BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


10/07/09

• Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Alguém poderia explicar melhor?

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Silverio Chiaradia
Sent: Friday, July 10, 2009 9:01 AM
Subject: Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Alguém poderia explicar melhor?
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Olá Grupos
 
Recebi de um participante, que prefere não se identificar no momento, a proposta de debate a seguir.

Ele usa um termo - "web-flanela" - que eu desconhecia.  :-)
Perguntei e eis a resposta:
 
(...) Foi o pessoal da Abusar que criou essa definição para os provedores de autenticação do ADSL, na comparação do flanelinha que cobra para "tomar conta" do carro, com o suposto provedor de SVA que não agrega nada mas é obrigatório. (...)

Em tempo: o nosso "anônimo" não é o Rogério Gonçalves, da Abusar.  :-)
 
---------------------------------------------------------
 
Mensagem recebida:
 
Helio e Grupos
Uma sugestão de pauta de debate retirada de:
Fonte: INFO Online
[08/07/09]  
Anatel apóia deixar DNS com provedores por Felipe Zmoginski  (transcrição mais abaixo)

 
Num trecho o Valente da Anatel (não o da Telefónica) sugere o seguinte:

(...) “Quem tem que fazer essa conversão do endereço são os provedores. As empresas operadoras de telecomunicações também fazem, inclusive porque muitos provedores pequenos não têm condições de fazer. Mas se isso ficar centralizado nelas, o serviço pode congestionar e cair. Por isso que nós cobramos que os provedores façam, para descentralizar”, explicou Jarbas. (...)
 
Isso me parece uma tentativa de resistência da Anatel do modelo de web-flanelas, ao tentar dizer que eles são essenciais para DNS, que é um serviço essencial de navegação Internet...
 
Já em outra frente, uma declaração da Abranet:
 
Fonte: Yahoo! Notícias
[07/07/09]  
Abranet propõe que provedores atribuam endereço a usuário do Speedy
 
Diante dos problemas enfrentados pelos usuários do Speedy, o serviço de acesso à internet banda larga da Telefônica, a Associação dos Provedores de Internet (Abranet) propõe que a atribuição dos endereços de servidores DNS - que viabilizam a conexão - passe a ser feita diretamente pelos provedores, e não pela operadora, como ocorre atualmente.
 
Em comunicado, a Abranet argumenta que a pulverização dos endereços de servidores de DNS em centenas de provedores no Estado minimizaria os problemas que têm provocado instabilidade na rede do Speedy. Segundo a associação, várias empresas já solicitaram aos usuários a alteração para os seus endereços de DNS para resolver os problemas ocorridos com a banda larga da Telefônica.
 
Muita coincidência ?
Fim da mensagem
 
----------------------------------------------------
 
Da minha parte, confesso que não entendi muito bem este "modelo". Minto, não entendi nada!  :-)
A ideia é só para o estado de São Paulo?

Alguma boa alma "provedora" poderia explicar (mastigadinho, please!), exemplificando, por exemplo, numa cidade do interior, mesmo não-paulista?
Morei muito tempo lá e adotei Itajubá, no sul de Minas, nas margens plácidas do Sapucaí, como terra natal, uai! :-)
Na época, além da uma Operadora havia três provedores locais.
Seria um bom exemplo, némesss, Silvério?  :-)

Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------------------------------
 
Fonte: INFO Online
[08/07/09]  
Anatel apóia deixar DNS com provedores por Felipe Zmoginski
 
SÃO PAULO - O superinterndente da Anatel, Jarbas Valente, manifestou-se favorável à ideia da Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Internet) dos provedores assumirem a responsabilidade pela infraestrutura de servidores DNS da banda larga brasileira.
 
A associação apresentou uma proposta que torna os provedores de acesso os responsáveis por atribuir endereços de DNS aos usuários que navegam na web usando Speedy.
 
Servidores de DNS são os equipamentos que fazem a conversão do endereço dos sites digitados pelos internautas no browser para o endereço IP correspondente. Em abril deste ano, os servidores do Speedy foram alvo de um ataque cracker de negação de serviços.
 
A proposta da Abranet é que os provedores de acesso assumam essa responsabilidade, o que na prática pulveriza a atribuição de DNS feita na central da Telefônica para centenas de provedores espalhados por todo o estado.
 
Esta medida evitaria que ataques crackers afetassem de modo generalizado a navegação na web de usuários do Speedy, embora possa tornar mais fácil o sucesso deste tipo de ação contra provedores individuais, que sozinhos têm menos tecnologia para defender-se de um ataque externo do que, por exemplo, a Telefônica.
 
A proposta gera controvérsia porque muitos consumidores preferem simplesmente não ter provedor. Assim, pagam apenas a tarifa da banda larga e não um adicional para o provedor fazer o “login” do usuário na rede.
 
Para o superintentente da Anatel, no entanto, a proposta é boa. “Quem tem que fazer essa conversão do endereço são os provedores. As empresas operadoras de telecomunicações também fazem, inclusive porque muitos provedores pequenos não têm condições de fazer. Mas se isso ficar centralizado nelas, o serviço pode congestionar e cair. Por isso que nós cobramos que os provedores façam, para descentralizar”, explicou Jarbas.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil