BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/01/09

• "História do WiMAX" na ComUnidade (1) - "Primeira referência" (2003)

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Jana de Paula
Sent: Sunday, January 11, 2009 7:34 PM
Subject: "História do WiMAX" na ComUnidade (1) - "Primeira referência"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Todos já ouviram ou leram algo parecido com "Triste do povo que não preserva sua história".
Essa tristeza não atinge o "povo" da ComUnidade...  :-)
 
01.
Há alguns dias um participante me perguntou em "pvt":

(...) Com tantas tecnologias por aí, por que esta enorme atenção dada ao WiMAX? (...)
 
Claro, a pergunta tem fundamento... haja "agito" sobre o WiMAX!  :-)
 

Na realidade, gostaríamos que todas as tecnologias tivessem a mesma ênfase em nossos fóruns mas isso não depende dos Coordenadores e/ou Moderadores mas da colaboração dos participantes.

No caso do WiMAX, o que ocorreu foi uma "conjunção" de participantes que, ao longo do tempo, demonstraram interesse especial pelo WiMAX e simplesmente todos aproveitamos as oportunidades para dar sequência à divulgação: simples assim...  :-))

A história do WiMAX na ComUnidade possui momentos significativos em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008:
- 2003: Primeira referência ao WiMAX em nossos Grupos;
- 2004: Criação da "Revista do WiMAX", no âmbito da ComUnidade, capitaneada pelo então participante e consultor Eduardo Prado.
- 2006: Primeiro "WiMAX de Março" com a parceria entre o então Thesis (leia-se Jana de Paula) e Eduardo Prado.
- 2007: Segundo "WiMAX de Março" sob coordenação e execução "solo" de Jana de Paula.
- 2008: Terceiro "WiMAX de Março" sob coordenação e execução de Jana de Paula

02.
Numa pesquisa retroativa, encontramos a primeira referência (salvo engano) ao WiMAX no dia 09 de abril de 2003 pelo participante Courtnay Guimarães Jr. que postou uma mensagem no Celld-group com esta notícia:

 
(...) Fornecedores criam empresa para incentivar novo padrão wireless 
-- 09/04/2003 --
WiMAx quer concentrar ações no lançamento de equipamentos baseados no protocolo 802.16, voltado a redes metropolitanas
Uma série de fornecedoras de equipamentos de comunicação acabam de anunciar a formação de uma corporação sem fins lucrativos chamada WiMAX, cujo objetivo principal será incentivar o desenvolvimento do novo protocolo de transmissão sem fio 802.16. Entre as empresas que fazem parte da iniciativa estão Nokia, Intel, Fujitsu, Proxim e Wi-LAN.
De acordo com as empresas, o grupo concentrará seus esforços na aceleração do lançamento dos equipamentos baseados nesse novo padrão wireless. O sistema, que opera nas freqüências entre 2 GHz e 11 GHz, é uma tecnologia para redes metropolitanas wireless, que deverá ser usado para conectar os hotspots 802.11 à internet e prover extensão da conectividade de última milha em banda larga por meio de cabo ou DSL.
O 802.16 oferece até 31 milhas de alcance linear e permite o acesso à rede sem a necessidade de um sinal direto entre o receptor e a antena, oferecendo transmissão de dados em velocidades de até 70 Mbps. "Com o 802.16, os provedores de serviços de internet wireless aumentarão a performance e a confiabilidade de seus serviços ao mesmo tempo em que reduzem seus custos com equipamentos e os riscos ligados ao investimento", afirma Margaret LaBrecque, presidente da WiMAX.
Dentro dos planos da companhia para o próximo ano está o desenvolvimento de planos de testes de conformidade, seleção de laboratórios de certificação e realização de encontros entre fornecedores para discutir questões de interoperabilidade. Além disso, o grupo irá trabalhar com o ETSI (European Telecommunications Standards Institute) para desenvolvimento do HYPERMAN, padrão europeu para redes wireless metropolitanas de banda larga. (...)

No dia seguinte , 10/Abr/03, foi feita a primeira referência no Celld-group pelo participante Mário Lúcio Mathias da Silva que postou uma mensagem com esta outra notícia do dia anterior:

Intel cria padrão mais veloz que o Wi-Fi
09/04/2003, 11h17
A Intel mundial, em parceria com outras empresas de tecnologia, criou um novo padrão de rede local wireless semelhante ao Wi-Fi (802.11), só que mais veloz e com um raio de cobertura maior. A tecnologia chamada 802.16 já está sendo testada nos Estados Unidos em 15 residências e em um hot spot no aeroporto de Hillsboro, no estado de Oregon. "Conseguimos um alcance de 30 km nos testes, mas a idéia é chegar a 50 km de cobertura e uma velocidade de 50 Mbps (no padrão 802.11 a velocidade alcançada é de 11 Mbps)", explica o gerente de tecnologia da Intel Brasil, Max Leite.
O objetivo, segundo o executivo, não é substituir as redes Wi-Fi existentes com o novo padrão, mas criar redes complementares em locais que precisam de maior banda ou em regiões de difícil acesso, onde é caro instalar um rede celular de alta velocidade. "Como não precisa de visada (antenas transmissora e receptora apontadas uma para outra), pode ser instalado em qualquer região, independentemente da geografia do local. Além disso é mais barata que uma rede celular ou WLL", afirma Leite.
Ele calcula que um ponto de acesso com abrangência de 50 km com o padrão 802.16 poderia atender cerca de mil residências a um custo de US$ 50 mil. A previsão é de que a tecnologia esteja disponível comercialmente em dois ou três anos. As empresas envolvidas no projeto criaram um grupo chamado WiMax para desenvolver novos produtos e serviços dentro desse prazo.
 
Alguns dias depois, em 22/Abr/03, aproveitamos a oportunidade e criamos uma Seção WiMAX no site WirelessBR.
A mensagem está transcrita mais abaixo.
 
03.
Na próxima mensagem vamos resgatar o segundo momento importante que foi a criação em 12/Out/04 do website "Revista do WiMAX" de Eduardo Prado, com endereço no domínio da ComUnidade.
Mais tarde o Eduardo Prado afastou-se dos Grupos por motivos profissionais e este website foi descontinuado para dar espaço à nova Revista de WiMAX criada por ele em domínio próprio.
 
04.
O terceiro momento na história do WiMAX na ComUnidade foi o "primeiro WiMAX de março" quando conhecemos o então "Thesis" e a nossa Jana de Paula.
O anúncio deste evento foi numa mensagem de 28/Fev/06 e a atividade foi uma parceria do Eduardo Prado como o Thesis (com Jana de Paula como Diretora de Conteúdo)
 
05.
O quarto e decisivo momento foi o "evento de março" de 2007 quando Jana de Paula assumiu pessoalmente a coordenação da atividade e resolveu prosseguir o acompanhamento da tecnologia com boletins semanais, divulgados em nossos Grupos.
 
06.
Deu no que deu... ou no que está dando...  :-))
 
Boa leitura!
Ótimo 2009!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------

Primeiras referências ao WIMAX na ComUnidade (Como a mensagem é muito antiga alguns links podem ter sido descontinuados)
 
 
Mensagem nº 4766 de 22 Abril de 2003 do Grupo WirelessBR
 
Olá, ComUnidade WirelessBrasil!  
Helio Rosa escrevendo.

Este é um convite "geral", principalmente para os participantes recém-chegados.

Vamos, em conjunto,  criar uma nova Seção no Giga Site WirelessBR ?

Todos já sabem que temos uma equipe "pensando" o Giga Site e a ComUnidade, nos bastidores.
Esta equipe está apelidada de "Conselho".  :-)
Em breve, teremos novidades em termos de estrutura e visual.

Enquanto isso, vamos atualizar  e enxugar" o Giga Site e deixar seu conteúdo pronto para os novos tempos?
Quando surge um novo assunto, uma nova tecnologia, uma nova associação, colecionamos e "filtramos" os links para facilitar a busca pelos interessados.

Um site de busca como o Google sempre apresenta um pouco de "trigo" e muito, muito "joio"!!!.  :-)

Uma Seção pretende apresentar os artigos e notícias mais representativos e que permitam uma rápida e efetiva ambientação por parte dos leitores.
Mais tarde, na sua "maturidade", deve apresentar "TUDO" relevante sobre o tema!!!!  :-)
A ênfase é para artigos brasileiros ou em português, mas "tudo é lucro"!
 
A "Apresentação" é um item importante e sempre precisamos de ajuda, convocando os "resumistas " de plantão. :-)
Com o tempo, a Seção pode se consolidar, ser absorvida por outra ou se extinguir. Tudo muito flexível e descontraído! :-)
 
Cada Seção precisa de um Coordenador voluntário. Sua atuação mais simples - mas muito importante e efetiva - é "ficar de olho" nas novidades e enviar as atualizações por e-mail. Pretende-se que o Coordenador considere sua Seção como um mini-site pessoal, de sua "propriedade". Pode e deve agir com autonomia: decidindo o que publicar, escrevendo artigos e comentários e convidando novos colaboradores.
 
Numa mensagem anterior citamos um novo fórum chamado WiMAX (sigla para World Interoperability for Microwave Access) que visa disseminar o padrão de redes locais IEEE 802.16.
Mas foi o  Mário Lúcio Mathias da Silva (mario.silva@telemigcelular.com.br) que postou um mensagem transcrevendo uma notícia sobre o assunto em 10/04 (mensagem 3380 no arquivo do Cellg-group) e desencadeou este processo. Obrigado, Mário!  Valeu!
 
Sem mais delongas, apresento abaixo o  protótipo da Seção, já com um conteúdo inicial, coletado aqui mesmo no fórum da ComUnidade e em alguns "pvts"  (Muito obrigado!).
Vale conferir e criar novas sinapses!!!
A Seção ainda não está publicada.
Vamos ajudar sugerindo novos links?
Alguém já trabalhando ou estudando o assunto?
Comentários sobre o conteúdo inicial?
Mais comparações com a Wi Fi IEEE 802.11b?  E com o resto da "família"?
Quando chega por aqui?
Opiniões pessoais se vai "emplacar"? 
Espero que todos tenham entendido o "espírito da coisa", digo, desta Seção.  :-)
Vamos lá?
(Abaixo, o  protótipo da Seção).

Obrigado a todos.
Um abraço cordial
Nossa ComUnidade WirelessBrasil é o ecossistema virtual formado pelos  Grupos de Debates Wirelessbr, Celld-group e pelos sites Teleco e WirelessBR, este criado e mantido pelos participantes dos Grupos. Nosso objetivo primordial é compartilhar gratuitamente informações e conhecimento na  área das telecomunicações - tecnologias, serviços e produtos.
Neste ambiente interagimos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!
Estamos solidários e ajudando na colocação/recolocação de nossos profissionais. Participem! Confiram os nomes e currículos.
 

 

SEÇÃO:

WiMAX

World Interoperability for Microwave Access

Redes Metropolitanas com o padrão IEEE 802.16


CONTEÚDO DESTA SEÇÃO: 

APRESENTAÇÃO

(Enquanto não temos um texto de Apresentação, a notícia abaixo serve como tal)

Link original: http://worldtelecom.idg.com.br/wt/tecnologia/2003/04/0008  Visite!
Depois da rede Wi-Fi, vem aí o WiMAX

Quinta, 10 de abril de 2003 - 12h04 
PC World 
Que tal acessar a Internet em alta velocidade, em qualquer ponto da cidade, usando apenas a placa de rede sem fio presente no notebook ou no PC e aposentando de vez o modem? Para resolver de vez esta questão, fabricantes de componentes de rede e de equipamentos de tecnologia se uniram para o aprimoramento do padrão 802.16 em um fórum denominado WiMAX. O anúncio oficial do lançamento da WiMAX foi feito nesta terça-feira (08/04).
A WiMAX pretende fazer pelo padrão 802.16 o mesmo que a Aliança Wi-Fi fez pelas redes sem fio padrão 802.11 - testar a tecnologia, certificar laboratórios e garantir que os equipamentos de diversos fabricantes sejam compatíveis para depois disseminar o uso do padrão mundo afora. 
As redes padrão 802.11, porém, são restritas a pontos de acesso sem fio, como empresas, cafés, hotéis e aeroportos. A nova 802.16 terá uma área muito maior de cobertura, chegando a 50 quilômetros de alcance, criando redes metropolitanas sem fio. Como as tecnologias 802.11 e 802.16 são complementares, não há necessidade de troca de tecnologia no computador. 
O padrão 802.16 usa frequências de 2 GHz a 11 GHz para criação das redes metropolitanas (conhecidas como MAN, em inglês) sem fio e funciona como uma extensão de tecnologias de acesso à Internet em banda larga, como Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) ou cabo. 
Basta conectar o cabo ADSL, por exemplo, a um transmissor 802.16 para que ele envie o sinal para todos os equipamentos compatíveis com o padrão 802.11 a uma velocidade de transmissão de dados a até 70 Mbps. "Um único ponto com uma conexão de alta velocidade poderia dar acesso à Internet em banda larga para até 1.000 residências em uma única área. É uma evolução do Wi-Fi ", explica Max Leite, gerente de produto da Intel, uma das empresas que participam do fórum WiMAX. Ele acrescenta que uma única estação 802.16 poderia também prover acesso à Web para mais de 60 companhias em alta velocidade. 
A Intel já comanda um teste real da rede sem fio de longo alcance em seu escritório na cidade de Hillsboro, no estado de Oregon, nos EUA. Com uma "fazenda de antenas" no topo do edifício, o sinal cobre aproximadamente 30 quilômetros e fornece acesso wireless para o aeroporto da cidade, que fica a mais de 1 km de distância do edifício da Intel, e para 15 residências na vizinhança. 
Segundo Leite, a tecnologia deve ser produzida em larga escala e chegar ao público final em dois ou três anos, com custos mais baixos. A meta inicial é aumentar o alcance da tecnologia 802.11 e levar o acesso em alta velocidade a locais sem infra-estrutura, como áreas rurais, por exemplo. 
[ Por Henrique Martin ]
 


ARTIGOS E SITES EM PORTUGUÊS

EM CONSTRUÇÃO
 

(Prezado leitor! Colabore informando novos links!)


ARTIGOS E SITES ESTRANGEIROS

Site WiMax Forum (http://wimaxforum.org/Visite!

Group Expanded to Promote New Wireless Broadband Technology Standard
WiMAX to test and certify IEEE* 802.16 wireless network equipment
(
http://wimaxforum.org/news/announcement.asp?id=8

SAN JOSE, Calif., April 8, 2003 – Leading communications component and equipment companies have joined a non-profit corporation, WiMAX, to help promote and certify the compatibility and interoperability of broadband wireless access equipment. WiMAX’s current members now include Airspan Networks, Alvarion Ltd., Aperto Networks, Ensemble Communications Inc., Fujitsu Microelectronics America, Intel Corporation, Nokia, OFDM Forum, Proxim Corporation and Wi-LAN Inc.
The group’s efforts will help accelerate the introduction of wireless broadband equipment into the marketplace that adheres to the Institute for Electrical and Electronics Engineers (IEEE*) 802.16 technical standard, speeding up last-mile broadband deployment worldwide.
The 802.16 standard, which the IEEE modified this January in its 802.16a amendment covering the 2 GHz to 11 GHz frequencies, is a wireless metropolitan area network technology that will connect 802.11 hot spots to the Internet and provide a wireless extension to cable and DSL for last mile broadband access. It provides up to 31 miles of linear service area range and allows users to get broadband connectivity without needing a direct line of sight to the base station. The wireless broadband technology also provides shared data rates up to 70 Mbps, which is enough bandwidth to simultaneously support more than 60 businesses with T1-type connectivity and hundreds of homes with DSL-type connectivity using a single sector of a base station. A typical base station has up to six sectors.
“Wireless Internet service providers are deploying wireless broadband access in more than 2,500 underserved markets in the United States by using proprietary technology solutions,” said Margaret LaBrecque, WiMAX president. “By employing 802.16 solutions, these service providers will increase system performance and reliability while lowering their equipment costs and investment risks.”
Today, a local service provider could take up to three months or more to provision a T1 network line for a business customer, if the service is not currently available in the business’ building. With 802.16 wireless broadband technologies, the same service provider could provision the same speed of network access as the wired broadband solution in a matter of days and at a fraction of the cost. With this capability, a service provider could offer “on demand” high-speed connectivity for events, such as trade shows, with hundreds or thousands of 802.11 hot spot users, or nomadic businesses, such as construction sites, that have sporadic broadband connectivity needs.
During the next year, WiMAX will develop conformance test plans, select certification labs and host interoperability events for 802.16 equipment vendors. The group also will work with the European Telecommunications Standards Institute (ETSI) to develop test plans for HIPERMAN*, the European broadband wireless metropolitan area access standard.
“Standards are critical, but a standard by itself is not enough to enable mass adoption,” said Roger Marks, the IEEE 802.16 chairman. “WiMAX has stepped forward to help solve barriers to adoption, such as demonstrable interoperability and cost of deployment.”
WiMAX will use the same approach that the Wi-Fi Alliance used to help ignite the wireless LAN industry, by defining and conducting interoperability testing and labeling vendor systems with a “WiMAX Certified” label once testing has been completed successfully.
"The Wireless Communications Association applauds the advancement of voluntary standards and interoperability as key to keeping deployment costs low and advancing the growth of wireless broadband,” said Andrew Kreig, WCA president.
The group will educate the communications industry about its efforts at the 2003 Broadband Wireless World conference in San Jose, Calif., where it will conduct a half-day educational session on April 10. WiMAX member companies will present on a variety of topics, including the role and agenda of WiMAX, the difference between 802.16 and 802.11, how to become WiMAX certified, and the international applicability of the 802.16 standard. The session will be held at the San Jose Convention Center from 8 to 11 a.m. PST. More information on this event is available at
www.shorecliffcommunications.com.
About WiMAX
The WiMAX (World Interoperability for Microwave Access) Forum, is a nonprofit corporation formed to help promote and certify the compatibility and interoperability of broadband wireless access devices using the IEEE* 802.16 wireless MAN specification and to help accelerate the introduction of these devices into the marketplace.

EM CONSTRUÇÃO
 

(Prezado leitor! Colabore informando novos links!)


COLEÇÃO DE NOTÍCIAS RECENTES

IEEE 802.16 aprovado - wireless MANs à vista  (http://www.gildot.org/articles/03/02/04/0932219.shtml)

McB escreve "O IEEE aprovou no passado dia 29 de Janeiro a especificação 802.16, para MANs wireless, nas frequências entre os 2 e os 11GHz

Depois de tanto se falar em áreas grandes (p.ex., uma cidade inteira) coberta por 802.11, surge agora o 802.16.
A questão é a seguinte: será que o Wi-Fi como conhecemos está suficientemente forte para não deixar entrar o 802.16?
Até que ponto é que estas tecnologias se complementam e onde colidem?

Talvez para um utilizador "caseiro" não faça grande diferença, mas para quem está a pensar em MANs wireless, talvez tenha que repensar a estratégia.  (Veja abaixo)


IEEE 802.16 spec could disrupt wireless landscape 
Link original: http://www.commsdesign.com/story/OEG20030130S0055  Visite!
By Loring Wirbel and Patrick Mannion

EE Times
January 30, 2003 (7:06 p.m. EST) 

COLORADO SPRINGS, Colo. — The IEEE Standards Authority on Wednesday (Jan. 29) approved the 802.16a specification for wireless metropolitan-area networks (MANs) in the 2- to 11-GHz range, giving a seal of approval to technology that one executive said could enable a disruptive change in communications. 
Roger Marks, chairman of the 802.16 committee and a wireless director at the National Institute of Standards and Technology's labs in Boulder, Colo., said industry discussions are inevitable as to whether 802.11 and 802.16 wireless specs are complementary or whether they overlap. 
In an ideal world, Marks said, 802.16a can serve as a backbone for 802.11 hot-spots. Still, some wireless LAN advocates promote 802.11's use as a MAN, even though its medium-access control protocol is fundamentally optimized for shorter-range topologies. At the same time, Marks said, others have talked of using 802.16a within the enterprise as an adjunct to 802.11a or 802.11g. If the 802.11e working group has trouble providing true quality-of-service prioritization for wireless LANs, then it might make sense to take 802.16a directly to an end user, Marks said. Otherwise, "it's more efficient and more cost-effective to look for the ways 802.11 and 802.16 complement each other." 
The 802.16 MAN, which won approval in 1999 as its own study group in IEEE, has suffered and benefited from both the telecom collapse and the belated craze over WLANs. In its early days, the wireless MAN work was centered on licensed services in higher frequency bands, though this work has been swamped by lower-frequency efforts that come closer to bridging wireless LAN services into the metro area. 
The 802.16a standard specifies three physical layers for services: a single-carrier access method which was retained for special-purpose networks; a 256-carrier orthogonal frequency division multiplexed (OFDM) multicarrier for mainstream applications; and a special "OFDMa" standard with 2,048 carriers, which can be used for selective multicast applications, and advanced multiplexing options in tiered metro networks. 
The 802.16 Task Group C on interoperability for 10- to 66-GHz frequency ranges still is proceeding with useful work for higher-frequency services evolving from LMDS and point-to-point 50- to 60-GHz radio. Compliance and test documents for 802.16c were published in April 2002, and implementation profiles were published in mid-January. But the task group with the heaviest participation right now is 802.16e, which seeks to add some level of mobility to wireless MANs. 
Defined interests
When outsiders hear of such mobility goals, many assume that 802.16e is going after any broadband wireless metro market that might have been served by nascent 3G cellular services. In reality, Marks said, the task group has no interest in high-speed handoff in an automotive environment. Instead, 802.16e specs are aimed at the slow-speed, lightly mobile user who wants to maintain some level of roaming within metro access points. The task group hopes to have a first draft of mobility completed in July. 
Wireless MANs now are supported by a coalition named the WiMax Forum, which develops interoperability tests based on the profiles developed by the 802.16 task groups. As important as the forum, however, has been public statements from Intel Corp. and other vendors saying they expect 802.16 to be every bit as revolutionary as 802.11. 
The 802.16 effort got a major boost at the Wireless Communications Assoc. conference in San Jose in mid January. There, Sriram Viswanathan director of Intel Capital's Broadband and Wireless Networking Investments group, declared during his keynote that "802.11 is the first key disruption. 802.16 is the next." And he should know. He manages Intel's worldwide broadband and wireless networking investments where his team has made more than 40 equity investments, including the recently formed Cometa, as well as broadband wireless leader Navini. 
Viswanathan stands by his words today, arguing that in areas where no wired infrastructure is in place, 802.16 is "a viable last-mile solution. And for WLAN hotspots, 802.16 is appropriate for backhaul." Viswanathan identifies backhaul as a major hurdle to the widespread deployment of WLANs in the public. 
Intel backed up Viswanathan's words by leading the Wi-Max forum, a similar-style group to the Wi-Fi Alliance. "We believe that all [the fixed wireless access companies] will be standardized and get universally adopted, and 802.16 is a step towards this." Intel's ultimate vision was spelled out at Viswanathan's keynote when he said that "All communications devices will compute, all computing devices will communicate." 
Sriram did not point to any direct Intel involvement in product development for 802.16. However, along with its current investment in Navini, it will continue to actively search out companies "that show the ability to bring down the cost of 802.16 technology and get it deployed." 
Sweet harmony
The debate over 802.11 versus 802.16 gets an added twist thanks to the inclusion within the newly ratified standard that provides for harmonization with the still-alive European-based HiperLAN-2 5-GHz WLAN standard. 
The push for harmonization was led by Alvarion Ltd., a well- entrenched provider of proprietary fixed wireless access equipment. "We're a strong believer in standards," said chief evangelist at Alvarion, Patrick Leary, "having led the standardization of 802.11a for two years." 
The ratification of the original 802.11b specification and the subsequent formation of the Wireless Ethernet Compatibility Alliance (now the Wi-Fi Alliance) interoperability group, was the driver behind the success that standard is currently enjoying. 
"We fully intend to move our [proprietary] equipment over to 802.16, starting with the BreezeAccess5 which was designed from the ground up to be migratable toward the standard [when it became finalized]," said Leary. The BreezeAccess 5 uses OFDM in the 5-GHz band. 
However, Leary did express disappointment that the standards group did not go along with Alvarion's push for more subcarriers in the OFDM physical-layer implementation, which according to Leary, would've provided an extra 6 dB in signal-to-noise ratio. "This would've led to larger cell sizes, but it didn't get through." 

(Prezado leitor! Colabore informando novos links!)



----- Original Message -----
Sent: Thursday, April 10, 2003 8:50 AM
Subject: [Celld-group] Intel cria padrão mais veloz que o Wi-Fi

Intel cria padrão mais veloz que o Wi-Fi
09/04/2003, 11h17
A Intel mundial, em parceria com outras empresas de tecnologia, criou um novo padrão de rede local wireless semelhante ao Wi-Fi (802.11), só que mais veloz e com um raio de cobertura maior. A tecnologia chamada 802.16 já está sendo testada nos Estados Unidos em 15 residências e em um hot spot no aeroporto de Hillsboro, no estado de Oregon. "Conseguimos um alcance de 30 km nos testes, mas a idéia é chegar a 50 km de cobertura e uma velocidade de 50 Mbps (no padrão 802.11 a velocidade alcançada é de 11 Mbps)", explica o gerente de tecnologia da Intel Brasil, Max Leite.
O objetivo, segundo o executivo, não é substituir as redes Wi-Fi existentes com o novo padrão, mas criar redes complementares em locais que precisam de maior banda ou em regiões de difícil acesso, onde é caro instalar um rede celular de alta velocidade. "Como não precisa de visada (antenas transmissora e receptora apontadas uma para outra), pode ser instalado em qualquer região, independentemente da geografia do local. Além disso é mais barata que uma rede celular ou WLL", afirma Leite.
Ele calcula que um ponto de acesso com abrangência de 50 km com o padrão 802.16 poderia atender cerca de mil residências a um custo de US$ 50 mil. A previsão é de que a tecnologia esteja disponível comercialmente em dois ou três anos. As empresas envolvidas no projeto criaram um grupo chamado WiMax para desenvolver novos produtos e serviços dentro desse prazo.

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO