BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


29/09/08

• TV Digital (29) - Ainda "One Seg" + Gabriel Marques comenta + Alta Definição ou Definição Standard?

OBS: "Post" anterior: 28/09/08 - TV Digital (28) - Ainda "One Seg" + Trabalho sobre TV no Celular - Leitura obrigatória - Autor: Cláudio Nazareno

----- Original Message -----

Sent: Monday, September 29, 2008 5:43 PM
Subject: TV Digital (29) - Ainda "One Seg" + Gabriel Marques comenta + Alta Definição ou Definição Standard?

Olá, Celld-group!

Encaminho mensagem postada no "grupo-irmão" WirelessBR.
Estou enviando também cópia para o autor do citado trabalho, Cláudio Nazareno, com convite para participar do debate, com eventuais novos esclarecimentos.

Nazareno, novamente, parabéns pelos trabalhos!
Mas... o "Véio" vampiro não perdoa... Direto no pescoço: vamos publicá-los em formato HTML na ComUnidade?  :-)

Obrigado, Gabriel, pela repercussão!
 
----- Original Message -----
From: Gabriel Marques
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, September 29, 2008 4:28 PM
Subject: Re: [wireless.br] TV Digital (28) - Ainda "One Seg" + Trabalho sobre TV no Celular - Leitura obrigatória - Autor: Cláudio Nazareno
 
Já que o Hélio convocou a "dar pitacos" no artigo, vou só complementar a questão da taxa de transmissão do serviço aberto de TV-D para celular:
A taxa de transmissão para 1-seg foi citada como "no máximo 400Kbps", portanto inferior ao EVDO, no entanto o SBTVD permite várias combinações de modulação, codificação e intervalo de guarda que interferem diretamente na taxa de transmissão.
Como exemplo, o padrão permite modulação 16QAM para 1-seg, com taxa de codificação de 5/6 e intervalo de guarda de 1/8 - uma combinação aceitável em termos de robustez, que resulta em uma taxa de transmissão de 1Mbps.
Tirando todo o overhead de transmissão, ainda dá pra codificar um vídeo em resolução CIF (352 x 288) a 30fps (máximo permitido) com uma boa qualidade, e boa significa melhor que uma gravação VHS. Isso em uma telinha de celular a meio metro de distância supera a resolução dos olhos de muitos leitores da wirelessbr, como eu, hehe.
Att,
Gabriel Marques.

Olá, Grupos!
Na próxima mensagem votaremos à "Interatividade".

Fiz umas "leituranças" (leituras e andanças) pelo Google e encontrei a matéria abaixo (recortes!) num website chamado Blog Palmeirense Falador!!!  :-))
Vamos confirmar e debater mais estas informações?
O "Falador" (não achei e-mail para contato) começa "recortando" a Veja. :-)
 
-------------------------------------------------
 
O que esperar da TV Digital
 
uma questão a ser discutida, são os dois padrões de qualidade da imagem SDTV e HDTV. A possibilidade de transmissão em definição standard - SDTV, será mais barata e com qualidade inferior, permitindo a esperada (?) múltipla programação. Para a transmissão em alta definição - HDTV, mais onerosa, as emissoras devem utilizar toda a banda do espectro que elas tem direito (6 MHz), o que na definição standard - SDTV, pode ser multiplicada em até quatro canais com programações distintas.

Fonte VEJA.com
[...]
9 - Por que a High Definition (HD) é o melhor?
O sinal em HD é mais forte e contém um maior número de informações. É isso que garante a maior riqueza de detalhes nas imagens.
10 - O padrão Standard Definition (SD) é melhor do que o atual?
O padrão de imagem é similar. Mas o sinal digital é mais robusto do que o analógico. Assim, sofre um número menor de interferências e imperfeições entre a transmissão e a captação. Com a TV digital, acabam as imagens com chuviscos e fantasmas.
[...]
12 - Por que apenas parte da programação será em HD?
A produção em alta definição é mais cara. As imperfeições de um cenário tosco podem passar despercebidas numa televisão analógica. Se a transmissão for em HD, é preciso esforço extra de maquiagem para evitar que o telespectador veja com nitidez o ponto preto do cravo no nariz da atriz da novela.
[...]
20 - O que é a multiprogramação?
Ao transmitir um programa pelo ar, uma emissora ocupa uma faixa de 6 megahertz no espectro de freqüências. Com a TV Digital, esse mesmo espaço poderá ser usado para transmitir um programa em alta definição ou quatro em padrão standard (com definição inferior). Assim, algumas emissoras poderão optar por transmitir vários programas simultaneamente.
Fonte VEJA.com

Os rumores são de que as emissoras aproveitariam este artifício da multiprogramação do SDTV para utilizar cada um dos canais separadamente, justamente o contrário da idéia de alta resolução que está sendo “vendida” sobre a TV Digital. Ano passado, nesta matéria, a idéia que a Globo defendia era esta:

Apesar de o sistema permitir a multiprogramação (quatro canais simultâneos), a idéia é transmitir o máximo em HDTV. A definição standard só seria usada em ocasiões especiais, como numa Olimpíada: a emissora se dividiria em dois canais quando o Brasil estivesse simultaneamente disputando uma medalha na natação e outra no vôlei, por exemplo. Dividir seus 6 MHz em quatro não interessa às redes: encarece custos (terão que produzir ou comprar mais conteúdo), pulveriza a audiência e não necessariamente atrai mais verba publicitária. “A alta definição é a única chance de a TV aberta se manter competitiva”, diz um alto executivo da rede. Na alta definição, a imagem é melhor do que a do DVD. Há uma sensação de profundidade muito maior. A funcionalidade, no entanto, encarece a produção, porque capta detalhes que a TV standard oculta, como fissuras em cenários. Devem-se gastar 25% a mais em produção.

Pelo visto a idéia de transmitir o máximo em HDTV foi “mais ou menos” deixada de lado. Hoje, a posição não só da Globo, mas pelo visto de todas as emissoras devido aos altos custos de produção de programas em HDTV é esta:

8 - A qualidade da imagem digital é sempre ótima?
A maior parte da programação das emissoras deverá ser em Standard Definition (SD), com qualidade semelhante à dos DVDs. Uma parte menor será transmitida em alta definição, High Definition (HD), seis vezes melhor que o DVD. A Globo já anunciou que só transmitirá com esse padrão novelas, alguns jogos de futebol, filmes e eventos especiais, como o Carnaval.

Tópicos importantes para se considerar sobre a TV Digital:

(...) - Quem possuir TV’s de tubo (CRT) não verá diferença na qualidade da imagem, apenas não haverá chuviscos e fantasmas; (...)

 

 
----------------------------------
 
Ao debate! - mas, como sempre, tudo muito didático e explicadinho, OK?  :-)
 
Em frente!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO