BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/02/09

• Portabilidade Numérica (27) - "Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel" + Mensagens de José Roberto de Souza Pinto, Rubens Kuhl  e Bruno Cabral

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: josersp ; Alice Ramos
Sent: Wednesday, February 11, 2009 7:27 PM
Subject: Portabilidade Numérica (27) - "Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel" + Mensagens de José Roberto de Souza Pinto, Rubens Kuhl  e Bruno Cabral

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Agradeço a todos as repercussões já postadas e as futuras...  :-)
As mensagens estão transcritas mais abaixo, para nivelamento.

Na mensagem anterior citei:
(...) E seria um estrondoso sucesso, se não fosse certa discrição da mídia... 
Temos aqui, creio, um excelente tema para debate: por que está dando tão certo? (...)

Vai uma "sensação" e uso esta palavra pois não sou jornalista, não tenho "fontes" e nem estou na "ativa" onde o volume de informações entre colegas de trabalho é enorme...  :-)
Assim, como sempre, é uma "sensação"... simplista e simplória.  :-)

Na realidade, creio que não me expressei bem.
O "sucesso" a que me referi foi em relação ao "planejamento e execução".
Soubemos da forte ação da Anatel junto às empresas que ensaiaram uma chiação para postergação. :-)
Visto de longe e do alto eu diria que foi um trabalho de "Estado-Maior" e só funcionou pois aparentemente o "gabinete de guerra" não foi aparelhado pela cumpanherada. :-)
O cronograma está sendo cumprido!!!
Era este o "sucesso" que eu gostaria de ver comentado pelos que concordarem com esta visão... ou não!  :-)

02.
Na matéria transcrita abaixo vemos que existem, sim, muitos problemas, mas cadastrais, nos bancos de dados das empresas.
E está aí uma possível explicação para uma ausência de badalação da mídia passiva e pautada, não investigativa: não há interesse das empresas em divulgar a portabilidade devido aos problemas internos.
Vamos cobrar, D. Mídia!  :-)
Mais Força, Anatel!  :-)

Fonte: Telecom Online
[02/02/09]   Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel por Marineide Marques
Recorte:
(...) Problemas com os cadastros dos assinantes, especialmente os usuários de celulares pré-pagos, têm contribuído fortemente para reduzir a efetividade da portabilidade numérica. Os números da entidade administradora – a ABR Telecom – indicam que apenas 65% das solicitações de mudança de operadora são de fato concluídas. As outras 35% deixam de ser efetivadas por dois motivos basicamente: problemas de cadastro e ações de retenção das operadoras. (...)
 
03.
A nossa Alice Ramos também volta ao tema em Editorial mas bate forte mesmo é no serviço "normal" das Operadoras: :-)
Fonte: AliceRamos.com
Portabilidade chega ao Rio de Janeiro (não transcrito nesta mensagem)
Recortes:
(...) Essa coluna deveria ser iniciada dizendo: Alvíssaras! Finalmente estamos livres, chegou a tão sonhada portabilidade numérica e nossos problemas terminaram. (...)
(...) E não é que antes mesmo de receber o que parecia ser nossa carta de alforria, o castelo de sonhos já está desfeito? Pois ainda que com a portabilidade chegando ao Rio, o que temos no dia a dia é um serviço de péssima qualidade técnica, preços absurdamente altos e um atendimento que ultrapassa todas as formas de desrespeito com quem tem como única culpa, pagar sua fatura todos os meses. (...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
--------------------------------------------
 
Fonte: Telecom Online
[02/02/09]   Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel por Marineide Marques
 
Cerca de 70% dos pedidos que não são efetivados enfrentam inconsistências na base de dados
 
Problemas com os cadastros dos assinantes, especialmente os usuários de celulares pré-pagos, têm contribuído fortemente para reduzir a efetividade da portabilidade numérica. Os números da entidade administradora – a ABR Telecom – indicam que apenas 65% das solicitações de mudança de operadora são de fato concluídas. As outras 35% deixam de ser efetivadas por dois motivos basicamente: problemas de cadastro e ações de retenção das operadoras.
 
A estimativa da própria Anatel é de que cerca de 70% dos pedidos de portabilidade que deixam de ser atendidos enfrentam algum problema de cadastro. Ou seja, o cliente passa os seus dados para a operadora para a qual deseja migrar, mas eles não batem com os dados armazenados na base da sua atual prestadora de serviço. Como há inconformidade nas informações, a solicitação acaba não sendo efetivada.
 
Na tentativa de minimizar isso, a Anatel começa a estudar ações. O coordenador do Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP), Luis Antonio Moura, reconhece que a taxa de erros cadastrais preocupa. “Estamos verificando o que pode ser feito”, diz ele. O próximo passo é se reunir com as operadoras para definir uma estratégia de ação.
 
Um executivo envolvido no processo reconhece que o problema recai sobretudo sobre o pré-pago. Como o serviço não envolve o pagamento de conta mensal, muitas operadoras simplesmente não se preocupam em obter todos os dados do cliente. Na avaliação desse executivo, o problema pode por em risco a efetividade da portabilidade, considerando que a base pré-paga responde por mais de 80% dos assinantes móveis do país. “Se você tiver que envolver o cliente para que ele providencie a correção do cadastro, a portabilidade perde a força”, defende.
 
O cronograma de implementação da portabilidade deve ser encerrado no dia 2 de março, com a oferta do serviço no DDD 11, de São Paulo. O volume alcançado até agora – 197 mil números portados - está muito abaixo da estimativa inicial com a qual trabalhava o mercado. A expectativa é de que a publicidade maciça do serviço desperte o interesse dos usuários. Por força do regulamento da Anatel, as empresas devem divulgar a portabilidade passados 60 dias do encerramento do cronograma de implementação, ou seja, a partir do início de maio.

---------------------------------------------

----- Original Message -----
From: josersp
To: rosahelio
Cc: Celld-group ; wirelessbr
Sent: Tuesday, February 10, 2009 5:35 PM
Subject: Re:Portabilidade Numérica (26) - Tema para debate: Por que está dando tão certo?

Caro Helio
Estou em falta com vocês sobre a Portabilidade.
Vou encontrar um tempo para detalhar os aspectos positivos de todo este processo, mas adianto que o sucesso se concentra na gestão que a ANATEL está realizando passo a passo de cada etapa. Certamente não posso esquecer da competências dos inúmeros profissionais no nível técnico das Empresas que estão fazendo um trabalho excelente e também da Entidade Administradora, função exercida pela ABR TELECOM.
Todo o projeto de implementação tem sido objeto de calorosas discussões, mas o grande destaque deve ser dado a efetiva participação da ANATEL.
Minha esperança é que esta semente se espalhe para outros projetos e atividades da Agência Reguladora.
sds Jose Roberto

------------------------------------

----- Original Message -----
From: Rubens Kuhl
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; josersp
Sent: Tuesday, February 10, 2009 4:48 PM
Subject: Re: [wireless.br] Portabilidade Numérica (26) - Tema para debate: Por que está dando tão certo?

> Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
> O "Serviço ComUnitário" acompanha o tema "Portabilidade Numérica" desde
> agosto de 2006.
>
> Temos aqui, creio, um excelente tema para debate: por que está dando tão
> certo?


Vale notar que a premissa de estar dando certa é baseada na taxa de reclamações, que de fato tem sido poucas. Um dos riscos apontados na implantação do processo foi o de fraude, e nem toda fraude gera resultado facilmente percebido. Aliás, o melhor cenário para os eventuais fraudadores é que o processo seja tão bem sucedido que ninguém se importe em fazer uma auditoria que os aponte... eu acredito que a portabilidade numérica seja um excelente instrumento de competição, mas que precisamos garantir sua continuidade verificando seus controles tanto por auditoria de processo quanto auditoria amostral das mudanças após algo como um ano de operação do sistema.
Rubens

-------------------------

----- Original Message -----
From: bruno@openline.com.br
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, February 11, 2009 4:24 PM
Subject: Re: [wireless.br] Portabilidade Numérica (26) - Tema para debate: Por que está dando tão certo?

--- Rubens Kuhl <rubensk@gmail.com> escreveu:
> > Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
> > O "Serviço ComUnitário" acompanha o tema "Portabilidade Numérica" d> esde
> > agosto de 2006.
> >
> > Temos aqui, creio, um excelente tema para debate: por que está dando t>
ão
> > certo?
>
> Vale notar que a premissa de estar dando certa é baseada na taxa de
> reclamações, que de fato tem sido poucas. Um dos riscos apontados na
> implantação do processo foi o de fraude, e nem toda fraude gera
> resultado facilmente percebido.


Sobre a portabilidade, eu tenho duas coisas a comentar sobre o tal "sucesso":

1) como usuário, não consegui passar pela incompetência da OI (nem com chamado aberto na Anatel, aliás abrir chamado na agência serve pra alguma coisa?) e acabei comprando um novo número e cancelando mesmo o antigo (da CLARO!) - e olhe que fiquei com o antigo 3 meses esperando a portabilidade chegar :~(

2) além da portabilidade, a liberação de numeração para SCM faria muito, mas muito mais efeito na competição que "apenas" a portabilidade. Ou forçar o settlement-free entre as operadoras, como já citei antes aqui no bloco a respeito de ser mais barato ter 3 celulares pré-pagos para ligar para as 3 operadoras do que ter um só e ligar para fora...

O silêncio da mídia é de se estranhar mesmo. Mais competição significa (em tese) mais verba publicitária na mídia...
[]s, !3runo Cabral

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO