BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


25/09/08

• A mídia "pautada" (2) - Fw: Sugestão de Pauta - Estudo da GSA Association aponta as vantagens da adoção de serviços 3G com freqüência UMTS 900 + Comentários de Luiz Sérgio Nacinovic e  Rubens Kuhl Jr

----- Original Message -----
Sent: Thursday, September 25, 2008 4:55 PM
Subject: [Celld-group] A mídia "pautada" (2) - Fw: Sugestão de Pauta - Estudo da GSA Association aponta as vantagens da adoção de serviços 3G com freqüência UMTS 900
Tenho criticado o excesso de utilização de "pautas" pela mídia dita "especializada" em TI e Telecom.
 
Mesmo não sendo jornalista, de vez em quando, recebo "sugestões de pauta".
Claro que o objetivo é que a mesma seja divulgada em nossos fóruns...  :-)
E hoje vamos fazer exatamente isso, como exemplo didático.  :-)
 
Sugestões de pauta ou simplesmente "pautas" são notícias prontas enviadas aos órgão de divulgação.
 
Pelo que se sabe, as "pautas" são elaboradas por jornalistas contratados pelas empresas e organizações interessas na divulgação do conteúdo.
 
O mundo mudou e não tenho nada contra utilizar as "sugestões de pautas" como base para reportagens ou como motivação para aprofundamento do tema, elaboração de entrevistas, busca de informações de eventuais bastidores e para situar o tema em face de notícias e eventos anteriores.
 
Mas publicar simplesmente a "pauta" sem mesmo identificá-la como tal, é praticar um jornalismo menor e correr o risco de estar produzindo desinformação.
 
Vamos ao nosso exemplo recebido agora.
Abaixo está uma "Sugestão de Pauta" recebida da FonteMídia Américas e desde já agradeço a gentileza do remetente.
 
O texto contém muita informação.

Mas proponho um pequeno trabalho conjunto:
Que tipo de questionamento um jornalista consciencioso deveria fazer em relação às informações contidas na matéria?
Quem é o beneficiário direto destas informações?
Quem são os "competidores" que deveriam ser entrevistados para permitir ao leitor formar sua opinião?
Por que estas informações estão sendo divulgadas neste momento?

Independente disto, o conteúdo técnico da "pauta" está em debate e aguardamos as preciosas opiniões de nossos participantes!

Obrigado!
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
----------------------------------------------
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, September 25, 2008 2:21 PM
Subject: Sugestão de Pauta - Estudo da GSA Association aponta as vantagens da adoção de serviços 3G com freqüência UMTS 900


Estudo da GSA Association aponta as vantagens da adoção de serviços 3G com freqüência UMTS 900

Vantagens operacionais e economia ficam entre 50% e 70% em comparação à freqüência UMTS 2100

Enquanto a maioria das redes 3G/HSPA (High Speed Packet Access) opera na banda de 2100 MHz, o uso de freqüência mais baixa, como a de 900 MHz, proporciona uma área maior de cobertura, quando comparada com as freqüências amplamente utilizadas atualmente. O estudo de caso foi produzido pela GSA – Global Mobile Suppliers Association, entidade que reúne os fabricantes de dispositivos GSM/3G, sobre a rede da Elisa Corporation, operadora móvel da Finlândia, e mostrou que a economia e cobertura são entre 50% e 70% melhores que a freqüência UMTS 2100.

Amplamente utilizada por sistemas GSM em toda Europa, Ásia, Oriente Médio e África, o uso da banda de 900 MHz reduz significantemente o número de posições das células necessárias para cobrir áreas urbanas e rurais, proporcionando maiores economias CAPEX (Capital Expenditure) ou OPEX (Operational Expenditure ) para implementações 3G. Estes custos e cobertura também se aplicam às implementações de UMTS em outras freqüências mais baixas, como 850 MHz.

Além disso, o estudo da GSA confirma que a folha de dados sobre o usuário final é a mesma para os sistemas UMTS900 e 2100 MHz, mas UMTS 900 pode fornecer a mesma cobertura geográfica a partir de uma quantidade menor que a metade das posições de células (de transmissão).

O estudo de caso também revelou que os condutores de negócios e experiência prática da operadora Elisa, que lançou o primeiro serviço UMTS 900 do mundo em 2007. A operadora viu a chegada do UMTS 900 nas áreas rurais e urbanas como uma expansão natural de sua implementação 3G inicial em áreas fortemente mais povoadas onde a freqüência 2100 MHz era usada.  A freqüência UMTS 900 trouxe às redes móveis 3G melhor custo-benefício para as cidades mais afastadas.

A operadora Elisa identificou também que a cobertura interna foi outro beneficio importante da utilização da freqüência UMTS 900. Com esta faixa a operadora ficou habilitada a reutilizar as posições e freqüências GSM900 existentes para preencher as áreas não cobertas pelas redes UMTS2100 já em operação. "Uma vez completada a nossa conversão GSM e o estabelecimento da cobertura 3G, nós expandiremos a nossa freqüência UMTS900 para as áreas urbanas para criar uma rede nacional completa", afirma Timo Katajisto, CTO da Elisa.

O crescimento da disponibilidade de dispositivos UMTS900 é uma importante tendência, chegando de todas as formas, incluindo telefones, modems para PCs, embarcados em laptops e roteadores que suportam velocidades de dados com dispositivos 2100 MHz. “Esperamos o dia em que todos os terminais 3G possam suportar UMTS900”, destaca Panu Lehtu, vice-presidente executivo de Negócios para o Consumidor da Elisa.

“Também acreditamos que a disponibilidade deste estudo de caso sobre a primeira operação baseada em UMTS900 é um grande passo de desenvolvimento, trazendo mais clareza para os negócios, além de uma grande percepção e aprendizado técnico, os quais ajudarão significadamente a expansão dos serviços de banda larga móveis para todos”, comenta Alan Hadden, presidente da GSA.

O estudo de caso está disponível para download em http://www.gsacom.com/gsm_3g/info_papers.php4

Informações à Imprensa
Informações à Imprensa

Wilians Geminiano

+55 11 2743-6722 – 9869-3943

FonteMidia Américas

e-mail geral fontemidia@fontemidia.com.br

e-mail pessoal wgeminiano@fontemidia.com.br

skype wgeminiano

http://www.fontemidia.com.br

 

-----------------------------------------

 

----- Original Message -----
From: luiz sergio lindenberg nacinovic
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, September 25, 2008 6:31 PM
Subject: [Celld-group] Re: [wireless.br] A mídia "pautada" (2) - Fw: Sugestão de Pauta - Estudo da GSA Association aponta as vantagens da adoção de serviços 3G com freqüência UMTS 900


A mídia dita "especializada em TI", na verdade é constituída de uma multidão de interessados, poucos conhecedores da matéria em questão e editores em acordo com o depto. comercial que vem $$ nas "sugestões de pauta", principalmente quando elas partem de empresas interessantes e bem alinhadas( leia-se Cisco, Microsoft, Oracle, etc).
Com a entrada no mercado de distribuições pagas do Linux, o escopo de "empresas interessantes" aumentou bastante, fazendo algumas editorias se concentrarem em hardware, software e deixarem de lado a telefonia celular, que integrava a mistura caça-níqueis básica de qualquer caderno especializado em Informática e nunca em TI, já que o linguajar técnico não seduz a mídia especializada.
será raríssimo alguém ler em caderno especializado uma matéria questionando o PL do Senador Azeredo ou apontando a sabotagem que as concessionárias de telefonia estão fazendo aos usuários no que tange a portabilidade. Alice Ramos é uma desconhecida e o Sergio Amadeu é conhecido apenas por ter sido considerado suspeito de estar envolvido com o9 mensalão. E temos que dormir com esse barulho e com toda a "mídia especializada" saudando o Hélio Costa como um grande ministro. É mole?
Luiz Sérgio

 

------------------------------------

 

----- Original Message -----
From: Rubens Kuhl Jr.
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, September 26, 2008 12:45 AM
Subject: Re: [wireless.br] A mídia "pautada" (2) - Fw: Sugestão de Pauta - Estudo da GSA Association aponta as vantagens da adoção de serviços 3G com freqüência UMTS 900

Alice Ramos é uma desconhecida e o Sergio Amadeu é conhecido apenas por ter sido considerado suspeito de estar envolvido com o9 mensalão. E temos que dormir
com esse barulho e com toda a "mídia especializada" saudando o Hélio Costa como um grande ministro. É mole?

Eu tenho vista alguma tentativa da grande imprensa de procurar mídia especializada para aprimor conteúdo nessa área... o Teletime é bastante citado/consultado, Teleco menos mas também citado. Com o tempo o e-thesis e Telesíntese talvez alcancem reconhecimento similar...

Mas acho que o problema são os 2 grupos de nomes a não citar que de fato só repetem sugestões de pautas como essa, inclusive com erros de tradução como "folhas de dados" (datasheets, especificações técnicas).

Viva a - real - especialização.

Rubens


 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO