BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


10/02/09

• Portabilidade Numérica (26) - Tema para debate: Por que está dando tão certo?

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: josersp
Sent: Tuesday, February 10, 2009 3:48 PM
Subject: Portabilidade Numérica (26) - Tema para debate: Por que está dando tão certo?

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O "Serviço ComUnitário" acompanha o tema "Portabilidade Numérica" desde agosto de 2006. 

A implantação da "Portabilidade Numérica" está na reta final.
(...) Com a entrada da 12ª etapa de implantação da portabilidade numérica no Brasil, 146,5 milhões de usuários que vivem em 5.014 cidades terão disponível o serviço que já atende a 60 DDDs. O País possui 67 DDDs, todos estarão cobertos pela portabilidade na primeira semana de março. (...)
 
E seria um estrondoso sucesso, se não fosse certa discrição da mídia...

Temos aqui, creio, um excelente tema para debate: por que está dando tão certo?

Claro que ninguém vai estranhar a pergunta, não é?  :-)
"Nestepaís", em que impera uma dramática incompetência governamental para gerir seus programas, quando algo funciona... bem, é de se perguntar por quê....  :-)
 
Vamos ao debate e às explicações?
Olá, José Roberto de Souza Pinto, nosso especialista comunitário em Portabilidade!
Contamos com você!!!  :-)

Abaixo está o nosso "resumo comunitário" acrescido desta notícia recente:
Fonte: SEGS
[09/02/09] Portabilidade numérica nesta segunda para Rio de Janeiro e Brasília por Teresa Cristina Machado

"Resumo ComUnitário"

01.
Contamos com a colaboração de todos para ajuste, correção e atualização deste "resumo comunitário" sobre Portabilidade Numérica.
Todos os dados constantes deste "resumo" forma coletados na mídia.
 
"Portabilidade Numérica é definida como a faculdade do usuário em manter o seu número ao trocar de prestadora de serviços. Com mais precisão, a Anatel a define como facilidade de rede que possibilita ao assinante de serviço de telecomunicações manter o código de acesso a ele designado, independentemente da prestadora de serviço de telecomunicações ou da área de prestação do serviço." [Trecho do Tutorial Portabilidade Numérica do site Teleco].

O Regulamento da Portabilidade Numérica foi aprovado pela Anatel em março de 2007.

Previsto no Regulamento, o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) é formado por representantes das operadoras e do órgão regulador.

O Regulamento prevê também uma Entidade Administradora da Portabilidade Numérica (EA).

O GIP indicou, posteriormente, a ABR Telecom como sendo essa EA.

A ABR Telecom tem a responsabilidade de contratar a solução técnica para dar suporte operacional ao serviço de implantação da Portabilidade e escolheu a Clear Tech, que tem como parceira a norte-americana NeuStar.
(...)   A principal área de atuação da ClearTech é a prestação de serviços relacionados ao gerenciamento do ciclo da receita das operadoras de telecomunicações, atuando como empresa responsável pela apuração de valores a serem repassados por uma operadora à outra pelo uso de suas redes (clearing house) e no processo de cobilling (cobrança pelos serviços realizados à operadora que detém a titularidade da chamada). (...)
 
A identificação das localidades a serem portadas foi realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) - que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno).
A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.
 
Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da Área Local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana).
No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da Área de Registro (mesmo DDD). 

Cronograma de Ativação da Portabilidade no Brasil definido pelo GIP:
• 24/05/2008 a 29/08/2008: será realizada a experiência piloto de Portabilidade nas áreas de código DDD 14 (Bauru) , 17 (São José do Rio Preto), 27 (Vitória), 37(Divinópolis), 43 (Londrina), 62 (Goiânia), 67 (Mato Grosso do Sul) e 86 (Teresina). A ativação comercial nestas áreas ocorrerá em 30/08/08.
•30/08/2008 a 11/03/2009: Ativação da Portabilidade nos 59 áreas de código DDD restantes, Sendo São Paulo (11) em Mar/09 e Rio de Janeiro (21) em Fev/09.
 
O trabalho de implantar a portabilidade numérica no país, a partir de 10 de setembro deste ano, está sob a coordenação de Luis Antonio Vale Moura, coordenador do Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) da agência.
 
(...) Algumas operadoras - Telefônica, Vivo, Brasil Telecom, Oi, TIM, CTBC e Sercomtel - pediram o adiamento do início da portabilidade.
Mas, a Anatel não aceitou o pedido e manteve a data.
Elas alegaram que os testes da portabilidade ainda não foram concluídos e que isso pode facilitar fraudes, como dificuldades de identificar o titular do celular e de grampear telefones por ordem da Justiça.
Porém, outros fatores podem ter provocado essa reação. Sabe-se que a portabilidade numérica acarretará num aumento da concorrência e as empresas com maior fatia do mercado são as que mais têm a perder com isso, afinal, seus clientes não mudavam de operadora porque têm seus números há muito tempo e não querem perdê-los. Com a portabilidade, o cliente passa a ser dono de seu número e pode mudar para a operadora que lhe for mais vantajosa. (...) Fonte:
Comparatel
Não reclamaram: a Intelig, a Claro, a GVT, e a Embratel.

(...) O Brasil não é pioneiro na portabilidade. Ela já existe em cerca de 50 países. No México, ela foi implantada em seis meses. (...) Fonte:
Verdesmares/Agência Estado
 
02.
O nosso participante José Roberto de Souza Pinto é autor deste excelente trabalho disponível na ComUnidade como página HTML e arquivo .ppt:
-
Apresentação sobre Portabilidade Numérica
Download do arquivo .ptt compactado 
 
03.
O nosso participante Desembargador Fernando Botelho é autor deste trabalho:
[16/03/07]   "Portabilidade Numérica"  
A publicação foi simultânea:
- no Portal
Convergência Digital - "Especial: conflitos da portabilidade numérica" e
- no site comunitário
WirelessBR - "Portabilidade Numérica"
 
04.
O portal  TELECO possui estas Seções sobre o tema:
-
Portabilidade no Brasil 
-
Portabilidade no mundo 
- Numeração

Tutorial no Teleco:
Portabilidade Numérica por José Barbosa Mello

Comentário:
O que muda com a portabilidade numérica?

Outros sites:
Consulta: Operadora a que pertence um número telefônico

05.
Notícia recente:

Fonte: SEGS
[09/02/09] Portabilidade numérica nesta segunda para Rio de Janeiro e Brasília por Teresa Cristina Machado

Brasília, - Mais 25,4 milhões de usuários de telefonia móvel e fixa serão beneficiados pela portabilidade numérica a partir de amanhã (segunda-feira/ 9). Todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, o Distrito Federal e mais 11 cidades do Entorno terão acesso ao serviço, que permite a troca de operadora com a manutenção do número do telefone.

Com a entrada da 12ª etapa de implantação da portabilidade numérica no Brasil, 146,5 milhões de usuários que vivem em 5.014 cidades terão disponível o serviço que já atende a 60 DDDs. O País possui 67 DDDs, todos estarão cobertos pela portabilidade na primeira semana de março.

O Estado do Rio de Janeiro terá a portabilidade implantada simultaneamente em seus três DDDs, o 21, o 22 e o 24 nesta segunda-feira, beneficiando de uma vez os 20,6 milhões de usuários de telefones fixos e móveis.

No Distrito Federal e cidades do Entorno, que são atendidos pelo DDD 61, os 4,9 milhões de usuários de telefonia passarão a ser beneficiados com a possibilidade de migração de operadora com manutenção do número.

A portabilidade numérica, que começou a ser implantada no Brasil em 1º de setembro de 2008, já permite que todos os usuários de telefonia dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins tenham acesso ao serviço.

Totais Brasil - De acordo com a Base de Dados de Referência da ABR Telecom (BDR), a Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil, desde o dia 1º de setembro de 2008, 345.927 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone até quarta-feira (4/02). Desse total, 65% (224 mil) referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 35% (121,7 mil) de telefonia fixa.

No mesmo período, 223.332 usuários tiveram seus números de telefones transferidos para novas operadoras escolhidas. Desses, 67% (148,9 mil) são usuários de telefonia móvel e 33% (74,3 mil) assinantes de telefonia fixa.

Usuário - O processo de portabilidade se inicia com a solicitação do usuário de serviços de telecomunicações à operadora para a qual deseja migrar. Esta operadora, por sua vez, remete a solicitação à Entidade Administradora (ABR Telecom) que irá acionar a empresa de onde o usuário deseja sair, a fim de atualizar a Base de Dados Nacional de Referência (BDR) e a Base de Dados Operacional (BDO) das Operadoras.

De acordo com as regras da portabilidade as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo - e na área de abrangência do mesmo DDD.

No primeiro ano de implantação do serviço, esse processo se concluirá em até cinco dias úteis, desde que todos os critérios para a mudança sejam atendidos. A partir do segundo ano, após a implantação plena da portabilidade numérica, a mudança será efetivada em até três dias úteis. Ao usuário também é possível agendar a data de transferência de operadora para após os cinco dias úteis e solicitar o cancelamento da portabilidade em até dois dias úteis após o encaminhamento do pedido.

Dicas - Conforme o regulamento da portabilidade numérica, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão:

· Informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;

· Informar o número do documento de identidade;

· Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;

· Informar o endereço completo do assinante do serviço;

· Informar o código de acesso;

· Informar o nome da operadora de onde está saindo.

Conforme o regulamento da portabilidade, a operadora para a qual o usuário deseja migrar deve fornecer ao usuário, no ato do registro da solicitação de portabilidade, número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.

Gestão - O modelo de portabilidade numérica no Brasil prevê que uma Entidade Administradora seja gestora do processo de implementação, a partir do desenvolvimento, implantação e operação da base de dados centralizada, a qual conterá todos os números portados. A ABR Telecom desempenha o papel de Entidade Administradora, exclusiva da portabilidade numérica nos termos do Regulamento Geral de Portabilidade e de acordo com a Resolução número 460, de 19 de março de 2007, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tendo a responsabilidade de gerir todo o processo, incluindo a administração da Base de Dados Nacional de Referência (BDR), onde estarão todos os números de telefones que foram transferidos de uma operadora de serviços de telecomunicações para outra. Esta base de dados é a integradora das informações entre as operadoras.

Acompanhe o calendário da portabilidade numérica e o movimento totalizado de pedidos e efetivações de transferências, conforme o DDD e a data de início do serviço nas áreas já implantadas, pelo site da ABR Telecom
http://www.abrtelecom.com.br.

06.
A relação de "posts" anteriores está nesta nova página comunitária: Portabilidade Numérica

Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO