BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Agosto 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


17/08/09

•  TV Digital (43) - Blog "Circuito" de Cristina de Luca: "Antena: o "calcanhar de Aquiles" da TV Digital" + Comentário de M. Santos

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Cristina De Luca
Sent: Sunday, August 16, 2009 8:27 PM
Subject: Blog "Circuito" de Cristina de Luca: "Antena: o "calcanhar de aquiles" da TV Digital"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
A jornalista Cristina de Luca é a titular da  Coluna Circuito no Portal Convergência Digital e os últimos "posts" estão listados mais abaixo.

E mantém um blog Circuito em http://www.circuitodeluca.com/.

Recomendo a leitura deste "post" e agradeço à Cristina a referência à ComUnidade:
[15/08/09]   Antena: o calcanhar de aquiles da TV Digital     (prefira ler na fonte mas está transcrito mais abaixo)

Mais informações e depoimentos de quem já está usando a TV Digital?

Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
----------------------------------
 
[15/08/09]   Antena: o calcanhar de aquiles da TV Digital
 
Ontem, no início da noite, a TV Justiça levou ao ar, no programa Fórum, uma conversa franca sobre TV Digital com consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, e o professor de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília Ricardo Queiroz. Em determinado momento, o apresentador perguntou: "A TV Digital levará ao fim das antenas? As antenas vão continuar pelos próximos dez anos?"
 
Para minha grata surpresa, tanto Bechara quanto Ricardo Queiroz assumiram a existência do que têm sido dois dos maiores problemas da TV Digital hoje: o sinal, nem sempre potente o suficiente para permitir o uso de antenas internas como as instaladas em conversores mais modernos, que chegaram ao mercado nos últimos meses; e o desconhecimento da população da necessidade de uso de antenas UHF para uso adequado dos conversores.
 
"Não podemos negar um fato muito comum, que vem acontecendo no Brasil inteiro. O consumidor compra o conversor, leva para casa, instalada sem a antena e reclama que ele não funciona", comentou Bechara.
 
"A TV digital é televisão aberta. Precisa de antena. Acontece que algumas antenas mais antigas, que só pegam o VHS, não conseguem pegar o canal de TV Digital", explicou Bechara. "Muitas vezes, a antena UHF interna resolve o problema. Há localidades, até no interior de São Paulo, onde os conversores mais modernos, que já têm essas antenas embutidas, funcionam perfeitamente bem. Mas realmente, há locais onda há a necessidade do uso de antenas externas", disse o consultor.
 
"Aqui em Brasília os conversores internos não estão dando conta", completou o professor Queiroz. "É uma questão de potência do modulador, lá na estação transmissora. Quanto mais tecnologia para proteção do sinal a emissora usa, para evitar problemas de sincronismo, por exemplo, menos alcance o sinal tem. E há a necessidade de uso de antenas UFH externas", explicou. "Mas acredito que, com o tempo, e a evolução tecnológica, a antena interna dê conta e a gente deixe de ver um monte de antenas no teto das residências."
 
Tive duas conversas interessantes nas últimas semanas sobre o tema. A primeira, presencial, no Rio, com Márcio Nunes, professor de Comunicação Áudio-Visual e Tecnologia Aplicada à Comunicação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, membro do Instituto de Mídias Digitais da universidade, sobre o qual já falei aqui.
 
Márcio já foi um entusiasta da TV Digital. Hoje, como todo bom acadêmico (mas justamente por conta da veia de empresarial que pulsa alto na Solução Digital e, mais recentemente, na Bitix), acredita mais na Social TV e na IPTV como modelos tecnológicos e econômicos viáveis no longo prazo. E justifica a quase desilusão, lembrando dos muitos percalços da implantação da TV Digital, no Brasil e no mundo.
 
"Corremos o risco de cair no descrédito, com a população comprando o conversor, levando para casa e não conseguindo usar por conta do despreparo dos vendedores que não informam corretamente. Ninguém, na hora da compra, diz que você precisa de uma antena diferente daquela que tem em casa para usar o conversor", me disse.
 
Depois dessa primeira conversa, confesso que o assunto "antenas" começou a me chamar atenção. Não tinha me dado conta do tamanho do problema, até então. Me lembrei de ter sido apresentada virtualmente pelo Helio Rosa, mantenedor da comunidade Wireless Brasil, ao professor Carlos, que dá cursos para técnicos instaladores de antenas na Escola Schema Cursos Técnicos, ali na região da Santa Ifigênia, em São Paulo. Mandei uma série de perguntas para ele, que respondeu prontamente.
 
O professor Carlos concorda que a falta de informação tem prejudicado até o trabalho dos antenistas profissionais. Só os que participaram dos treinamentos promovidos inicialmente pelo Fórum SBTVD sabem que os canais com sinais digitais estariam em Banda UHF. E que, portanto, seria preciso uma antena UHF para receber esses sinais.
 
"De um modo geral a antena interna nunca terá uma boa recepção para todos os canais", explicou. "Também devemos tomar cuidado com as tais antenas "especiais para TV Digital" que alguns espertalhões estão vendendo. As antenas que devemos usar são as comuns, para UHF. De preferências, as chamadas de antenas banda IV, banda V ou toda banda. Essa ultima usada para locais perto das transmissoras".
 
Segundo ele, antenas UHF BANDA IV são adequadas para recepção dos canais de 14 a 32. As BANDA V, para os canais 33 a 69. E TODA BANDA, para os canais de 14 a 69.
 
Caso sua cidade já esteja coberta por sinais digitais, procure verificar em que canal a emissora ou as emissoras estão transmitindo. Depois adquira a antena mais indicada.
 
Ah! Mais dois detalhes importantes:
 
1 - lembre-se que o cabo da antena é o condutor desse sinal. Portanto deixe-o passar livremente. Adquira cabos de boa qualidade (RGC59, RGC6, etc);
 
2 - quando o sinal no local não é suficiente, a TV Digital mostra uma tela azul como a das TVs a cabo, sem nenhuma imagem. Nem mesmo chuviscos.
 
------------------------------------

----- Original Message -----
From: M. Santos
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Cristina De Luca
Sent: Monday, August 17, 2009 11:38 AM
Subject: RES: [Celld-group] Blog "Circuito" de Crisitna de Luca: "Antena: o calcanhar de aquiles da TV Digital"

Bom o artigo...
Primeiramente parabéns a Cristina...

Lembrando apenas alguns detalhes...
“A TV digital é televisão aberta. Precisa de antena. Acontece que algumas antenas mais antigas, que só pegam o VHS, não...”
VHF e não VHS que é formato de gravação e não largura de faixa de freqüência...

VHF para TV aberta
canal 2 ao 13 (54Mhz a 216 Mhz)

UHF para TV aberta
canal 14 ao 69 (470Mhz a 806 Mhz)

Agora sim comentando o artigo...

Realmente existe este problema com antena, que aparentemente é simples...

Se o telespectador tem em sua casa uma antena para faixa de VHF e liga seu conversor ele pode até pegar algum canal digital mas apenas os canais baixos, pois a antena não tem um filtro até o canal 13.

Portanto é importante identificar se sua antena é para a faixa de transmissão do canal digital em sua cidade (na maioria UHF).

Outro fator importante até citado no final do artigo

“....... Adquira cabos de boa qualidade (RGC59, RGC6, etc);”

Em alguns edifícios a antena coletiva está instalada e até pode-se colocar um misturador de RF para as duas antenas UHF e VHF, mas deve-se checar se o cabo utilizado é para as duas faixas de freqüência e um cabo de boa qualidade, pois para baratear o serviço muitas empresas colocam cabos mais baratos de malha simples (de preços inferiores).

Este cabo tem que atender a faixa de freqüência de 54 Mhz a 806 Mhz

Voltando ao assunto antena,
Infelizmente no Brasil existem aproveitadores que colocam na embalagem...
antena para HDTV... antena digital... antena para tv digital...
é apenas marketing...

isto não existe ... a antena é idêntica a que utilizávamos antes para receber a faixa de freqüência de TV nestes canais (14 a 69)

não é necessário pagar caro em uma antena... existem no mercado antenas com preços normais (de mercado)...
uma antena log periódica (instalação externa) não pode custar acima de R$ 50,00 de acordo com cada região do país... acima disto é exploração.

e a antena interna só deve ser utilizada se a região onde vc vai instalar o set top Box para receber a TV digital tem um bom nível de recepção.

Para finalizar e ajudar.... a experiência é que a região de cobertura aumentou em média 10% a 15% da existente de TV Digital.

A diferença é que não tem chuvisco nem fantasma, portanto um teste simples que podemos fazer é: temos a TV analógica mesmo com péssima qualidade... provavelmente vc vai receber a TV digital neste local.

Espero ter contribuído...

Acessem:
http://www.globominastvdigital.com/ 

Abs
M. Santos

----------------------------------

 
Convergência Digital
Coluna Circuito  por Cristina de Luca
: 14/08/2009 ::
Programa XPTA.LAB, do MinC, contempla TV Digital

:: 13/08/2009 ::
Deputados pedem criação de comissão específica para combate à pirataria digital

:: 11/08/2009 ::
Autorregulamentação de E-mail Marketing entra em vigor

:: 06/08/2009 ::
Economia digital pode fazer a Europa sair da crise. E o Brasil?

:: 05/08/2009 ::
A internet móvel não é uma internet menor. É maior!

:: 04/08/2009 ::
Mercado de PCs deve sofrer leve retração em 2009, prevê Intel

:: 31/07/2009 ::
TV Digital: interatividade, com Ginga, pronta para o mercado

:: 30/07/2009 ::
TV Digital: norma de controle de cópias muda, para melhor

:: 29/07/2009 ::
Yavox aposta na tecnologia USDD para mobile banking

:: 27/07/2009 ::
Google em IPv6 nativo chega aos participantes do PTTMetro/SP

:: 24/07/2009 ::
Possível fim do Interlegis mobiliza a rede

:: 20/07/2009 ::
TV Digital: IBM ingressa no Fórum SBTVD de olho na interatividade

:: 17/07/2009 ::
Parecer da PGR sobre Lei da TV Digital traz à tona antigas discussões

:: 14/07/2009 ::
TV Digital: publicação da norma Ginga-J pela ABNT, só em agosto

:: 10/07/2009 ::
W3C estuda relação entre acessibilidade e Web móvel

:: 08/07/2009 ::
Ponto Extra: Pro Teste protesta contra cobrança de aluguel do conversor

:: 06/07/2009 ::
PTTsMetro chegam a 100. A qualidade da Internet agradece

:: 02/07/2009 ::
TV Digital: Universidade da Paraíba libera beta do OpenGinga

:: 01/07/2009 ::
TV Digital: Articulações para uso de WiMAX 700 MHz como canal de retorno avançam

:: 29/06/2009 ::
Maior entrave para o WiMAX é o forte 'lobby' 3G
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil