BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/10/08

• O trabalho após os 40 Anos - Vários artigos

----- Original Message -----
Sent: Monday, October 06, 2008 5:47 PM
Subject: [Celld-group] O trabalho após os 40 Anos - Vários artigos
Está "rolando" no Celld-group um debate sobre o mercado de trabalho após os 40 anos.
Há muitos artigos na web sobre o tema.
Colecionei alguns, mais abaixo.
 
O motivo foi uma observação contida em um dos anúncios de vagas:  Perfil: Em torno de 30 anos de idade (de preferência menos)
 
Entre outra boas participações seleciono esta, para motivar o prosseguimento do debate:

(...) Realmente... A primeira coisa que vi foi o preconceito em relação à idade, e existe lei regulamentada proibindo esse tipo de anuncio de vagas de trabalho (restringindo idade, aparência, etc...). Talvez a empresa não disponibilize de departamento jurídico para filtrar esse tipo de ilegalidade. Desculpem o comentário mas, acho pertinente por ser relacionado à nossa área de atuação.(...)
 
Recorto também de um dos artigos:

(...) Networking : A sua rede de relacionamentos é a ferramenta mais do que fundamental nessa hora. Pense em quantos contatos teve ao longo de sua carreira, e quantos podem ser feitos ainda. Jamais esqueça que nos dias atuais, praticamente 40% das vagas existentes são preenchidas através de indicações. (...)
 
Que tal um depoimento dos responsáveis pelas "empresas de colocação/recolocação" que gentilmente participam de nossos fóruns?
Alguma orientação?

Vamos lá?  :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------

Carreira sem prazo de validade
Postado em 6 de março de 2008 por Prof. Rita Alonso
 
Carreira sem prazo de validade por José Luis Amancio
 
O mercado de trabalho, no passado, poderia ainda ter alguma restrição aos profissionais acima de 40 anos, pois nas décadas de 70 e 80 as pessoas não tinham grande consciência sobre a própria saúde e, às vezes, na faixa etária dos 40 já apresentavam problemas de saúde, exaustão e redução da capacidade de trabalho
 
Hoje, no entanto, as pessoas estão muito atentas à saúde e à qualidade de vida e temos muitas, acima de 40 anos, que estão totalmente em forma sob os âmbitos: familiar, acadêmico, maturidade pessoal e profissional.
 
Eu mesmo, um executivo de 35 anos com boa formação e experiência, me surpreendi recentemente quando, ao trabalhar com um executivo de 46 anos, vi que tinha muito que aprender com ele e que o ritmo de trabalho e grau de inovação, mostrados por ele, em nada ficavam devendo para mim.
 
Neste neste momento, percebi o quanto empresas e profissionais estão perdendo em termos de compartilhar experiência acumulada, inovação, valores éticos e tantas outras possibilidades que, em muito, iriam enriquecer a vida e a carreira de todos os envolvidos.
 
Em plena era do conhecimento, devemos nos lembrar que os profissionais jovens, com boa formação acadêmica, têm muita informação, porém o desafio é transformar informações em conhecimento.
 
É necessário experiência, uma das qualidades que os profissionais mais maduros possuem, para saber selecionar e utilizar as informações que irão gerar o valor agregado das mesmas.
 
O mercado de trabalho é muito grande e há áreas quase que intocadas, entre elas a inclusão social, econômica e profissional, onde há muito para ser feito e as pessoas com grande experiência profissional e de vida podem efetivamente ajudar o país e o mundo a serem lugares melhores para se viver e se trabalhar.
 
E parte da solução está justamente em nossas mãos, temos que cada um, a seu modo, fazer a diferença e podemos começar a mudar esta equação que está apenas subtraindo resultados da economia e da sociedade.
 
Abaixo há algumas dicas que, ao meu ver, poderiam ajudar a acelerar o processo de mudança desta situação grave que estamos vivendo:
 
Se você tem menos de 40 anos:
 
- Reveja seus mapas mentais (a maneira como você interpreta a realidade), pois a realidade mudou e as pessoas, com mais de 40 anos, estão com energia e dinamismo muito grande e quem ignorar isto estará apenas enganando a si mesmo.
- Lembre-se: um dia você terá mais de 40 anos, portanto a questão é pessoal. Não tome uma postura de distanciamento e nem pense que isto não lhe afeta.
- Se você for contratar alguém, não se preocupe com a idade, mas sim com o caráter, a experiência e o potencial do profissional. Seja justo em suas considerações, pois você é quem sairá ganhando.
- Não se sinta intimidado por profissionais mais velhos, todos somos no fundo colegas de trabalho e sempre temos algo para aprender um com os outros.
- Procure aconselhamento ou consultoria para a aprender a lidar com subordinados mais maduros que você. Demonstre a eles que você tem interesse de aprender a se relacionar e resolver eventuais problemas culturais.
- Estimule, entre suas equipes, o clima de troca de experiências, bem como ter relacionamentos de igualdade entre os seus colaboradores.Ajude a mostrar que todos sempre ganham com a diversidade.
- Comece a programar sua carreira hoje, pensando no que vai querer ou poder fazer após os 40 ou 50 anos e, eventualmente, aproveite a oportunidade para desenvolver uma segunda carreira ou uma nova fase da mesma carreira que exerce hoje. Sempre há oportunidades a serem exploradas.
 
Se você tem mais de 40 anos:
 
- Seja criativo, inove, tente aprender algo com as pessoas mais jovens ao seu redor e também se sinta e faça efetivamente parte do time.
- Lembre-se que sua vida pessoal é a sua carreira mais longa e portanto, invista nela, passe tempo com sua família e amigos, desenvolva bons relacionamentos e seja feliz também fora do trabalho.
- Veja que este pode ser o momento de rever sua vida pessoal e profissional e de pensar no que quer fazer na segunda metade de sua vida, evoluir sua carreira para um nível diferente ou até mesmo desenvolver uma nova atividade.
- Também reveja seus mapas mentais, pois a realidade mudou e você terá, com certeza, mais algum tempo de trabalho pela frente e seria bom se sentir e se preparar para ser pró-ativo e inovador, usando a sua experiência acumulada para visualizar e explorar novas oportunidades.
- Ajude seus colegas e colaboradores a superar eventuais diferenças culturais e a usufruir um clima de grande troca de experiência e aprendizado mútuo.
Boa sorte e sucesso!
 
--------------------------------------
 
[14/02/08]   O Trabalho após os 40 Anos   por João Carlos Cruz
 
João Carlos Cruz é Economista e Administrador de Empresas, com especialização em Finanças pela Universidade de São Paulo, pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade de Boston Mass. U.S.A. Visite o site www.novosplanos.com 
 
Diariamente recebo centenas de e-mails com profissionais que questionam se ainda podem se considerar “vivos” no mercado de trabalho após os 40 anos de idade. Essa é uma questão que deve ser esclarecida através de algumas dicas :
 
Maturidade : Acima dos 40 anos, ninguém melhor do que você conhece tão bem as atribuições que desenvolveu ao longo da carreira, portanto, somente você sabe distinguir o que é bom e o que evitar daqui para a frente.
 
Ansiedade : A preocupação com a idade pode gerar transtornos dentro de si, na maioria das vezes inúteis, porque muitas empresas estão de olho na sua experiência e não na sua idade.
 
Networking : A sua rede de relacionamentos é a ferramenta mais do que fundamental nessa hora. Pense em quantos contatos teve ao longo de sua carreira, e quantos podem ser feitos ainda. Jamais esqueça que nos dias atuais, praticamente 40% das vagas existentes são preenchidas através de indicações.
 
Oportunidade : Não encare o fato de ter mais de 40 anos como uma crise, e sim como uma oportunidade, mude sua maneira de pensar, com tanta vivência que acumulou ao longo de sua carreira tem muito a oferecer ainda às empresas.
 
Mercado de Trabalho : É fato que as grandes corporações costumam contratar pessoas até os 35 anos de idade, isso porque essas empresas gigantes têm objetivos de longo prazo. Já as pequenas e médias empresas preferem, sobretudo para cargos de supervisão e gerência, pessoas acima de 35 anos pelo fato de estarem treinadas e “prontas” para as suas atividades, reduzindo assim seus custos.
 
Formação Acadêmica : Mesmo após os 40 anos não pare de se especializar, faça cursos da sua área, mesmo aqueles que você já fez algum dia, lembre-se que tudo mudou em face da revolução da Tecnologia da Informação, conceitos de Liderança e Motivação, etc... Mantenha-se sempre atualizado, inclusive no segundo idioma.
 
Confiança : Confie na sua plena capacidade de realização, sobretudo na entrevista, mostre que você é uma pessoa focada em objetivos e que durante sua carreira obteve grandes resultados pelas empresas em que passou. Jamais reclame da idade, preconceitos, etc... Você terá muito sucesso ainda pela frente !
 
-------------------------
 
Fonte: Via6
[23/12/2007]   Exite vida (profissional) após os 40? por José Zulmar Lopes
 
Após os 40 anos de idade, fica muito mais complicado conseguir uma boa colocação – um emprego fixo, com carteira assinada, benefícios e, principalmente, boa remuneração.Mas isso não é razão para desistir ou sair do mercado de trabalho! Muitas empresas ainda valorizam a experiência e a capacidade de profissionais com este perfil.
 
Foi possível constatar pelo site Catho Online que, em média, 8,12% dos contratados no ano de 2006 tinham idade superior a 40 anos.É necessário experiência (experiência é um dos itens que os profissionais mais maduros possuem) para saber selecionar e utilizar as informações para gerar o valor agregado das mesmas. Atualmente as pessoas estão muito atentas à saúde e qualidade de vida e temos muitas pessoas acima de 40 anos que estão totalmente em forma sob os âmbitos: familiar, acadêmico, maturidade pessoal e profissional … Somente envelhece quem deixa de atualizar-se e aprender.
 
Se você tem mais de 40 anos:
 
- Reveja seus mapas mentais (a maneira como você interpreta a realidade), pois a realidade mudou e as pessoas com mais de 40 anos estão com energia e dinamismo muito grande e quem ignorar isto estará apenas enganando a si mesmo.
 
- Desapegue-se de valores antigos e atualize-se com as novas ferramentas, hoje disponíveis no mercado e gratuitamente na Internet.
 
- Seja generalista, tenha uma visão holística dos processos empresarias e não recuse ser hands on (”pau para toda obra”)- Outra coisa importante: deixe de lado o glamourismo dos títulos. Depois dos 40 anos, verdadeiramente, a competência esta acima da posição ou função.
 
- Ofereça seus serviços sem exigir vinculo empregatício. Você pode ser um autônomo, prestador de serviços, terceirizado, consultor. Aliás, esqueça definitivamente a atual forma de emprego. O emprego da forma atual, caminha para o desaparecimento. Hoje pense em TRABALHO.
 
- Se empresário, você for contratar alguém, não se preocupe com a idade mas sim com o caráter, experiência e potencial do profissional (seja justo em suas considerações, pois você é quem sairá ganhando).
 
- Não se sinta intimidado por profissionais mais novos, todos somos no fundo colegas de trabalho e sempre temos algo que aprender uns com os outros. A teoria amparada nos títulos acadêmicos dos mais jovens, correspondem a 50% da performance no trabalho. Os outros 50% vêm da experiência.Com mais de 40 anos você tem ambos. Você então é 100%.
em frente!
 
-----------------------

Fonte: Clube da Calcinha
Mercado de trabalho pós 40 anos de idade por Maria Cláudia Aravecchia Klein
 
Mais uma vez, o Clube da Calcinha procura contribuir com a leitora Claudete Barcarol, de Joinvile, Santa Catarina. Fomos conversar com alguns especialistas para que nos dessem informações de como a nossa leitora pode enfrentar melhor a realidade do mercado de trabalho após os 40 anos de idade.
 
"Lendo a edição de março, constatei que a orientação dos profissionais da área é privilégio de poucos, pois a grande população brasileira não tem acesso a cursos profissionalizantes, faculdades e tão pouco Internet... quem dera ao pão de cada dia! Esse é nosso Brasil....respeito a opinião dos profissionais, porém nossa realidade está muito aquem, e, esta questão precisa ser analisada com maior profundidade, porque os profissionais do Brasil real, aqueles que não se enquadram em pesquisas, são na maioria chefes de familia e precisam dignamente de um emprego. Aos 35 ou 40 anos, precisamos ser avaliados profissionalmente, bagagem e não só imagem (beleza).
 
Claudete Barcarol , Joinvile, Santa Catarina.
 
Confira as dicas dadas pelos seguintes profissionais:
 
1 - Dorit Wallach Verea
Coordenadora da Clínica Prisma, é Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP
 
2 - Gustavo G. Boog
Sócio-diretor e fundador da Boog & Associados e autor de diversos livros de gerência, recursos humanos e uso de abordagens holísticas no ambiente empresarial.
 
3- José Luiz Amancio
Administrador do Grupo Profissional de Finanças da Revista VOCÊ S/A na Rede.
 
4 - Bruna Gasgon
Consultora em comunicações e recursos humanos, autora do livro O vendedor imbatível, da Prestígio Editorial.
 
5 - Carina Daniel
Consultora de Planejamento de Carreira da Manager.
 
6 - Luciane Beretta
Consultora da Krabbe&Beretta Executive Research
 
----------------------------------
 
1 - Dicas de Dorit Wallach Verea
psicóloga especializada em saúde emocional:
 
    * Não existem receitas prontas do que fazer neste momento; é na busca e nos contatos que as oportunidades vão aparecendo;
    * Não esqueça: você perdeu apenas seu emprego. Você é, sabe, pode e tem muito mais do que um emprego;
    * Você construiu em 45 anos muitos contatos. Procure-os e peça ajuda;
    * Cuidado com a ansiedade e não seja imediatista : a recolocação no mercado normalmente demora e a busca deve ser constante;
    * Seja pró-ativa e utilize de todos os recursos possíveis. Não conte com uma só pessoa ou agência;
    * O estresse constitui um elemento prejudicial cada vez mais presente na vida das pessoas; cuide de sua saúde, saia com os amigos, ame, faça atividades físicas, ou seja, tenha uma vida saudável;
    * Não perder de vista a importância da sua Qualidade de Vida. Portanto, não aceite propostas de trabalho absurdas;
    * Você se torna mais atraente na medida em que se apresenta em boas condições. Piedade não atrai ninguém;
    * Com 45 anos você tem mais maturidade para saber quais são suas habilidades, competências, seus valores e limites. Aproveite disso para evitar caminhos inadequados para você;
    * Pense bem e discuta com familiares e amigos as diferentes dimensões da qualidade de vida do homem moderno na comunidade e no seu local de trabalho.
 
Dorit Wallach Verea - Coordenadora da Clínica Prisma, é Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP . Tel: (11) 3071-2328. www. clinicaprisma .com. br
 
-----------------------------------------------
 
2 - Dicas de Gustavo G. Boog
 
    * Crises são desafios e oportunidades: As adversidades acontecem. Quando estamos numa crise tudo o que queremos é sair dela e solucionar. Mas as crises tem dentro de si enormes oportunidades e elas nos convidam a buscar novas formas de pensar, de sentir e de agir. As crises são indicadores e gritam para nós: 'VOCÊ PRECISA MUDAR! "
    * Redefina seus sonhos: talvez seu caminho seja voltar para alguma outra empresa. Mas pode ser que seja a hora de resgatar e trabalhar naquela idéia de ter um negócio próprio, de voltar a estudar , de se mudar para outra cidade. Ou qualquer outra coisa que faça sentido para você.
    * Reveja suas competências: os sonhos para serem concretizados precisam ter as bases de sólidas competências. Se você quer voltar a trabalhar em empresa, o seu perfil de competências está adequado? se estiver, continue sua busca. Se não, está na hora de se preparar melhor. O "tempo de validade" dos nossos conhecimentos e experiências tende cada vez mais a ser menor.
    * Faça um plano de ações: sonhos são feitos de ar. A concretização dos sonhos exige ações efetivas, que às vezes exigem bastante transpiração
    * Pratique o desapêgo: mágoas fazem parte do passado e em geral o futuro nos inspira medo. Desapegue-se disto e concentre-se "qual é a minha próxima ação agora?". Tenha abertura para rever quantas vezes for necessário.
    * Aceite mais e julgue menos: aceite as coisas como elas são. O mundo é como é, e não conforme gostaríamos que fosse. Aceitação não é conformismo, mas sim uma visão realista do que podemos fazer. Suspenda o julgamento daquilo que é diferente de suas expectativas. Diferente é só diferente, não quer dizer que é errado
    * Integre razão e emoção: em nossas ações o racional é importante, mas também são nossas emoções e sentimentos. Sinta as reações de seu coração e seu estômago para cada ação planejada. Se houvar mal estar, reveja.
    * Escolha ações que ame fazer: se não houver "brilho nos olhos", faltará o mais importante. Ouse mais!
    * Recarregue suas baterias: crises são desgastantes e uma boa idéia é estar na Natureza, tomar sol, brincar com crianças, com amigos, ler um bom livro, ouvir música.
    * Não desista de seus sonhos: Pare de só ficar pensando, falando e aguardando. Vá lá, e faça acontecer!
 
Gustavo G. Boog, sócio diretor e fundador da Boog & Associados. Tem sua formação em Engenharia de Produção, Mestrado em Administração de Empresas e especialização em Terapia Floral. Lecionou no MBA/RH da FEA/USP , na EAESP/FGV, Mauá e PUC/PR, entre outras. É autor de diversos livros de gerência, recursos humanos e uso de abordagens holísticas no ambiente empresarial . Destacamos o livro "Relacionamentos". Os 2 Manuais de Gestão de Pessoas e Equipes da ABRH e os 4 Manuais de Treinamento e Desenvolvimento da ABTD são resultado de sua Coordenação. Tel. (11) 5183-5187 / 5096. E-mail info@boog.com.br . Site www. boog .com. br
 
-------------------------
 
3 - Dicas de José Luis Amancio
Administrador do Grupo Profissional de Finanças da Revista VOCÊ S/A na Rede.
 
    * Fazer um balanço da carreira e da vida: ao chegar aos 45 anos de idade a pessoa já viveu uma boa parte da vida e portanto é sempre um bom momento para verificar as vitórias atingidas, as derrotas ocorridas e os sonhos ainda não realizados. Com base nesta visão de passado, pode-se ter uma idéia do que se quer realmente fazer, pois ao chegar nesta idade já se realizou muitas coisas e a pessoa deve começar a pensar no que realmente quer para as próximas fases da vida.
    * Finanças pessoais: geralmente uma pessoa ao chegar aos 45 anos de idade deveria ter uma reserva financeira suficiente para se manter (sem trabalhar) por 1 ano ou mais e outra parcela para eventuais gastos médicos. Caso esta reserva não exista é um bom momento para rever as finanças pessoais
      (colocar na ponta do lápis todos os gastos e todos os rendimentos identificando eventuais oportunidades de redução de custos e de aumento de investimentos e reservas financeiras).
    * Saúde: é sempre tempo de fazer um check-up e também de se iniciar alguma atividade física regular (afinal corpo em harmonia resulta em uma mente em harmonia e um todo mais produtivo).
    * Idiomas: cada vez mais a fluência em um segundo ou terceiro idioma se torna fundamental no mercado de trabalho, portanto caso não tenha a fluência seria bom dedicar uma boa parte do tempo para adquirir. Visto que a fluência é um grande diferencial em relação a maioria das pessoas no mercado de trabalho.
    * Networking: é sempre bom desenvolver uma rede de relacionamentos que podem vir a ser úteis na hora da recolocação. Caso não tenha uma boa rede de relacionamentos, nunca é tarde para se iniciar a mesma. Pode -se freqüentar atividades coletivas (clubes, cursos?.) e desenvolver uma rede efetiva de contatos. Também é interessante acessar todas as pessoas conhecidas explicando a situação na qual se encontra e solicitando auxílio ( a ajuda as vezes vem das pessoas mais inesperadas).
    * Voluntariado: uma vez que se está disponível no mercado de trabalho haverá um tempo útil, o qual poderia ser dedicado em parte para atividades de voluntariado que além de trazerem um senso de dever cumprido, possibilita o aumento do
      networking e eventuais novas oportunidades de trabalho efetivo.
    * Terceiro Setor: há um avanço muito grande do terceiro setor, aonde novas atividades são exploradas e não há um volume suficiente de profissionais especializados no setor, portanto é uma boa oportunidade de recolocação no mercado de trabalho.
      -Vida pessoal: o ritmo de trabalho acelerado ao qual estamos expostos, nos priva de muitas oportunidades de melhoria em nossa vida pessoal e portanto quando se está disponível é sempre uma boa oportunidade para rever e aproveitar
      um pouco mais a vida pessoal.
    * Prazo de recolocação: o prazo médio de recolocação no mercado de trabalhoé de aproximadamente 7 meses (portanto é importante que o indivíduo gerencie o estresse e ansiedade inerentes ao processo de recolocação).
    * Confiança: a confiança é algo que devemos ter bem forte dentro de nós, confiarmos em nossa capacidade de trabalho e qualidade como seres humanos, e termos em mente que inevitavelmente iremos transmitir a confiança ou falta
      dela em uma entrevista de emprego.
    * Sorte/oportunidade: felizmente ou infelizmente este é um fator ao qual todos estamos expostos e portanto devemos estar atentos para a realidade ao nosso redor pois a sorte e/ou oportunidade é como um ônibus que passa rapidamente e que sem a devida atenção podemos perder.
 
José Luis Amancio: contabilista e economista, Pós Graduado pela FGV: Fundação Getúlio Vargas, com extensões universitárias em logística e comércio eletrônico, articulista e colunista de diversos sites/ revistas/jornais , administrador do Grupo Profissional de Finanças da Revista VOCÊ S/A na Rede.
 
-------------------------------
 
4 - Dicas de Bruna Gasgon
 
    * Passado o susto, dê uma levantada na auto-estima e no astral, cuidando de você: mude o cabelo, compre roupas novas, busque seu lazer e até faça uma pequena viagem. Se estiver casada, procure a cumplicidade e o "colo" do companheiro. Se não estiver casada namore muito e saia com as amigas. Não adianta nada ficar em casa se lamentando.
    * Saiba que mulheres nessa idade, com boa formação e experiência, atualmente são muito valorizadas no mercado de trabalho. Motivo: além da experiência, já têm filhos adultos e criados, que já seguem seus caminhos. Portanto não pretendem mais ter filhos e só pensam na carreira. Nesse caso a empresa contratante não terá que se preocupar com gravidez, com licença maternidade remunerada e tudo que isso acarreta. Explore isso.
    * Faça cursos dentro e fora de sua área de atuação. Isso vai ampliar seus horizontes, vai fazer você se relacionar com pessoas de outras empresas e que têm o potencial de recolocação para você.
    * Comece a procurar um novo emprego em seu próprio círculo de amizades ou envie currículo através desses amigos.
    * Leia de tudo e mantenha-se atualizada.
    * Cuide de seu Marketing Pessoal. Passe sempre uma imagem positiva, de sucesso e alegria, mesmo que seu mundo esteja desmoronando. As pessoas ao seu redor não têm nada a ver com seus problemas Ninguém gosta de conviver com gente que fica se lamuriando o tempo todo. E mantenha o visual "impecável".
    * Se não fala inglês ou espanhol, ou têm apenas o básico desses idiomas, aproveite o tempo livre para aprimorá-los.
    * Freqüente exposições, museus, festas, vernissage, estréias de teatro, coquetéis, lançamentos de livros e atividades beneficentes. Você precisa ver e ser vista. "Quem não é visto não é lembrado".
    * Se tiver condições, faça terapia para o corpo e para a mente. Isso vai ajudá-la a lidar melhor com o estresse da situação.
    * Se mesmo com todo o seu preparo e experiência, sua empresa te demitiu, ela está com um problema muito maior que o seu, pois abriu mão de uma ótima profissional. Portanto você tem a chance de se recolocar em um lugar que te dê novas opções de crescimento pessoal e profissional.Você vai renovar sua vida. Pense por esse ângulo. Esqueça o passado, não tema o futuro e fixe no presente.
 
Bruna Gasgon é consultora em comunicações e recursos humanos, autora do livro O vendedor imbatível , da Prestígio Editorial. www.brunagasgon.com.br
 
 --------------------------------------------
 
5 - Dicas de Carina Daniel
 
   1. Definir o que ela tem como objetivo, área de atuação e pretensão salarial.
   2. Elaborar um bom currículo, focado em resultados e alinhado ao objetivo.
   3. Ativar Networking , ou seja, retomar todos os contatos com pessoas que estão no mercado.
   4. Definir empresas alvo, que tenha interesse em atuar.
   5. Fazer contatos com Consultorias de RH.
   6. Cadastrar seu currículo em sites de empregos e empresas.
   7. Caso resolva mudar de área, deve ter claro suas Competências e identificar novas oportunidades de atuação.
   8. Aperfeiçoamento e atualização na área escolhida / definida.
   9. Flexibilidade na avaliação de prospostas de emprego.
  10. Fazer seu marketing pessoal, principalmente nas entrevistas, ou seja, "vender" a melhor imagem e potencial para assumir novas posições no mercado.
 
Carina Daniel é Consultora de Planejamento de Carreira da Manager . www.manager.com.br
 
--------------------------------------------
 
6 - Dicas de Luciene Beretta
 
    * Procurar empresas com perfil mais conservador; indústrias de porte médio familiares;
    * Na questão salarial não colocar restrições;
    * Nas entrevistas ter boa apresentação, boa fluência verbal;
    * Estar com bom equilíbrio emocional, não revelando mágoas passadas e  nem presentes;
    * Não fazer críticas quanto a discriminação da idade;
    * Estar com a humildade/orgulho em equilíbrio;
    * Auto-estima em alta com personalidade;
    * Ativar o network , nesta idade é o que mais funciona
    * Avaliar a possibilidade de trabalhar em outras áreas, inclusive fora de Porto Alegre.
    * No ramo de serviços, empresas de menor porte;
 
Luciene Beretta é consultora da Krabbe&Beretta Executive Search - 55 (51) 3342-6666
 
 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO