BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


21/07/09

• Sobre os debates em nossos Grupos

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, July 21, 2009 10:17 AM
Subject: Sobre os debates em nossos Grupos
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Creio que nesta semana atingiremos a cifra de 4600 participantes, somados os dois Grupos. Claro que muitos participam dos dois fóruns mas, de qualquer modo, é uma marca impressionante a ser registrada e comemorada!

Quero convidar a todos para aumentar a participação nos debates, inclusive trazendo novos temas. E trazendo novos membros! :-)

Um detalhe importante sobre a minha atuação.
Os veteranos sabem e os "novos" não.  :-)
Não sou "owner" dos Grupos; aposentado, passei quase um década afastado das telecom e, no retorno da minha curiosidade técnica, utilizei intensivamente nossos fóruns em busca de um mínimo de atualização.
Em dois momentos diferentes e por motivos diversos, face minha presença constante, fui convidado para ajudar na "liberação das mensagens" dos Grupos e fui ficando...  :-)
Abelhudo, com o tempo passei a agir como "moderador" para estimular os debates e tentar manter uma certa ordem nos fóruns. :-)

Minha atuação hoje reflete exatamente o que sei fazer, isto é, nada!  :-)
A não ser ler o noticiário, tentar fazer resumo dos assuntos para não perder a perspectiva e perguntar "tudo" aos fóruns.  :-)

Os demais participantes (quem não é especialista sempre conhece bastante um ou vários assuntos) podem e devem compartilhar seus conhecimentos.
E podem e devem atuar proativamente e não só em respostas às perguntas ou ao debate do assunto na berlinda.

As possibilidades são infinitas e o limite é a imaginação!

O professor pode montar um curso online da matéria que está ministrando no momento; o aluno pode compartilhar a confecção do trabalho escolar; o pesquisador pode comentar e buscar subsídios para sua pesquisa; o engenheiro pode ensinar uma nova técnica aprendida no campo... um pequeno detalhe pode mudar o rumo de um trabalho ou de uma pesquisa... uma pequena informação ou uma opinião pode desencadear um "brainstorming" e novos assuntos podem surgir...
Como disse, o limite é a imaginação!

Repito uma recomendação fruto da longa experiência nos fóruns:

Diferente do mundo real, do contato pessoal, em que a linguagem corporal é fundamental para o diálogo, no ambiente virtual não vemos o interlocutor e não sabemos seu estado de ânimo ou de humor.
Assim a regra básica é o respeito, a cortesia, a educação, o cavalheirismo, a cordialidade.  Estes são atributos jurássicos que sempre estão na moda!!!  :-)

Nos debates, antes de expedir a mensagem, vale sempre uma releitura para conferir se não estamos, de algum modo, fugindo da discussão das ideias e atingindo a pessoa do debatedor.

Mesmo quando se tem consciência de conhecer muito o assunto, deve-se, sempre, evitar a arrogância; ao contrário, é muito importante estimular o questionamento de suas posições.
O bom senso vai indicar o momento de sair do debate no fórum para a troca de mensagens "no particular".

Outro procedimento básico é "elogiar em público" e "criticar em pvt"... :-)

Cada participante pode e deve "vestir a roupa" de moderador  e sempre incentivar - e não inibir - a participação dos demais.
A inibição e a timidez são normais para os iniciantes e os "veteranos" podem ajudá-los a ultrapassar essas barreiras.
 
Em frente, ComUnidade! 
Êta nóis, sô!  :-))
 
Obrigado!

Um abraço cordial
Helio Rosa
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil