BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


29/12/09

• Satélites: "Polêmica espacial" no Teletime + Coleção de matérias do e-Thesis

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br,
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
cco Jana de Paula <jana@e-thesis.inf.br>,
helton.posseti@convergecom.com.br
data 29 de dezembro de 2009 10:38
assunto Satélites: "Polêmica espacial" no Teletime + Coleção de matérias do e-Thesis

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Leituras de Festas...  :-)

01.
O mundo não vive hoje sem as comunicações via satélites.
No entanto, parece um assunto tão distante, lá na estratosfera...  :-)) 

Boa matéria, muitas informações para nivelamento e ambientação:
Fonte: Revista Teletime
[Nov 2009]   Polêmica espacial - por Helton Posseti, do Rio de Janeiro

Alguém estudando o tema?
Alguém trabalhando no projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB)?

Parabéns, Helton Posseti!

02.
Apesar do "parece" que usei acima, o assunto "satélite" está no cotidiano dos nossos fóruns, nos religiosos boletins semanais do e-Thesis.
Fiz uma pesquisa no Portal e anotei, lá no final, 50 referências do Canal e-Thesisat.
Vale um voo panorâmico...  :-)
Parabéns, Jana de Paula, pela excelente divulgação!

Comentários?
Ao debate!

Boa leitura!
Boas Festas!!!
Ótimo 2010!!!

Um abraço cordial
Helio Rosa

---------------------------

Fonte: Revista Teletime
[Nov 2009]   Polêmica espacial - por Helton Posseti, do Rio de Janeiro (helton.posseti@convergecom.com.br)

Assim como na discussão sobre como tornar a banda larga um serviço acessível e disponível à maior parte da população brasileira, o governo também está em uma situação delicada quando pensa nas necessidades de comunicações satelitais do País para os próximos anos. A demanda é clara. Conforme o Brasil cresce e ganha posição de liderança na América Latina, conquista a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, da Copa em 2010, pleiteia um lugar no Conselho de Segurança da ONU – o que pode aumentar a importância do Brasil como mediador de conflitos internacionais – e adquire novos e mais modernos armamentos de defesa, a necessidade de vigilância das fronteiras, de melhorar a comunicação para o tráfego aéreo ganha proporções nunca antes imaginadas.

O Brasil tem um projeto de um Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) para atender a essas demandas estratégicas, o que é uma oportunidade enorme de desenvolver tecnologia nacional na área. Entretanto, quando esse assunto cai na discussão da iniciativa privada, a reação é de desconfiança e apreensão. O governo, especialmente os órgãos que lidam diretamente com o assunto, tem tido dificuldades de mostrar para as empresas que o SGB não vai competir com o setor privado.

Do lado do Ministério das Comunicações, a posição é muito clara. “Eu vou morrer dizendo que o SGB não vai competir com as operadoras do mesmo jeito que vou morrer dizendo que não vamos ressuscitar a Telebrás”, afirma Jovino Francisco Filho, gerente de projetos do Minicom. Já a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, aparentemente, não vê problemas se parte da capacidade do SGB puder ser vendida para quem precisar. “É como se eu contratasse um avião para me levar a um determinado lugar. Não me importo se outros passageiros viajarem junto”, ilustrou Thyrso Villela, diretor de satélites, aplicações e desenvolvimento da AEB no 9º Congresso Latino-americano de Satélites, evento promovido por TELETIME que aconteceu em outubro no Rio de Janeiro. O governo tem a intenção de usar o SGB para o que chama de “comunicações estratégicas”. Para o mercado, essa expressão é uma área cinzenta que no futuro poderá englobar serviços que hoje são prestados pelo governo, como o Gesac, por exemplo. “Alguém pode querer colocar a banda C para atender o governo, aí fica complicado”, afirma Lincoln Oliveira, diretor de engenharia da StarOne. O Ministério da Defesa atualmente utiliza dois transponders em banda X nos satélites C1 e C2, da StarOne. O coronel Paulo Mourão Pietroluongo, gerente da divisão de projetos especiais do Ministério da Defesa, calcula que em três anos precisará de mais oito transponderes. Segundo ele, hoje o Brasil tem 40 terminais em banda X, o que não é suficiente para equipar todos os navios e aviões. A necessidade brasileira, segundo ele, é de cerca de 200 terminais em dez anos. Comparativamente, o coronel mencionou que a Espanha tem dois satélites de uso exclusivo militar e mais de 350 terminais. Lá, o sistema é operado por uma empresa – que tem capital do governo, a Hisdesat. França e Inglaterra também têm satélites próprios, mas a operação do sistema fica a cargo dos próprios ministérios de defesa de cada país. Para o Ministério da Defesa, um outro problema que existe é a duração do contrato. Hoje, o contrato com a StarOne segue as regras usuais do mercado e, portanto, a cada ano tem de ser renovado. Para o coronel Pietroluongo, o “melhor dos mundos” seria um satélite exclusivamente para uso militar. Como o custo disso é muito alto, o ministério gostaria que os contratos tivessem duração maior. Com o SGB esse problema não existiria.

Frentes em conflito

Não é só a competição com o setor privado que tem gerado polêmica no setor. Em uma prova de que há pouca troca de informações nos diferentes setores do governo, o SGB é um projeto que hoje deverá ser harmonizado com uma das condições de compra da Brasil Telecom pela Oi. Paralelamente ao trabalho que está sendo feito pelo Ministério das Comunicações e pela AEB, a Oi apresentou à Anatel um proposta de criação de um satélite brasileiro. Essa proposta fazia parte das condicionantes impostas no ato da compra da Brasil Telecom. Agora, o governo brasileiro tem de harmonizar essas duas frentes. Jovino Francisco Filho, do Minicom, explica que o órgão está analisando a oferta da Oi e vai aceitála ou não. “A Oi é uma companhia brasileira e precisa de satélite. O Estado brasileiro precisa de mais capacidade. Será que nós não conseguimos ganhos de escala?”, pergunta.

Francisco Perrone, diretor de assuntos internacionais da Oi, explica que a proposta apresentada ao governo considera a necessidade futura de mais capacidade para o mercado, principalmente em banda Ku, capacidade em banda X para utilização do Ministério da Defesa e em banda L – faixa usada para controle do tráfego aéreo. Ainda não se sabe, portanto, como será a participação da Oi no projeto, e se será como parceira ou como cliente. De qualquer forma, uma coisa é certa: de acordo com Perrone, em 2012 ou 2013 a Oi precisará de mais capacidade satelital e esta será contratada de um satélite, brasileiro ou não. “Se o satélite não sair, nós vamos tocar a vida, normalmente”, diz ele. O executivo dá a entender que se o governo não aceitar a participação da Oi como cliente, ou como parceira que teria direito a uma certa capacidade no SGB, a companhia vai contratar mais capacidade em outros satélites.

O mesmo pode acontecer com o próprio governo brasileiro na condição de cliente, e o prazo é curto. O Ministério da Defesa – que recentemente equipou o porta aviões São Paulo com comunicação satelital – calcula que precisará de mais capacidade em cerca de três anos. Se o SGB sair até lá, tanto melhor. Se não, o próprio governo é que vai atrás de satélites privados para atender suas demandas.

Tecnologia nacional

O outro forte desejo do governo é utilizar o máximo possível de tecnologia nacional no SGB. Esse ponto, entretanto, é um fator que também gera polêmica. Na opinião de vários executivos do setor, a espera para que o Brasil desenvolva tecnologia para poder participar com peso no projeto pode atrasar muito o lançamento do satélite. “Para conciliar o atendimento de diversas demandas e o desenvolvimento de tecnologia nacional é preciso fazer concessões dos dois lados”, pondera Lincoln, da StarOne. Jovino Filho, do Minicom, contudo, explica que “nunca passou pela cabeça” a construção de um satélite 100% brasileiro e que se o Brasil puder produzir pelo menos as “porcas e os parafusos”, já é ganho. Uma sugestão apresentada para equilibrar o interesse de desenvolver tecnologia nacional e lançar o satélite de forma mais célere é dividir esse projeto em partes. O Ministério das Comunicações, aparentemente, gosta da ideia. “O meu sentimento é que vamos lançar um satélite para o atendimento mínimo e vamos continuar comprando o resto da indústria”, afirma o gerente do Minicom. A partir do lançamento desse primeiro satélite para atender as demandas mais urgentes, na visão do técnico, o Brasil teria tempo para lançar satélites menores com mais participação da indústria 35nacional e com carga útil compatível com os lançadores que o Brasil está desenvolvendo. Modelo A AEB fez um chamamento público para contratar estudos que atestem a viabilidade técnica, econômica e jurídica do projeto. A AEB, juntamente com os demais parceiros do projeto – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - devem escolher, entre três consórcios, o vencedor do chamamento. Até o fechamento desta edição, o consórcio vencedor não havia sido escolhido. O vencedor deverá apresentar os estudos em nove meses. Como o custo do projeto é elevado, um dos modelos que parece ter mais chances de dar certo é o da PPP. Thyrso Villela, diretor de satélites, aplicações e desenvolvimento da AEB, explica que esse estudo vai justamente mostrar a viabilidade, do ponto de vista jurídico, de utilização de uma PPP para a construção e operação de um sistema satelital. Além disso, o estudo pretende investigar a viabilidade econômica do projeto e a forma de participação do parceiro privado. “Aparentemente, existe uma grande possibilidade de que o modelo de PPP vá para frente”, afirma Villela. Uma outra possibilidade de financiamento do projeto, com menos chances de dar certo é a coparticipação orçamentária entre vários ministérios.

Em busca de uma identidade

A ideia de lançar um satélite brasileiro existe pelo menos desde 2002, quando o comando da Aeronáutica firmou acordos internacionais com a Organização Mundial de Aviação Civil (OIAC) para melhorar o controle do tráfego aéreo. No ano seguinte, o Ministério das Comunicações liberou recursos da ordem de R$ 10 milhões, através da Finep, para que fossem contratados estudos que identificassem as demandas estratégicas e militares e assim definir um escopo preliminar do projeto. Esses estudos foram feitos pelo CPqD, que ficou responsável pela parte de telecomunicações, e pela Atech, responsável pela parte aeroespacial. Os levantamentos foram entregues em 2006. Jovino Francisco Filho, gerente de projetos do Minicom, conta que a partir daí o ministério não sabia para quem mandar aqueles estudos, que acabaram sendo enviados à Casa Civil. “Se não houver um decreto instituindo o programa, como o decreto da TV digital, não tem como alocar recursos para este projeto¿, defende o técnico. “O SGB carece de uma identidade”, completa. O cronograma de estudos para viabilizar o SGB ainda foi prejudicado pela troca de presidente da AEB, em 2007. Em agosto daquele ano, o então presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi, foi deslocado para a Infraero. Assumiu interinamente Miguel Henze, que tinha outras prioridades, o que acabou paralisando o projeto até março de 2008, quando Carlos Ganem assumiu a presidência da agência. “O doutor Ganem instituiu um novo grupo de trabalho para dar continuidade ao projeto”, explica Jovino.

---------------------------------

Fonte: e-Thesis
Canal e-Thesisat


1. Rede IP via satélite, em São Paulo
2. Plano de estímulo dos EUA pode mudar jogo de forças entre satélite e WiMAX
3. Hughes lança treinamento para instaladores independentes de satélite
4. Hughes solução em satélite para backhaul 3G
5. Operadoras de satélite 'greenfield' de olho na agenda de 4G
6. Indústria de satélite cresce 19%
7. Hughes anuncia nova geração de satélites
8. Em alta velocidade? O satélite pode frear você!
9. Satélite e WiMAX: como organizar a banda C?
10. Arycom lança solução compacta para stream de vídeo via satélite
11. Limitador de velocidade em caminhões, via satélite
12. Arycall lança telefone via satélite
13. Embratel lança TV por assinatura via satélite
14. Amazonas decide por modelo próprio de inclusão digital
15. Hughes fornecerá rede WiMAX e Wi-Fi ao Amazonas
16. Hispamar se prepara para lançar o Amazonas 2
17. Geo-localização: nova fonte de receita do Google
18. Demanda por capacidade satelital crescerá 6%
19. BGAN será usado para mapear Amazônia
20. STMicro: set-top box em IP e via satélite
21. Hughes: ensino à distância via satélite
22. Iridium lança novo fone via satélite
23. Ibex vai estudar os Raios Cósmicos
24. RAX, o satélite em CubSat dos estudantes
25. 8º Congresso Latino-Americano de Satélites, no Rio de Janeiro
26. Alcatel-Lucent: WiMAX para a espanhola Neo-Sky
27. Rússia quer ampliar Glonass, de navegação por satélite
28. Pentágono vai ampliar constelação de satélites comerciais espiões
29. Oi recebe autorização para prestar serviços de DTH
30. Satélite como parceiro das operadoras de 3G
31. A vez dos pequenos satélites
32. Queda nos lançamentos força players de satélite a rever planos
33. GeoEye-1 está em órbita
34. Greepeace produz imagens das queimadas na Amazônia
35. Aquecimento atmosférico pode provocar fenômenos extremos
36. Google vai fornecer imagens via GeoEye-1
37. Lançado o Inmarsat-4
38. Venezuela: satélite de comunicação em parceria com a China
39. Peru quer satélite para uso de defesa e ambiental
40. Irã lança seu primeiro satélite doméstico
41. Embratel seleciona parceiros para TV via satélite
42. Primeiro contrato da Iridium Next será em 2009
43. TV móvel com satélite e WiMAX
44. Set-top box: crescimento recorde em 2007
45. Amazônia-1 contra o desmatamento
46. Digitel amplia rede GSM com solução de satélite
47. Novos Star One: decisivos na escolha da Embratel para o Gesac
48. Rádio via satélite: é pago, mas é bom
49. Geoprocessamento debatido em SP
50. A indústria de satélite está mais verde
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil