BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


09/06/09

• Da "Série" Apagões - Msgs de Bruno Cabral: "Pane na rede fixa da Telefônica em S. Paulo" e "Incêndio em P.Alegre afetou telefonia fixa, móvel e internet da Oi"

----- Original Message -----
From: !3runo Cabral
<Bruno@Openline.com.br>
To: wirelessbr@yahoogroups.com
Cc: rosahelio@gmail.com
Sent: Tuesday, June 09, 2009 12:11 PM
Subject: Outra pane na Telefonica

É uma vergonha!
!3runo Cabral

--------------------

Fonte: G1
[09/06/09] Problema em rede de sinalização causou pane em telefones, diz Telefônica

Empresa disse que parte dos serviços foram restabelecidos às 9h55. Ainda não se sabe o que causou o problema.

Problemas em parte da rede de sinalização da Telefônica causaram a pane que deixou diversos telefones mudos na cidade de São Paulo na manhã desta terça-feira (9), segundo informou a assessoria de imprensa da empresa.

A rede é necessária para que as chamadas de voz sejam completadas. De acordo com a Telefônica, o problema foi detectado às 9h e por volta das 9h55 parte dos serviços já estavam restabelecidos. A empresa ressaltou, entretanto, que os consumidores ainda poderiam estar afetados e que continua trabalhando para a normalização de sua rede.

De acordo com a empresa, não foram detectadas as causas do problema. A reportagem do G1 apurou que foram afetadas linhas em bairros da região central e das zonas Sul e Oeste da cidade. Há relatos de leitores com o mesmo problema nas cidades de Praia Grande, Cubatão, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Palmital, Tatuí, Santana de Parnaíba, Adamantina, Itapira, Diadema, Lins, São Carlos, Santo André, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Santo André.

Na Avenida Luis Carlos Berrini, um dos principais centros comerciais da cidade, na Zona Sul, grandes prédios também tiveram telefones mudos nesta manhã. No número 1.681, as recepcionistas informaram que perceberam o problema desde as 9h30.

Por volta das 10h20, as linhas gradualmente começaram a funcionar. Telefones mudos também no número 1.645. Quando a reportagem do G1 chegou ao local, um
dos funcionários do edifício conversava pelo rádio com a administração do prédio e relatava o problema.

No número 1.461, o serviço também voltou a funcionar por volta das 10h20. De acordo com Igor Gonçalves, recepcionista do local, os telefones do prédio ficaram sem linha desde 7h30. E embora o serviço tivesse voltado às 10h20 ele não sabia informar o motivo do problema.

Alguns edifícios, porém, não sofreram a pane. No número 1.611, uma auto-escola, a recepcionista Dafne Santos informou que os telefones da empresa não sofreram nenhum problema. Poucos metros dali, em um edifício que abriga um banco, o problema também não ocorreu.

---------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[09/06/09] Pane na rede da Telefônica provoca "caladão" em São Paulo por Ana Paula Lobo

Depois de sofrer com problemas técnicos na infraestrutura de banda larga, a concessionária, nesta terça-feira, 09/06, pela primeira vez, registrou uma grave pane no serviço de voz. Milhares de usuários foram prejudicados.

Clientes empresariais e que portaram seus números para outras operadoras ainda enfrentavam dificuldades no final do dia, segundo nota oficial da operadora. O presidente da empresa, Antonio Carlos Valente, apesar de não explicar a causa da falha, informou que houve problemas em equipamentos instalados nos pontos de transferência de sinalização.

Em julho do ano passado, São Paulo viveu os "dias em que a Internet parou", em função da falha do Speedy, serviço de banda larga, originada,segundo a operadora, por um roteador, que desencadeou um efeito-dominó e atingiu toda a rede de acesso. Nesta terça-feira, 09/06, foi a vez de usuários de São Paulo viverem o dia do "caladão". O problema começou a ser detectado logo cedo.

Por volta das 10 horas da manhã, a Telefônica lançou uma nota oficial, confirmando o problema, mas sem identificar ainda a causa. No horário do almoço, o presidente da operadora, Antonio Carlos Valente, numa entrevista ao SPTV, da TV Globo, informou que o 'caladão' foi provocado por falhas em equipamentos instalados nos pontos de transferência de sinalização.

A concessionária possui três na capital paulista - nos bairros de Perdizes, Liberdade e Ibirapuera - e três no interior do estado - Americana, Campinas e Araraquara. "Houve problemas nesses equipamentos e eles geraram impacto em quase todas as chamadas no Estado", admitiu Valente.

Com relação ao ressarcimento dos usuários, o presidente da Telefônica enfatizou que a operadora cumprirá as regras e a lei. "Vamos ressarcir todos os usuários prejudicados. A telefônica conhece as regras, conhece as leis e as aplica", completou. Até este momento, segundo ainda a operadora, 95% dos serviços tinham sido reestabelecidos.

Por volta das 15 horas, quase seis horas depois da pane, a Telefônica informou, em outro comunicado, que ainda trabalhava para normalizar os serviços de alguns clientes corporativos e usuários que realizaram a portabilidade numérica de/para outras redes diferentes da rede da Telefônica, que podem ter sofrido consequências decorrentes do não completamento de chamadas.

No mesmo informe, a operadora garantia que tinha sido "totalmente restabelecido o completamento de chamadas no tráfego local, de longa distância nacional e internacional, ligações para telefones 0800 e call centers e o acesso a outras redes, como, por exemplo, a rede de celulares". Apesar da entrevista concedida por Valente à TV Globo, a operadora enfatizava ainda buscar as causas do problema e da falha do serviço.

A Anatel se manifestou apenas uma vez - logo quando o problema começou a mobilizar a imprensa. A Agência reguladora divulgou uma nota oficial. Nela, revelava "extrema preocupação com a situação". Mas ao longo do dia, não mais se pronunciou. Leia abaixo, o informe da Anatel.

Anatel: Comunicada pelo presidente da Telefônica e investiga com 'extrema preocupação"

Em nota oficial, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que acompanha com extrema preocupação as falhas nos serviços de telefonia fixa (Local e Longa Distância Nacional e Internacional) prestados pela Telesp (Telefônica), registradas a partir das 9 horas desta terça-feira, 09/06. A instabilidade no sistema provoca o não completamento de chamadas e abrange todo o estado de São Paulo.

A Agência foi informada da ocorrência pelo presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente da Silva. Os agentes de fiscalização do Escritório Regional de São Paulo trabalham em regime de urgência na verificação não só das causas, mas do alcance das conseqüências da paralisação, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados e a adequada confiabilidade das redes de telecomunicações. Apurada a ocorrência, a Anatel tomará as providências no sentido de assegurar os direitos dos usuários.

-----------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[09/06/09] Câmara dos Deputados: Pane reforça urgência no debate sobre a infraestrutura da Telefônica por Luís Osvaldo Grossmann

A terceira pane da Telefônica em 60 dias coincidiu com a votação de um requerimento, na Câmara dos Deputados, que convida a concessionária a
discutir a qualidade do serviço prestado e apresentar as razões para as falhas registradas com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Originalmente, o pedido ocorreu após as falhas regitradas nos serviços de acesso à internet, em 6 e 8 de abril e de 18 a 20 de maio. Mas nesta terça-feira, 09/06, ocorreu uma pane no sistema de telefonia, que deixou milhares de usuários no Estado de São Paulo, sem acesso ao serviço de voz. E a solicitação da reunião calhou de ser o primeiro item da pauta da reunião da Comissão nesta quarta-feira, 10/06.

"A ideia já era discutir tanto os serviços de voz quanto de banda larga. Queremos saber como a Telefónica está se preparando, os investimentos que
está fazendo, para garantir a qualidade dos serviços aos consumidor", disse o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), autor do requerimento. "A pane desta terça-feira, 09/06, mostra a relevância do pedido", completou.

Segundo Semeghini, as falhas na rede que impediram as chamadas serem completadas nesta terça-feira reforçam também o objetivo de realizar o encontro com a Telefónica nas próximas duas semanas, como será pedido ao presidente da CCTCI.

O requerimento para discutir "a deficiência na prestação dos serviços e o não cumprimento das normas do Sistema de Atendimento ao Consumidor Definidas pelo Ministério da Justiça" convida, além da Telefónica, o presidente e o ouvidor da Anatel, e o diretor executivo do Procon de São Paulo.


----- Original Message -----
From: Bruno@Openline.com.br
To: rosahelio@gmail.com
Sent: Saturday, June 06, 2009 10:41 PM
Subject: Bunkers da internet brazuca

Lembra do incêndio no datacenter da telefonica? Outro agora, só que da BrOI.

!3runo Cabral

--------------------------------

Fonte: Terra
[31/05/09] Incêndio na Oi afeta telefones de emergência de Porto Alegre

Incêndio em prédio da Oi afeta serviços de telefonia fixa, móvel e internet

Um incêndio atingiu neste domingo o 17º andar do prédio da central da Oi, antiga Brasil Telecom, na avenida Salgado Filho, no centro de Porto Alegre. Segundo a assessoria da empresa, o incidente afetou parcialmente a prestação de serviços de telefonia fixa, móvel e internet. Em decorrência do problema, a prefeitura da capital gaúcha foi obrigada a disponibilizar outros números para o atendimento de emergência por ambulâncias (Samu) e outros serviços públicos.

O fogo teve início por volta das 11h em uma sala onde era realizada a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado do prédio e foi controlado no início da tarde. De acordo com a Oi, equipes trabalham restabelecer os serviços de forma progressiva a partir das 20h deste domingo.

A companhia espera que "no máximo", até o final da manhã da segunda-feira o funcionamento esteja normalizado. A empresa de telefonia confirmou que a energia elétrica do prédio teve de ser cortada enquanto durou o trabalho dos Bombeiros. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, foram danificados os telefones 118, de emergência da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o 192, que aciona as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e o 115, do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entre outros ramais públicos.

Enquanto o serviço não é retomado, outros ramais foram disponiblizados para o atendimento ao público. O serviço 118 pode ser acionado pelo telefone 2105-6570, as ambulâncias pelo 2105-7899 e o SAC do Dmae pelo 2105-9115. A prefeitura também informa que qualquer atendimento de urgência pode ser solicitado pelo 190, da Brigada Militar, que tem comunicação via rádio com esses órgãos.
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil