BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/06/09

•  Da Série "Apagões": "Siglas" + Msg de Luciano Basso sobre matéria do Tele.Síntese + Msg de Jana de Paula

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, June 11, 2009 10:08 AM
Subject: Re: Outra pane na Telefonica: "Siglas" + Msg de Luciano Basso sobre matéria do Tele.Síntese + Msg de Jana de Paula
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Minha formação é engenharia de telecom mas todos sabem que não "estou" mais engenheiro há muito tempo. :-)

O Nacinovic e a Jana de Paula, no embalo do ressurgimento da Telebrás, ressuscitaram a saudosa "rebimboca da parafuseta", tema de um antigo "comercial" de TV. (*)  :-)

A Jana, modesta,  está mais engenheira do que eu!!!!

(...) Eu não entendo xongas de tecnologia, mas não acredito que TODOS vendam gato por lebre e, assim, imagino que há farto conhecimento tecnológico para se prever, ao menos prever, uma pane. Na minha cabeça leiga não entra o fato de uma rede uptodate voltada para determinado fim não ser capaz de evitar uma pane (exceto desastres, é claro). Estamos falando de prestadoras (que têm a última milha) que investem em NGN, fibra óptica e até IMS... enfim o supra-sumo do que há em termos de tecnologia.(...)

E olha só o Rubens Kuhl comentando o Toledo:
(...) Lembrando que existe um bom motivo para atualização de PTS que é a migração para NGN, algo que sabidamente está no forno da TLF... deixo a montagem da teoria conspiratória para o leitor... :-)  (...)

Vai um pedido: sempre que possível e o tempo permitir, para fins de ambientação e reciclagem, definam as siglas e acrescentem uma explicação das mesmas, pois temos participantes de várias áreas em nossos Grupos. E uns poucos semi-novos, como eu...  :-)

PTS?
NGN?
IMS?
SS7?
"Que são isssô?"   :-)
Assim, sem explicação, não parecem verdadeiras rebimbocas?   :-)
 
Mais um pouquinho de "técnica", please!  :-)
Mas não esqueçam de vincular tudo ao apagões e caladões Telefonicos e outros... :-)

Peço desculpas.
O objetivo das pseudo-gaiatices acima é nivelar para os dois Grupos e chamar a atenção para a boa participação do Luciano Basso, que explica algumas das siglas e repercute uma interessante matéria da Lia Ribeiro do Tele.Síntese. Vale conferir também a participação especial da Jana de Paula. (tudo transcrito mais abaixo)
 
Obrigado!

Um abraço cordial
Helio Rosa

(*) Da web: Rebimboca da parafuseta - Termo utilizado por mecânicos e eletricistas picaretas para designar qualquer parte mecânica de um equipamento que esteja quebrado, cujo nome real eles não têm idéia.
 
-------------------------
 
----- Original Message -----
From: Luciano Cadaval Basso
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
edmilson.rosa@uol.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, June 10, 2009 4:54 PM
Subject: Re: [wireless.br] Re: Outra pane na Telefonica: "Retomada da discussão técnica" e IDEC: "Como reclamar"
 
Hélio:
 
Ontem um amigo, especialista em software de gerência de redes SS7 me perguntou como que uma falha na rede SS7 poderia causar tantos problemas, se a rede não tinha redundância, etc. Abaixo minha resposta a ele com minha opnião pessoal sobre o caso. Tavez esteja errada, porém dois anos trabalhando com a portabilidade me levaram a essas conclusões:
 
Não foi bem uma falha na rede SS7, apesar da falha ter sido causada pelos PTS (Ponto de Transferência de Sinalização para os não-telecom) da rede. Explico:
 
Para resolver a portabilidade numérica as operadoras precisam consultar, a cada chamada feita, uma base de dados para saber de que operadora que é o telefone de destino (antes da portabilidade isso era feito com a análise de prefixos). Pois bem, a solução que todas as operadoras brasileiras adotaram foi colocar PTS "inteligentes" na sua rede. Estes PTS além de rotearem a sinalização das chamadas (que é sua função original), têm a capacidade de "ler" os números dos telefones na sinalização SS7 e modificar alguns parâmetros caso o telefone seja portado.
 
Foi uma briga de foice entre fornecedores, em todas as operadoras e na Telesp quem ganhou e instalou os PTS foi uma empresa brasileira que tem uma solução super-hiper-tecnológica (pois é nessa os Brasileiros ganharam dos Chineses, Suecos, Americanos e Cia...). E antes que falem que foi pela tecnologia ser brasileira que deu problema adianto que provavelmente não foi.
 
Bom e também não foi por falta de redundância, a Telesp instalou 3 pares, separados fisicamente e com capacidade para suportar muuuito tráfego. E sei que o projeto é expandir mais ainda a rede.
 
Pelo que li a falha foi na parte de TI da solução, a rede SS7 tem toda a redundância, mas fica na mão de uma base de dados. Essa base é chamada de BDO, Base de Dados da Operadora e é aliment ada com dados trocados por todas as operadoras que são armazenados na BDR, Base de Dados de Referência. Pois bem, essa base é atualizada várias vezes por dia e é a partir dela que os PTS fazem todas as consultas e modificações de portabilidade.
 
Pois bem parece que no dia 10 pela manhã alguém (que nunca será identificado publicamente) fez uma manutenção nos PTS, nos 6 ao mesmo tempo. E também nunca será dito se a falha estava na atualização instalada, nas bases de dados, na comunicação entre eles ou foi puro erro humano. Com certeza não se faz upgrades numa terça-feira de manhã e muito menos em 6 equipamentos ao mesmo tempo. O fato é que os 6 PTS perderam a capacidade de resolver a portabilidade (e provavelmente de rotear corretamente as chamadas) e a resolução foi demorada. E fica a pergunta, quem dá a liberdade para uma única pessoa, alegadamente um terceiro, de acessar e modificar equipamentos em operação nesse horário? Estranha ess a história...
 
Portanto imagino que foi falha num equipamento da rede SS7 mas não uma falha DA rede SS7.
 
abraços,
Luciano Cadaval Basso
 
-------------------------------------------------
 
Fonte: Tele.Síntese  
[09/06/09]   Falha humana provoca pane da Telefônica, diz operadora por Lia Ribeiro Dias
 
O que provocou a pane no sistema telefônico da Telefônica hoje pela manhã, especialmente no período entre 9 e 10 horas, foi uma falha de procedimento de um funcionário de um fornecedor da Telefônica  na atualização do software da plataforma de sinalização da rede. Segundo informações da operadora, houve três erros de procedimento: a troca foi realizada em horário comercial, o que não é recomendado; no lugar de substituir o software em um PTS (ponto de tráfego de sinalização) e aguardar o resultado, ele fez operação sequencial nos seis PTS provocando um efeito sistêmico; e, por último, realizou a operação sozinho, sem acompamento.
 
De acordo com o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, tão logo foi verificada a pane, a equipe técnica da operadora trabalhou para voltar a plataforma de software anterior. O objetivo primeiro foi atender ao maior número possível de assinantes, que durante a pane tiveram dificuldade para completar suas ligações telefônicas locais e de longa distância. O problema também afetou os serviços inteligentes, de call center e internet discada.
 
Os usuários que demoraram mais tempo para ter o serviço regularizado foram os que solicitaram a portabilidade numérica para a rede da Telefônica ou da rede da Telefônica para outras redes, pois o serviço depende de informações que estavam na base de dados que foi corrompida. Até às 20 hrs, os usuários com números portados atendidos por dois dos seis PTS da operadora já estavam com o serviço regularizado, e até as 23 horas a operação nos demais PTS, relativas a esse serviço específico, seriam regularizados.
 
O presidente da Telefônica destacou que a pane de hoje não tem nenhuma relação com os problemas anteriores vividos pela empresa, por diferentes fatores, no serviço de banda larga. “São redes diferentes, de tecnologias diversas e de diferentes fornecedores”, disse ele, informando que avisou à Anatel da ocorrência tão logo a pane foi detectada e que todas as informações técnicas, ao longo do dia, foram colocadas à disposição da agência.
 
De acordo com Valente, o que foi apurado por enquanto foi a falha humana de procedimento, mas não está descartada a ocorrência de outros problemas como da própria informação contida na base de dados. “Tudo está sendo examinado rigorosamente, e só amanhã teremos um quadro mais completo”, informou. Valente destacou que o fornecedor envolvido participou do projeto da rede, é fabricante do módulo atingido e partic ipa da operação. “Não estamos falando de uma empresa terceirizada sem envolvimento com o projeto, que cuida só de manutenção”, observou.
 
----------------------------

 
----- Original Message -----
From:
Jana
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, June 09, 2009 3:53 AM
Subject: Re: [wireless.br] Outra pane na Telefonica
 
Povo,
 
Acho que dizer assim: no Flamengo pega, na Barra não pega, não sei aonde pega mais ou menos é tosco, como diz minha filha. Tem que pegar 100% e ponto final. Independente do provedor. No meu caso específico, moro na beira do mar. Não sei como é a maresia no Flamengo ou na Barra. Mas na praia de Piratininga onde moro é maresia pura e simples. Sem poluição. O custo disso é que a vida útil de eletrodomésticos é muito menor. A fiação interna idem. Este custo é pago, é óbvio, pelo morador que quer morar aí. Mas uma prestadora seja de eletricidade ou telefonia, que tem cabos fios etc. e presta serviços numa área de mareia (que deve ser pelo menos 50% do Rio de Janeiro) tem que arcar com os seus custos de manutenção básica da rede, como nós moradores arcamos com os nossos.
 
Aqui o problema é corrosão do par de cobre, da própria caixa onde fica a central... sei lá de que mais. Já chamei a prestadora várias vezes e sempre é isso que é constatado: corrosão. Mas e aí? O que é que eu tenho com isso? Quando vc pede uma verificação, a prestadora avisa que se for constatado que a falha é na casa o cliente terá q pagar uma taxa de 60 ou 70 reais, não me lembro exatamente. Mas sempre se constatou a mesma coisa: corrosão da parte externa. Eles consertam, é claro, mas o problema da conexão não é resolvido 100%.
 
Porque além isso e sob isso há uma série de informações não divulgadas, uma série de caminhos que o usuário não conhece, por ser leigo. Deve ser difícil enrolar especialistas como vcs. Mas é flagrante que muitas vezes um plano de 1 Mega cai de velocidade por que a rede tá lotada. Agora tem um velocímetro em que o usuário pode constatar isso facilmente. Como uma conexão mais lenta requer menos qualidade da rede, muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas vez ocorre isso: reduz-se a velocidade para a rede não cair tanto. Até eu que sou leiga sei disso.
 
Mas o importante mesmo e acho que é flagrante e difícil discordar é fragilidade desta rede. Por exemplo no Orkut quando o servidor deles lá da pau eles soltam uma mensagem irônica tipo o servidor tá doido... alg coisa assim. No Facebook pedi reenvio de minha senha pois esqueci e recebi um e-mail de que isso duraria muito tempo, e de fato tem cerca de um mês. O pessoal tira onda por que é de graça. Vc não paga nada e vai reclamar? Mas no Twitter isto já está mais profissa: eles avisam com 48 horas de antecedencia qualquer paralisação da rede. Para uma coisa que vc não paga nada, isso é bem legal.
 
Eu não entendo xongas de tecnologia, mas não acredito que TODOS vendam gato por lebre e, assim, imagino que há farto conhecimento tecnológico para se prever, ao menos prever, uma pane. Na minha cabeça leiga não entra o fato de uma rede uptodate voltada para determinado fim não ser capaz de evitar uma pane (exceto desastres, é claro). Estamos falando de prestadoras (que têm a última milha) que investem em NGN, fibra óptica e até IMS... enfim o supra-sumo do que há em termos de tecnologia.
 
Para concluir este texto escrito apressadamente, o que eu quero dizer é que há certamente sonegação de informações. Sabe-se muito mais do que se diz. Controla-e muito mais do que se assume. E, no final, como sempre, a culpa é do computador... Da repimboca da parafuseta como muito bem disse um colega do grupo. Ora, isto é tosco! Investir centenas de milhares de dolares para se culpar uma repimboquinha?
 
E tb concordo com outro colega que isso é muito mais profundo do que política. Porque política é uma coisa. Serviço é outra. Discutir-se rumos políticos é uma coisa. Dar um serviço que funcione é outra completamente diferente. O resultado é que banca serviço na internet quem pode arcar com custos altíssimos, como os bancos que apostam cada vez mais na internet mesmo conhecendo sua fragilidade. Pq eles têm como pagar advogados, polpudas indenizações, campanhas maciças de convencimento etc. (os bancos são só um exemplo, hem? Não estou em nenhuma cruzada contra ou a favor deles). O que é preciso ver é que a base tem que ser boa e confiável em termos de serviços para todos. E hoje não é. A internet é um troço bom prá caramba, a banda larga é caminho de inclusão, mas há 'alguma coisa oculta' e como tal precisa ser revelada. E não é levando o assunto para o tequiniquês que se vai resolver a questão. Empresa é empresa, mercado é mercado. Empresa de utility tem que ter responsabilidade com os clientes. Isto para mim não é um problema de política. É uma questão de mercado. Serviço bom = cliente satisfeito, continha em dia, dinheiro na conta da empresa. Jogo de empurra não resolve.
 
Bom, é isso.
abraços e boa noite a todos
Jana de Paula

 
-----------------------
 
----- Original Message -----
From: Rubens Kuhl
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, June 11, 2009 12:19 AM
Subject: Re: [wireless.br] Re: Outra pane na Telefonica: "Retomada da discussão técnica" e IDEC: "Como reclamar"
 
Lembrando que existe um bom motivo para atualização de PTS que é a migração para NGN, algo que sabidamente está no forno da TLF... deixo a montagem da teoria conspiratória para o leitor... :-)
 
Rubens Kühl
 
----------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Toledo, Luis Carlos
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, June 10, 2009 7:24 PM
Subject: RES: [wireless.br] Re: Outra pane na Telefonica: "Retomada da discussão técnica" e IDEC: "Como reclamar"
 
Em outra lista uma pessoa, se querer querendo, postou uma mensagem onde descrevia o upgrade do DNS da telefonica feito "a quente", ou seja, upgrade e teste de stress em pleno ambiente de produção.
Logo fazer upgrade "a quente" do PTS me parece uma prática meio que absurdamente normal.
QQ empresa do mundo, se alguem fizer um upgrade "a quente" num ambiente de produção a equipe inteira é demitida, inclusive o gerente da área, e até o diretor tem que segurar firme na cadeira, dependo tamanho da merd...
O sujeito não acordou de manhã e do nada resolveu fazer o upgrade de todos os PTS ao mesmo tempo. Cadê a gerência e os procedimentos?
Até o bar da esquina tem procedimentos definidos para fazer um "rabo de galo", até de rollback se errar na dose do vermute tinto.
 
(...) Pois bem parece que no dia 10 pela manhã alguém (que nunca será identificado publicamente) fez uma manutenção nos PTS, nos 6 ao mesmo tempo. E também nunca será dito se a falha estava na atualização instalada, nas bases de dados, na comunicação entre eles ou foi puro erro humano. Com certeza não se faz upgrades numa terça-feira de manhã e muito menos em 6 equipamentos ao mesmo tempo. O fato é que os 6 PTS perderam a capacidade de resolver a portabilidade (e provavelmente de rotear corretamente as chamadas) e a resolução foi demorada. E fica a pergunta, quem dá a liberdade para uma única pessoa, alegadamente um terceiro, de acessar e modificar equipamentos em operação nesse horário? Estranha ess a história... (...)

Luis Carlos
Toledo
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil