BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


12/07/09

• Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: "Proposta da Abranet aumenta a vulnerabilidade" + "Comunicado da Abranet"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, July 11, 2009 9:17 PM
Subject: Servidores de DNS distribuídos pelos provedores: "Proposta da Abranet aumenta a vulnerabilidade" + "Comunicado da Abranet"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Transcrevo estas matérias:

Fonte: Telecom Online
[08/07/09]   PromonLogicalis diz que a proposta da Abranet aumenta a vulnerabilidade das redes por Marineide Marques

Fonte: Convergência Digital
[07/07/09]
Speedy: ABRANET quer assumir atribuição de endereços DNS (texto do comunicado da Abranet)

Olá, Provedores!
Vamos participar? Suas opiniões são preciosas!
Lembro: posso intermediar quem quiser manter a privacidade.

Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
----------------------------------
 
Fonte: Telecom Online
[08/07/09]   PromonLogicalis diz que a proposta da Abranet aumenta a vulnerabilidade das redes por Marineide Marques
 
Diretor avalia que proteção dos servidores de DNS exige arquiteturas cada vez mais robustas e caras, ao passo que os ISPs têm menor poder de investimento.
 
A proposta da Abranet (Associação dos Provedores de Internet) para que a atribuição dos endereços de DNS (Domain Name Services) seja feita diretamente pelos provedores de internet, e não mais pela prestadora dona da rede de acesso, pode aumentar a vulnerabilidade do serviço, exatamente o oposto do que busca após as panes do Speedy. A avaliação é de Carlos Pingarilho, diretor de tecnologia da integradora PromonLogicalis, para quem a proposta não só não resolve o problema como pode criar uma situação passível de ocorrências ainda mais graves.
 
Ele destaca que a proteção dos servidores de DNS (máquinas encarregadas de dar o direcionamento cada vez que o assinante digita um endereço de um site) exige arquiteturas cada vez mais robustas e, consequentemente, cada vez mais caras. “Ao se pulverizar isso, o risco aumenta, pois os pequenos ISPs têm menor poder de investimento”, pondera Pingarilho. Ele defende que a atribuição do DNS permaneça como dever do provedor de acesso à rede, pois se trata de grandes empresas, com maior poder de resposta. “Além disso, o poder de pressão da sociedade ou da Anatel é maior quando envolve uma concessionária ou prestadora de TV paga de grande porte. O mesmo não aconteceria se fossem pequenos ISPs”, afirma.
 
Para o líder de oferta da gerência de redes da PromonLogicalis, Fábio Hashimoto, seria mais interessante se a Anatel, ao invés de endossar a proposta da Abranet, estimulasse a criação de um ranking de qualidade de DNS, a exemplo do que existe um vários países. O ranking mediria o tempo de resposta, ou seja, o tempo que leva entre a digitação do endereço e a entrada no site propriamente dito, desconsiderando possíveis interferências da velocidade de acesso contratada pelo assinante.
 
A proposta da Abranet foi uma resposta aos recentes problemas ocorridos na rede da Telefônica, que deixou o serviços de banda larga da operadora fora do ar em várias ocasiões. A sugestão teve a simpatia da Anatel, segundo declarações do superintendente de serviços privadas da agência, Jarbas Valente, em apresentação na terça-feira na Câmara dos Deputados.
 
Hashimoto acredita que a tendência é de aumento do poder dos hackers, em decorrência das maiores larguras de banda contratadas pelos internautas. Como boa parte dos ataques é lançada a partir de computadores zumbis (controlados pelos hackers), quanto maior a velocidade de acesso, maior o poder de ataque da máquina controlada.
 
Em apresentação na Câmara, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, chegou a culpar o aumento do tráfego na internet como responsável pelas panes. Hashimoto destaca que o tráfego de DSN vem crescendo em proporção maior do que o volume de novos usuários da rede. Ele lembra que os sites hoje são muito elaborados, com uma série de links e janelas, cada qual levando a um novo DSN. Além disso, o aumento do número de ataques contribui para esse tráfego. Ele cita o exemplo da British Telecom, que entre maio de 2003 e fevereiro de 2004 registrou um crescimento de 100% no número de consultas ao DNS da operadora. Nos três meses seguintes, o volume triplicou e o crescimento foi atribuído ao aumento de requisições por ação de virus e worms, que geram tráfego DNS ao tentarem se propagar.
 
--------------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[07/07/09]
Speedy: ABRANET quer assumir atribuição de endereços DNS
 
Em nota à imprensa, enviada nesta terça-feira, 07/07, a Associação dos Provedores e Internet informa que com o objetivo de evitar novos problemas relacionados à rede de banda larga da Telefônica no estado de São Paulo, além de colaborar para que novos usuários possam vir a acessar à Internet, a entidade sugere que a 'atribuição dos endereços DNS(Domain Name Services), apontados como fator crítico para as panes da infraeestrutura pela própria operadora, passem a ser feitos pelos provedores, durante o processo de autenticação".
 
Leia abaixo, o comunicado oficial disribuído pela ABRANET:
 
Com o objetivo de evitar a ocorrência de novos problemas relacionados à rede Speedy, da Telefônica, no Estado de São Paulo, e também, com isso, colaborar para que novos usuários possam acessar à Internet, via Speedy, a ABRANET (Associação dos Provedores de Internet), em nome de seus associados, vêm a público dar o seguinte esclarecimento:
 
Dado o fato de que os problemas recentes na Rede Speedy estão relacionados à questão da atribuição pela Telefônica dos endereços IP (Internet Protocol) dos servidores de DNS (Domain Name Services) - que viabiliza a navegação na Internet -, causando instabilidade e até mesmo impossibilidade de navegação dos usuários, a ABRANET aponta como solução que a atribuição destes endereços de DNS seja realizada pelos Provedores aos seus respectivos assinantes, durante o processo de autenticação. Com isso, problemas como os ocorridos com a Telefônica ficam minimizados, tendo em vista a pulverização dos endereços de servidores de DNS´s em centenas de provedores no Estado de São Paulo.
 
Cabe esclarecer que os Provedores, de forma a prestar com segurança e qualidade os seus serviços, já possuem seus próprios servidores de DNS. Inclusive, foi solicitando a cada usuário a alteração para os seus endereços de DNS que os Provedores conseguiram, paulatinamente, resolver os problemas ocorridos na rede Speedy.
 
A ABRANET coloca seu corpo técnico à disposição das Autoridades e demais interessados para dar mais esclarecimentos.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil