BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


12/10/08

"Conexão WiMAX" - Textos de Jana de Paula, "owner" do e-Thesis  - Coleção de Maio

[22/05/08]   Conexão WiMAX, os destaques da semana
por Jana de Paula

US$ 15,3 bilhões. É quanto a Intel vai investir, através da Intel Capital, na rede comercial de WiMAX móvel da Malásia, que começa a ser construída em junho próximo. Todo este dinheiro cria a maior implementação em 80216.e do Sudoeste da Ásia e a primeira em 2,3GHz fora da Coréia. O investimento será feito na Green Packet Bhd, subsidiária da Packet One Network (P1) e dará à Intel 6,34% de participação nas ações principais da companhia asiática. A Green Packet foi uma das vencedoras da licitação do WiMAX, realizada pelo governo da Malásia no ano passado.

No início deste mês, a mesma Intel Capital investiu US$ 1 bilhão no consórcio estratégico formado para a implantação da rede de WiMAX dos EUA, capitaneada pela fusão das unidades móveis das operadoras Sprint e Clearwire. Além disso, a Intel planeja adicionar suporte de WiMAX ao Centrino, com a publicação do release do Centrino 2, ainda este ano. A novidade em relação à fabricante de chips da Califórnia é a solicitação de patente de chipsets Wi-Fi/WiMAX junto à FCC. Veja mais abaixo.

No Brasil, as coisas não estão totalmente paralisadas. Enquanto outros players aguardam a licitação das bandas certificadas para o WiMAX, a Embratel, que já possui a sua licença, inaugura sua rede no padrão, em 3,5GHz, em várias cidades. Recife é a mais recente, no projeto focalizado em fornecimento banda larga sem fio (1MB de velocidade) nas pequenas e médias empresas.

Num dia destes, em conversa com um alto executivo de telecom, tratamos das dificuldades dos países emergentes em deslanchar na banda larga sem fio. Ele me garantiu que o Brasil está, sim, nos planos de investimentos de grandes capitais e que barreiras como corrupção - geralmente apontada com grande entrave aos investidores globais - já começam a ser superadas. Que bom.
 
Fonte: e-Thesis
[22/05/08]   'Digiworld: mais de 3 bilhões de euros em 2008  por Idate 

Fonte: e-Thesis  
[22/05/08]   Cisão na Time Warner  por e-Thesis  
 
Fonte: e-Thesis
[21/05/08]   Três bairros de Recife já tem WiMAX  por e-Thesis 
 
Fonte: e-Thesis  
[22/05/08]   Intel pede patente para chips Wi-Fi/WiMAX   por e-Thesis   

-------------------------------------------------------------------

[29/05/08]   Conexão WiMAX, os destaques da semana  
Por Jana de Paula
 
A semana começou com Martin Varsavsky, head da FON, afirmando, no domingo, 25, ao New York Times, que, após um período de anarquia, a internet comercial está numa encruzilhada. Depois, na terça-feira, Arun Sarin, o bem sucedido CEO da Vodafone, anunciou sua saída da maior operadora móvel do mundo, em receita, no exato momento em que a companhia comemora polpudos resultados financeiros. A Intel adiou por pelo menos um mês o lançamento do Montevina, enquanto a VIA Technologies teve uma boa iniciativa: abriu o desenvolvimento do design de seu novo ultra-móvel. Hoje, Robert Syputa, analista sênior da consultoria Maravedis, nos brinda com um belo artigo sobre como a banda larga pode ajudar a preservar o meio ambiente e fazer bons negócios.
 
Mas vamos à Varsavsky. Segundo ele, o advento da internet sem fio tornou-se campo de batalha de dois consórcios gigantes de tecnologia, que visam substituir a internet caótica e aberta em favor da criação de acesso uniforme, baseado nas grandes redes de dados dos padrões WiMAX e LTE.
 
Segundo Varsavsky, um dos mais bem sucedidos empresários da web, esta abordagem muito estruturada custará bilhões de dólares para ser construída e fechará a porta para certas arquiteturas abertas que, de fato, conduziram até agora o rápido crescimento da internet. Como vantagem, Varsavsky admite que os dois padrões encorajem o crescimento da oferta de acesso integrado tanto aos usuários finais quanto corporativos, como ocorreu com a Microsoft que, com seu padrão proprietário, impôs conformidade no desenvolvimento de softwares.
 
O executivo espera que a FON ofereça um terreno de interseção dos dois modelos - aumentando a circulação na internet ao mesmo tempo em que possibilita o casamento com esta estrutura mais formal, que implica abordagem de expansão dos negócios pela web.
 
O mercado da internet sem fio é atualmente complexo e fragmentado - e pode ser acessado através de operadoras 3G, WiMAX, hotspots privados, hotspots pagos e redes corporativas. E, em nossos dias, a vitória comercial de um negócio na rede depende de escala. Este é o caminho que a FON pretende trilhar.
 
Fundada há três anos, com sede em Madri, a FON é uma das maiores comunidades de usuários web com conexões através de redes sem fio. Para usar a FON como ponto de acesso, o usuário precisa adquirir o roteador sem fio Foneros. Hoje, existem 830 mil registros de Foneros e 340 mil hotspots de Wi-Fi rodam software FON. Por ser construída sob o conceito de compartilhamento de acessos Wi-Fi, a FON trabalha bem apenas onde existam Foneros por toda a parte.
 
Tirem suas próprias conclusões...
Até a próxima quinta-feira.
 
Fonte: e-Thesis
[29/05/08]   WiMAX e LTE: capacitadores da Economia Verde por Robert Syputa   

Fonte: e-Thesis

[29/05/08]   Intel adia lançamento do Montevina  por e-Thesis

Fonte: e-Thesis

[29/05/08]   WiMAX móvel domina no salão de Munique  por e-Thesis  

Fonte: e-Thesis
[28/05/08]   Sarin deixa a Vodafone  por e-Thesis    

Fonte: e-Thesis
[28/05/08]   Design de laptop da VIA: em open source  por e-Thesis

 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO