BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


14/09/08

Portabilidade Numérica (23 ) - "Sinal sonoro TIM" + "Como foi o 1º dia"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: dbraun@nowdigital.com.br ; dmoreira@nowdigital.com.br ; gfelitti@nowdigital.com.br ; lygia@nowdigital.com.br ; daniela.gonzalez@nowdigital.com.br
Sent: Tuesday, September 02, 2008 3:48 PM
Subject: Portabilidade Numérica (23 ) - "Sinal sonoro TIM" + "Como foi o 1º dia"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Este é o "Serviço ComUnitário" sobre "Portabilidade Numérica".

O objetivo do "Serviço" é informar e estimular o "compartilhamento" das opiniões, conhecimentos e experiências dos participantes.
Estamos também em "campanha" para incentivar a interação de nossos membros com as autoridades, entidades públicas e da sociedade civil e com os órgãos da mídia.
Neste "maravilhoso novo mundo conectado" a participação individual é possível e faz uma enorme diferença!
 
01.
Transcrevemos abaixo estas duas matérias do IDG Now!, com a eterna recomendação de preferir ler na fonte: :-)

Fonte: IDG Now!
[01/09/08]   Tim implanta sinal sonoro para identificar chamadas na mesma operadora por Daniela Braun, editora executiva do IDG Now
 
Fonte: IDG Now!
Visitamos a página "Expediente" do IDG Now!:
 
EDITORA-EXECUTIVA - Daniela Braun - dbraun@nowdigital.com.br
EDITORES-ASSISTENTES
Daniela Moreira - dmoreira@nowdigital.com.br
Guilherme Felitti - gfelitti@nowdigital.com.br
REPÓRTERES
Lygia de Luca - lygia@nowdigital.com.br
Daniela Gonzalez - daniela.gonzalez@nowdigital.com.br
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
------------------------
 
Obs: Prefira ler na fonte. Alguns links ativos dos textos foram omitidos nas transcrições. 
 
Fonte: IDG Now!
[01/09/08]   Tim implanta sinal sonoro para identificar chamadas na mesma operadora por Daniela Braun, editora executiva do IDG Now
 
São Paulo - Com o início da portabilidade numérica, a partir desta segunda-feira (01/09), 'bip' facilita identificação de números portados.
 
A Tim implantou um sistema que identifica com um sinal sonoro se o número chamado está em sua rede. Com o início da portabilidade numérica no Brasil, a partir desta segunda-feira (01/09), o 'bip' facilitará a identificação de números que foram portados, alertando usuários que possuem planos de descontos para chamadas feitas a números da mesma operadora.
 
"Sempre que os clientes realizarem uma chamada local ou de longa distância usando o código 41 para um outro número Tim, móvel ou fixo, ouvirão um tom audível (bip) diferenciado no início da ligação. Assim, os clientes Tim saberão quando estão ligando para outros clientes Tim", explica a operadora.
 
De acordo com as regras da portabilidade estabelecidas pela Anatel, as operadoras devem informar, via site e call center, os números portados. A maioria das empresas informou ao IDG Now! que seguirá as regras da Anatel. Nestes casos, o cliente de planos de descontos deve ficar atendo e fazer a consulta.
 
A Claro também oferece um serviço extra de consulta de números que migraram via mensagem de texto, gratuitamente. Basta o cliente enviar um SMS para *150 com o número que deseja consultar para saber se o mesmo foi, ou não, portado.
 
O serviço da Tim segue o modelo de operadoras de telefonia móvel do Japão, onde a portabilidade teve início em 2006. "Logo do início, uma das três maiores operadoras de celular, que se chama Softbank, passava propagandas na TV explicando que se a ligação fosse para a Softbank seria emitido um toque específico antes de começar a chamada. E isso até agora funciona", relata o leitor Saori Kawai, que mora no Japão, por e-mail.
 
A TIM também informou que não cobrará a taxa de portabilidade para clientes que desejem migrar para sua rede, assim como as operadoras Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica e Vivo. O valor da portabilidade foi estabelecido em até 4 reais a cada mudança de operadora, informou a Anatel na sexta-feira (29/08).
 
------------------------------
 
Fonte: IDG Now!
[01/09/08]  Primeiro dia da portabilidade registra mais de mil pedidos de migração por Redação do IDG Now!

São Paulo - Goiás que respondeu pelo maior volume de solicitações entre os 7 Estados que iniciaram a portabilidade, diz ABR Telecom.
 
No primeiro dia de vigência da portabilidade numérica no Brasil, em 7 Estados brasileiros, foram registrados 1.028 pedidos de migração de operadora até às 18h30 nesta segunda-feira (01/09), informou a ABR Telecom, a Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil.
 
A portabilidade numérica, que permite a mudança de prestadora de serviço sem alterar seu número telefônico - fixo ou móvel - começou a ser implantada nos Estados de São Paulo (códigos 14 e 17), Espírito Santo (27), Minas Gerais (37), Paraná (43), Goiás (62), Mato Grosso do Sul (67) e Piauí (86), que totalizam 17,5 milhões de assinantes (10% dos acessos fixos e móveis em serviço no Brasil).
 
O sistema implantado às 0h de hoje recebeu o primeiro pedido de migração originário do estado do Espírito Santo (DDD 27). Goiás (DDD 62) foi o Estado que respondeu pelo maior volume de solicitações de migração de operadora, neste primeiro dia de portabilidade numérica, com 357 pedidos realizados, segundo a ABR. Em seguida, o Estado do Mato Grosso do Sul (DDD 67), registrou 171 solicitações.
 
Em terceiro lugar, em volume de pedidos de registros de portabilidade, vem o Paraná (DDD 43), com 161 solicitações, seguido pelo Espírito Santo (DDD 27) com 105. São Paulo aparece na quarta posição com 86 pedidos de portabilidade para no DDD 17 e 85 no DDD 14. Em Minas Gerais foram registrados 40 solicitações de migração no DDD 37 e no Piauí, 23 usuários do DDD 86 pediram mudança de operadora nesta segunda-feira.
 
No lado operacional, o primeiro dia da portabilidade parece ter transcorrido tranquilamente de acordo com a entidade e as operadoras de telefonia consultadas pelo IDG Now! - Brasil Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica, Tim, Vivo - o primeiro dia da portabilidade transcorreu normalmente.
 
"A total normalidade das operações neste primeiro dia confirma o acerto da decisão da Anatel em manter o início da Portabilidade para esta data e a coerência da posição da Claro, que defendeu o início imediato do novo sistema", comentou a operadora em referência à carta enviada pela maioria das operadoras pedindo o adiamento do início da portabilidade.

A portabilidade numérica foi implantada no Brasil nesta segunda-feira permitindo que mais de 17 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel que vivem nas regiões com DDD 14 (SP), 17 (SP), 27(ES), 37(MG), 43 (PR), 62 (GO), 86 (PI) e 67 (MS) já possam mudar de operadora de serviços de telecomunicações e manter o mesmo número de telefone. O sistema será implantado gradativamente e, até março de 2009, a portabilidade será possível para os mais de 175 milhões de usuários de telefones fixos e móveis em todo o Brasil.
 
Assim como todas as operadoras consultadas, a Telefônica não divulgou balanços numéricos da portabilidade, mas informou ter concluído "com sucesso a implantação dos sistemas necessários". A empresa iniciou, hoje, a oferta da portabilidade numérica aos clientes das regiões de Bauru e São José do Rio Preto.
 
"O presidente da Sercomtel, Gabriel Ribeiro de Campos, confirmou a entrada de alguns pedidos de portabilidade para a operadora, tanto na condição de doadora como na de receptora. Apesar de não ter divulgado a quantidade, os números, segundo ele, foram pequenos, abaixo até da expectativa", comunicou a empresa por e-mail.
 
A Claro comentou que o início do novo sistema "transcorreu tranqüilamente, com pequenos ajustes técnicos naturais no período de implantação". A Oi comunicou "êxito" no processo de portabilidade, em sua região. A partir de hoje,  "clientes de telefonia fixa e telefonia móvel das localidades com código de numeração 27 (Vitória e adjacências), 86 (Teresina e adjacências) e 37 (Divinópolis e adjacências) podem mudar de operadora sem alterar o número de sua linha telefônica", informou a operadora.

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO