BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/01/09

• WiMAX no e-Thesis e na mídia: Período de 16 a 31 Dez 2008

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Jana de Paula
Sent: Sunday, January 11, 2009 6:20 PM
Subject: WiMAX no e-Thesis e na mídia: Período de 16 a 31 Dez 2008
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O "Serviço ComUnitário" continua resgatando as notícias recentes (dezembro 2008) sobre WiMAX, ainda não veiculadas em nossos fóruns, para registro no BLOCO.
Muita informação!
Vale conferir!  :-)

Para os recém-chegados, com votos de boas-vindas, o último "resumão" está aqui:  :-)
Resumo "WiMAX" - Informações básicas e "fontes de consulta"

Boa leitura!
Ótimo 2009!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
----------------------

WiMAX na mídia - Semana de 08 a 15 de Dezembro


[18/12/08]   Irá o modem da Sprint salvar o WiMAX móvel? por e-Thesis

A Sprint lançou ontem um modem dual-mode para operar na sua rede 3G e na rede de banda larga sem fio em WiMAX da New Clearwire. Isto permitirá a usuários móveis escolher entre as velocidades de 1,5Mbps de 3 ou de cerca de 3 Mbps, onde o WiMAX estiver disponível nos Estados Unidos. A Sprint, terceira maior operadora móvel daquele país, pretende rejuvenescer sua presença no negócio de mobilidade ao tornar-se a primeira carrier a suportar tecnologias de 3G e WiMAX num mesmo dispositivo.

"Estes primeiros dispositivos permitirão aos nossos assinantes acessar internet onde estiverem com aumento de velocidade e capacidade, além da cobertura nacional de nossa rede 3G através do país", disse Dan Hesse, CEO da Sprint, em comunicado.

Mas, esta primeira suposta vantagem pode ser bem pequena e vem tarde da parte da Sprint porque o mercado alvo de modems de banda larga móvel é pequeno e a LTE, a tecnologia que compete com o WiMAX, desponta no horizonte, como analisou o especialista Shahid Khan, parceiro sênior da IBB Consulting: "Quem se interessa por este modem é da área corporativa, para quem a cobertura é mais importante que a velocidade, e tanto Verizon e AT&T tem cobertura nacional, disse Khan. Para ele, usuários corporativos estão mais interessados no acesso a e-mail do em serviços debanda larga como games e vídeos. Assim, as altas velocidades disponíveis em WiMAX não devem dar a tração que a Sprint almeja, acredita o analista.

Ao se fundir com a Clearwire, antes sua maior rival, no negócio de WiMAX, a Sprint precisa se mover rapidamente para cumprir um papel de sustentabilidade do mercado móvel para que ele não seja fortemente prejudicado, quando AT&T e Verizon concluírem o rollout de suas redes LTE.
Ler mais...

------------------------

[18/12/08]   Telefones móveis antes dos 12 anos, não! por e-Thesis

No momento em que se preparam as listas de presentes para o Natal, a cidade francesa de Lyon e várias associações de consumo e defesa do meio ambiente da França apelam para a vigilância do público contra o uso indiscriminado das ondas eletromagnéticas. Como no ano passado, com a aproximação das festas de fim de amo, uma dúzia de associações, lideradas pela "Agir pelo meio ambiente" e a "Priartem", lançam uma campanha de sensibilização contra os prejuízos das ondas e acusa o governo de inação.

Intitulado "Portáteis, antenas, Wi-Fi. Um novo TcherMobile?", numa alusão à contaminação nuclear da cidade russa de Chernobyl, a campanha pretende denunciar os riscos potenciais ligados às ondas eletromagnéticas. As associações também imprimiram 150 mil fascículos e cartas postais que serão enviados em sinal de protesto aos Ministérios da Ecologia, Saúde e Educação.

As associações reivindicam aplicação sistemática do princípio de precaução no domínio das ondas eletromagnéticas, em uso seja por celulares, dispositivos Wi-Fi, WiMAX ou antenas. Já a campanha de Lyon, trata especificamente dos celulares e lista seus riscos sobre as crianças. Assim, a prefeitura distribuiu cartazes pela cidade com os dizeres: "O celular antes de 12 anos: Não!".

De fato, 2,5 milhões de celulares são vendidos em média na época do Natal. No ano passado, os fabricantes se mostraram particularmente agressivos ao focalizar o público das crianças mais jovens e a reação da ministra da Saúde da França, Roselyne Bachelot, foi imediata. Em 2 de janeiro deste ano, o governo lançou comunicado oficial sobre os perigos dos telefones móveis nas crianças com menos de 12 anos.
Ler mais...

-------------------------------------

[15/12/08]    MMDS apostam no WiMAX para ofertas convergentes por Signals Telecom Consulting
 
As provedoras de MMDS (Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal) apostam no WiMAX para suas ofertas de serviços convergentes. Estas operadoras sã licenciadas da banda dos 2,5GHz que detém, hoje, 20% das implementações de WiMAX na América Latina, contra 72% das implementações em 3,5GHz. A estimativa é que o total das conexões em banda larga na América Latina cresça 45% nos próximos cinco anos, abocanhando 5% do total das conexões em 2013.
Segundo a Signals Telecom Consulting, as MMDS perderam terreno como opçao na oferta de TV paga porque os operadores do segmento, em geral, decidiram por não digitalizar suas redes de modo a aumentar o número de canais oferecidos.
"O modelo das MMDS que ainda sobrevive - principalmente no Brasil e no México - oferece uma dúzia de canais analógicos para complementar sua oferta de TV aberta para os segmentos de usuários de baixa renda. O resto do espectro é utilizado para oferta de serviços sem fio. Em função do potencial do WiMAX, alguns governos na região analisam a revisão das licenças de TV paga via MMDS devido ao pobre posicionamento desta tecnologia, quase extinta com a chegada do DTH nos anos 90", avalia Carlos Blanco, diretor de Pesquisa de Mercado da Signals e autor do estudo "Analysis of the WiMAX Business Model in Latin America: Opportunities and Challenges" . Este reltório da Signals faz projeções para os próximos cinco anos de estatístics como total de receita e número de conexões WiMAX nos sete maiores mercados da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.   [Ver gráfico]
Uma das questões abordadas pelo relatório é a análise dos impedimentos regulatórios que o WiMAX enfrenta na América latina e que podem adiar o lançamento de redes com a tecnologia. Um dos fatos constatatos é que, apesar do grande potencial de velocidade reivindicado pela tecnologia, atualmente 57% da oferta de conexão via WiMAX na região latino-americana tem velocidade inferior a 1 Mbps.
Ler mais...

----------------------------------

[15/12/08]   10 milhões de dispositivos WiMAX em 2010 por In-Stat

No caso de dispositivos portáteis e móveis, a maior parte das primeiras entregas de WiMAX virá sob a forma laptops para clientes externos e PCs móveis embutidos. De acordo com novo relatório do In-Stat, Devices Take Center Stage: 2008 Global Outlook for WiMAX Devices", o crescimento nos dois segmentos será beneficiado pelos custos menores em comparação com a tecnologia de celular, e, em alguns casos, pela carência de contratos de serviços. Os novos dispositivos devem atrair tanto assinantes de contratos mensais como os de pagamento por sessão. A previsão é que até 2010 sejam entreguem 10 milhões de dispositivos WiMAX

"O WiMAX crescerá em função da demanda por reuniões virtuais e oferecerá uma alternativa de menor custo aos serviços existentes", disse Daryl Schoolar, analista do In-Stat. Segundo ele, haverá classes diferentes de controle dos dispositivos da parte da operadora. E apesar de muitos defenderem a idéia de que o WiMAX seguirá a tendência dos serviços Wi-Fi, muitos dos dispositivos do WiMAX não seguirão este modelo de propriedade e controle plenos.
Ler mais...

----------------------------------------

WiMAX na mídia - Semana de 08 a 15 de Dezembro

Fonte: i-Gov
[29/12/08]   Indonésia prepara rede de WiMAX

O Governo da Indonésia está a ponderar implementar uma rede baseada em WiMAX no próximo ano, com o objectivo de melhorar o acesso à Internet em todo o país.
A informação foi avançada ao Jakarta Post por um especialista ligado a um organismo oficial do Governo indonésio, que revelou que já está a ser testada uma frequência de 2.3 GHz da tecnologia. Segundo Engkos Koswara, o executivo prevê que a rede esteja implementada em 2009.
O conselheiro afirmou ainda que esta medida tem como objectivo melhorar o acesso à Internet de banda larga no país, que tem ficado bastante para trás na maior parte dos rankings relativos ao Sudeste asiático.

----------------------------

Fonte: IP Jornal
[26/12/08]   Novidades Intel na CES NULLSH.com Jornal de Noticias Interessantes!
A Intel levantou um pouco o véu sobre os seus planos para a edição de 2009 da CES, a famosa feira de informática que se realiza anualmente. Algumas das coqueluches que vão estar em exposição são os sistemas baseados em Centrino 2 e ainda os processadores Atom para dispositivos portáteis. O WiMAX vai estar também na ordem do dia, sendo reveladas as capacidades dos processadores Core i7.

-------------------------

Fonte: O Barriga Verde
[20/12/08] Chega ao mercado o primeiro modem 4G

Ele poderá oferecer velocidades de download de até 4 megabytes por segundo
A empresa estrangeira de telecomunicações Sprint está apostando alto na tecnologia WiMAX, um dos próximos passos da conexão Wi-Fo.
Apesar de não viver um bom momento financeiro, a companhia anunciou o lançamento do primeiro modem que trabalha tanto na banda 3G mundial, quanto na banda 4G, disponível na rede WiMAX. Se for utilizado no primeiro caso, o modem poderá ser conectado à porta USB do computador, enquanto na segunda opção ele poderá oferecer velocidades de download de até 4 megabytes por segundo.
A tecnologia 4G ainda está no estágio conceitual, mas é possível determinar que sua principal característica será a convergência de serviços disponíveis até então na banda larga fixa.
O dispositivo lançado pela Sprint estará nas lojas dos EUA a partir de 21 de dezembro e deverá custar US$ 149.99, com um contrato de fidelidade por dois anos. A jogada da Sprint: a rede WiMAX está disponível, hoje, apenas em Baltimore, EUA.
Com informações da revista PC MAgazine

-----------------------------------

Fonte: WNews
]18/12/08] Em 2010, serão vendidos dez milhões de dispositivos WiMAX

São Paulo, 17 de dezembro de 2008 - De acordo com uma pesquisa realizada pelo InStat, o mercado de dispositivos WiMAX deve crescer ao longo dos próximos anos, chegando à marca de dez milhões de unidades comercializadas em 2010.

Na visão do instituto, nesses primeiros anos de disseminação da tecnologia, tanto os adaptadores externos quanto aqueles embutidos em notebooks e desktops terão igual importância no desenvolvimento do mercado.

Os principais atrativos, segundo o InStat, devem ser o custo mais acessível que das redes de dados oferecidas pelas operadoras celulares e, em alguns casos, o fato de não ser necessária a contratação de um provedor de serviços.

Mesmo assim, o analista Daryl Schoolar lembra que existirão níveis diversos de controle e que não necessariamente o WiMAX terá o mesmo modelo de utilização que o Wi-Fi.

Entre os principais desafios a serem enfrentados pelo WiMAX no mundo, a consultoria aponta o desenvolvimento dos serviços de terceira geração, a chegada da tecnologia LTE (Long Term Evolution) e, claro, a recessão mundial. No Brasil, o imbróglio regulatório envolvendo as licenças para operação da tecnologia vêm impedindo a popularização do WiMAX.

--------------------------------------------------------

Fonte: AVOL
[17/12/08] Governador assina ordem de serviço para Cinturão Digital

O governador Cid Gomes assina nesta quarta (17), às 11h30min, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - Etice (Av. Pontes Vieira, 220), a Ordem de Serviços para fornecimento e instalação da rota óptica do projeto Cinturão Digital. A obra, que deve ter início ainda em dezembro, prevê a universalização da banda larga no Estado do Ceará.

Com a implantação do projeto Cinturão Digital, o Ceará dará um salto expressivo, pois ao final do projeto 82% da área urbana do Ceará terá acesso a serviços digitais em alta velocidade. Para se ter idéia do que isso representa, atualmente 4% da área urbana cearense dispõe de Internet em uma velocidade razoável, enquanto o índice nacional é de 11%. Isso garantirá, a possibilidade de promover a inclusão digital de grande parte da população cearense, além da redução dos gastos públicos.

O custo total para a implantação do Cinturão Digital será de R$ 55 milhões, sendo R$ 50 milhões para a construção da infra-estrutura da Rede e o restante para aquisição de equipamentos e instalação das antenas Wimax. A alta velocidade do acesso disponibilizará à população cearense não só o acesso à internet, mas também outros serviços de suma importância para o desenvolvimento tecnológico do Estado, tais como: videoconferência, educação à distância, telessaúde, telefonia celular, telefonia IP (Skype) e TV Digital.

O projeto Telessaúde, a ser implantado nos hospitais pólos do interior, permitirá a realização de diagnóstico, exames e cirurgia à distância, evitando o deslocamento do paciente à Fortaleza. Outros projetos do Governo que também serão beneficiados pelo Cinturão é o Dragão Digital, que visa a atração de empresas de base tecnológica; e o E-Jovem, criado para incluir jovens egressos do ensino médio no mundo da informática.
Mais iniciativas que deverão ser utilizadas pela infra-estrutura do Cinturão: a digitalização da TVC, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico (Parque Tecnológico), a automatização de postos da secretaria da fazenda (Sefaz), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal, e muitos outros. Vale mencionar, ainda que a banda larga tem grande poder de atração de novas empresas de base tecnológicas, notadamente no interior do Estado, onde o ambiente de negócios será fortalecido.
Através da integração do Cinturão Digital à rede metropolitana GigaFor, já existente em Fortaleza, será possível a instalação das 250 câmeras de vigilância eletrônica na capital, pois a infra-estrutura digital garante o suporte tecnológico para o monitoramento da rede de vigilância por 24 horas.

A infra-estrutura do Cinturão Digital se dá através da criação de um anel de fibras ópticas, que ligará as cidades de Fortaleza, Milagres, Tauá e Sobral. A Rede utilizará a infra-estrutura de distribuição de alta tensão da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em uma extensão de 3 mil quilômetros. A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras ópticas.

Para que os serviços digitais disponibilizados via Cinturão Digital chegue às residências, a complementação da distribuição de dados será feita por meio da tecnologia Wimax. Wimax é uma rede sem fio cuja capacidade de transmissão de dados ultrapassa 100 mbps (megabites por segundo), atingindo um raio entre 20 e 30 quilômetros. Em termos comparativos, todos os órgãos do governo estadual, hoje, compartilham conexões de até 16 mbps, portanto tecnologia ideal para que os dados fluam.
A manutenção dessa infra-estrutura será efetuada pelas empresas interessadas em prover serviços por essa rede, garantindo assim sua continuidade. Porém o custo da prestação do serviço não deve ser repassado ao usuário final, visto que a intenção do Governo é promover a inclusão digital de todo o Ceará. Para isso, a métrica a ser utilizada pelo Estado para verificação do sucesso do projeto será o maior número de pessoas conectadas à Rede banda larga, ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado.
Assessoria de Imprensa da Etice
Helenira Cartaxo (helenira@etice.ce.gov.br/ 3101.6607)

------------------------------------------------------

Fonte: Plantão INFO
[17/12/08] Nextel fabricará modem dual-mode para WiMax

NOVA YORK - A Sprint Nextel oferecerá um modem que funcione tanto na sua rede móvel quanto na rede WiMax que a Clearwire Corp está ampliando nos EUA.

De acordo com a Sprint, que controla 51% da Clearwire, o novo modem chegará ao mercado no dia 21 de dezembro e custará 149,99 dólares, após desconto para clientes que assinarem um contrato de dois anos.
Os serviços da marca Sprint já utilizam a rede WiMax da Clearwire. Mas desde que as conexões WiMax estão disponíveis apenas na região de Baltimore, os usuários que pagam pelo Sprint WiMax precisam de um dispositivo extra para alcançarem a própria rede da Sprint, que é baseada em tecnologia EV-DO.

---------------------------

Fonte: Fator
[17/12/08] Brightstar se associa à Gamacom para levar WiMAX às áreas rurais do Peru

Brightstar fornecerá sistemas RedMAX WiMAX da Redline para melhorar serviços de banda larga no Peru Central.

Miami -- A Brightstar Corp. e a Gamacom, operadora de telecomunicações sediada em Lima, Peru, anunciaram hoje que foi concedido um contrato à Brightstar para fornecer sistemas RedMAX WiMAX da Redline para implantação no Peru Central. Essa parceria possibilitará a Gamacom a oferecer internet, voz sobre IP (VoIP), serviços de vídeo e dados aos seus assinantes rurais no início de dezembro de 2008.

Carlos Vizcarra Coz, Presidente da Gamacom disse, "Foi concedido à Brightstar, empresa distribuidora de tecnologia Redline WiMAX, o contrato para oferecer sistema WiMAX à Gamacom como resultado do compromisso de ambas as empresas com a interoperabilidade WiMAX. Além disso, a significativa presença local da Brightstar, e também as suas capacidades de alcance mundial e distribuição extensa foram fatores importantes na nossa decisão".

O governo peruano financiará 70 por cento do projeto através do fundo FITEL, o fundo de investimento em telecomunicações nacional do Peru, que dedica uma porcentagem dos seus rendimentos às empresas de telecomunicações do país para desenvolverem sistemas de comunicações em regiões rurais. O investimento total para o projeto inicial será de aproximadamente US$450.000,00.

Com uma população estimada de mais de 29 milhões de habitantes, o Peru tem uma penetração de acesso à Internet de aproximadamente 26 por cento da sua população, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU). Trazendo a tecnologia WiMAX para o Peru, a Gamacom e a Brightstar ajudarão a aumentar a conectividade banda larga sem fio de alta velocidade através do país.

Perfil da Brightstar - A Brightstar Corp. é uma empresa líder mundial na distribuição personalizada e no fornecimento de soluções em cadeia para a indústria sem fio. Sediada em Miami, Flórida, a Brightstar atua nas vendas, distribuição e fabricação de recursos em 50 países em seis continentes, dando a ela o maior alcance mundial para seus clientes.

A Brighstar foi nomeada Empresa de Crescimento Mundial pelo Fórum Econômico Mundial, uma lista exclusiva de 142 empresas reconhecidas por serem negócios de grande e rápido crescimento, com liderança executiva excepcional, e que estão definindo suas respectivas indústrias. A empresa fornece soluções a mais de 30.000 operadoras de rede, MVNOs, varejistas, revendedores e agentes independentes ao redor do mundo, e também representa os fabricantes sem fio líderes mundiais. A empresa superou US$4,8 bilhões em rendimentos brutos em 2007. Site www.brighstarcorp.com .

-----------------------------------------------------------

Fonte: Decison Report
[17/12/08] Alcatel-Lucent prevê economia de 750 milhões de euros

A fabricante Alcatel-Lucent vai cortar despesas para gerar uma economia de 750 milhões de euros até quarto trimestre de 2009 em taxa cambial constante, sendo aproximadamente um terço com custo de mercadorias e dois terços com pesquisa e desenvolvimento e custo das operações. A estratégia da companhia, além do corte de despesas em áreas redundantes, é oferecer um modelo sustentável ao mercado que combina o ambiente de rede seguro com as ferramentas colaborativas da Web.

Para isso, a companhia concentrará o foco em três segmentos: provedores de serviço, empresas e verticais selecionados em quatro principais áreas IP, óptica, banda larga fixa e móvel, e capacitação de aplicativos. Também vai participar da consolidação da indústria, a fim de reduzir os gastos com WiMAX, CPE, núcleo clássico, portfólio de rede de próxima geração fixa baseada em não-IMS e alguns aplicativos legados.

Outra medida prevista é simplificar o grupo de produtos Carrier de seis para quatro divisões, completando o programa de racionalização de plataformas de W-CDMA e NGN, assim como a consolidação dos centros mundiais de pesquisa e desenvolvimento.

Como parte dessas iniciativas, a Alcatel-Lucent pretende reduzir em aproximadamente mil o número de gerentes e em cinco mil o número de temporários. A companhia também irá concluir as iniciativas de reestruturação em andamento, bem como buscar economias com imóveis, funções de suporte e gastos discricionários.

Para o ano de 2009, a Alcatel-Lucent espera uma queda entre 8% a 12%, em taxa cambial constante, no mercado de equipamentos de telecomunicação e respectivos serviços, mantendo sua participação no mercado estável. Como resultado da queda esperada no volume e visto que o aprimoramento da margem bruta só irá se materializar perto do final do ano, a previsão inicial da companhia é chegar a um lucro operacional ajustado próximo ao ponto de equilíbrio em 2009.

Em 2010, com o conjunto de medidas descrito acima, a Alcatel-Lucent pretende chegar a uma margem bruta na faixa entre trinta e quarenta e em uma margem operacional oscilando na faixa de meio dígito.   


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO