BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


04/07/09

• Telebrás e Eletronet: de novo... (48): Novas matérias no site do Ethevaldo + Polêmica: "Está na hora de retomar a Telefônica"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Alice Ramos
Sent: Friday, July 03, 2009 1:50 PM
Subject: Telebrás e Eletronet: de novo... (48): Novas matérias no site do Ethevaldo + Polêmica: "Está na hora de retomar a Telefônica"

 
Mensagem com cópia para: Ethevaldo Siqueira, Paulo Bornhausen, Júlio Semeghini; Casa Civil, Minicom, Rogério Santanna , Vilson Vedana e jornalistas
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O jornalista Ethevaldo Siqueira noticiou há uma semana a desistência do governo de reativar a Telebrás.

Volto hoje ao seu site  encontro algumas matérias novas.

01.
Inicialmente indico um texto acompanhado de áudio simultâneo, em que o conhecido jornalista da TV Cultura e Rádio CBN, Heródoto Barbeiro, conversa com o Ethevaldo, que comenta as reações à sua notícia.
Clique no link para ler e ouvir ou confira a transcrição mais abaixo:
Fonte: Ethevaldo Siqueira
[02/07/09]   A volta da Telebrás: sim ou não?

02.
Ethevaldo abriu uma página para registro da discussão do tema, em que os leitores podem opinar.

Nessa página está transcrito este polêmico artigo:

[25/06/08]   Está na hora de retomar a Telefônica por Virgílio Freire (a data é da publicação na web anotada aqui)

Virgílio Freire é engenheiro de telecomunicações, consultor sênior, ex-funcionário da Telesp, ex-presidente da Lucent Technologies no Brasil, da Nortel e de outras empresas.
Ethevaldo declara: Antes de mais nada, informo aos leitores deste site que conheço Virgílio Freire desde seus tempos de funcionário da antiga Telesp, nos anos 1970, e depois na indústria (Motorola, Nortel, Lucent e outras), como CEO da Vésper, empresa-espelho que atuava nas regiões da antiga Telemar e da Telefônica. Esclareço, logo de início, que, por mais discordância que possa ter de suas ideias, julgo extremamente oportuno debatê-las. Elas são “um prato cheio” para nossa discussão.
 
03.
Ethevaldo comenta o artigo do Virgílio Freire num longo texto, que transcreveremos na próxima mensagem mas que pode e deve ser lido aqui: Se for reativada, todos nós pagaremos a conta..
 
04.
 
Permito-me lembrar:
Em abril (...) houve uma reunião ministerial para avaliar a situação das empresas e, segundo fontes do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deu a ordem para que a Telebrás seja reestruturada.
Além da ministra, participaram da reunião o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, além de representantes da Eletrobrás e da Advocacia-Geral da União (AGU). (...)  [Fonte aqui]
 
Minha opinião sobre este "momento":
É totalmente inaceitável o silêncio do Governo sobre tema de tal importância.
O argumento já citado, cujo objetivo seria evitar a oscilação das ações na Bolsa, não se justifica pois há uma enormidade de outros fatores envolvidos, que a sociedade precisa conhecer. O "silêncio", e não a "verdade", é que alimenta a especulação!

A ministra Dilma, que governa o país "de fato" - e quer continuar, como se sabe - precisa vir à publico exercitar a transparência e explicar o andamento do assunto.
A decisão da D. Dilma de reativar a Telebrás foi anunciada pela mídia e não houve desmentido.
E a própria mídia precisa "correr atrás" de esclarecimentos e não ficar apenas aguardando uma eventual "pauta". Por que a mídia especializada não pode fazer jornalismo investigativo?  "Diploma" é que não falta, como se sabe.

E mais:
Os deputados Paulo Bornhausen (DEM-SC) e Júlio Semeghini (PSDB-SP) se comprometeram, ao final da "audiência-pública-da-ausência-do-governo", em elaborar um pedido de informações ao Executivo Federal sobre os planos em relação à Telebrás e, na ausência de resposta, a convocar os ministros responsáveis para discutir o assunto. Se já fizeram, precisam divulgar! Se não fizeram, precisam explicar!

Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
Com cópia para:
casacivil@planalto.gov.br; gabinete@mc.gov.br;   dep.paulobornhausen@camara.gov.br; rogerio.santanna@planejamento.gov.br; vilson.vedana@camara.gov.br
dep.juliosemeghini@camara.gov.br ; esiqueira@telequest.com.br e "jornalistas".

----------------------------------

Fonte: Ethevaldo Siqueira
[02/07/09]   A volta da Telebrás: sim ou não?
 
MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Sexta-feira, 02 de julho de 2009
 
Heródoto – Ethevaldo, que outras novidades você tem sobre a recriação da Telebrás pelo governo federal?
 
Ethevaldo – O debate esquentou, Heródoto. Depois que fontes do Ministério do Planejamento me disseram que o governo havia desistido de reativar a Telebrás, alguns defensores da volta da estatal ficaram furiosos e me enviaram as mensagens mais agressivas – como se o jornalista não devesse divulgar as informações de interesse público de que dispõe.
 
Heródoto – Quem são esses defensores da Telebrás?
 
Ethevaldo – Em sua maioria são assessores e funcionários do segundo escalão que apostam na volta da Telebrás e outros que, simplesmente, por razões ideológicas querem a recriação da velha estatal. O mais ridículo, Heródoto, é a reação deles. Eles dizem que o governo está certo em permanecer em silêncio, em fazer tudo secretamente. E me xingam de todos os nomes por ter levantado o assunto agora. Eles me lembram a história da bruxa que quebrava o espelho porque não gostava da própria imagem. Ou do doente que culpa o termômetro por sua febre. A função da imprensa é divulgar tudo que tem interesse público. Afinal, todos nós, cidadãos, iremos pagar a conta da reativação da Telebrás.
 
Heródoto – Mas, afinal, o governo desistiu ou não de recriar a Telebrás?
 
Ethevaldo – Ninguém sabe, Heródoto. Já que o governo federal não quer falar, nós vamos abrir espaço para o diálogo, para a discussão democrática de um tema de tanto interesse público como esse. Com esse objetivo eu abri espaço desde ontem em meu site para um grande debate nacional, para que os ouvintes da CBN nos respondam à seguinte pergunta: Recriar a Telebrás: sim ou não?
 
Heródoto – Que devem fazer aqueles que quiserem debater o assunto?
 
Ethevaldo – O caminho é entrar no site www.ethevaldo.com.br, ler artigos sobre o tema e dar sua opinião, em linguagem civilizada, com argumentos a favor ou contra a volta da Telebrás. Os que já têm opinião formada podem dar suas respostas enviando e-mail diretamente a mim para mundodigital@cbn.com.br.
 
Heródoto – Repetindo: O site : www.ethevaldo.com.br (ethevaldo com TH).com.br; e o e-mail: mundodigital@cbn.com.br. É isso. Até amanhã.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil