BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


12/04/09

• Apagão do Speedy (3) - Quais são os principais nós da internet no Brasil?

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
Sent: Sunday, April 12, 2009 6:07 PM
Subject: Apagão do Speedy (3) - Quais são os principais nós da internet no Brasil?
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Olá, S...
Tudo bem?

"Long time no see" no real...  :-)
 
Você escreveu:
(...) Sobre o "segurança nacional" do Hélio, eu não concordo. A internet é isto aí, um agregado de várias redes, onde cada um é responsável pela sua porção, seja ela dentro de casa ou em um provedor ou entidade pública. Responsabilidades distribuídas. Usa quem quer; assume-se as condições do jogo, ou procura-se outra alternativa. O que não pode é entrar nesta tendência, que a turma de 64 deixou nas nossas cabeças, de regulamentar tudo.(...)
 
Turma de 64? Está se referindo à "Redentora"?
Mineiramente eu pergunto: E a anistia, sô?   :-))  :-))
 
Amigo S... não resisto à uma fustigada...  :-))
Haja leis e regulamentos neste país!!!
Como seria bom se todas as leis e regulamentos fossem cumpridos e valessem para todos os cidadãos...  :-)
A "turma de 64" gostava de leis e regulamentos?  Êta turma boa, sô!!!  Que diferença da "turma de 2009"!!!   :-))  :-)) 

S..., há alguns anos rolou em nossos fóruns (não achei na primeira pesquisada e vai de memória) um debate sobre a estrutura e segurança da internet mundial e foi veiculada a informação que, na época, os nós principais da rede seriam 18 instalações, a maioria em território dos USA, altamente seguras e as localizações precisas não eram divulgadas.
Alguém possui informação atualizada?

O tema em debate era "Governança da Internet"  e a definição deste conceito está mais abaixo, como recordação.

Quando falo em "segurança nacional", visualizo a necessidade de instalações deste tipo, com os necessários backbones, que configurem uma estrutura mínima o mais segura possível, que permita um funcionamento mínimo em casos de emergências de qualquer ordem.
Este conceito não entra em choque com a visão do agregado de várias redes, que cresce ou se configura sozinho, de modo "ad hoc", como você citou.  :-)

Mas vamos voltar ao velho tema de "Como funciona a internet"? que surgiu no ano passado no embalo do "apagão anterior"?

Temos no Brasil instalações que poderiam ser consideradas como "nós principais" da rede no país?
Quais seriam?
Quem são os responsáveis?
Onde estão localizadas?
São seguras virtual e fisicamente?

Simultaneamente, continua em debate o "Apagão do Speedy"!!!
Mais informações?

Feliz Páscoa!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
---------------------------------

[Ago 2007]   O que é governança da Internet?
 
“Governança da Internet é o desenvolvimento e a execução pelos Governos, sociedade civil e iniciativa privada, em seus respectivos papéis, de princípios, normas, regras, procedimentos decisórios e programas compartilhados que delineiam a evolução e o uso da Internet”.
 
Quem governa a Internet?
 
Em tese, ninguém, porque não há um órgão centralizado com essa competência.  Existem alguns atores em segmentos específicos da Internet, como a ICANN (Internet Corporation for Assigned Name and Numbers), responsável pelo Sistema de Registro de Nomes de Domínio. Todavia, a Internet não dispõe, no âmbito internacional, de um órgão que regule, supervisione ou atue nas diferentes dimensões da tecnologia de informação do meio eletrônico, superando os limites e fronteiras regionais.
 
No Brasil, o órgão responsável pela coordenação das atividades da Internet é:
 
- COMITÊ GESTOR DA INTERNET – CGI.BR: Criado em 1995 pela Portaria Interministerial dos Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia n° 147, com alterações do Decreto Presidencial nº 4.826, de 3 de setembro de 2003 é constituído por membros de governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica. O CGI.br configura um modelo pioneiro na efetiva participação da sociedade nas decisões relativas a implantação, administração e uso da rede. Dentre as atribuições do Comitê Gestor, destaca-se a coordenação da atribuição de endereços internet (IPs) e do registro de nomes de domínio usando o domínio de primeiro nível regional “.br”.
 
Os principais organismos internacionais envolvidos na gestão, estudo, desenvolvimento, dentre outros atos, de setores específicos da Internet são:
 
- WORLD SUMMIT ON INFORMATION SOCIETY (WSIS) ou em português, CÚPULA MUNDIAL DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CMSI): Criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, tem por objetivo identificar os principais desafios da sociedade da informação, diante dos elevados índices de crescimento tecnológico. Conta com a participação de representantes dos governos, da sociedade civil, da iniciativa privada, de organizações não-governamentais e de organismos internacionais. Os relatórios e resultados decorrentes das reuniões desta Cúpula, realizadas em Genebra-2003 e Tunísia-2005, estão disponíveis em www.itu.int/wsis.
 
- WORKING GROUP ON INTERNET GOVERNANCE (WGIG) ou em português, GRUPO DE TRABALHO SOBRE A GOVERNANÇA DA INTERNET (GTGI): Criado após a primeira reunião de Geneva/2003, da CMSI, e igualmente constituído por representantes do governo, da sociedade civil, da iniciativa privada e de organismos internacionais, teve por objetivos: (i) definir o conceito de governança da Internet; (ii) identificar as políticas públicas necessárias para a gestão da  Internet; (iii) propor os modelos de governança da Internet; (iv) identificar os papéis de cada ator no desenvolvimento dos mecanismos de governança da Internet; dentre outros. O relatório final desse Grupo e outros documentos relevantes estão disponíveis em www.wgig.org
 
- INTERNET CORPORATION FOR ASSIGNED NAMES AND NUMBERS (ICANN) ou em português, CORPORAÇÃO DA PARA ATRIBUIÇÃO DE NOMES E NÚMEROS DA INTERNET: Trata-se de uma organização não-governamental, sediada nos Estados Unidos da América que, dentre suas atribuições, responde por: (i) habilitar entidades para o registro e administração dos domínios de primeiro nível; (ii) estabelecer novos domínios de primeiro nível; (iii) gerenciar o servidor de raiz; (iv) coordenar a designação e atribuição dos blocos de endereços IP; e, (v) manter o credenciamento das entidades regionais (de cada país), habilitadas a registrar nomes de domínios de primeiro nível (ccTLDs). O conselho-diretor da ICANN é composto por membros nomeados de diferentes organizações e comitês ligados à Instituição. Todavia, a principal crítica ao ICANN é a influência direta do Departamento de Comércio dos EUA.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil