BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


15/09/08

• Dúvidas sobre CCCH/BCCH

----- Original Message -----
From: Alberto Boaventura
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, September 15, 2008 10:16 AM
Subject: Re: [Celld-group] Dúvidas sobre CCCH/BCCH
 

Caro Hélio,
 
Não sei se entendi o questionamento, mas seguem alguns comentários para a rede 3G. Os canais mencionados BCCH (Broadcast Control CHannel) e CCCH (Common Control CHannel) são canais para as tecnologias 2G e 3G, cujo processo para obtenção desses canais no 3G está conforme se segue.
 
Logo após ligar o terminal móvel (UE User Equipment), ele entra em estado de cell synchronization (cell search):

(1) Ele varre as portadoras de UMTS observando o canal de sincronismo primário (SCH) para determinação do sincronismo.

(2) O canal de sincronismo secundário é observado para determinação do grupo de sincronismo, ou scrambling code group. Cada scrambling code (SC) define unicamente uma estação rádio base (NodeB). Em seguida é iniciado o processo de busca do SC primário através da avaliação do CPICH (canal de piloto primário) dos 8 SCs do grupo pela correlação de código OVSF (Orthogonal Variable Spreading Factor) 256 apropriado.

(3) Inicia-se a deteção do canal BCCH (Broadcast Control Channel) e obtenção das informações do sistema (SIB - System Information Blocks), tais como a PLMN (SIB 18),  PRACH (Physical Random Access Channel) e os canais físicos comuns.

(4) Inicia-se o estabelecimento de conexão do RRC (Radio Resource Control) (SRB Signaling Radio Bearer) e o estabelecimento das camadas superiores de L3 (CM Connection Management) para o processo de atualização de localização e autenticação.  

(5) A autenticação no 3G é baseada no algoritmo Milenage, e após a autenticação realizada, os canais podem ser criptografados através do algoritmo Kasumi. Ambos o Milenage e Kasumi são mais robustos que o A3/A8 e A5 para autenticação e criptografia do 2G, baseados no COMP128, pois possuem processos de manutenção da autenticação e criptografia. Apenas para constar que no 2G é sabido que a criptografia A5/2 foi quebrada, e o COMP128 pode ser totalmente quebrado com a técnica man-in-the-middle em 8-9 horas de dados coletados.

(6) Após autenticação, todos os canais dedicados e comuns de controle (CCCH) e tráfego são devidamente criptografados.
 
Maiores detalhes podem ser obtidos nas recomendações 3GPP TS 25.331, 3GPP TS 24.008 e a série 35 do 3GPP.
 
Caso não tenha entendido, peço que não hesite em informar.
 
Cordialmente,
Alberto. 

-------------------------------------  


 
2008/9/15 Helio Rosa <heliorosa@wirelessbrasil.org

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Abaixo, está uma mensagem recebida de um leitor (em português e inglês!).
Vamos ajudar?
 
Lembramos: dentro do espírito comunitário de "compartilhamento", uma resposta completa pede uma ambientação didática e descrição das siglas herméticas. :-)
Assim, ficamos todos "nivelados"...  :-)
 
Boa leitura e boa ajuda!  :-)
Thanks!  :-)
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson 

------------------------------
 
----- Original Message -----
From: MT
To:
heliorosa@wirelessbrasil.org
Sent: Monday, September 15, 2008 7:53 AM
Subject: Duvidas sobre CCCH/BCCH 

Bom Dia:
Good Day:
 
Estava lendo alguma materias no site e achei alguns artigos referente a CCCH/BCCH, como sou leigo no assunto gostaria de tirar algumas duvidas.
I read some materials on the site and found some articles concerning the CCCH / BCCH as I am a layman in the subject would like to take some questions.
 
Apartir do momento em que no aparelho celular aparece as siglas CCCH/BCCH significa que o sinal fica embaralhado (ou seja prejudicado) pela captação da antena? Ou algo assim? Vamos dizser se alguem estiver rastreando a conversa não vai conseguir ter por inteiro, é isso?
Out of the time when the mobile phone displays the letters CCCH / BCCH means that the signal is squiggly (or be harmed) by the capture of the dish? Or something like that? We will dizser if someone is not tracking the conversation vai to be full, is it?
 
Aguardo e desde já agradeço.
I look forward now and I am grateful.
 
MT

 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO