BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


09/06/09

• José Roberto S. Pinto comenta a msg de Márcio Patusco: "Alternativas possíveis no processo de mudanças desencadeado pela Confecom"

----- Original Message -----
From: josersp@terra.com.br
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, June 09, 2009 2:55 PM
Subject: Re: [Celld-group]1ª Confecom (08) - Msg de Márcio Patusco: Orçamento e 1ª reunião da Comissão Organizadora

Caro amigo e parceiro Marcio

Os cenários que você desenvolveu tem total sentido, a questão é que o foco das discussões vai ser direcionado para a natural integração das Telecomunicações com a Radiodifusão e estes dois grupos vão tentar fechar um acordo que mantenha a situação atual confortável, com baixa ou nenhuma competição.

Na minha opinião temos uma clara questão de natureza cultural, pois o cidadão brasileiro ainda não reivindica ou exige os seus direitos, está satisfeito com pouco e procura poucas vezes alternativas para as suas necessidades.

Os órgãos ou Agências Reguladoras Setoriais de defesa do consumidor e da concorrência passam então a ter um papel muito importante neste processo educativo e de mudança cultural e por isso devem ser órgãos de ESTADO e não de GOVERNO.

As regras são muito importantes de serem criadas com o objetivo do bem estar social, mas o cumprimento delas é o que é mais importante, e no caso brasileiro todos nós sabemos que são deixadas de lado. (só como exemplo: veja caso recente do decreto do call center - é extremamente ridículo termos que ter um decreto para o consumidor ser bem atendido ou não ser importunado - e os resultados até o momento demonstram que os prestadores de serviço não alteraram a sua postura em relação aos clientes / consumidores).

A LGT conceitualmente foi uma peça quase perfeita para a época, certamente requer mudanças em função da convergência da Internet da Banda Larga e da mobilidade, mas verifique que grande parte dos objetivos preconizados não foram cumpridos e não existe nenhuma organização cobrando estes compromissos dos responsáveis.

sds
José Roberto de Souza Pinto
Engenheiro e consultor
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil