BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


10/06/09

• Da Série "Apagões"  "Retomada da discussão técnica" e IDEC: "Como reclamar"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
edmilson.rosa@uol.com.br
Sent: Wednesday, June 10, 2009 3:25 PM
Subject: Re: Outra pane na Telefonica: "Retomada da discussão técnica" e IDEC: "Como reclamar"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O participante Edmilson Rosa (que ajuda na moderação mas não é meu parente) pondera:  :-)

"Tenho achado entranho, que algumas pessoas agora estão discutindo política, e tomando partido, o que a meu ver não seria objeto do deste fórum, tirando de fora o problema técnico da telefonica, que é muito interessante discutir."
 
Valeu, Edmilson! Tá certo! 

Tenho certeza que podermos aprofundar ainda mais as causas reais deste e de outros incidentes.

Na esteira de outras ponderações em "pvt", recebo a indicação de duas matérias que descem um pouco ao nível técnico:

Fonte: IPNews
[10/06/09]   Caso Telefônica: é possível que rompimento de fibra paralise os serviços? por Rodrigo Conceição Santos

Esta, além de comentar detalhes técnicos, também ensina "como reclamar":

Fonte: IPNews
[09/06/09]  Nova pane da Telefônica põe manutenção da rede em xeque por Rodrigo Conceição Santos

Lembro: posso intermediar mensagens com informações técnicas de quem não se sinta à vontade em se expor.
 
Vamos ler e retomar o debate técnico?
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
---------------------------------------
 
Fonte: IPNews
[10/06/09]   Caso Telefônica: é possível que rompimento de fibra paralise os serviços? por Rodrigo Conceição Santos  
 
Depois da hipótese de rompimento de fibra ótica levantada pela L5 Networks e da avaliação oficial da Telefônica, apontando que a paralisação nos serviços na manhã de ontem podem ter sido causadas por falha humana, IP NEWS levanta como esse tipo de incidente é possível.
 
A paralisação nas chamadas locais e interurbanas da Telefônica na cidade de São Paulo ontem pôs em xeque os serviços de segurança de rede da operadora, que até o momento tem como única manifestação a provável causa por falha humana. Especialistas ouvidos pelo IP NEWS, no entanto, levam a crer que o problema foi causado pelo rompimento de uma de suas fibras óticas, que ligam backbones centrais ao largo da cidade. Isso soa estranho aos ouvidos dos técnicos, uma vez que a Telefônica, assim como as demais operadoras, afirmam trabalhar com sistemas de redundância de infraestrutura, com nova rota de tráfego. Enquanto a operadora não dá parecer oficial sobre o ocorrido, esta redação levantou as prováveis causas de acidentes com fibra ótica.
 
A má intervenção humana é a principal causa desse tipo de acontecimento, segundo Alessandro Mazzafiori, especialista em redes da Redex Telecomunicações. Ele levanta acidentes com escavação manual ou com equipamentos de grande porte, como escavadeiras e retro-escavadeiras na abertura de valas nos perímetros urbanos, durante as quais pode acontecer o rompimento do cabo.
 
“Mas há formas de proteger essa infraestrutura, começando pela sinalização da rede. Elas podem também fazer a marcação eletrônica da rede, utilizando marcos eletrônicos que são enterrados junto aos cabos, o que facilitará a localização física do ponto danificado”, diz. Vale ressaltar que no Brasil não se tem um mapa confiável de redes subterrâneas, sejam elas de qualquer serviço, o que dificulta a identificação dos cabos ou tubos em solo no momento da escavação.
 
Segundo ele, as operadoras também devem possuir um sistema de supervisão de rede ótica, que identifica rapidamente qualquer anomalia na infraestrutura. “O rompimento de cabos óticos, por exemplo, pode ser alarmado com o uso de um sistema desse tipo”, complementa.
 
Questionado sobre o problema enfrentado pela Telefônica ontem, o especialista deixa claro que não pode falar em nome das operadoras, mas que elas costumam ter arquitetura que permitem o roteamento do trafego em casos como o de ontem. “Agora, a rapidez desse roteamento depende de quão sofisticado seja o sistema de detecção de falhas e da própria infraestrutura redundante da operadora. É preciso lembrar que elas têm acordos de níveis de serviço (SLA) com seus clientes, principalmente os corporativos, e isso exige tempos mínimos de interrupção de tráfego, sob pena de severas multas”.
 
-------------------------
 
Fonte: IPNews
[09/06/09]  Nova pane da Telefônica põe manutenção da rede em xeque por Rodrigo Conceição Santos  
 
Principal hipótese levantada pela Telefônica em nota oficial soltada na noite de ontem é falha humana; empresa especializada em redes diz que o problema pode ter sido causado pelo rompimento de uma fibra óptica, o que colocaria os sistemas de redundância da operadora em xeque; e Idec explica como o consumidor deve proceder para ser ressarcido do serviço não prestado.
 
Desde às 9h00 de ontem a Anatel registra as primeiras reclamações com o serviço de telefonia fixa da Telefônica, local e de longa distancia nacional e internacional, em São Paulo. O sistema esteve instável por horas e impedia o complemento dessas chamadas. A Anatel diz ter sido informada do problema pelo presidente da operadora, Antônio Carlos Valente da Silva, e que seus agentes trabalham em regime de urgência na verificação das causas e das consequências da paralisação.
 
Em nota divulgada na noite de ontem, depois de avaliar que 97% dos problemas estavam resolvidos (dados de estranhesa para os leitores do IP NEWS que questionaram o restabelecimento do serviço no final da tarde), a empresa admitiu a hipótese de falha humna ter causado a pane.
 
Uma nota enviada pela L5 Networks, empresa especializada em serviços de redes para operadoras, diz que a pane foi causada pelo rompimento de uma das fibras óticas da Telefônica, o que ocasiona a parada de alguns sistemas, como, links de Internet, Troncos E1 (DDR), linhas telefônicas e afeta, inclusive, o serviço de outras operadoras. Essa afirmativa coloca em xeque os sistemas de redundância na rede da operadora, principalmente dado que os problemas foram concentrados em área altamente urbanizada.
 
Como proceder
Para o Idec, a operadora tem o dever de indenizar os consumidores por danos sofridos em decorrência da paralisação do serviço. Nesse caso, para o consumidor pessoa física, em caso de discussão judicial, não é o consumidor que terá de provar que sofreu um dano e sim a Telefônica que terá de provar que o dano não foi causado.
 
O consumidor tem o direito de receber em sua fatura mensal o abatimento do valor proporcional ao tempo em que ficou sem telefone, em razão de um serviço que não foi prestado.
 
O Idec recomenda também que os clientes protocolem suas reclamações na Anatel, que deverá apurar o ocorrido e decidir se pune a concessionária pelo ocorrido. O telefone de contato é 133 e o site www.anatel.gov.br.
 
As reclamações deverão ser encaminhadas por escrito, com cópias simples de todos os documentos que comprovem os prejuízos.
 
Se enviadas pelo correio, o consumidor deverá pedir o aviso de recebimento. Caso entregue pessoalmente, deverá pedir para que uma cópia da carta seja assinada, o que servirá como comprovante de entrega. O número de atendimento da Telefônica para orientação é o 10315.
 
Aqueles que solicitarem a reparação dos danos também devem ficar atentos ao prazo de resposta. Se a empresa não responder ou negar o pedido de indenização, ainda é possível recorrer ao Procon e, posteriormente, à Justiça.
 
Caso o valor do prejuízo não ultrapasse 20 salários mínimos a ação judicial poderá ser proposta no Juizado Especial Cível (no fórum mais próximo de sua residência), sem a necessidade de contratar advogado.
 
Procon
O Procon diz já ter notificado a Telefônica por escrito e deu o prazo de resposta de até a próxima segunda-feira, dia 15 de junho.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil