BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


20/01/09

• "Campus Party 2009" em S.Paulo - Saiba o que é para acompanhar e entender o noticiário

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 20, 2009 8:25 AM
Subject: "Campus Party 2009" em S.Paulo - Saiba o que é para acompanhar e entender o noticiário
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Não dá pra minimizar a importância do "Campus Party", fenômeno de "convivência concentrada", real e virtual, que acontece esta semana em S. Paulo.

O Caderno Link (acesso livre) do Estadão de ontem publicou várias matérias sobre o evento (transcritas mais abaixo).
Recorte:
(...) A partir de hoje (ontem), a fauna de blogueiros, gamers, programadores, simpatizantes de software livre e aficionados por robótica se reúne num mega-acampamento. A segunda Campus Party Brasil terá conexão mais veloz, mais espaço, mais participantes, mais palestras.
Quando os portões do Centro de Exposições Imigrantes, Jabaquara, se abrirem às 12h, cerca de 4 mil campuseiros trarão seus próprios PCs para passar uma semana conectados a 10 gigabits por segundo – o dobro da velocidade de 2008.
A área do evento saltará de 18 mil para 38 mil metros quadrados, o que, segundo a organização, resultará em melhor infraestrutura. No ano passado, os chuveiros estavam imundos e muitos tiveram de dividir barracas com quem nem conhecia. “Todo mundo poderá acampar sozinho”, diz o diretor de comunicação, Roberto Andrade. (...)

Outro "não dá": não dá pra não ler até o fim... mas prefira sempre visitar a fonte!  :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-------------------------------------------
 
Fonte: Caderno Link
19/01/2009
A festa das tribos digitais
 
Juliana Rocha, Lucas Pretti e Rodrigo Martins
 
Gente de todo tipo invadirá o Centro de Exposição Imigrantes hoje no início da Campus Party 2009, maior evento de cultura digital e internet do País. Cerca de 4 mil campuseiros acamparão no local por uma semana (as vagas já estão esgotadas) para usufruir de uma conexão de 10 GB. Milhares visitarão a mostra paralela. Serão seis dias de downloads e uploads, discussão e diversão. O Link dá dicas do que levar na bagagem e como aproveitar a festa.
 
AS TRIBOS
SIMULEIRO - Romálio Faé é ‘simuleiro’. Epa, o que isso quer dizer? Que ele ultrapassou a fantasia dos games para se amarrar em programas de simulação de voo, guerra, etc. No ano passado, trabalhou na Campus Party como monitor e promete novidades para 2009. ‘Teremos fones de ouvido que vibram e muito mais realismo’, diz. O destaque será o antigo helicóptero soviético K50 Black Shark. Fora do ‘céu’, Faé é terapeuta holístico – e, claro, atende consultas pela web.
 
SOFTWARE LIVRE - O sonho de Gabriela Souza é que todos os computadores do mundo rodem softwares independentes, livres, open source. Ela é do time dos entusiastas da liberdade econômica que programas abertos trazem. Mas não se considera xiita. Funcionária da Sun, ela desenvolve plataformas OpenSolaris, mas ‘até gosta’ do Windows. Ela movimentou a Campus Party ano passado por motivo impublicável. Se você for este ano, vai entender o porquê.
 
24 HORAS ONLINE - O rosto moleque de André Resende, acima, esconde a mente brilhante de alguém que passa 24 horas online. Ele é ‘apenas’ o autor do novo favicon usado pelo Google no mundo todo desde a semana passada, que usa as cores da empresa para deixar a imagenzinha mais descolada. Ele é estreante da Campus Party neste ano e o jeito quieto não esconde que ele pode aprontar coisas 2.0 muito avançadas.
Ler mais: A festa das tribos digitais
 
-----------------------------------
 
Fonte: Caderno Link
19/01/2009
Um campuseiro prevenido vale por dois
 
Para aproveitar ao máximo a conexão de 10 gigabits, faça um ‘check list’ de tudo o que precisa levar à Campus Party
 
Rodrigo Martins
 
Uma semana longe de casa conectado à web a 10 gigabits por segundo. O que parece o paraíso para qualquer nerd pode se tornar um problema se o campuseiro não se preparar. Não basta levar apenas o PC para a Campus Party Brasil, cuja segunda edição começa hoje.
 
Além de acessórios para o computador e mídia gravável, colchonete, produtos de higiene e uso pessoal e outros itens básicos de sobrevivência trazem mais conforto e evitam imprevistos. Fora que, neste ano, o participante ficará praticamente ilhado, pois há muito pouco comércio no entorno do Centro de Exposições Imigrantes, no Jabaquara (zona sul de São Paulo).
 
Este repórter acampou na Campus Party em Valência (Espanha), em julho de 2007, e em São Paulo, em janeiro de 2008. Nesta edição do Link, dá as dicas essenciais para quem quiser aproveitar ao máximo a festa, cujo maior atrativo, além da convivência com milhares de fanáticos por tecnologia, é uma internet até 10 mil vezes mais veloz do que a conexão de banda larga mais comum no Brasil. Segundo o estudo Barômetro Cisco Banda Larga, a conexão básica no País é de até 1 Mbps (megabits por segundo).
 
DORES NAS COSTAS?
Ao chegar, as únicas coisas que o campuseiro terá à disposição são a barraca – a organização garante que cada um terá a sua –, espaço na bancada para instalar seu PC e chuveiro. Só que você não vai dormir no chão duro, vai? E sabonete, toalha, xampu? Quanto de roupa deve levar? E se pintar uma dor-de-cabeça? A bagagem do campuseiro, como são chamados os participantes, não é pequena. Também não deve ser grande.
 
Coisas que muita gente não pensa, como uma almofada para a cadeira, podem fazer a diferença. “A cadeira é muito dura. Parece frescura, mas quando você fica horas direto na frente do computador, com uma cadeira desconfortável, começam as dores nas costas”, diz o analista de suporte Paulo Guedes, de 32 anos, veterano da primeira Campus Party Brasil que repetirá a dose em 2009.
Ler mais: Um campuseiro prevenido vale por dois
 
-----------------
 
Fonte: Caderno Link
19/01/2009
Siga as ‘regras’ de etiqueta da primeira Campus Party
 
Elas não são obrigatórias, mas surgiram da convivência entre campuseiros durante uma semana no ano passado
 
Rodrigo Martins
 
A partir de hoje, a fauna de blogueiros, gamers, programadores, simpatizantes de software livre e aficionados por robótica se reúne num mega-acampamento. A segunda Campus Party Brasil terá conexão mais veloz, mais espaço, mais participantes, mais palestras.
 
Quando os portões do Centro de Exposições Imigrantes, Jabaquara, se abrirem às 12h, cerca de 4 mil campuseiros trarão seus próprios PCs para passar uma semana conectados a 10 gigabits por segundo – o dobro da velocidade de 2008.
 
A área do evento saltará de 18 mil para 38 mil metros quadrados, o que, segundo a organização, resultará em melhor infraestrutura. No ano passado, os chuveiros estavam imundos e muitos tiveram de dividir barracas com quem nem conhecia. “Todo mundo poderá acampar sozinho”, diz o diretor de comunicação, Roberto Andrade.
 
Na área aberta ao público, na qual mesmo quem não pagou R$ 150 para acampar poderá entrar, será possível conferir tecnologias inovadoras e/ou bizarras.
Também haverá um “batismo digital” para ensinar a cerca de 10 mil pessoas noções básicas de como usar bem a internet.
 
Na área exclusiva dos campuseiros, o número de palestras e oficinas saltou de 330 para 400. Entre os convidados está Tim Berners-Lee, apontado como o “pai da internet”.
 
Mas o grande destaque fica mesmo com os campuseiros. O fato de todos estarem juntos, conectados, tomando banho, dormindo (se é que alguém faz isso por lá), comendo, trocando ideias, baixando e subindo arquivos pela superconexão continua a ser o chamariz. “Há uma programação enorme, mas o principal segue sendo a festa, o divertimento”, diz seu organizador, Marcelo Branco.
 
A partir desta noite, haverá baladas, sempre das 22h às 0h, para os nerds mostrarem que também são bons na pista. Será?No ano passado, os campuseiros improvisaram bailes ao som de axé, Village People e Macarena, mas a maioria preferiu ficar na frente do PC.
 
COMO SE COMPORTAR
Quem vai passar os sete dias no mega-acampamento nerd deve saber que o evento tem seus “padrões de etiqueta”. Não é nada oficial, imposto pela organização, mas “quatro mandamentos” que surgiram na última edição valem ser seguidos.
 
A primeira regra – e a mais importante – é: converse com qualquer pessoa, mesmo que você nunca a tenha visto na vida e sejam de “mundos” diferentes, ou seja, você da área de blogs e ela de games. Afinal, além da probabilidade de “topar” com ela várias vezes na semana (será difícil ignorá-la após a décima vez), você está lá para fazer amigos.
 
Mas cuidado. A aproximação em demasia com outras tribos pode ter um efeito colateral: a conversão para outra “religião” tecnológica. Em 2008, o auxiliar de escritório Eduardo Santos, de 22 anos, foi para participar da área de astronomia, mas conheceu uma galera animada na área de software livre.
Ler mais: Siga as ‘regras’ de etiqueta da primeira Campus Party
 
------------------------------------
 
Fonte: Caderno Link
19/01/2009
HD externo está mais barato
 
Com uma conexão de banda larga de 10 gigabits por segundo à disposição por uma semana, discos rígidos de 120 GB (gigabytes) e 320 GB – capacidades mais disseminadas entre notebooks e desktops, respectivamente – podem ser insuficientes. “Eu levaria pelo menos 4 TB (terabytes) em armazenamento”, brinca Alex Surin, gerente de vendas para a América do Sul da fabricante de HDs Western Digital.
 
Há dois anos, discos rígidos externos – que não requerem a abertura das máquinas para instalação e são conectados ao PC via USB, o que pode ser feito por qualquer pessoa sem maior experiência – eram muito caros no Brasil. Mas desde então os preços caíram até 50%. Além disso, há HDs à venda com capacidades cada vez maiores, em razão de uma evolução tecnológica. “Imagine uma mesa sobre a qual são atirados vários pregos.
Ler mais: HD externo está mais barato
 
------------------------------------
 
Fonte: Caderno Link
19/01/2009
Bagagem hi-tech é essencial
 
Só o computador basta? Não. Num acampamento nerd, além da bagagem normal, com roupas, produtos de higiene e uso pessoal, etc., uma bagagem hi-tech tão grande ou até maior é necessária. Afinal, você não vai querer ficar na mão enquanto todo mundo está conectado a 10 mil gigabits por segundo, né?
 
Tão importante quanto o PC – que pode ser tanto desktop quanto notebook – é levar um ou mais HDs (discos rígidos) externos. A capacidade e a quantidade desses dispositivos depende muito do quanto pretende baixar. A maioria das pessoas se empolga com a velocidade e acaba fazendo muitos downloads. Mas daí surge o problema: onde guardar tudo isso se os discos rígidos dos PCs, por maior que sejam, são limitados?
 
Por isso o ideal é levar o maior número possível de HDs externos, que se conectam ao computador via porta USB. Por segurança, também é indicado levar DVDs para descarregar os arquivos dos HDs caso seja necessário.
 
É bom lembrar que baixar arquivos cujos direitos autorais não estão liberados é pirataria. Apesar de disponibilizar uma conexão ultrarrápida, a Campus Party afirma não ser responsável pelo que as pessoas fazem em suas máquinas durante o evento.
Ler mais: Bagagem hi-tech é essencial
 
----------------
 
Fonte: Caderno Link
19/01/2009
‘Nerdstock’ reúne várias tribos no Expo Imigrantes
 
Campus Party 2009 espera receber 300 mil pessoas durante toda sua duração; confira os destaques da programação
 
De hoje até domingo (25), deverão circular pelos 38 mil metros quadrados do Centro de Exposição Imigrantes nada mais nada menos do que 300 mil pessoas. Para não se perder nesse mundo de gente e metragem, é bom consultar a planta baixa da Campus Party 2009 (veja ao lado). Para facilitar a vida de acampados e visitantes dessa festa da internet brasileira, o Link também selecionou os destaques da programação (abaixo).
Não há mais vagas para acampamento com PC, mas até o fechamento dessa edição ainda era possível se inscrever sem máquina. Quem for só visitar poderá fazê-lo de graça, imprimindo o convite no site do evento, entre amanhã e sexta-feira. No fim de semana, a entrada na área de stands custa R$ 5. J.R.
 
Destaques da Nerdstock
1. Campeonato Pro Soccer Online – Para quem gosta de games esportivos, essa é a pedida diária. As disputas começam na terça-feira (20).
2. Demonstração de cabines de voo – Também na terça-feira, no Palco Simulação, os campuseiros poderão espiar de perto simuladores de voo.
3. Oficina de XHTML – Das 10h às 11h também na terça-feira (20), pesquisadores da UNICAMP e Faculdade Cásper Líbero dão uma oficina para quem quer criar ou melhorar o próprio site.
4. Palestra Tim Berners-Lee – Pela primeira vez no Brasil, o criador da internet fala sobre o futuro da web. Imperdível! No Palco Principal na terça-feira (20), às 13h.
5. Oficina de Podcast – Na terça-feira (20) às 20h é a primeira aula.
6. Creative Party – A primeira balada da semana na madrugada de terça para quarta-feira conta com a presença da DJ Lalai e do Teatro Mágico no Palco Música.
7. Palestra A construção da reputação, dos públicos e da moral blogueira - Palestra com pesquisador da UFES pode interessar aos blogueiros do evento e a quem se preocupa com jornalismo e produção de conteúdo. No Palco Blog, na quarta (21) às 14h.
8. Oficina Fotografia Prática – Para as fotografias tiradas na Campus Party parecerem coisa de profissional, garanta o seu lugar no Palco Fotografia na quarta-feira (21) às 15h para esta oficina.
Ler mais: ‘Nerdstock’ reúne várias tribos no Expo Imigrantes


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO