BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


10/07/09

• Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Comentários de P, Rogério Gonçalves , Luiz Nacinovic e Toledo

----- Original Message -----
From: P.
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, July 10, 2009 2:34 PM
Subject: Re: [Celld-group] Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Alguém poderia explicar melhor?

Helio,

O que eu acho mais interessante, é que a ANATEL realmente não cobra dos provedores que recebem o dinheirinho do consumidor para oferecer além de suas páginas e os famosos conteúdo e e-mail, também o serviço de DNS.

A Telefônica fornece como disse o caro colega, porque muitos provedores não tem condições de oferecer!

Mas veja, se você é um provedor, e não pode fornecer o serviço essencial, então não deveria ser provedor de serviços de internet!!!

Que tal?

Voltamos ao mesmo ponto da discussão, precisa ou não precisa de provedor.

Não faz muito tempo houve uma vitória por parte dos consumidores de banda larga, não utilizar provedores para realizar a autenticação.

Estes mesmos provedores brigaram tanto que conseguiram derrubar a decisão da justiça. Mas não prestam o serviço ESSENCIAL de DNS...

E não estou falando só dos pequenos... Estou falando dos grandes também.

Em um dos episódios de problemas de DNS da Telefônica, o UOL (que é padrão cornetar a Telefonica), tinha no seu site "Problemas com o DNS da Telefonica?" e tinha um link informando para os usuários colocarem o DNS deles e como configurar e etc. Não passou 1 hora, eles tiraram a matéria e o how to.
Por que? Porque eles não conseguem suportar os próprios usuários também!

Quanto a ser só em SP, Helio, eu não sei como funcionam os ADSL PPPoE em outros estados, acho que foi citado o estado porque está sob os holofotes...

A mesma ANATEL que força o usuário a ter provedor (desde o início da banda larga), e todos nós sabemos que a estrutura não exige de maneira nenhuma que se tenha um (considerando inclusive que a própria Telefonica atendeu a demanda exigida pela justiça de permitir autenticação sem provedor) é a ANATEL que não fiscaliza os "pequenos provedores" e não exige que forneçam todos os serviços que um provedor de internet deve fornecer, e ainda se compadece com a falta de condições dos pequenos.

Na minha ideia, se sou forçada a pagar por algo, então quero ter todos os serviços com qualidade pelos quais estou pagando.

Não concorda?

Opinião minha! A ABUSAR sempre esteve na luta contra isso, e espero que não desistam de retirar os web-flanelinhas da parada!

P.

----------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, July 10, 2009 4:59 PM
Subject: [wireless.br] Re: Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Alguém poderia explicar melhor?

Oi Hélio, povo e pova do wireless br

Essa questão é interessante...

Apesar das aparências, o DNS é apenas um SVA de camada 7 que interage com os navegadores e utiliza a porta 53 e o protocolo UDP para realizar resoluções de endereços. Ou seja, a exemplo do email, http, VoIP etc, a operação de servidores de DNS é uma atividade que, por força do art. 61 da LGT, não está sujeita a qualquer tipo de controle ou regulamentação formal por parte das autoridades de telecom.

Obviamente, os provedores não são essenciais para a operação de servidores DNS assim como, apesar de facilitar pra caramba a memorização das URLs, o DNS nunca foi essencial para a navegação internet. Essencial mesmo é apenas o endereço de IP válido (dinâmico ou fixo).

Por se tratar de um serviço de informática de relevante interesse público, caberia ao ministério da ciência e tecnologia a iniciativa de colocar ordem no galinheiro da operação do DNS tupiniquim, propondo que o Executivo encaminhe um projeto de lei visando a criação de uma entidade, parecida com aquela que opera a portabilidade da telefonia, para administrar, mediante concessão pública, o TLD ".br", remunerando-se pela cobrança de tarifas referentes as anuidades pela manutenção de domínios.

Obviamente, a concessionária de serviços de informática de operação de DNS não poderia exercer a atividade de fornecimento de blocos de endereços IP, haja vista que essa atividade é inerente a exploração de serviços públicos de comunicação de dados, portanto, do âmbito de atuação do Minicom.

Como brinde para os usuários, a moralização do DNS mandaria pro beleléu o imoral cgi.br, o órgão-fantasma que desde 1995 só tem servido para esculachar o conceito de serviços públicos de comunicação de dados, já que a sua extinção, implicaria na obrigação do poder concedente disciplinar o fornecimento dos blocos CIDR (endereços IP), que até hoje é feito de forma completamente ilegal pelo cgi.br.

Portanto, existe solução para o "pobrema" do congestionamento das redes IP causada por excesso de tráfego DNS. Porém, como a moralização do DNS está intimamente atrelada à moralização do fornecimento dos endereços IP, não creio que a dupla Minicom/Anatel vá cutucar essa casa de marimbondos, pois isso derrubaria um dos principais engodos para a existência de serviços ilegais como o Velox e Speedy, que é a utilização do cgi.br para distribuição de blocos CIDR, recorrendo àquela velha cascata inventada em 1995, de que a própria rede internet seria um suposto "serviço de valor adicionado das redes de telefonia pública".

Por enquanto é só...

Valeu?
Um abraço
Rogério

-------------------------------------

----- Original Message -----
From: Luiz Sergio Nacinovic
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, July 11, 2009 6:32 AM
Subject: RE: [wireless.br] Fw: [Celld-group] Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Alguém poderia explicar melhor?

Posso dar uma opinião a respeito, assumindo meu lado de usuário e também com uma visão pseudo-comercial?
A maioria desses pequenos provedores, na verdade, está querendo apenas formar cadastro e pouco se lixando para o que eles tem que prover.
E, se por acaso, formarem um cadastro "interessante", todos eles estão louco$ para $erem "ab$orvidos" por algum grandão.

Um exemplo que eu sempre considerei picaretagem? Aquele "e-mail dedicado" do Mandic.

Outro? Aquela grande campanha do BOL, "Todo Brasileiro tem que ter um e-mail". No caso do Mandic, ele jogou na certa para articular um catálogo classe A com pinceladas corporativas e o BOL foi mesmo uma jogada universal.

Acho que tudo gira em torno de formação de um cadastro forte e as possibilidades que esse cadastro terá para ser negociado e a que preço.

Aqui em BH existiam uns oito ou nove provedores, todos eles antigas BBS (lembram delas?) antes da chegada do ZAZ! do UOL e do TERRA.
Todos foram ab$orvidos por quantias que variaram entre R$65 mil e R$ 250 mil.
Para mim, a coisa gira dessa forma.

Luiz Sergio Nacinovic

---------------------------

----- Original Message -----
From: Toledo
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, July 11, 2009 12:18 PM
Subject: RES: [wireless.br] Fw: [Celld-group] Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: Alguém poderia explicar melhor?

Luiz Sergio,

Mui respeitosamente lhe digo que você está completamente enganado a respeito dos provedores regionais.
A sua colocação indica que você não sabe absolutamente nada a respeito da triste história UOL x provedores regionais, e da completa passividade dos órgãos reguladores a respeito.

Sugiro por gentileza que o senhor se intere melhor do ocorrido, e da luta dos atuais provedores regionais. Posso lhe passar algumas associações que podem lhe dar todo o histórico passado e atual, a ANID, Abramulti e até mesmo a Abranet (embora está não represente os pequenos provedores).

Um forte abraço,
Toledo


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil