BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


31/01/09

• WiMAX no e-Thesis: Janeiro de 2009

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
O "Serviço ComUnitário" , depois de uma pausa, continua o resgate das notícias recentes sobre WiMAX, ainda não veiculadas em nossos fóruns, para registro no
BLOCO.
Muita informação!
Vale conferir!  :-)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson 

----------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[30/01/09]  Nortel desiste do WiMAX por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[29/01/09]  Definição da VO4G deve causar impacto por Maravedis
Fonte: e-Thesis
[29/01/08]  WiMAX Forum lança Programa de Roaming Global por WiMAX Forum

[22/01/09]   Mensagem:
Subject: Esquentando os tamborins...

Fonte: e-Thesis
[22/01/09] Por que a LTE ganha do WiMAX móvel no mundo desenvolvido? por Silicon.fr
Fonte: e-Thesis
[22/01/09]   Senzafili testa rede Clear, em Portland por Monica Paolini
Fonte: e-Thesis
[15/01/09]   As 10 principais tendências da Maravedis para a indústria sem fio por Robert Syputa

[08/01/09]   Mensagem:
Subject: e-serie WiMAX


Fonte: e-Thesis
[08/01/09]  Intel tem queda de receita em 2008 por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[08/01/09]  Clearwire lança WiMAX em Portland por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[07/01/09]  Nokia suspende fabricação do N810 WiMAX Edition por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[06/01/09] Motorola lança um eco-fone, de material 100% reciclável por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[06/01/09]   Mercado de WiMAX passará por consolidação por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[05/01/09]  Intel faz vários lançamentos no CES 2009 por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[05/01/09]  China realiza seu leilão de WiMAX/BWA por e-Thesis
 

 Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson 


Fonte: e-Thesis
[30/01/09]  Nortel desiste do WiMAX por e-Thesis

A fabricante canadense Nortel, abrigada no capítulo 11, legislação de Proteção à Falência dos Estados Unidos, encerrou sua parceria com a fabricante israelense Alvarion. Com isso, a Nortel desiste do WiMAX. Richard Lowe, presidente doa área de negócios com operadoras da companhia, disse que se decidiu "por esta tomada rápida de decisão de forma de estreitar o foco estratégico para áreas onde será possível conduzir ao máximo o retorno sobre investimentos".
A parceria com a Alvarion começou em junho de 2008, quando a fabricante israelense passou à fornecer ao vendor canadense o kit WiMAX Ran. Sob os termos do acordo entre ambas, a Nortel funcionava como o canal de financiamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D), cujo montante não foi divulgado. O objetivo era acelerar a produção de estações de base WiMAX e aumentar a economia de escala da tecnologia nos mercados onde as ex-parceiras atuavam.A Alvarion, por sua vez, oferecia aos clientes uma solução fim a fim baseada em gateways ASN para WiMAX e serviços de conectividade de rede (CSN) da Nortel.
Diante do encerramento da parceria, a Alvarion, o principal fornecedor de WiMAX no mundo, hoje, enfraquece sua capacidade de penetração no mercado norte-americano. A Nortel afirmou que vai trabalhar em estreita colaboração com a Alvarion junto aos clientes em fase de transição para o WiMAX, para assegurar que os compromissos sejam cumpridos sem qualquer interrupção. "Nossa prioridade é reduzir ao mínimo o impacto desta decisão sobre os clientes", disse Tzvika Friedman, presidente e CEO da Alvarion, em comunicado.
Fonte: Telecoms.com

---------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[29/01/09]  Definição da VO4G deve causar impacto por Maravedis

A indústria das comunicações trabalha para atingir a convergência plena há quase uma década. Os benefícios são óbvios: ao invés de várias redes rodando em separado, uma única rede capaz de rodar todas as aplicações, com maior eficiência e flexibilidade. Além disso, novas aplicações podem ser previstas, criadas e implementadas sem a necessidade de modificações na rede ou, pior, sem a implementação de novas redes inteiras. No domínio com fio, esta transição está praticamente completa. Em âmbito mundial, operadoras desenvolvem pacotes de redes para entregar as três maiores aplicações: voz, internet e vídeo. As redes sem fio, no entanto, ainda operam de modo muito semelhante ao das redes fixas de há uma década, porque os desafios tecnológicos são muito maiores no domínio sem fio, especialmente no caso da comunicação por voz.

A comunicação por voz é complicada. Para uma implementação de rede, o único aspecto simples da voz é que ela requer pouca banda. Todos os outros aspectos são difíceis. Voz requer baixo delay, é bidirecional, extremamente contínua e há uma série de características que o usuário espera da voz e, em alguns casos, demandam criticamente. Por esta razão, a maioria das redes sem fio hoje continua a entregar voz da maneira tradicional, a partir de uma rede TDM totalmente separada. A implementação do empacotamento de voz, ou voz sobre IP (VoIP) nas redes com fio, embora complicada é mais simples do que para as redes wireless porque a disponibilidade de banda é muito maior e o delay é menos do que nas redes sem fio. Por causa destes obstáculos, a indústria wireless precisou de uma verdadeira revolução tecnológica que apenas começou a ser implantada há dois anos.

WiMAX e LTE prometem ser os primeiros padrões de acesso sem fio plenamente capazes de suportar VoIP. Estas duas tecnologias muito similares são as primeiras tecnologias padronizadas na classe de carriers a incorporar baixo delay com suficiente capacidade de qualidade de serviço (QoS) e banda. Em ambas, existem conjuntos de características ricos e flexíveis oferecidos no nível de controle de acesso médio (MAC) pra construção e transmissão de unidades de dados em protocolo MAC (MPDUs) para suportar stream múltiplo de VoIP. Mas, qualidade de voz requer solução fim a fim. Embora os parâmetros chaves estejam disponíveis nestas novas tecnologias, entregar sistemas de acesso a voz numa base fim a fim permanece uma tarefa tecnicamente desafiadora.

Enquanto o processo de especificação do WiMAX para garantir VoIP facilmente tenha sido feito com muito cuidado, o WiMAX hoje não está especificamente endereçado quanto em QoS nas aplicações para tráfego de voz. Cabe ao fabricante de equipamento decidir como classificar pacotes como VoIP e como aplicar QoS a estes pacotes. Acresça-se a isto o fato de VoIP sem fio ser novo, em geral, e não existem de fato 'melhores práticas' bem definidas pra provisão e arquitetura de rede. Por estas razões, a seleção do fabricante é extremamente importante, o desempenho de VoIP em WiMAX varie amplamente.

A LTE começará suas implementações como a próxima arquitetura de desenvolvimento numa indústria cuja ordem de magnitude é maior que a indústria de WiMAX. Considerando-se que o padrão 802.16e-2005 é essencialmente uma norma para interface aérea, a LTE se beneficia de anos de trabalho na rede básica. Além disso, por ser uma extensão a arquitetura de redes 2G e 3G, de enorme êxito, será possível potencializar as redes existentes no curto prazo para garantir uma transição bem sucedida. Por exemplo, durante o período de transição quando LTE ainda estiver em fase de implantação e a cobertura for irregular, um aparelho multímodo GSM/HSDPA/LTE pode usar LTE apenas para cobertura de hot-spot em áreas de alta demanda e cair de volta para redes tradicionais de modo a obter confiabilidade na transmissão de voz e melhor cobertura.

Na interface aérea, a LTE é muito semelhante ao WiMAX. No entanto, enquanto o WiMAX oferece um lote de latitude para os vendors poderem se diferenciar, a LTE toma um caminho mais estreito. Há um número significativamente menor de opções em LTE do que as existentes oara WiMAX, que provavelmente irá prover as operadoras um roadmap melhor definido de implementação. Para que se facilite a voz móvel, a LTE foi definida com um quadro nem menor, pra reduzir o delay - 1ms vs. 5ms in 802.16e-2005 - e um a modulação de uplink que maximiza as distâncias e a duração da bateria.

A arquitetura de rede impulsiona o trabalho feito em IMS, simplificando a estrutura pra se reduzir a complexidade e a latência. Além disso, foi tomado o cuidado de garantir que os usuários façam handover entre redes 3GPP (isto é, GSM, HSDPA, e LTE), e não 3GPP redes (por exemplo, Wi-Fi e WiMAX).

Nas normas anteriores de celulares, bem como nas versões mais recentes do WiMAX, uma grande quantidade de flexibilidade foi oferecida na definição de tipos de QoS. Embora com esta flexibilidade, as carriers encontraram grande variedade no desempenho de redes baseadas em equipamentos selecionados e configurações de redes. Por esta razão, s opções de QoS em LTE foram grandemente simplificadas com d meta de aumento da consistência. Na LTE, existem apenas dois tipos QoS: Guaranteed Bit-Rate (GBR) e non-Guaranteed Bit-Rate (non-GBR). Em cada um destes tipos, há um pequeno número de sub-tipos, definidos por suas Priority, Packet Delay Budget (PDB) e Packet Loss Rate (PLR). O programador os algoritmos HARQ algoritmos vão usar esses parâmetros para garantir a adequada execução de aplicações.

Embora a intenção de muitos operadores de redes WiMAX seja substituir a voz com fio pelo VoWiMAX, as referidas questões foram mantidas no mercado de VoWiMAX desde o seu nascimento. O número total de assinantes no mundo inteiro VoWiMAX é baixo, inferior a 300.000, em comparação com a base global de assinantes WiMAX. Há operadores que desfrutam de um excelente desempenho de VoIP em suas redes WiMAX, mas até ver o sucesso [óbvio de seus pares, os players de WiMAX irão se abster-se de uma posição de VoWiMAX como substituição e outras tecnologias de voz. Muitas empresas oferecem uma "segunda linha" de serviço, que os livra de muitos dos rigorosos requisitos da substituição da voz com fio. Salvo algumas exceções, como Wateen Telecom, Iberbanda, Zain e Mobilink, que comercializam VoIP como um componente importante da sua oferta de serviços, a maioria dos prestadores de serviços com os quais a Maravedis entrou em contato revelou que a voz não constitui uma grande parte de suas receitas. Ler mais

-------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[29/01/08]  WiMAX Forum lança Programa de Roaming Global por WiMAX Forum

Para estimular o aumento do uso do WiMAX, o WiMAX Forum lançou hoje seu Programa de Roaming Global. A idéia é permitir às operadoras e vendors obter com maior facilidade as informações requeridas para estabelecimento de serviços de roaming com a tecnologia, em todo o mundo. O programa tem diversos componentes, inclusive as especificações técnicas, um plano de testes, um modelo do contrato de roaming e um guia de implantação de roaming.

O novo programa foi desenvolvido por membros do próprio fórum, com o apoio de mais de 20 operadoras. Também está previsto o suporte a diversos outros players, como provedores de compartilhamento de roaming, compensação (clearing houses) e pagamento, entre elas Accuris Networks, Aicent, Comfone, I-Pass, MACH-Cibernet, QuiConnect, Syniverse e Verisign

Segundo o fórum, a capacidade de roaming é vital para a mobilidade, já que permite aos assinantes acessar serviços de WiMAX e outros, mesmo quando estiverem fora de sua área geográfica de cobertura. "As companhias membros têm agora uma nova ferramenta para facilitar o avanço de suas inovações com a tecnologia WiMAX e tornar a 4G uma experiência agradável para os usuários", disse John Dubois, diretor de Roaming Global Roaming do WiMAX Forum. "Veremos agora o quão drasticamente a tecnologia WiMAX irá aperfeiçoar a próxima geração de aplicações e serviços em banda larga. E a prontidão do programa de roaming é mais um exemplo de que o ecossistema de WiMAX trabalha para expandir a disponibilidade dos serviços para os assinantes", acrescentou.

Sang Ho Ough, diretor de Negócios de WiMAX móvel da Unidade de Planejamento da Korea Telecom, disse que a "KT planeja estabelecer serviços de roaming em 2009, usando as especificações e processos do programa de roaming do WiMAX Forum.

O WIMAX Forum Global Roaming Program inclui:

*
Um manual "como fazer" para compreensão e lançamento de serviços de roaming em WiMAX;
*
As especificações de roaming com descrições detalhadas para as operadoras e ajuda na definição de como as operadoras podem trocar informações por faixa de utilização, criar faturas, realizar planejamento e efetuar liquidações;

*
O modelo de contrato para as operadoras elaborarem acordos de roaming;
*
O plano de testes de um pré-lançamento de roaming que as operdoras podem seguir nos seus testes de serviços de roaming com outras operadoras.
Ler mais

-------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: jana@e-thesis.inf.br
To: Helio Rosa
Sent: Thursday, January 22, 2009 10:11 AM
Subject: Esquentando os tamborins...

Prezados,

Como os grupos são parceiros do e-Thesis no WiMAX (e em vários outros assuntos, diga-se de passagem), quero informar que neste final do mês de janeiro não enviarei a news-letter das quintas-feiras. O que não significa que o site não vá publicar 'o que rola' neste mundão sobre esta tecnologia cheia de 'appeal' e - insisto - tão sob medida para países em vias de desenvolvimento e para operadoras entrantes ou não tradiconais e vendors idem.

Vejam abaixo o que publicamos hoje. Se o WiMAX certamente será abordado na big feira de mobilidade de Barcelona, que acontece em meados de fevereiro próximo, parece que a estrela será mesmo a LTE, já que a Europa é o berço das tecnologias 2G, 3G, 3G+, 3G++ etc.etc.etc. Leiam este artigo publicado no site francês Silicon, onde a equipe entrevistou dois executivos de primeira linha de dois big vendors enfronhados até o pescoço com a LTE - Alcatel-Lucent (sim, esta mesma que apoiava 100% o WiMAX) e a Ericsson. Inclusive, neste (muito bom0 artigo) descobri o equivalente francês para o nosso quequiéissô?: é "quésako?". Chic, né? Bem francês... Você veja, Hélio Rosa, e a gente achando que quequiéissô só se escrevia na língua de Fernando Pessôa e Manoel Bandeira... Eles devem se remexer lá onde estiverem, junto com Balzac e JP Sartre...;)

Quanto ao sucesso do WiMAX móvel nos EUA, ninguém duvida. A super-analista e nerd (no melhor sentido do termo) Monica Paolini, que leva sua consultoria Senzafili no bloco do eu-sozinha (que nem eu...) com louvor, fez um teste sério, apesar de não tão profundo, tudo documentado em PDF e tudo o mais. Vale a pena ver as experiências desta experiente especialista (hi, Pessôa se remexeu de novo...) sobre um teste de WiMAX já em plena fase comercial. Ailton Santana, leia, por favor...

A partir de fevereiro, começamos a esquentar os tamborins para a renovação da nossa (de todos nós) e-Série WiMAX, que, se não tem a fama, tem toda a popularidade.E quem precisa de fama, sendo tão popular? A série é em março e o Helio Rosa já está afinando a bateria paulista dele, enquanto eu sigo aqui a afinação da Mocidade Independente... não existe mais quente... ;)

Comecem a preparar o banquinho para subir no palanque e esbravejar! E vamos todos torcer para ter alguma notícia nova. Esta mexida no serviço das MMDs promete, hem?

Acabou que eu fiz uma "Conexão" exclusiva para vocês

À bientôt, que eu vou em frente
Jana


------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[22/01/09] Por que a LTE ganha do WiMAX móvel no mundo desenvolvido? por Silicon.fr

A LTE, surgida do mundo de telecom (3GPP), constitui evolução natural da 3G para as operadoras. O WiMAX é uma criação do mundo da computação. Mas enquanto a LTE já está padronizada, o WiMAX acumula atrasos. A Intel, grande suporte do WiMAX móvel, tarda a entregar seus equipamentos: os PCs equipados com chips compatíveis são raros. E, do lado da mobilidade, o WiMAX parece ter empacado. A Nokia, inclusive, já anunciou que não desenvolverá mais novos terminais WiMAX.

"O WiMAX móvel será desenvolvido por novos entrantes para mercados locais ou demanda específica. Algumas operadoras locais utilizarão esta tecnologia sobretudo onde o DSL não está presente. Nos Estados Unidos, a iniciativa Clearwire que visa implantar uma rede nacional está nos trilhos certos. Mas, trata-se de propor uma alternativa á 3G que é muito pouco disseminada no país", sublinha Andre Mechaly, VP de Marketing & Communications da Alcatel-Lucent.

Já Guy Roussel, presidente da Ericsson francesa, acredita que o WiMAX tenha lugar garantido na 4G, "mas todas as condições se reúnem para fazer da LTE a nova geração de mobilidade". Segundo ele, a LTE "é uma migração do que já existe. Se eu sou uma operadora, me orientarei naturalmente em direção à evolução da 3G. O WiMAX móvel poderá se instalar em algumas áreas com operadoras específicas".

Em resumo, o WiMAX móvel poderá encontrar seu lugar nas zonas pouco ou mal cobertas pelo DSL, mais no caso fixo do que móvel. A escolha pela LTE se impõe do ponto de vista tecnológico, mas também econômico para as operadoras que não tem nenhuma razão para dispersar seus investimentos.

Evolução mais fácil para as operadoras

A vitória da LTE é também econômica "Os equipamentos de 2G das operadoras chegaram ao fim de seu ciclo. Muitas são as que precisam renovar suas estações. A LTE é uma evolução da 3G e já propomos, agora, estações de múltiplos padrões (2G, 3G, 3G+ e LTE). Chegado o momento, a LTE poderá ser ativada por software, sem sobre-custos, o que a torna uma solução econômica para as operadoras", explica Mechay.

Da parte da Alcatel-Lucent, a proposição industrial é um pouco diferente, mas o objetivo é idêntico: permitir às operadoras uma migração suave. "Nossos equipamentos 3G já são 'LTE ready' (migração por software). Eles podem ser instalados nas estações de base existentes. Somos, assim, os únicos a propor LTE sem a necessidade de mudança da estação de base já existente", explica Mechaly.

Na guerra da super banda larga, as apostas já foram feitas. Para suceder à 3G/3G+ (HSxPA), a LTE (Long Term Evolution) parece se impor como norma para a futura 4G, ao menos no caso das operadoras que operam nestas tecnologias. É claro que sua implantação não será amanhã, mas segundo alguns analistas e fabricantes de telecom, esta 4G hoje padronizada, e que promete bandas teóricas de 100 Mb/s em via descendente e de 50 Mb/s em via ascendente, pode ser lançada comercialmente à partir de 2011-2012.

É preciso dizer que, tecnologicamente, a LTE está pronta. O padrão foi definido e os equipamentos de rádio destinados às operadoras móveis já fazem parte dos catálogos dos vendors. As redes pilotos foram lançadas, sobretudo na França. Além disso, esta tecnologia parece se impor ao WiMAX móvel, que acumula atrasos. Há apenas uma incerteza: os aparelhos, já que os fabricantes destes dispositivos móveis ainda não parecem verdadeiramente engajados nesta questão.

Mas, já se prevê que a LTE será uma das estrelas do próximo World Mobile Congress Forum de Barcelona, que acontece na cidade catalã entre 16 e 19 de fevereiro próximo.

LTE : quequiéissô?

Evolução da 3G, considerada por alguns como a última etapa antes da 4G e, por outros, como a futura norma da 4G, a LTE explora as freqüências OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) e MIMO (Multiple Inputs Multiple Outputs) que permite a transferência de dados em mais longas distâncias e em maior velocidade, graças à utilização simultânea de múltiplos links de transmissão de rádio.

Enquanto a 3G+ circula teoricamente a 42 Mb/s em download, a LTE permite una banda descendente teórica de 100 Mb/s e ascendente de 50 Mb/s. Ela permite também uma diminuição do delay de latência, um ponto crítico para a qualidade dos serviços IP em tempo real; e o suporte de mais usuários por célula. Ao final de dezembro, o órgão de padronização 3GPP (3rd Generation Partnership Project' for mobile) fixou as especificações funcionais da tecnologia LTE.

Cadê os aparelhos?
Ler mais

-----------------------------------

Fonte: e-Thesis
[22/01/09]   Senzafili testa rede Clear, em Portland por Monica Paolini

Aprove ImagemNo dia em que a Clearwire lançou a Clear, em Portland (EUA), tive a oportunidade de testar a rede com um laptop. Meus testes, obviamente, não foram sistemáticos ou muito detalhados, mas eu decidi compartilhar os resultados, já eles podem interessar aqueles que ainda não se viram aptos fazer um teste comercial de uma rede WiMAX.

O desempenho da rede Clear foi consideravelmente bom, com throughput típico acima de 3Mbps de descida e entre 350 e 400 Kbps de subida. A navegação na internet foi rápida, embora eu tenha decidido gastar mais tempo checando as aplicações de vídeo (YouTube, New York Times e inclusive um filme em tela cheia do Hulu) e vídeo conferência via Skype. Tudo funcionou bem nas áreas com boa cobertura. A principal limitação da rede foi nas poucas áreas sem cobertura suficiente, onde estive por duas vezes durante o dia. Mas isto é esperado de uma rede em fase de otimização.

Como o throughput estacionário estava muito bom e consistente onde eu o chequei, decidi testar com maiores detalhes o desempenho da rede em locações indoor e num ambiente-cenário de mobilidade, onde todas as redes wireless são desafiadas. Ler mais

----------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[15/01/09]   As 10 principais tendências da Maravedis para a indústria sem fio por Robert Syputa

Aprove ImagemDois mil e oito foi um ano de mudanças significativas: a indústria sem fio aumentou seus assinantes de dados e serviços, e o WiMAX manteve seu momentum como cabeça de uma nova geração de redes sem fio, mais integrado que foi à TI e às redes. Pelo meio do ano, o clamor pelo ainda em formação desenvolvimento da LTE extinguiu-se e o hype pelo WiMAX teve seu início. No que nós encaramos como o curso natural das coisas, as alianças de WiMAX e LTE foram resolvidas mais sobre um ponto de vista comercial do que as prioridades técnicas.

O ano de 2009 começa com a expectativa de ser ainda mais tumultuoso, devido à continuação da tendência em direção ao desenvolvimento de dispositivos de tecnologia aberta e ao aumento por demanda de banda nas redes, que pressionam operadoras e provedores. Além disso, a tendência macro culmina num crescendo que acelera a pressão da convergência como catalisador de transformações de concorrência que correrão em âmbito global. O excepcionalmente forte declínio da economia nos EUA, que lidera o processo na economia mundial, manterá a tendência de consolidação e comoditização de produtos e serviços, enquanto os players marginais recebem a parcela maior de stress. Os dispositivos móveis tornam-se computadores, enquanto laptops, PCs e dispositivos de eletrônica de consumo se transformam em partes constituintes do ambiente cloud.

Diante das incertezas econômicas, os gastos de capital com o segmento sem fio da parte da maioria dos principais operadores do segmento, nos EUA, estão previstos para declinar em 2009. As estimativas variam a taxas entre 10% a 25%. O corte de gastos afetará a maioria das tecnologias sem fio em todos os níveis de rede, mas será especialmente pronunciado nas novas implementações e os operadores alternativos precisarão buscar capital.

As 10 principais tendências da Maravedis para a indústria sem fio:

Grandes tendências da indústria

1 - Taxas de serviços fixas e planos flexíveis que permitam às operadoras adquirir ainda maior tração, como acesso aberto a dispositivos 3G, WiMAX, e maior impacto econômico sobre os modelos de serviços. Embora a Clearwire tenha feito só um pré-lançamento, quando alcançar cobertura nacional irá servir como estímulo à concorrência de preços nas taxas de dados fixos e comunicações, nos planos das operadoras de 3G.

2 - Empresas lutarão por maior economia e controle sobre as despesas das comunicações; e a redução dos gastos causará impacto nas vendas dos smartphones, serviços premium e encargos. De forma mais pronunciada do que antes da crise econômica, as empresas continuarão a gastar em áreas que proporcionam operações mais eficientes e econômicas, incluindo VoIP pago e dados; e construção de redes 3G.

3 - O governo dos EUA vai estimular a banda larga sem fio, um dos planos do presidente eleito Barack Obama para ampliar a infra-estrutura financiada pelo governo, sendo um dos destaques a modernização do programa rodoviário interestadual, que data da década de 1950. Grupos de indústria, incluindo a reforma do grupo de mídia Free Press, que solicitou US$ 44 bilhões do orçamento do governo para melhorar a infra-estrutura de banda larga nos EUA para estender a banda larga às zonas rurais e outras áreas sub-atendidas. A Maravedis prevê que medidas semelhantes sejam adotadas em vários países, incluindo Brasil, Rússia, Índia e China, onde a banda larga é encarada como condutor econômico e direito fundamental do cidadão. Independentemente da desaceleração econômica, veremos um aumento da internet em banda larga.

4 - Esperamos assistir ao crescimento da unificação da experiência do usuário, apesar da fragmentação no desenvolvimento de dispositivos 3G e WiMAX/NG. A importância do desenvolvimento de ambientes abertos e serviços continuará a aumentar e romperá as linhas entre tipos de redes e dispositivos. Edições mais refinadas do G-Phone do Google irão apresentar desafios de maior credibilidade ao i-Phone da Apple e aos smartphones de 3G. As turbulências da passagem - pela indústria - por um desenvolvimento centrado em software serão ultrapassadas pela procura dos consumidores por experiências de uso mais amigáveis, eficazes e unificadas entre as redes fixas e móveis.

Tendências do mercado de WiMAX

5 - Ao longo de 2009, o WiMAX enfrentará o forte vento contrário da economia, mas sua imagem como forma de prover uma rede mais eficiente e de menor custo, juntamente com a disponibilidade de mais dispositivos móveis, vai ajudá-lo a construir boa dinâmica, em termos de implementações. Os investimentos em Capex de WiMAX vão desacelerar entre muitas operadoras greenfield, que vêm limitado o acesso ao crédito, o que inclui a maioria das operadoras na freqüência de 3.5GHz. Elas preferirão se manter sobre a parte mais rentável do mercado - clientes corporativos em busca de conectividade confiável.

6 - Mercados emergentes e regiões sub-atendidas vão continuar a ser tema central do crescimento do WiMAX, apesar da contração financeira, uma vez que vários projetos já foram financiados e são encarados como um benefício econômico. América Latina e Ásia são consideradas por muitos vendors como as regiões mais atraentes para o WiMAX. Os países do BRIC terão maior influência sobre a forma como WiMAX é visto: a próxima geração alternativa em concorrência com a LTE, fora dos EUA.

7 - Com a parceria e o modelo de investimento agora cimentados, a Clearwire lançará sua versão do WiMAX móvel em oito mercados até o final do ano (além de Baltimore e Portland). No contexto da deterioração da economia dos EUA, esperamos da Clearwire uma abordagem mais cautelosa com sua rede de distribuição, independentemente da vantagem do tempo de entrada no mercado. Ao mesmo tempo, acreditamos que a economia e a manutenção da elevada sensibilidade aos preços vão impulsionar a adoção de taxa fixa e flexível do tipo "pay-as-you-go", como o modelo de preço da Clearwire. Ainda é demasiado cedo para prever os impactos do esforço inovador, incluindo: a disponibilidade do telefone Google G2 WiMAX; da comercialização de femtocells pela Comcast, que terá início no segundo semestre do ano; do empurrão das MVNO orquestrado nas empresas e mercados verticais; e a disponibilidade dos primeiros dispositivos móveis 'plenos', previstos para o quarto trimestre. Estes ingredientes podem incrementar a medida do desempenho dos rollouts de WiMAX da Clearwire.

Tendências em LTE e 3,5G
Ler mais

--------------------------

----- Original Message -----
From: jana@e-thesis.inf.br
To: Undisclosed-Recipient:;
Sent: Thursday, January 08, 2009 5:05 PM
Subject: e-serie WiMAX

Conexão WiMAX - Os destaques da semana

Por Jana de Paula

Esta virada de 2008 para 2009 não foi das mais favoráveis para o WiMAX. Pouco antes de o velho ano findar, a Alcatel-Lucent, que tem vários trials e implementações de WiMAX no mundo, decidiu por reduzir seus investimentos na tecnologia, em benefício da LTE, numa clara demonstração de que o novo CEO da companhia, Ben Verwaayen, veio para fazer mudanças importantes na estratégia da companhia.
Depois, foi a vez de a Nokia anunciar o final do ciclo de vida no N810 WiMAX Edition, que mal foi lançado, o que sugere que sua parceria na rede Xohm dos EUA deverá ser revista, apesar de a fabricante afirmar que não abandonou seus projetos de WiMAX.

Na quarta-feira, a Intel anunciou a redução dos investimentos na joint-venture Sprint-Clearwire, apesar de insistir que sua aposta na tecnologia é inabalável.

Todas estas notícias pouco animadoras nos dão conta de que as previsões do Banco Nomura, de que o mercado de WiMAX passará passar por uma forte consolidação em 2009 parecem acertadas.

O CES 2009, que foi inaugurado hoje em Las Vegas - e onde a Intel vai fazer do WiMAX um show à parte - deve esclarecer muitas das dúvidas do mercado em relação ao desenvolvimento das implementações de WiMAX entre os mercados desenvolvidos. Pois, apesar de toda esta redução de investimentos no WiMAX por parte de grandes players, os mercados emergentes continuam com demanda forte por banda larga, em alta velocidade, como bem comprova o interesse de players locais e mundiais no próximo leilão de radiofreqüências para BWA/WiMAX na China.

E por falar em leilão do WiMAX, terminou no último dia 6 o prazo para contribuições à Consulta Pública 54, que trata da oferta das sobras do espectro em 3,5 GHz para carriers do STFC e operadoras de redes móveis do Brasil. Durante o Congresso do WiMAX Forum que se realizou no Rio,no início de desembro passado, levantamos algumas das contribuições que foram feitas e os temas mais polêmicos, como o da mobilidade restrita. Por enquanto, no país, é época de férias e recesso parlamentar, enquanto a coisa ferve pelo mundo.

Mas, se nos quatro ou cinco anos passados, todos os anos começavam como "o ano do WiMAX" e muito pouco acontecia (fora dos bastidores). Quem sabe em 2009, quando todos apostam em redução de investimentos, a tecnologia, finalmente, decole? Sobretudo nos países que mais precisam de soluções econômicas para se levar banda larga a regiões hoje desassistidas por DSL e outras tecnologias de acesso à banda larga, com ou sem fio. Quem sabe?

Até semana que vem.
Jana


-----------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[08/01/09]  Intel tem queda de receita em 2008 por e-Thesis

A Intel anunciou os resultados financeiros preliminares para o quarto trimestre do ano passado, cujas receitas, de US$ 8,2 bilhões, foram 20% inferiores ao do trimestre anterior, enquanto a margem bruta teve queda de 55%. A receita do último trimestre do ano passado ficou cerca de US$ 2 bilhões abaixo da previsão inicial, de outubro de 2008. Os resultados prévios da Intel podem ser os primeiros sinais de maus resultados para os gigantes de tecnologia. A Intel também deverá reduzir em US$ 950 milhões seus investimentos em WiMAX.

A companhia responsabilizou a fraca demanda e a redução dos estoques de PC na cadeia global. Alguns analistas acreditam que a situação da maior fabricante de chips do mundo reflita o mercado de PC como um todo. Charles King, analista principal no Pund-IT Research confirmou ao CIO-Today, que o anúncio poderia ser um sinal de mais notícias ruins por vir.

"Parece-me que a procura por chips de PC, em particular, tem realmente caído, o que não é surpreendente", disse King. "O mercado em geral de PCs, durante o último trimestre, apresentou-se sombrio, levando-se em conta o período de férias; e os varejistas também tiveram resultados insatisfatórios", acrescentou o analista.

A Intel está cortando também as suas perdas em banda larga móvel. Como resultado do preço das ações da Clearwire, no mercado, ao final do ano passado, a Intel vai reduzir o valor do seu investimento, resultando numa taxa noncash de US$ 950 milhões, no quarto trimestre de 2008. A companhia espera que a perda líquida de investimentos de capital, juros e outros fique num valor entre US $ 1,1 bilhões e US $ 1,2 bilhões, contra uma expectativa de cerca de US $ 50 milhões.

"A Intel aposta no potencial do WiMAX há anos. E, mesmo que o mercado de WiMAX tenha fortes de chances de decolar, isto ficará mais para frente. Afinal, quando uma empresa decide por um noncash de US$ 950 milhões, isto, em geral, é um sinal significativo de que foram cometidos erros", avalia King.

O raio de esperança, segundo King, deve vir do presidente-eleito Barak Obama, que prometeu encomendas para o setor administrativo que devem gerar receitas de US$ 30 bilhões para o setor de TI nos EUA.
Ler mais

---------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[08/01/09]  Clearwire lança WiMAX em Portland por e-Thesis

A Clearwire lançou o seu serviço de WiMAX móvel sob a marca "Clear" em Portland, Oregon (EUA), no último dia 6, o que a torna a segunda cidade - após Baltimore, nos Estados Unidos, a apoiar a tecnologia. O novo serviço é mais barato do que o lançado pela sua parceira, a Sprint Nextel, na rede Xohm, ao final do ano passado. Os serviços de internet custam US$ 20 por mês, e o de WiMAX móvel custa a partir de US$ 30 por mês. Os usuários também podem comprar um crédito diário por U$ 10.

A assinatura de US$ 30 oferece aos usuários 200MB de dados mensais. Por US$ 40, os usuários podem receber 2GB e, por US$ 50, o acesso a dados é ilimitado. Além disso, os usuários precisam comprar um modem US$50 dólares (ou alugá-lo por US$ 5/mês).

O serviço e os equipamentos são mais baratos que os custos da Sprint. Na Xohm, os serviços custam US$ 35 por mês, em casa, e US$ 45 para a internet móvel. O modem da Xohm custa US$ 80 e para a Sprint 4G - marca que a Sprint adotou para transportar os serviços da Clearwire como uma MVNO - o modem dual-mode 3G/4G custa cerca de US$ 150.

Clearwire anunciou que pretende lançar o WiMAX móvel em mais mercados, em 2009, incluindo Atlanta, Chicago e Boston, mas as datas dos lançamentos ainda não foram definidas. Alguns analistas acreditam que, apesar dos aportes de US$ 3,2 bilhões em investimentos da Intel, Google, Comcast e outros, a Clearwire pode não ter capital suficiente para avançar com um plano excessivamente ambicioso e talvez se veja obrigada a rever seu planejamento de rollout.
Fonte: Fierce Wireless

--------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[07/01/09]  Nokia suspende fabricação do N810 WiMAX Edition por e-Thesis

A Nokia confirmou hoje que está suspendendo a produção e distribuição do N810 Internet Tablet WiMax Edition. Segundo a Informtion Week, a companhia afirmou que o dispositivo completou seu ciclo de vida, mas que ela continuará a seguir o desenvolvimento da rede de WiMAX da Sprint-Clearwire nos Estados Unidos "e novas decisões serão consideradas, basedas na evolução do negócio".

É interessante a afirmação de que o N810 WiMAX Edition tenha atingido seu fim, um dia após o anúncio da Clearwire de expansão de sua rede nos EUA, com inauguração da rede na cidade de Portland.

Segundo a Reuters, "o abrupto cancelamento é devido à lentidão na implantação WiMAX os EUA, bem como a um problema com os switches que, alega-se, não oferece desempenho ideal. Mas a Reuters acrescenta que a Nokia não descarta novos dispositivos WiMAX no futuro.

O movimento da Nokia pode ser considerado um duro golpe no desenvolvimento da tecnologia WiMAX, cuja principal implementação, até agora, é a rede de WiMAX móvel em fase de implantação pela joint-venture Sprint-Clearwire nos EUA. Há poucas semanas, Alcatel-Lucent e Nortel já haviam anunciado redução de seus investimentos na tecnologia, em favor da LTE. Outro duro golpe foi o anúncio da Intel de reduzir sua participação na Clearwire em cerca de US$ 950 milhões.

--------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[06/01/09] Motorola lança um eco-fone, de material 100% reciclável por e-Thesis

Aprove ImagemA Motorola preparou uma série de produtos para o Consumer Eletronics Show (CES) 2009, que começa nesta quinta-feira, dia 8 de janeiro, em Las Vegas (EUA). O destaque é o Moto W233 Renew, que reivindica o posto de primeiro telefone móvel a adotar plástico reciclável de garrafas. Além de ser o primeiro a ser fabricado com material 100% reciclável, a Motorola diz que o novo aparelho ecológico é também o primeiro neutro em emissões de carbono. Segundo a fabricante, isto será possível pela supressão do dióxido de carbono na fabricação, distribuição e operação do telefone, a partir de investimentos em energia renovável e reflorestamento, graças a uma aliança com a Carbonfund.org. O dispositivo que tem tudo para agradar o presidente-eleito dos EUA, Barak Obama, será comercializado pela T-Mobile USA neste primeiro trimestre do ano.

Além deste e outros aparelhos - como o MotoSurf A3100, smartphone touchscreen baseado em Windows Mobile/3G, para concorrer com iPhone-, a companhia vai aproveitar o show em Las Vegas para lançar uma série de equipamentos de ponta, incluindo o CPEi 775 com modem WiMAX e Wi-Fi modem mais roteador; uma nova atualização do software Communications Convergence Engine (CCE) para provedores de IPTV; além de um rádio two-way . Os novos produtos surgem num momento crítico para a Motorola: num esforço para reduzir custos, ela acaba de realizar fortes cortes de pessoal, além de ter sito obrigada a adiar o planejado spin-off de sua unidade de dispositivos móveis, devido à desaceleração econômica mundial.

---------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[06/01/09]   Mercado de WiMAX passará por consolidação por e-Thesis

No Brasil, termina hoje, à meia noite, o processo de consulta pública para oferta das faixas de freqüência em WiMAX às operadoras de celular e as carriers do STFC. A próxima licitação de parte do espectro de 3,5GHz é considerada de extrema importância, pois irá definir o uso do espectro em banda larga (dados) e telefonia nas redes de próxima geração. Análise do Banco Nomura, sugere que, este ano, a questão de espectro se apresenta crucial para o mercado global de WiMAX. A tendência, para a instituição, é de forte disseminação dos serviços fixos (voz e internet), tanto nos padrões 802.16d como no 802.16e. Nos próximos anos, o banco vê um processo de consolidação do mercado de WiMAX, à medida que a LTE amadurece.

Richard Windsor, analista no Banco Nomura, que mesmo sendo considerado um padrão móvel, o 802.16e pode proporcionar melhor desempenho do que o de acesso fixo (802.16d). Para este padrão a maioria das implementações é para dados em banda larga e acredito que esta seja a única aplicação que se mantenha para o padrão fixo", acrescentou ele.

Já em relação às aplicações móveis, a vantagem imediata do WiMAX é a de competir com a LTE, a próxima geração das redes móveis celulares, já que se encontra em fase comercial. "A verdadeira procura por 4G não deve se materializar antes de 2014/2015 e, em seguida, o WiMAX terá perdido esta dianteira", adverte Windsor.

Sob o ponto de vista do analista, como é alto o nível de compromisso das operadoras móveis com LTE, esta terá vantagem substancial no tocante aos custos. Quando isto se combinar com a disponibilidade dos dispositivos e aparelhos, é provável que as redes móveis em WiMAX migrem rapidamente para LTE. isto deixa apenas o mercado de acesso fixo-móvel disponível para o WiMAX, que deve ter suas expectativas substancialmente reduzidas em longo prazo, quando a LTE apresentar boa relação custo-benefício", continua o analista do Nomura.

Em seu estudo, o Banco estima o mercado de WiMAX em US$8 bilhões até 2012, com as redes móveis e fixas. Mas, removendo-se as redes móveis, ele tende a encolher para US$ 4 bilhões. "Uma redução substancial das previsões pode desencadear consolidação ainda maior do mercado de WiMAX: Nortel e Alcatel-Lucent já saíram", adverte Windsor.
Ler mais


-----------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[05/01/09]  Intel faz vários lançamentos no CES 2009 por e-Thesis

Durante o Consumer Eletronics Shows (CES) 2009, a Intel vai lançar o Classmate PC personalizável e a Intel Learning Series, programa de ensino baseado neste notebook de baixo custo. O WiMAX é um dos destaques da programação da fabricante, que pretende demonstrar as novas possibilidades da tecnologia na comunicação em banda larga a qualquer hora e em qualquer lugar. Os 'Intel Insiders', grupo de aconselhamento sobre mídia social composto por dez dos principais blogueiros e peritos em mídia social, incluindo a vídeo-blogueira Sarah Austin, transmitirá ao vivo vídeos do evento para os seus espectadores, direto do estande da Intel, utilizando a tecnologia WiMAX.

O CES 2009 acontece entre os dias 8 a 11 de janeiro próximo, no Las Vegas Convention Center (EUA). No seu estande e no de seus vários parceiros, a Intel vai demonstrar suas novidades para mobilidade em geral e para os mercados emergentes, em particular.

Para o Centrino 2, será apresentado um novo tipo de rede pessoal, que conecta notebooks a todos os dispositivos de consumo Wi-Fi, como câmeras, impressoras, porta retratos digitais e outros. Para o porocessador Atom, serão apresentados os netbooks, feitos para navegação na web.

O novo Intel Core i7 também estará presente, a partir de aplicações on-line como vídeo HD, ferramentas de mídia social e jogos com desktops equipados. Quanto aos dispositivos de consumo, serão demonstrados os novos serviços interativos de informação e entretenimento para as TVs.
Nota: Informações fornecidas pela Intel

----------------------------------------------

Fonte: e-Thesis
[05/01/09]  China realiza seu leilão de WiMAX/BWA por e-Thesis

A agência reguladora chinesa - Office do Telecommunications Authority (OFTA) - já selecionou os cinco candidatos qualificados para acesso BWA (Broadband Wireless Access, no país. As ofertas cobrirão a operação de redes WiMAX e o leilão já foi marcado para 12 de janeiro próximo. Será leiloado um total de 195MHz para banda larga sem fio (incluindo WiMAX). São 90MHz na banda 2.3GHz e 105MHz na bandas entre 2.5GHz-2.6GHz . Os vencedores serão autorizados a prestar serviços fixos, móveis de voz, serviços de dados ou, ainda, uma combinação destes serviços.

A lista das cinco empresas, inalterada a partir de um anúncio anterior, se compõe da China Mobile Hong Kong (que opera serviços de telefonia móvel em Hong Kong sob a marca Peoples); CSL (representante da cellco local CSL New World Mobility); Genius Brand (joint-venture do ex-monopólio estatal PCCW com a cellco local Hutchison Telephone Company; a Hong Kong Broadband Network (braço de banda larga de outra telco chinesa City Telecom); e SmarTone Wireless, outra filial baseada em Hong Kong, da SmarTone Telecomunicações, que oferece serviços da Vodafone).
Fonte: Telegeography

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO