BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


08/06/09

• Comentário de José Roberto S. Pinto e resposta de Flávia Lefèvre sobre o post "Vitória!!!"

----- Original Message -----
From: Jose Roberto de Souza Pinto <josersp@terra.com.br
To: Helio Rosa
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; "Flávia Lefèvre Guimarães" ; Jana de Paula ; Mariana Mazza ; tele171@yahoo.com.br
Sent: Sunday, June 07, 2009 6:39 PM
Subject: Re: [Celld-group] Msg de Flávia Lefèvre: Vitória!!! Mas... o seguro morreu de velho...

Não resta dúvida que o backhaul como bem reversível é uma grande vitória, visto pelo interesse público quando a Concessão se encerrar, mas no curto prazo a troca de metas de Universalização que são compromissos da Concessão por backhaul é um excelente negócio para as Concessionárias Locais, que aumentam o seu domínio na rede e no mercado, na medida que esta rede continua de uso exclusivo destas Concessionárias para prestar os serviços de banda larga. Este é o melhor cenário para domínio da Banda Larga, certamente uma brilhante estratégia destes executivos que cederam nesta clausula de bens reversíveis e ganharam uma expansão da rede local de graça (troca da meta). Mais adiante vamos ver o que realmente é necessário para continuidade do STFC, e então vamos ver o quanto deste backhaul será necessário.

O resultado é que as soluções para o mercado de Banda Larga continuam concentradas nas grandes Empresas que prestam serviço fixo e móvel e com isso administram o preço e o crescimento do serviço e prestam um serviço muito aquém das expectativas do mercado e os clientes continuam sendo tratados como reféns.

Para não alongar a mensagem, pensem nos grupos econômicos que poderão assumir esta Concessão ao final do contrato e vão ver que não tem muitos interessados e mais, seria uma tragédia se o governo assumisse esta operação, portanto o único caminho é a criação de incentivos a competição, pois novas empresas no mercado podem sim alterar este quadro.

sds
Jose Roberto de Souza Pinto
Engenheiro e consultor

-----------------------------------------

----- Original Message -----
From: Flávia Lefèvre Guimarães
To: josersp@terra.com.br ; Helio Rosa
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Jana de Paula ; Mariana Mazza ; tele171@yahoo.com.br
Sent: Monday, June 08, 2009 9:39 AM
Subject: Re: [Celld-group]Msg de Flávia Lefèvre: Vitória!!! Mas... o seguro morreu de velho...

Olá, José Roberto

Concordo com você. A inclusão da infraestrutura para provimento de acesso a internet nos contratos de concessão é de ilegalidade gritante e, além disso, aniquila a possibilidade de pleno cumprimento do objetivo de universalização do STFC e com a possibilidade de competição, propiciando subsídio cruzado e concentração não só do STFC, mas também do serviço de comunicação de dados nas mãos das concessionárias.

É por isso que continuamos acreditando na ação civil pública, cuja finalidade e a declaração de nulidade inclusive do Decreto 6.424/2008, que autorizou a inclusão do backhaul nos contratos de concessão.

Nesta ação agora partiremos para a perícia e ficará muito clara a ilegalidade desse "plano de banda larga".

Abraço e até mais.

Flávia Lefèvre Guimarães


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil