao.com.br
Fabiana Albuquerque - fabiana@polodecomunicacao.com.br

03.
Anotamos também esta matéria recente:
Fonte: Coluna Circuito (Convergência Digital)
[17/11/08]   TV Digital: Fórum SVTVD muda de cara por Cristina de Luca
(transcrição mais abaixo)
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
--------------------------
 
Fonte: Instituto brasil Verdade
O fracasso da TV digital  por Jorge Serrão

Senado quer cobrar explicações de Lula e Hélio Costa sobre fracasso da implantação da caríssima "TV Digital"

Exclusivo - A marketagem do desgoverno com a televisão de Alta Definição, que recebeu o apelido de TV Digital, se transforma em mais um problema político para Lula da Silva.

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, anda de "filme queimado" com o Chefão do Palácio do Planalto. Já foi chamado no Senado para dar explicações sobre o factóide digital.
O ministro alega que só poderá falar mês que vem, quando retornar de uma viagem técnica ao Japão, onde vai buscar soluções para um sistema que não funciona.
Lula optou pelo padrão de TV digital japonês (ISDB) no dia 8 de março de 2006.

O caso se complica ainda mais porque quem deu assessoria jurídica para o fechamento do acordo para adoção do padrão digital japonês foi ninguém menos que o advogado Roberto Teixeira - que é compadre do presidente Lula. O mesmo Teixeira do caso Varig, Varig Log, Gol e outros menos votados e ainda ocultos.
Lula também foi muito pressionado por seu ministro Costa e pela Rede Globo a apostar no modelo, que concorria com os padrões norte-americano (ATSC) e europeu (DVB).

São Paulo tem apenas 26 mil pessoas que tentam usar a tv digital, pois compraram decodificadores. Quase todos não conseguem que o sistema funcione com alta definição de imagens. Seja por problema de geração das emissoras, ou porque a chamada caixinha decodificadora (Top Set Box) não funciona direito.
O equipamento se parece muito com o desgoverno brasileiro. O consumidor foi redondamente enganado na digitalização de araque.
O valor previsto pelas empresas para fabricar os decodificadores girava de 100 a 250 reais. Tais valores não condizem com o valor de mercado real do equipamento, de 500 reais.

A empresa Positivo foi convocada ao Senado para explicar por que o equipamento está tão caro e não funciona. A empresa alegou que não recebeu incentivos fiscais para baixar o valor do produto.
A falta de clientes preocupa a Positivo - cujos dirigentes também são muito ligados ao Palácio do Planalto e ao empresário Fábio Luiz da Silva, o Lulinha.
O aparelho ideal para o funcionamento da tv digital custa em torno de 17 mil. Assim mesmo, não estão preparados para a interatividade.

No Rio de Janeiro, o projeto da TV digital está totalmente parado: por falta de tecnologia, problemas de padrão e falta de interesse nos investimentos - dado o fracasso de São Paulo. Mês que vem, os japoneses vêm ao Brasil para tentar uma solução para o problema - mais um para a cabecinha do chefão Lula.
 
--------------------------------
 
Fonte: Coluna Circuito (Convergência Digital)
[17/11/08]   TV Digital: Fórum SBTVD muda de cara por Cristina de Luca (deluca@convergenciadigital.com.br)
 
Esta segunda-feira, 17/11, é dia de mudança no Fórum Brasileiro de Tv Digital. A Assembléia Geral  elege os novos representantes dos setores de transmissão, radiodifusão, fabricação de equipamentos, produção de software, etc.
A representação atual do setor de software é composta por Laércio Cossentino (Titular/TOTVS), David Britto (Suplente/QUALITY) e Salustiano Fagundes (Conselho Fiscal/HIRIX).
Para essa eleição, o setor, que estava com duas chapas registradas, resolveu se unir em uma chapa única com a seguinte composição:
David Britto (Quality-RJ) - Titular
Salustiano Fagundes (Hirix-DF) Suplente
Marcos Manente (Wimobilis-SP) - Conselho Fiscal
Foi a forma encontrada pelas 11 empresas associadas ao Fórum SBTVD (Hirix, Quality, TQTVD, TOTVS, Syst, Mopa, Estudar, SUN, EITV, Wimobilis e Positivo) para trabalhar unidas em defesa de uma agenda de oito pontos para o biênio 2009/2010.
Entre eles, a definição do roadmap para o lançamento do Ginga; a promoção de atividades de fomento a interatividade na tv digital; e o aumento da representatividade das empresas de software no Conselho Deliberativo da entidade.
Mas é possível que a nova representação dos demais setores surpreenda.
A ver.
 
@@@@@@
 
Dinheiro da Finep não saiu; mas o da RNP, sim
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) deve começar a informar, por e-mail, esta semana, o resultado da primeira rodada de financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento ligados à implantação da TV digital no Brasil.
Das 35 propostas de projetos recebidas foram selecionadas 20, distribuidas em oito linhas de atuação. A saber:
Evolução do Middleware Ginga;
Middleware para dispositivos móveis;
Sistema on chip para o terminal de acesso do SBTVD;
Desenvolvimento de linhas mestras para operação e configuração de sistemas de compressão de vídeo para o SBTVD;
Modelos de segurança e controles de direitos autorais em midias digitais para TV;
Recepção: Sistemas com Diversidade Espacial e Antenas Inteligentes;
Terminal de Acesso do SBTVD; e
Coleta de sinais, estatísticas de acesso e predição de cobertura do sinal.
A contratação dos projetos depende de decisão final do Ministério da Ciência e Tecnologia, baseada no impacto estratégico de cada linha de atuação. A divulgação pública das propostas será feira a partir de dezembro na página do CTIC na Internet (www.rnp.br/pd/ctic.html).
 
@@@@@@
 
Não confunda o OpenGinga com o Ginga-J
Esta semana, participantes do IV Natal Java Day serão apresentados ao trabalho de final de curso de um aluno de mestrado da Universidade da Paraíba, que há um ano, no início da implantação da TV Digital no Brasil, desenvolveu o OpenGinga, uma implementação  de código aberto do Ginga (middleware do Sistema  Brasileiro de TV Digital) e ferramentas para apoiar o desenvolvimento  de aplicações Java para TV (Xlets). A presentação será feita por Daniel Uchoa, diretor de inovação da Overmedia Networks, parceira do Lavid/UFPB na divulgação da tecnologia desenvolvida por eles.
O OpenGinga, que ajuda a transformar um PC em um receptor de TV Digital, é baseado no GEM e não no JavaDTV, o Java aberto cuja especificação foi formalmente entregue pela SUN ao Fórum SBTVD no último dia 10 de novembro.
A apresentação do OpenGinga vale como apresentação de um produto ainda em desenvolvimento, ruto de um execelente trabalho acadêmico. Mas, para ser usado junto com o Ginga nos conversores padrão SBTVD, o OpenGinga terá que ser reescrito com base nas APIs JavaDTV liberadas pela SUN e que começam agora a ser analisadas pelo módulo técnico do SBTV.
"Nossa intenção é ter uma proposta de norma do Ginga-J, baseada nas APIs do JavaDTV, pronta em dezembro, para encaminhamento á ABNT antes do fim do ano", afirma o professor Guido Lemos, coordenador do trabalho do módulo técnico do SBTVD.
Uma vez na ABNT, a especificação do Ginga Java será aberta para consulta pública, que poderá levar de 30 a 60 dias.
Portanto, em termos de APIs, o Ginga Java deverá ter a seguinte composição:
JavaDTV (API equivalente funcional ao GEM, desenvolvida para não pagamento de royalties)
JavaTV
JMF
SBTVD (APIs de inovação brasileira)
Segundo o Daniel, com essa nova API da Sun e o ambiente OpenGinga devidamente reescrito, qualquer desenvolvedor capacitado poderá desenvolver suas aplicações Ginga Java para o Sistema Brasileiro de TV Digital.
É isso aí... o relógio corre, e a turma de software também.
Quem sabe, em meados de 2009, a tão sonhada interatividade possa ser realmente um curinga no baralho dos fabricantes de conversores!?!
 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO