BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


08/10/08

• TV Digital (33) - Interatividade e Ginga - Interação com a empresa "Intacto"

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, October 08, 2008 8:10 PM
Subject: TV Digital (33) - Interatividade e Ginga - Interação com a empresa "Intacto"
 
Olá, Marcela Mattos, Assessora de Imprensa da Intacto Engenharia de Sistemas
 
Tudo bem?

Ontem enviamos uma cópia da mensagem "TV Digital (32) - Interatividade e Ginga - "Resumo" corrigido e ampliado + Coleção de notícias" para o e-mail da Intacto e agradecemos seu pronto e gentil retorno:
 

Re: TV Digital (32) - Interatividade e Ginga
(...) Olá Hélio!
É um prazer fazer parte da comunidade.
Nós da Intacto nos disponibilizamos a responder questões relacionadas à interatividade, principal ramo da empresa.
No nosso site há muitas informações sobre TV Digital.
Atenciosamente,
Marcela Mattos
Assessoria de Imprensa - Intacto Engenharia de Sistemas
www.tvdigitalinterativa.com.br
(61) 2194-7124 / (61) 9248-2848 (...)

Estou tomando a liberdade de compartilhar esta nossa interação com os membros de nossos Grupos vinculados e conto com sua compreensão.
 
Seu e-mail chegou em boa hora: estamos examinando o "release" que foi publicado por alguns sites como ITWeb, ResellerWeb e Agência Sebrae de Notícias entre outros (transcrição abaixo): Empresa brasileira representa a América Latina no Vale do Silício
 
Antes de mais nada gostaria de registrar nossa simpatia e entusiasmo por jovens empreendedores, principalmente oriundos das nossas universidades.

Como parte das atividades ComUnitárias, além de buscar e debater dados técnicos e de mercado, procuramos também interagir construtivamente com os órgãos da mídia no sentido de melhorar o conteúdo das notícias.
Acreditamos que os "releases" e as "pautas" são muito importantes mas a mídia precisa, eventualmente, trabalhar as informações e inseri-las no devido contexto para que o leitor possa formar sua opinião.
Algumas sites não registram a fonte e a "pauta" fica descaracterizada como tal, parecendo que foi uma notícia "garimpada" pelo jornalista.
 
Permita-me então comentar com franqueza o "release" da Intacto com base nas informações que a nossa ComUnidade já possui sobre o tema.

Até o momento todos os sites que visitei registraram corretamente a origem do texto como um "release" da Intacto e isto é muito bom!

A informação (no título do texto) de que a empresa vai "representar" a América Latina pode sugerir ao leitor desavisado que a viagem é em caráter oficial, como se fosse uma delegação. Pelo que entendi, no entanto, a "Intacto" é a única empresa da região que vai comparecer ao "uxTV".

A "Intacto" foi a única convidada ou a única que se inscreveu?

Não foi citado o nome completo do evento "uxTV": First International Conference on Designing Interactive User Experiences for TV and Video" .
E somente o site da Agência Sebrae transcreveu o "serviço" constante do "release" em que consta o site oficial do "uxTV 2008": http://uxtv2008.org/
 
Para o nível de informação da ComUnidade, por exemplo, faltou registrar na notícia o "grau de aderência" do produto ao Ginga, que está praticamente estabelecido como  "padrão brasileiro" de middleware.
 
Este citação no interior do site não permite uma conclusão sobre o produto, por exemplo, comparado ao "Mopa" e ao "AstroTV":

(...) Framework TUIG (Television User Interface Generator) - Framework direcionado, principalmente, aos desenvolvedores de aplicações executáveis nos set-top boxes dos padrões europeu (MHP), brasileiro (Ginga) e japonês (ISDB). Tem como principal objetivo otimizar a criação da interface gráfica e facilitar a comunicação entre essa interface e a camada de negócios. (...)
 
Entendi que  Framework TUIG é uma ferramenta de desenvolvimento.
Como o produto deste desenvolvimento poderá ser utilizado nos "set-top box" que o mercado vier a oferecer: virá "embutido" da fábrica, fruto de algum contrato/parceria ou poderá ser instalado pelo usuário?

Como o Ginga-Java não está concluído é provável que o produto da Intacto seja compatível com o Ginga-NCL mas esta informação não está registrada.
 
Ou trata-se de um produto diferente, que não pode ser comparado ao Mopa e AstroTV?  :-)
 
Gostaríamos de saber o tipo de relacionamento da Intacto com o Fórum SBTVD: estão trabalhando "sintonizados" ou é alguma "dissidência", no bom sentido comercial?

Espero que tenha percebido o nível de informação básica que a comunidade técnica em geral busca e já está em condições de exigir mas que, eventualmente, não o faz por não estar acostumada à este tipo de interação.

Assim, este é parte do trabalho dos Coordenadores da ComUnidade e Moderadores dos Grupos, com a ativa participação dos membros.

Antecipadamente agradecemos quaisquer esclarecimentos que permitam a atualização e correção do "Resumo" que divulgamos na citada mensagem, que faz parte do nosso estudo e aprendizado.

Sucesso no empreendimento e no ""uxTV 2008"!
 
Muito obrigado!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 

 
 
[06/10/08]   Empresa brasileira representa a América Latina no Vale do Silício
 
 
Da Assessoria de Imprensa da Intacto Engenharia de Sistemas

Brasília - A empresa brasiliense Intacto Engenharia de Sistemas está levando uma solução em TV Digital inédita e 100% brasileira para o Vale do Silício, Califórnia, sede das principais empresas de tecnologia do mundo. A tecnologia será apresentada no uxTV, Congresso Internacional de TV Digital, de 22 a 24 de outubro, na Microsoft. O congresso reunirá grandes empresas, como a Google, Samsung e BBC, interessadas em apresentar suas novidades em TV Digital.
 
A Intacto, formada por ex-alunos da UnB, é uma das empresas pioneiras em pesquisas direcionadas à nova tecnologia da televisão, inaugurada no Brasil no fim de 2007. No Congresso, representará a América Latina apresentando o iTV Project, software que possibilita o desenvolvimento de aplicativos interativos.
 
Segundo Marcos Roberto Martins, um dos diretores da empresa, esta será uma grande oportunidade para a tecnologia nacional, pois como o software se adapta a qualquer padrão mundial de televisão digital, empresas internacionais poderão usufruir dessa tecnologia brasileira.
 
"Apesar de os Estados Unidos serem pioneiros nos estudos de TV Digital, nós estamos levando para lá um produto inédito. Isso mostra o potencial de crescimento do mercado de TV Digital, e estimula os interessados no assunto a pesquisar e investir nessa nova tecnologia", assinala.
 
Essa solução que será apresentada no Congresso uxTV torna simplificada a produção dos aplicativos interativos. Esses aplicativos possibilitam uma troca de informações entre o espectador e a emissora, através do controle remoto. Dessa forma, o espectador pode receber dados sobre a programação ou sobre determinado artista.
 
Além disso, pode também comprar determinado produto, independentemente se ele faz parte do cenário de uma novela ou se está em destaque em um informe publicitário. Sendo assim, a criatividade dos desenvolvedores é o único limite para o desenvolvimento de aplicativos interativos para a TV Digital.
 
Os integrantes da Intacto já participaram do Empretec, metodologia desenvolvida pela Organização das nações Unidas (ONU), implantada no Brasil pelo Sistema Sebrae, que estimula os participantes a conhecer e fortalecer suas características empreendedoras, como estratégia para a condução dos seus negócios, de forma competitiva.
 
Serviço:
Site do Congresso - www.uxtv2008.org
http://www.uxtv2008.org/program/preliminary%20uxtv08%20program(25).pdf
Assessoria de Impresa - Intacto Engenharia de Sistemas
www.tvdigitalinterativa.com.br
(61) 2194-7124 / (61) 9248-2848
 

 
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, October 08, 2008 2:54 PM
Subject: Re: TV Digital (32) - Interatividade e Ginga
 
Olá Hélio!
É um prazer fazer parte da comunidade.
Nós da Intacto nos disponibilizamos a responder questões relacionadas à interatividade, principal ramo da empresa.
No nosso site há muitas informações sobre TV Digital.
Atenciosamente,
Marcela Mattos
Assessoria de Imprensa - Intacto Engenharia de Sistemas
www.tvdigitalinterativa.com.br
(61) 2194-7124 / (61) 9248-2848
 

 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO