BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


26/11/08

• Telebrás e Eletronet: de novo... (12) - Msg de Julião Braga: "Operador Nacional de Redes IP" + Seminário de Grandes Desafios da Computação no Brasil

Flávia Lefèvre + Proposta da ABUSAR: "Operador Nacional de Redes IP"

----- Original Message -----
From: Julião Braga
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: jcmaldon@icmc.usp.br ; michael@rnp.br ; inclusaodigital@anid.com.br ; Lista de comunicacao de provedores de Internet
Sent: Wednesday, November 26, 2008 8:36 AM
Subject: [wireless.br] CFP: Grandes Desafios da Computação no Brasil

Prezado Hélio,

Uma contribuição ao debate relacionado à proposta da ABUSAR vinda através do Belforts, que está no final da mensagem e adiciono, também, logo de imediato, chamada para o II Seminário sobre Grandes Desafios da Computação no Brasil: Integração com a Indústria e uma Perspectiva para 2020, a ser realizado em março do próximo ano, em Manaus (muito interessante as referências da chamada).

Copio a mensagem ao Presidente da SBC, Prof. Maldonado, ao Prof. Michael Stanton, Diretor de Inovações da RNP (pois minha contribuição faz referência à RNP), à lista da ANID e à lista Provedores-BR. Todas as cópias para conhecimento do debate provocado por sua iniciativa e belo trabalho.

Considero a proposta da ABUSAR muito interessante e portanto, merece ser debatida. Pessoalmente, somente faria uma sugestão de não tornar o Operador Nacional de Redes IP, um setor do governo a exemplo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ou equivalente). Nos outros aspectos a proposta da ABUSAR merece uma atenção especial e um debate intenso.

Eis minhas observações preliminares:

1. Acredito que há uma competência natural na RNP para se tornar o Operador Nacional de Redes IP, sem contar o fato de que é um dos maiores backbones nacionais, mais bem estruturado, mais eficiente, mais consistente e, sobretudo, o mais transparente. Não há nenhuma outra infra-estrutura no Brasil com tais qualidades. E nenhum grupo tão bem preparado.

2. Se a RNP está bem preparada, uma das principais razões é, certamente, a intimidade e total interação que ela tem com a área acadêmica brasileira e internacional. Para não deixarmos nunca, desaparecer essa simbiose fundamental, a SBC deve estar diretamente envolvida na proposta da ABUSAR. Vale frisar o fato de que a base dos movimentos de um Operador Nacional de Redes IP é a inovação, consequência direta do conhecimento.

3. O recurso do FUST, se não integralmente, mas parte significativa deve ser, realmente, destinada ao aperfeiçoamento e incremento do trabalho da RNP. Sem restrições, desde que isso traga as facilidades e gere as expectativas do povo brasileiro. Incluindo a eventual compra/aluguel/outros, de backbones como o da Eletronet, Eletronorte, Chesf, e outros, eliminando as distorções estruturais, funcionais, políticas e outras, desse sistema.

4. Ainda sobre o recurso do FUST, por ser um volume de dinheiro muito grande seria bem vindo para o país, diante a crise global. Vamos colocar esse dinheiro na rua, falando de maneira simples. Entendo, também, via o Operador Nacional proposto pela ABUSAR.

5. Considero, ainda, que a proposta do Operador Nacional de Redes IP cria um impasse de alto impacto, com os objetivos do Comitê Gestor (CGI.br). Diante de tal perspectiva recomendaria re-avaliar o modelo de governança da Internet brasileira, sob a batuta da Sociedade Brasileira de Computação, acompanhada de outras instituições representativas da população brasileira envolvidas nessa questão (imagino, praticamente toda a população brasileira). Em particular, acho a ANID uma das instituições mais representativas e com interesses coincidentes com empresários (área não acadêmica), entre outras, não ativamente ligados à SBC.

Finalmente, não é um debate muito simples. Exigirá habilidade dos líderes. Mas, certamente não podem se escusar, a SBC e a RNP.

Abraços,

Julião Braga
Empresário ligado à infra-estrutura da Internet, associado da ANID, sócio fundador da SBC e ex-Conselheiro.

-----------------------------------

----- Original Message -----
From: Augusto Sampaio
To: sbc-l@sbc.org.br
Sent: Friday, October 17, 2008 12:08 AM
Subject: [Sbc-l] CFP: Grandes Desafios da Computação no Brasil

II Seminário sobre Grandes Desafios da Computação no Brasil:
Integração com a Indústria e uma Perspectiva para 2020
3-4 março/2009 - Manaus

A SBC convida todos os membros da indústria de TIC, da comunidade científica e de empresas governamentais relacionadas a TIC a contribuir com a consolidação da iniciativa dos Grandes Desafios da Computação no Brasil para a próxima década. As propostas serão analisadas por uma comissão de especialistas quanto à pertinência, abrangência e desafios vislumbrados. Os autores cujas propostas forem selecionadas serão convidados a participar, nos dias 3 e 4 de março de 2009, em Manaus, do II Seminário de Grandes Desafios da Computação no Brasil.

Histórico

O Seminário Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil, organizado pela SBC e realizado em São Paulo nos dias 8 e 9 de maio de 2006, foi uma iniciativa pioneira em Computação no país, no sentido de planejar e direcionar a pesquisa em Computação para um período de 10 anos (de 2006 a 2016). O seminário reuniu durante os dois dias 26 pesquisadores brasileiros da área de Computação.

O impacto positivo desta iniciativa tem sido bastante significativo, pois permitiu identificar grandes temas de pesquisa para o período de uma década, lançar editais de fomento à pesquisa direcionados para os temas de pesquisa identificados, organizar eventos em torno dos temas e, inclusive, influenciar ações mais abrangentes como definir os Grandes Desafios de Pesquisa em Computação para América Latina.

Cinco foram os desafios identificados no primeiro seminário:

1. Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos
2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem natureza
3. Impactos para a área da Computação da transição do silício para novas tecnologias
4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento
5. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos

Submissão de propostas

O objetivo geral deste segundo seminário é fortalecer a pesquisa em torno dos desafios para a próxima década, focando na integração com a indústria de TIC, detalhando desafios existentes ou propondo novos desafios. Neste sentido, são solicitadas contribuições contemplando:

- Propostas de novos desafios
- Refinamento dos desafios existentes, focando em problemas complexos e desafiadores na área de TIC, da indústria, sociedade ou governo

As propostas devem ser limitadas a 3 páginas, formato PDF, contendo título, nome e afiliação do proponente, descrição de um novo desafio ou problema desafiador, e um breve CV do proponente. Cada proposta deve incluir um único desafio ou problema a ser resolvido. A descrição deve incluir potenciais métricas para avaliação do progresso de possíveis soluções para o problema/desafio apresentado. É importante também situar a proposta com relação aos desafios existentes.

Site para submissão: https://submissoes.sbc.org.br/desafios2009

Datas importantes

Submissão de propostas: 22/12/2008
Notificação aos autores: 20/01/2009
Realização do evento: 3-4/03/2009

Formato do seminário e resultados esperados

Participarão do Seminário cerca de 30 autores que serão convidados a partir da seleção das propostas apresentadas. Estes pesquisadores se organizarão em grupos de trabalho para debater, agrupar e detalhar as propostas selecionadas.

Os resultados esperados do Seminário:

- Relatório com o detalhamento (e, possivelmente, revisão dos) desafios, incorporando as contribuições apresentadas, com foco em problemas e potenciais aplicações desafiadoras de TIC relevantes, vivenciados pela indústria, incluindo a sociedade e governo, de forma mais ampla, no Brasil
- Definição de comitês, preferencialmente envolvendo a academia e a indústria, para cada um dos desafios, bem como, possivelmente, sub-comitês para tópicos específicos dentro dos desafios
- Planejamento de ações e identificação de responsáveis pela disseminação e financiamento da pesquisa relacionada aos desafios

Links relevantes

Algumas referências podem ser úteis para potenciais autores interessados em conhecer mais sobre iniciativas relacionadas a Grandes Desafios em Computação

- I Seminário Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil

http://www.ic.unicamp.br/~cmbm/desafios_SBC/ 
http://sistemas.sbc.org.br/ArquivosComunicacao/Desafios_ingles.pdf 

- Charla-08: Grand Challenges in Computer Science Research in Latin America
https://grupos.ufrgs.br/pipermail/sbc-l/attachments/20080613/2dd4d438/attachment-0001.pdf 

- Iniciativa na Grã-Bretanha:
http://www.ukcrc.org.uk/grand_challenges/index.cfm 

- Iniciativa nos Estados Unidos:
http://www.cra.org/Activities/grand.challenges/ 

- Iniciativa da Microsoft:
http://research.microsoft.com/towards2020science/background_overview.htm 

Comitê de Programa e Organização (Em Formação)

Altigran Silva - UFAM
Antônio Gil – Brasscom (a confirmar)
Augusto Gadelha – MCT (a confirmar)
Augusto Sampaio - UFPE
Claudia Medeiros - UNICAMP
Cláudio L. Lucchesi - UNICAMP
Carlos Lucena – PUC-Rio
Flávio Wagner - UFRGS
José Maldonado – USP-São Carlos
Laércio Cosentino – TOTVS (a confirmar)
Luís F. G. Soares – PUC-Rio
Silvio Meira – UFPE e C.E.S.A.R
Virgílio Almeida - UFMG
Wolney Betiol - Bematech


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO