BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


25/06/09

• Crimes Digitais (80) - Íntegra de "bate-papo" com o deputado Semeghini, relator do PL sobre "Crimes pela Internet"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, June 25, 2009 12:46 PM
Subject: Crimes Digitais (80) - Íntegra de "bate-papo" com o deputado Semeghini, relator do PL sobre "Crimes pela Internet"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O deputado Júlio Semeghini, relator do Projeto sobre Crimes Cibernéticos ("PL Azeredo") participou hoje (25 junho) de um bate-papo ("chat")  promovido pela Agência Câmara.
 
A íntegra do "chat" está disponível no site da Câmara neste endereço e está transcrita mais abaixo.
 
Parabéns, Agência Câmara, deputado Semeghini e equipe, pela iniciativa!

Comentários?
Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------------------------------------
 
Data: 25/06/2009
  Tema: Projeto que define os crimes pela internet
  Participante: Deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP)
  Quantidade de participantes: 118
 
(09:59) Moderador Fala com TODOS: Bom dia a todos. Tem início neste momento o bate-papo com o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), relator do projeto que define os crimes pela internet. Para tornar a conversa mais ágil, o deputado ditará as respostas para três digitadores, identificados no chat como Dep. Júlio Semeghini. Antes de postar sua pergunta, verifique se não existe outra com o mesmo teor. Perguntas repetidas não serão inseridas na tela.
(10:00) Eduardo Fala com TODOS: teste
(10:00) Victor Hugo Gonçalve Entrou na sala
(10:00) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Bom dia a todos
(10:00) Eduardo Entrou na sala
(10:01) Omar Kaminski qual dos três é o deputado? hehehe
(10:01) CMSZ Entrou na sala
(10:02) Moderador Fala com TODOS: Omar, veja o recado que postei. Há três digitadores na sala.
(10:02) CMSZ Fala com TODOS: Não sou eu...
(10:02) Cristina Entrou na sala
(10:02) Omar Kaminski teste
(10:02) Omar Kaminski Caro Deputado, para atender as intenções almejadas de combate aos chamados cibercrimes, sabemos que o projeto de lei não deverá se tornar obsoleto em pouco tempo. Mas na prática acabou se tornando ambíguo e abrangente demais, gerando reações contrárias e certa insegurança jurídica. Como o senhor vê o desafio de legislar em um setor ou área onde a qualquer momento a lei pode se tornar restritiva ou liberal demais em vista dos contínuos avanços e inovações tecnológicas?
(10:03) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Prezado Dep. Julio Semeghini, anos atrás o Sr. entrou com um projeto de lei para retirar a obrigatoriedade de se contratar provedores em banda larga. À época, escrevi um artigo criticando a proposta, pois traria enorme prejuízos à concorrência no mercado. Com este projeto de lei de crimes informáticos, vamos cair no mesmo erro de criminalizar antes de construir. Por quê não se realiza o marco civil antes?
(10:03) Vera Entrou na sala
(10:04) sabino Entrou na sala
(10:04) Cristina Fala com TODOS: Bom dia deputado! 1. A proposta foi criticada pelo público de internet porque se considera que a obrigatoriedade de os provedores manterem os dados pessoais das pessoas que acessam a rede seria invasão de privacidade. Como o senhor analisa esse aspecto? Houve mudanças?
(10:06) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Prezado Dep. Julio Semeghini, não está na hora de pensarmos na inclusão digital do tentar impedir o desenvolvimento e o acesso de todos com leis que atendam interesses corporativos?
(10:06) Cristina Fala com Dep-Semeghini: Como será possível delimitar que tipo de acesso é crime e qual não? Baixar uma música pode ser considerado crime?
(10:06) Jeanne Entrou na sala
(10:07) Djan Entrou na sala
(10:07) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Omar, nós estamos procurando fazer alterações no texto de forma a desvincular a lei da tecnologia atual.
(10:07) Vera Fala com TODOS: Oi deputado, quem destravar o celular para utilizá-lo por outra operadora estará sujeito a pena de um a três anos de prisão? E quem destravar um CD ou DVD para copiá-lo?
(10:07) Djan Fala com TODOS: teste
(10:07) inho Entrou na sala
(10:08) Igor Santos Entrou na sala
(10:08) CMSZ Fala com TODOS: A cópia é a essência da internet. Como será a punição aos usuários de internet que originalmente adquirem os produtos e posteriomente o disponibilizam na rede?
(10:08) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Victor, a Legislação Civil já regula de diversos relacionados à internet, como por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor que incide sobre os contratos realizados por meio eletrônico. O Projeto sobre Cibercrimes busca apenas tratar das condutas mais graves cometidas por meio da internet, o que não destoa das Legislações já adotadas em outros países. Ao trazer mais segurança para a Rede, o Projeto pode inclusive incentivar que mais transações sejam feitas por meio virtual.
(10:09) Vander Entrou na sala
(10:09) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Cristina, a proposta para os provedores guardarem as informações de tráfego da rede em lugar protegido e seguro e só poder liberar essas informações mediante mandado judicial tem exatamente o objetivo de garantir a nossa privacidade, pois hoje esses dados são tratados como informações comerciais para cálculo das contas que devem ser pagas, e não tem sido tratado com os cuidados necessários para assegurar a nossa privacidade. Esse texto também está tendo algumas modificações para assegurar quando se tratar de redes abertas públicas ou projetos de inclusão digital não terem essa obrigatoriedade.
(10:09) zezo Entrou na sala
(10:10) Vander Fala com Dep. Semeghini: Deputado, o projeto transfere a responsabilidade pela indenização de fraudes financeiras na Internet dos bancos para os provedores. Isso será mantido?
(10:10) Eduardo Fala com TODOS: Deputado, se as redes públicas não terão a mesma obrigatoriedade das privadas, será que eventuais práticas delituosas não migrarão para tais redes?
(10:11) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Victor, baixar música em hipótese alguma é considerado crime pelo Projeto. A finalidade é a proteção da segurança nas redes de computadores. Estão sendo feitas alterações para deixar claro que o download não será criminalizado.
(10:11) padua Entrou na sala
(10:12) claudia Entrou na sala
(10:12) Vander Fala com Dep-Semeghini: O projeto não está mal redigido? Os termos são muito amplos e genéricos, isso não pode fazer com que condutas normais sejam interpretadas como criminosas?
(10:13) Renan Entrou na sala
(10:13) Vilson Entrou na sala
(10:13) Eduardo Fala com TODOS: Complementando: e, existindo essa possibilidade de migração, não se tornaria ineficaz a questão dos logs?
(10:13) Rafael Entrou na sala
(10:14) pedro Entrou na sala
(10:14) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Cristina, o projeto não separa o que pode ou não ser acessado. Por exemplo, a gente não pode dizer o que pode ou não ser roubado. O crime é o roubo. O projeto tipifica como crime o acesso não autorizado a sistemas informatizados. No caso de baixar música é tratado por outro de lei da propriedade intelectual que não está nem sendo analisado neste momento.
(10:14) jordania Entrou na sala
(10:14) Vilson Fala com TODOS: Bom dia a todos e ao deputado Semeghini
(10:15) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Prezado Dep. Júlio Semeghini, a minha pricipal questão é relacionada à questão da privacidade e o desapego deste projeto com ela. Até que ponto as escolhas de crimes estão sendo feitas em detrimento do cidadão? E aprofundo um pouco mais a questão: falar em criminalizar delitos informáticos pressupõe que o Estado brasileiro tenha condições de provar que alguém é criminoso. E isto, hoje, o Estado não tem condições técnicas e de pessoal para determinar um criminoso virtual. O que o Sr. acha que o projeto mesmo assim tem relevância, vai ser efetivo e não criará injustiças?
(10:15) Dep-Semeghini Fala com TODOS: CMSZ, como já dito antes, o Projeto não cuida do download e sim da segurança da rede. Há inclusive dispositivos que virão aumentar a segurança do download para o usuário, na medida em que punirão a difusão de vírus. Eventuais discussões sobre propriedade intelectual na rede não são tratadas na proposta.
(10:15) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Vera, não. Em hipótese alguma, isso irá ocorrer. Nós estamos alterando as previsões que poderiam eventualmente gerar este tipo de dúvida. Sendo assim, iremos deixar as disposições muito claras, que não reste dúvida que esta conduta de desbloquear telefone ou baixar músicas, ou destravar CD não serão em hipótese alguma criminalizadas, não é este o objetivo do projeto. O nosso objetivo é proteger o computador e as informações dos cidadãos, impedindo a ação de hackers e crakers.
(10:15) Rafael Fala com TODOS: O senhor concorda com a ideia de que o provedor acompanhe os passos de seu cliente em segredo, sem autorização da Justiça, apenas mediante denúncia? Isto não seria escuta clandestina, que já é proibido para de telefone?
(10:15) Geraldo/CTBA Entrou na sala
(10:15) pedro A convenção de Budapeste pode servir de parametro no crimes da internet Brasileiro?
(10:16) padua Fala com TODOS: Caso aconteça um crime pela internet como os que acontece hoje, e a operadora não tenha os logs ela será responsabilizada?
(10:17) Vilson Deputado, que legitimidade podem ter os provedores para que possam vigiar o que acessamos?
(10:17) AndreDutra Entrou na sala
(10:17) Rafael Fala com Dep. Semeghini: Que modificações o Sr. pretende fazer na proposta que veio do Senado?
(10:18) Omar Entrou na sala
(10:18) João Sérgio Entrou na sala
(10:18) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vander, o projeto não discute responsabilidade nem indenização, ele apenas tipifica alguns crimes. Portanto, não inverte nenhuma prova nem muda as responsabilidades de como é atualmente. O provedor não será responsabilizado por esses tipos de crime, exceto pela responsabilidade de armazenar e proteger apenas as informações de acesso.
(10:19) pedro Fala com Dep-Semeghini: Dez anos não é um tempo longo para um projeto tão urgente?
(10:19) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Eduardo, isso realmente é um risco, por outro lado, não se quer criar obrigações demasiadas para pequenos provedores, de modo a inibir os projetos de inclusão digital que hoje existem em todo o País.
(10:19) Omar Kaminski teste
(10:20) Ethevaldo Entrou na sala
(10:20) Renan Fala com TODOS: Deputado, como o Sr. rebateria a denuncia feita pela Carta Capital onde o PL seria fruto de Lobs internacionais de gravadoras, fabricantes de softwares e detentores de direitos autorais? O projeto tem sido apelidade de AI 5 digital....
(10:20) patriciacornils Entrou na sala
(10:20) Boaventura Entrou na sala
(10:20) Julia Entrou na sala
(10:21) Nicole Entrou na sala
(10:21) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vander, é importante esclarecer essa sua pergunta. O projeto está sendo alterado em partes importantes como tipificação de crimes e responsabilidades para evitar que ainda tenha qualquer dúvida sobre seu objetivo. Tenho certeza que, com o amplo grupo que participa desse debate, o texto eliminará todas essas dúvidas.
(10:21) Omar Kaminski Deputado, para o senhor a internet criou ou trouxe novos bens jurídicos tutelados?
(10:21) Julia Fala com TODOS: Deputado, bom dia, Para acabar com crimes seja ele qual for, é só acabar com as impunidades.
(10:22) João Sérgio Fala com TODOS: e sobre os polêmicos artigos 285-A e 285-B. Que tipo de modificação o senhor deputado pretende fazer neles?
(10:22) leonardo Entrou na sala
(10:23) Cristina Fala com Dep-Semeghini: A proposta permite que o Estado invada a privacidade do cidadão no seu livre arbítrio de acessar conteúdos online?
(10:23) biiah Entrou na sala
(10:23) Norman Entrou na sala
(10:23) diraol Entrou na sala
(10:23) Omar Entrou na sala
(10:23) patriciacornils Entrou na sala
(10:24) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Patrícia, é importante que haja uma certa uniformização legal entre os países que estão cooperando no combate à cibercriminalidade. Para isto, existe uma convenção internacional chamada Convenção de Budapeste, que foi elaborada pela União Européia.Sou a favor de acordos internacionais, o Brasil deve assinar acordos bilaterais para facilitar o combater ao ciber crime. Porém, quais os acordos a serem assinados é uma decisão do Governo Federal, se Convenção de Budapeste ou um acordo no âmbito da UIT/ONU.
(10:24) Joao Entrou na sala
(10:24) pretta Entrou na sala
(10:24) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Victor, o Projeto aumenta a proteção da privacidade do cidadão, na medida em que o artigo 154-A irá punir quem comercializar, disponibilizar ou divulgar informações pessoais contidas na rede para finalidade distinta da que motivou o registro. No mais, o Projeto também cria meios legais para que as autoridades públicas possam investigar os crimes, pois exige a preservação dos dados tráfego. Nesse último caso, entretanto, o acesso das autoridades a esses dados somente é permitido com autorização judicial. Ao contrário, a Polícia Federal e de alguns estados já tem equipes técnicas especializadas na investigação de crimes virtuais.
(10:25) Vander Fala com Dep. Semeghini: Quais os crimes digitais que a proposta tipifica?
(10:25) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Rafael, não concordo. Na minha opinião, trata-se de dados privados do cidadão e só devem ser permitido o acompanhamento mediante mandado judicial. Esse acompanhamento será sempre feito por uma autoridade responsável pela investigação. Outra mudança do projeto é que estamos suprimindo um artigo que obrigava os provedores a informarem as autoridades policiais sobre qualquer denúncia na rede de computadores.
(10:25) Helio Rosa Entrou na sala
(10:25) Boaventura Fala com Dep. Semeghini: Deputado Semeghini. Na sua opinião, os estados estariam preparados para combater os crimes cometidos pela internet? Me refiro as investigações por parte da polícia.
(10:25) biiah Fala com TODOS: Deputado, a proposta combate também o bullying virtual? Afinal, já houveram casos em que a "vítima" de bullying virtual foi levada ao suicídio...
(10:26) PAULO SIQUEIRA Entrou na sala
(10:26) Igor Santos Fala com TODOS: quantos deputados iguais existem nessa sala? há 2 clones do deputado para conseguir responder a todas as perguntas? o.O
(10:26) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Sim Padua, há previsão de multa para quem não cumprir a obrigação de manter os dados de tráfego.
(10:26) Vilson Baixo música todos os dias, compartilho capturo e compartilho informações diuturnamente... Por que considerar crimes práticas tão comuns e que fazem da Internet o instrumento de comunicação mais democrático e aberto de todos?
(10:26) CMSZ Fala com TODOS: Que polícia teria atribuição de investigar os crimes virtuais, as estaduasi ou a federal, assim como de quem seria a competência para julgar tais crime a Justiça estadual ou a Federal?
(10:26) Vulture Entrou na sala
(10:26) patriciacornils Fala com TODOS: Sobre o que se deseja combater, o cibercrime, existem dados sobre como ele acontece no Brasil, em que áreas, com que freqência? As vezes me parece um inimig imaginário, no sentido de legislar sobre algo de que não temos dimensão...
(10:27) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vilson, os provedores apenas armazenarão e protegerão as nossas informações. Eles não podem em hipótese nenhuma interpretar, analisar ou utilizar esses dados. Portanto, os provedores não têm nenhuma legitimidade e nem vão estar acompanhando a nossa vida.
(10:28) Basilio Entrou na sala
(10:28) Simone de moraes Entrou na sala
(10:28) Moderador Fala com TODOS: Igor Santos, três pessoas digitam o que o deputado responde. O objetivo é agilizar o bate-papo, pois há muitas perguntas.
(10:28) Omar Fala com TODOS: Como o senhor vê a participação popular e o poder de mobilização da Internet? Pelo visto esse projeto de lei foi o primeiro, ou um dos primeiros a gerar tamanha comoção no ciberespaço, e provavelmente o primeiro de muitos. Alguns temem que, em função disso haja interesse em limitar ou restringir o poder de liberdade de expressão do cidadão. Há possibilidade que isso ocorra, ou os políticos acabaram por se tornar reféns da própria necessidade de transparência que a Internet evoca?
(10:28) Arlesophia Entrou na sala
(10:28) Helio Rosa Fala com TODOS: Bom Dia! Parabéns pela iniciativa do "bate-papo"! A mídia informou que o dep. Semeghini já definiu algumas modificações no Projeto vindo do Senado, fruto de consenso atingido entre autoridades, juristas e órgãos do governo e da sociedade. E que existem pontos ainda não definidos e, creio, este é um dos objetivos deste "bate-papo". Quais são as modificações já feitas (certamente ainda em nível de "minuta") e quais as dúvidas que ainda persistem? Obrigado! Helio Rosa
(10:28) Igor Santos Fala com TODOS: entendi, obrigado =]
(10:28) Lucia Bellum Entrou na sala
(10:29) Simone de moraes Fala com TODOS: bom dia
(10:29) jhportugal Entrou na sala
(10:29) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Deputado, por quê o projeto de lei transfere uma competência indelegável sua para terceiros, qual seja, a de proteger o cidadão de terceiros e vocês entregam nossos dados para os provedores?
(10:29) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Rafael serão alteradas as redações dos crimes de acesso não autorizado à rede de computadores e código malicioso. No mais, também será suprimido o dispositivo que obriga os provedores a denunciar casos suspeitos. Outras alterações ainda estão sendo discutidas.
(10:29) Simone de moraes bom dia
(10:30) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Pedro, realmente dez anos é muito tempo para um projeto de lei e nem é uma referência na Câmara dos Deputados. O mundo digital tem mudado rapidamente e não pode ser limitado por leis, portanto trata-se de um ponto polêmico e os dez anos foram usados para o debate com a sociedade. Acredito que agora possa ser resolvido com mais rapidez.
(10:30) Igor Gama Entrou na sala
(10:30) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Pedro, ela serviu como referência em alguns aspectos, entretando, o Brasil tem uma Constituição que é incompatível com alguns dispositivos da Convenção.
(10:30) Igor Santos Fala com TODOS: eu noao entendo. todos dizem que o projeto está para ser aprovado, foi aprovado.. dando a entender que ele está em reta final e a volta é difícil. mas como o dep. fala aqui, entendemos que ele ainda está sendo corrigido para entrar em ação. o sr. acha que com as modificações sugeridas irão parar os protestos contra o "AI-5 Digital"?
(10:30) pedro Entrou na sala
(10:31) pedro Fala com TODOS: BOM DIA
(10:31) Renan Fala com TODOS: Não falta no projeto uma orientação explicita para que os Magistrados passem por um aperfeiçoamento?Afinal de contas coisas como avaliação/ guarda e tipo de provas, termos tecnicos etc são caracteristicas diferentes do que estudaram nossos principais juizes...
(10:32) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Júlia é isso mesmo, você entendeu o objetivo da proposta.
(10:32) AndreDutra Fala com TODOS: Deputado, como será feito para identificar e punir infratores que usam conexões públicas ou mesmo que hackeiam conexões wireless, que são cada vez mais comuns e de fácil acesso para ações maliciosas? Este é um problema atual da lei mais draconiana da internet, na França.
(10:32) Igor Entrou na sala
(10:32) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Renan, trata-se de um equívoco muito grande críticas referentes a leis de direitos autorais nesse projeto. Esse projeto nunca tratou disso, o que estamos fazendo é ajustar algumas redações para deixar bem claro o objetivo desse projeto e que não nenhuma relação com direitos autorais. Tenho recebido dos mais diversos representantes da sociedade e, nesse dez anos, não tive nenhum contato com esses setores em relação a esse projeto.
(10:33) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Omar, vários crimes que já eram cometidos antes apenas adquiriram um novo meio de execução com a internet , que em alguns casos potencializa a ocorrência do dano. Em outras situações, no entanto, a internet propiciou a prática de novos crimes. A segurança das redes dos sistemas informatizados, nesse sentido, pode ser considerada um novo bem jurídico a ser protegido.
(10:33) Vilson Deputado, mas os provedores entregarão nossas informações até então sigilosas à Justiça, inclusive se houver denúncias contra supostos mau usos da Internet! Acho que não podemos ficar refém dessa prática. Eles já tem algum controle sobre o que acessamos e aos downloads que fazemos, por exemplo, mas não atuam como dedos-duros para a Justiça!
(10:33) Rafael Fala com Dep. Semeghini: Quando o Sr. apresentará o seu relatório?
(10:33) Arlesophia Fala com TODOS: Deputado, o que é mais grave: a invasão de uma residência ou a suposta "invasão" de um dispositivo eletrônico? Pois me parece que há uma inversão ai: no primeiro caso a pena prevista e de 1 a 3 meses de detenção. No segundo, a pena com o PL84/99, é de 1 a 3 anos. Não lhe parece estranho?
(10:34) Nono Entrou na sala
(10:34) PAULO SIQUEIRA Fala com Dep-Semeghini: DEPUTADO, O SENHOR ACHA QUE O ESTADO BRASILEIRO DISPÕE DE PESSOAS CAPACITADAS E EM NUMERO SUFICIENTE PARA COMBATER O CRIME DIGITAL? JÁ QUE FALTA MATERIAL HUMANO ATÉ NO COMBATE A CRIMES COMUNS...
(10:34) Abigobaldo Entrou na sala
(10:34) Kapc Entrou na sala
(10:34) diraol Fala com TODOS: Sr. Semeghini, essa proposta de armazenar informações dos usuários não seria o mesmo que considerar que "todos são culpados" até que se prove o contrário? Seria o mesmo que obrigar todas as ligações telefonicas a serem gravadas (aliás, o texto dá brecha a isso!)
(10:34) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Cristina, não, pelo contrário. Este projeto garante a privacidade das informações de acesso e assegura que somente mediante mandado judicial as autoridades poderão ter acesso ao nosso conteúdo, mais ou menos como acontece hoje com a telefonia, as correspondências e similares...
(10:35) biiah Fala com TODOS: Deputado, a proposta combate também o bullying virtual? Afinal, já houveram casos em que a "vítima" de bullying virtual foi levada ao suicídio...
(10:36) Arlesophia Fala com TODOS: O Senhor recebeu doações para suas campanhas de setores diretamente interessados neste projeto, i.e, bancos e empresas da chamada "indústria cultural"? Se sim, não seria o caso de o senhor se considerar "impedido" em relatar este PL?
(10:36) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Vander, talvez seja melhor você dar uma olhada no inteiro teor do substitutivo do Senado que está sendo analisado pela Câmara. É possível obter a íntegra e acompanhar a tramitação de um projeto de lei, enquanto estiverem na Câmara, no site www.camara.gov.br. Do lado esquerdo da tela, clique em "Projetos de Lei e outras Proposições" e coloque o número do projeto: PL 84/1999.
(10:37) Moderador Fala com TODOS: Aviso: O deputado está respondendo às perguntas na ordem em que foram feitas. Neste momento, está respondendo à pergunta de Boaventura, feita às 10h25.
(10:37) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Boaventura, alguns estados já têm hoje estruturas especializadas em combater esses tipos de crime, como São Paulo, entre outros. No entanto, esses crimes têm crescido muito rapidamente e acredito que os estados terão que ampliar as estruturas já existentes e os que não têm implementá-las imediatamente. Mas para reforçar a capacidade de polícia, este projeto atribui também à Polícia Federal a competência para combater esses crimes nos estados.
(10:37) pedro Fala com Dep-Semeghini: Qual a probabilidade do substitutivo do Azeredo não ser aprovado na Câmara?
(10:37) Dep. Semeghini Fala com TODOS: João Sérgio, nós iremos alterá-los para deixar a redação mais clara, de forma a não gerar dúvidas e não permitir que ocorra a criminalização de práticas corriqueiras. O objetivo da disposição do acesso não autorizado é de criminalizar os Hackers que invadem os computadores pessoais ou de empresas, com finalidade ilícitas.
(10:38) Omar Fala com TODOS: Deputado, fala-se que neste estágio legislativo o projeto só poderia receber emendas supressivas, e não modificativas. Afinal cabe a apresentação de novo substitutivo? E neste caso novas discussões?
(10:38) Basilio Fala com Dep-Semeghini: Se uma pessoa for prejudica hoje na internet como ela deve proceder?
(10:38) AndreDutra Fala com TODOS: Deputado, os conteúdos baixados gratuitamente na internet serão criminalizados para quem disponibiliza e também para quem baixa?! Que tipo de restrição terá o livre tráfego de dados e informações na rede?
(10:39) cesar resende Entrou na sala
(10:40) Isadora Entrou na sala
(10:40) Jihane - CFA Entrou na sala
(10:40) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Biiah, o projeto não trata especificamente do tema. Em rápida análise, no entanto, acredito que tais casos possam ser enquadrados no crime de induzimento ao suicídio, previsto no Código Penal. Veja que, nesse caso, a internet apenas foi um meio para a prática do crime, fazendo com que a Legislação Criminal possa incidir normalmente.
(10:40) Thiago Entrou na sala
(10:41) Paraibaonline.com.br Entrou na sala
(10:42) Thomaz Entrou na sala
(10:42) CSAS Entrou na sala
(10:42) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vilson, este projeto não está discutindo nem alterando nada em relação ao seu dia a dia de baixar músicas. Em relação a capturar informações, não sei de que forma você tem feito isso. O projeto trata das informações que estão protegidas e devidamente indentificadas como não autorizadas em sistemas informatizadas. No entanto, me coloco à disposição para entender as suas práticas para tirar as suas dúvidas. E-mail: dep.juliosemeghini@camara.gov.br
(10:42) Igor Fala com Dep-Semeghini: Deputado, o senhor não acha que o art.163 é abrangente demais, transformando em crime algo comum, que é a simples replicação de imagens pela internet?
(10:42) Dep. Semeghini Fala com TODOS: CMSZ, em geral são crimes que envolvem mais de um estado ou país, nesse caso a competência é da polícia federal, mas que não exclui a estadual, sendo um trabalho de cooperação.
(10:42) Julia Fala com TODOS: Tenham todos um otimo dia.
(10:43) Thiago Fala com Dep-Semeghini: Bom dia deputado. Foi noticiado que uma mulher, nos EUA, foi condenada por baixar músicas na internet. Como funcionará o projeto no território brasileiro?
(10:43) Simone de moraes Entrou na sala
(10:43) Simone de moraes Fala com TODOS: bom dia
(10:43) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Patrícia, os crimes virtuais têm tido grande incidência no Brasil, embora não tenha dados concretos para lhe passar no momento. Veja, no entanto, a página da Safernet onde são feitas denúncias de casos de pedofilia virtual. Crimes contra o patrimônio por meio da invasão de sites e roubo de senhas também tem crescido.
(10:43) Arlesophia Fala com TODOS: A pressa para a aprovação do PL tem alguma relação com o fim do prazo para alterações na lei eleitoral que regulamentará o pleito do próximo ano?
(10:44) patriciacornils Entrou na sala
(10:44) Simone de Moraes Entrou na sala
(10:44) Mell Entrou na sala
(10:44) Rubens Entrou na sala
(10:44) Simone de Moraes Fala com TODOS: bom dia
(10:45) Djan Deputado, vários são os pontos discutidos , e é claro que todos eles têm sido fruto de estudos e análises. O senhor como relator, considera quais desses tantos pontos sendo realmente ainda os mais problem´´aticos ou que ainda precisam de alterações para que a proposta possa seguir para aprovação?
(10:45) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Deputado, a minha principal questão é: antes de criminalizar, vamos arrumar a própria casa, ou seja, o Estado não tem estrutura para perseguir criminosos cibernéticos! Aliás, o crime lesa população já está sendo cometido pela atual Lei de Pedofilia, inconstitucional, que determina que é crime armazenar fotos no computador. Quem irá me socorrer de ter sido objeto de ataque criminoso com fotos e acabar nas mãos da polícia federal que não consegue distinguir do que foi por mim produzido e do que foi posto na minha máquina?
(10:45) Juarez Entrou na sala
(10:46) Vilson Deputado, ao ler o texto do PL 84/99, o interpretei da seguinte forma: Não o internauta terá que solicitar autorização para acessar um site e capturar e distribuir as informações contidas nele à sua lista de amigos. Ou seja, engessa o que a Internet tem mais especial: o compartilhamento de informação e de conhecimento! Não consigo enxergar de outra forma o Projeto.
(10:46) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Hélio Rosa, eu já respondi a este questionamento. Mas se ainda tiver dúvidas, pode encaminhar um e-mail para dep.juliosemeghini@camara.gov.br
(10:46) patriciacornils Entrou na sala
(10:46) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Victor, o uso regular da internet já permite aos provedores armazenar os dados do cidadão. Como não há regulação, hoje esses dados podem ser usados para diversas finalidades, sejam elas lícitas e ilícitas. O Projeto vem proteger o cidadão, pois veda a utilização indevida dos dados pelos provedores.
(10:46) cesar resende Fala com TODOS: Deputado e sobre os provedores arquivar os logs e mesmo denunciar os internautas sobre o que eles supostamente achem crime, isso não cria um Estado policialesco...nos remontando aos piores anos da ditadura ou ainda pior?
(10:46) pense miscigenado Entrou na sala
(10:46) Paraibaonline.com.br Fala com TODOS: Bom dia
(10:46) AfonsoAugut Entrou na sala
(10:46) coca Entrou na sala
(10:47) Vander Fala com Dep. Semeghini: Ok deputado.
(10:47) Vera Fala com Dep-Semeghini: A proposta está sendo examinada em três comissões simultaneamente. Isso não vai provocar uma confusão com a possibilidade de apresentação de três relatórios completamente diferentes por cada um dos relatores nas comissões que analisam o projeto?
(10:47) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Omar, em relação aos políticos ou qualquer homem público ou mesmo um líder escolar hoje tem que aprender e se adequar e conviver com o poder que a internet impõe na nossa vida. Quanto a projetos, o congresso não tem permitido aprovar as leis que visem ou tentem limitar ou restringir o uso da internet. Temos projetos de lei para transformar a internet como serviço público e assegurar o acesso a todos os brasileiros até o projeto em pauta para votação nos próximos dias que permite e estimula o uso da internet nos processos eleitorais. No entanto, há mais de 100 projetos na Câmara, por iniciativas pessoais, que possam impor restrições à internet, mas acredito que nunca serão aprovados no Congresso Nacional.
(10:49) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Igor, não entendo que este projeto seja um AI 5 da internet, no entanto, acredito que alterações estão sendo feitas, vão tirar todas estas dúvidas e eliminar a visão de qualquer restrição, que este projeto pudesse impor.
(10:49) Emerson Entrou na sala
(10:49) Abigobaldo Fala com TODOS: Será regularizada o "Creative Commons" ou algum outro tipo de política de privacidade de conteúdo (quaisquer que seja) que não seja exclusivista?
(10:49) Lucia Bellum Fala com TODOS: Só para auxiliar, reproduzo o que já foi dito inúmeras vezes pelo deputado e pelo senador Azeredo; o projeto não vai "controlar a internet". O texto não foi elaborado exclusivamente para a rede. Download não será crime. O projeto não trata de cópia de som e vídeo. Aliás, todos deveriam saber que pirataria já é crime, pois já existem leis no Brasil que tratam do tema. O projeto vai criminalizar apenas quem tem acesso a dados PROTEGIDOS. A sociedade está debatendo o projeto há uma década. Só no Congresso Nacional, o texto passou pelo crivo de, pelo menos, sete parlamentares de diversos partidos. E para concluir: trazer a discussão para o âmbito da cibercultura e, não, do direito aplicado às novas tecnologias é reduzir o tema. É esquecer que os crimes digitais crescem assustadoramente no Brasil e no mundo, prejudicando milhoes de pessoas.
(10:51) vaneca Entrou na sala
(10:51) Eduardo Fala com TODOS: Deputado, já que haverão alterações, será realizada alguma consulta pública ao final do processo de modificações?
(10:51) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Renan, como em outras áreas especificas, como Meio Ambiente, Energia, Telecomunicações e etc, sempre se espera do Magistrado conhecimentos específicos, haja vista o caráter interdisciplinar dos temas. No entanto, em vista do princípio da separação de Poderes, não pode o Poder Legislativo obrigar os Magistrados a estudar determinado tema. Confiamos que os Magistrados estudarão a matéria e julgarão da melhor forma possível assim como já fazem em outros assuntos específicos.
(10:51) pedro Fala com TODOS: Crimes Ciberneticos: uma analise do PL 84/1999, este é o titulo de minha monografia, procuro demonstrar as divergencias nos debates.
(10:52) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Andre Dutra, o projeto assegura a identificação de um IP mais próximo possível àqueles que possam ter participado de qualquer crime na rede, ou seja, um único computador isolado ou uma rede corporativa ou acesso livre da internet numa determinada região. Daí pra frente, caberá a parte de investigação policial. Não devemos permitir que esta lei inviabilize grandes projetos de inclusão em detrimento à obrigatoriedade de identificação de um determinado computador.
(10:52) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Rafael, a meta é apresentar o relatório na próxima semana.
(10:53) patriciacornils Fala com TODOS: Lucia, quais crimes e quanto crescem no Brasil? Não há números confiáveis sbre isso...
(10:53) Omar Fala com Lucia Bellum: nesse sentido todos os estudiosos sabem, ou deviam saber que 95% dos crimes praticados na Internet já são cobertos pela atual legislação. Falta boa vontade para aplicar - condições técnicas principalmente.
(10:53) AfonsoAugut Fala com jhportugal: Afonso Augusto pimeteltambem ea ampanhano Portugal
(10:54) Ciri Entrou na sala
(10:54) Thiago Fala com TODOS: Acho ótimo o projeto. Creio que a grande preocupação que nós temos é em relação à execução do projeto. Quando vejo uma reportagem na qual uma mulher é condenada a pagar uma quantia milhonária (ainda que nos EUA). Quetiono-me se não teremos margem, com nosso projeto, para que isso aconteça no Brasil também. Quais os mecanismos para que não haja equívocos com relação a isso?
(10:54) wagner Entrou na sala
(10:54) Rafael Fala com Dep. Semeghini: Que bom deputado!
(10:54) Lucia Bellum Fala com TODOS: Outra informação importante: o projeto nada diz sobre conteúdo de navegação. Fala, sim, de guarda de dados de CONEXÃO, para fins de eventual investigação. Ou seja, além de o provedor só repassar à autoridade competente denúncias que tenha recebido (e não simplesmente suspeitado), seu papel será o de oferecer, mediante requisição judicial, os dados da CONEXÃO.
(10:55) Vilson Deputado, usar práticas já ilícitas como a pedofilia e o tráfico de drogas, por exemplo, para justificar o PL 84/99, não teria sentido, e deveriam ser combatidos (como já o são) fora da esfera da Internet. Não posso conceber a ideia de que um instrumento de comunicação tão importante quanto a Internet possa ser censurado ou limitado por conta de tais crimes. Acho o projeto amplo em demasia e, ao invés de o Congresso gastar energias sobre como limitar o uso da Internet, deveria, ao contrário, brigar pelo acesso democrático à grande rede e criar mecanismos para formar cidadãos mais críticos e conscientes no uso da Web.
(10:55) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: É estranho este seu posicionamento, pois até o Dep. Semeghini quer mudar este projeto. A ideia é construir caminhos alternativos ao que foi proposto até agora, que são insuficientes!
(10:55) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Arlesophia, os dois são graves e não devem ser permitidos nem estimulados. Devem ser coibidos. Em relação às penas, elas estão sendo ajustadas no novo substitutivo ao projeto e, na verdade, são sempre determinadas pela autoridade num contexto mais amplo do crime, o que motivou a pessoa a invadir qualquer uma delas. Para o crime cibernético a pena está sendo diminuída para a punição se tornar compatível.
(10:55) Francisco Entrou na sala
(10:55) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Vilson, essa preocupação é nossa também, por isso estamos fazendo modificações no projeto de forma a retirar esta responsabilidade do provedor de monitorar o usuário e fazer denúncias. Além disso, iremos estabelecer regras rigorosas para os provedores armazenarem informações sigilosas dos internautas, que só poderão ser usadas mediante autorização judicial. Após um período de tempo, estas informações serão destruídas, com isto pretendemos aumentar a segurança dos dados dos usuários.
(10:56) BrenoMuniz Entrou na sala
(10:56) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Paulo, embora não negue as deficiências do Estado brasileiro, isso não é motivo para não legislar sobre o tema. É importante ressaltar que por meio da internet são cometidos crimes gravíssimos que, frequentemente, causam danos muito mais graves do que os “crimes comuns”. Assim como em outras áreas, deve o Estado proceder melhorias para combater os crimes de maneira mais eficaz.
(10:57) vaneca Fala com Dep-Semeghini: Deputado, recentemente foi divulgado no site da BCC , estudo que teve como base entrevistas com mil mulheres adolescentes entre 10 e 18 anos e constatou que 28% delas já sofreram bullying por email, mensageiro eletrônico ou pela internet, normalmente infligido por outra mulher, na maioria das vezes também jovem. Qual é a sua opinião? Se casos como esses acontecessem no Brasil, que punições estariam previstas?
(10:57) Abigobaldo O problema não está na falta de vontade, mas sim na dificuldade de se encontrar o emissor de um certo arquivo protegido, p. ex. A PF tem vários projetos nesse sentido, mas sempre esbarra no anonimato que se tem. Quando se consegue chegar ao emissor, geralmente, se for brasileiro, ele cometeu o crime através de um site estrangeiro (tal como o Rapidshare) ou através de milhares de PCs (como na rede .torrent), então torna-se impossível fazer a queixa-crime.
(10:57) Renan Fala com TODOS: não sei se a pergunta pertine, mas me veio a mente agora. O projeto sem duvida vai exigir mais investimento dos provedores que terão que se preparar para armazenar e indexar os logs. não sera este, futuramente, um pretexto para nunca mais se acabar com o abuso que é a cobrança de taxa de assinatura pelos provedores...parece que o Brasil é um dos poucos que ainda trata os internaus desta maneira....
(10:57) Lucia Bellum Fala com TODOS: Patrícia, todos os crimes: difusão de vírus, roubo de senhas, clonagens de cartão de crédito e celulares, pedofilia, hackers, phishing (envio de e-mail para fins de roubos de dados, aqueles e-mails que fingem ser o banco ou os correios). Você pode ver todos esses dados em www.cert.br
(10:58) Victor Hugo Gonçalve Fala com TODOS: Deputado, parece que existe um pessoal do gabinete do Sen. Eduardo Azeredo que está defendendo o projeto como está por aqui. Está estranho isto aqui...
(10:58) Lucia Bellum Entrou na sala
(10:58) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Diraol, não de forma nenhuma. As informações já são armazenadas atualmente pela maioria dos provedores e não são tratadas com o devido respeito e cuidado as informações privadas da nossa vida. O que estamos fazendo é colocá-las em lugar seguro e protegido e assegurar que somente um mandado judicial é que vai poder fornecer essas informações a uma autoridade. Porém, é importante esclarecer que essas informações tratam apenas dos dados de acesso à rede e nunca dos conteúdos. Os conteúdos só poderão ser armazenados a partir da autorização judicial.
(10:59) wagner Fala com Dep-Semeghini: Senhor Deputado, estou percebendo que a grande maioria dos usuarios de BEM querem tipificar os crimes na INTERNET. Se ages com legalidade, por quê o medo?
(10:59) Abigobaldo Fala com TODOS: Renan tal questão não deve ser considerada, ao meu ver, ao se legislar, a questão de preços de provedores é uma questão de Código de Consumidores; e tanto a situação já vem mudando que o STF recentemente proibiu a telefônica de vender o Speedy; e muitas outros ajustes de tarifas tem sido pleiteados nos tribunais superiores
(11:00) Rafael Fala com Dep-Semeghini: E o Sr. acredita que esse projeto poderá ser aprovado ainda neste ano?
(11:00) Francisco Fala com Dep-Semeghini: Dep. pode-se ter uma previsão de quando poderá se votado estes projetos e como esta o andamento?
(11:00) wagner Entrou na sala
(11:00) Omar Fala com Abigobaldo: impossível não é, mas dependeria de carta rogatória. Se tivéssemos um procedimento eletrônico para agilizar o processamento de ordens... mas aí começa a ficar Minority Report demais...
(11:00) Lucia Bellum Fala com Omar: Omar, a inteção é cobrir 100% dos crimes.
(11:01) Luiz Carlos Entrou na sala
(11:01) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Pedro, grande parte do Projeto do Azeredo é objeto de consenso, pois confere instrumentos à Polícia e ao Ministério Público para combater esse tipo de crime, que estão crescendo no Brasil. Os pontos mais polêmicos da proposta serão retirados e colocados em um novo Projeto de Lei para discussão.
(11:02) Jr Streit Entrou na sala
(11:03) fireman986 Entrou na sala
(11:03) Omar Fala com Lucia Bellum: até os que venham a existir no futuro? Perceba que o projeto já nasceu datado, quanto mais específico mais falho. Como falei anteriormente temos que atentar para a existência ou não de um novo bem jurídico que mereça tutela específica. A segurança, a privacidade e a liberdade de expressão por exemplo. Temos tido mais leis que restringem as liberdades do que leis que garantam direito nesse novo mundo digital.
(11:03) orlando Entrou na sala
(11:03) Amaury Entrou na sala
(11:03) Abigobaldo Fala com TODOS: Omar, exatamente (eu não falo diretamente contigo porque a barra ao lado não carrega -.-), mas a questão é o tempo. Até que o outro Estado responda a carta rogatória e comece a busca pelo servidor em questão, e o servidor abra os logs pra PF, o prazo para entrar com a denúncia no Judiciário já precluiu; foram vários casos assim já. O que pode-se pleitear é um sistema informatizado de comunicação entre os Judiciários de vários países, mas aí já é questão de anos de negociações
(11:03) Boaventura Fala com TODOS: O importante é que realmente o PL seja revisto e implantado o mais rápido possível, para dai sim, se iniciar o combate a todo tido de crime cometido pela net
(11:03) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Omar, na verdade nós iremos suprimir alguns pontos do projeto e apresentar um novo projeto de lei para corrigir esses aspectos que ficaram dúbios no texto que veio do Senado. A gente vai adotar essa solução porque não podemos de fato modificar e apenas suprimir os aspectos que são polêmicos e estão gerando dúvidas.
(11:04) Claudine Entrou na sala
(11:04) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Basílio, irá depender do tipo de dano sofrido. Em caso de compras em que o produto venha com defeito, por exemplo, o caminho mais indicado é o Procon e o Juizado Especial Cívil. Em caso de crime, deve a pessoa se dirigir a delegacia mais próxima ou ao Ministério Público.
(11:04) michel Entrou na sala
(11:05) pedro
(11:05) fireman986 Fala com TODOS: baixar uma musica pela internet , vai ser crime?
(11:06) Dep. Semeghini Fala com TODOS: Arlesophia, recebi doações dos mais diversos setores e regiões no Brasil. Todos sabem que nunca pautei minha atuação por interesses de qualquer dos doadores. Este projeto é na verdade de interesse de todos os usuários da rede de computador, pois, não restringe e nem limita em nada o uso da rede. Apenas permiti que aqueles que quiserem utilizar a rede para cometer determinados crimes possam ser identificados e punidos, permitindo que a gente construa um grande projeto que queremos para o país.Além do mais este projeto é polêmico e como todos os projetos que tenho relatado, tem sido feito de maneira muito participativa com a sociedade e de forma transparente. Acredito que por se engenheiro área de TI há trinta anos posso contribuir bastante para construir um substitutivo para este projeto
(11:07) Dep.Semeghini Fala com TODOS: AndreDutra, não haverá restrições a qualquer tipo de tráfego livre na internet. Não será em hipótese alguma criminalizado o ato de baixar qualquer tipo de conteúdo disponível na internet. Este projeto não trata de conteúdo. No caso específico do artigo que trata de pedofilia, ele será retirado porque lei aprovada recentemente já tratou desse assunto.
(11:07) Abigobaldo Fala com TODOS: mas esse problema que está discutindo com a Lucia Bellium é típico da legislação brasileira, vide as Leis 9.609 e 9.610, ambas em alguns anos já estarão desatualizadas, e tratam de propriedade intelectual - um tema crítico na sociedade de informação (não sei se conhece o termo, posso estar sendo específico demais)
(11:07) Basilio Fala com Dep-Semeghini: Vossa Excelência ajudou muito com a orientação, é sobre isso mesmo, crimes relacionados com compras. Muito obrigado! Irei repasar para as pessoas essa informação.
(11:08) pedro Fala com Dep-Semeghini: Parabésn por esta iniciativa, é bem o seu perfil.
(11:08) Lucia Bellum Fala com Omar: O crime existe. Cresce. Precisamos começar de algum ponto. Outra coisa: você está considerando a lei muito específica? Alguns a consideram muito genérica...
(11:08) xiko Entrou na sala
(11:08) Abigobaldo Fala com TODOS: fireman986 é, foi e será ilícito civil. Embora essa lei não trate disso. O que se usa é uma analogia com o Código Civil atual.
(11:09) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Igor, creio que você esteja falando do artigo 163-A . Em princípio, o objetivo do dispositivo não é esse. Vale dizer que pela Legislação brasileira só há crime quando há lesão ou perigo de lesão. Ainda assim, alterações na redação estão sendo discutidas para deixar claro que esse tipo de conduta não será criminalizada.
(11:10) Vilson Deputado, o PL 84/99 está sendo discutido de forma ampla e democrática com toda a população, e de que forma? Pois, um uma proposta tão polêmica e que envolve o direito do cidadão à comunicação, deve antes de ser votada, passar pelo crivo da sociedade e sem pressa!
(11:10) Larissa Entrou na sala
(11:10) ALAOR Entrou na sala
(11:10) Vera Fala com Dep. Semeghini: É verdade que as pessoas que baixaram da internet, por exemplo, o filme Tropa de Elite, poderiam também ser consideradas criminosas com base na nova lei?
(11:10) Lucia Bellum Entrou na sala
(11:10) AULER Entrou na sala
(11:10) Abigobaldo Fala com TODOS: Nesse ponto, eu tenho que concordar com o Omar, até porque a lei trata demasiadamente dos métodos, e define exaustivamente os conceitos a que se propõe. Ela está justa para a atualidade, mas em alguns anos já estará desatualizada
(11:11) Lucia Bellum Fala com Boaventura: É isso aí! Precisamos começar de algum jeito!
(11:11) AndreDutra Fala com TODOS: Muito obrigado pela resposta! A conversa será disponibilizada na íntegra? Gostaria de difundi-la por meio do meu blog.
(11:11) Rosalia Entrou na sala
(11:11) Andre Lopes Entrou na sala
(11:12) Anderley Entrou na sala
(11:12) Gisele Bom dia, Deputado
(11:12) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Thiago, o PL 84/99 não trata deste assunto – baixar músicas. Essa questão já é tratada pela Lei de Propriedade Intelectual está sendo discutido pelo Ministério da Cultura e outros órgãos do governo e não faz parte deste projeto de lei em discussão.
(11:12) Moderador AndreDutra, a conversa estará na íntegra no site da Agência Câmara de Notícias: www.agencia.camara.gov.br. Clique no menu direito em Arquivo de bate-papos.
(11:13) Vander Fala com Dep. Semeghini: Deputado, porque o Brasil não quer ratificar a Convenção de Budapeste – legislação que está sendo endossada por várias nações do mundo como base de ação mundial de combate aos crimes cibernéticos?
(11:13) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Arlesophia, esse Projeto tramita no Congresso Nacional desde 1999, portanto já há 10 anos. No mais, esse tema não tem relação com a matéria eleitoral, que possui limites de prazo para alteração. Na verdade, diversos setores do Estado (polícia, Ministério Público e etc) e sociedade (Associação de Defesa da Criança e do Adolescente, minorias e etc) têm pleiteado algum tipo de regulação para punir os crimes praticados na internet.
(11:13) Eduardo Fala com TODOS: A nova redação do art. 297 do CP proposta no projeto não é redundante? Documento é qualquer meio que possa servir de prova em um processo judicial, eletrônico ou não.
(11:13) Edinilson Entrou na sala
(11:14) Lucia Bellum Entrou na sala
(11:14) lhbucher Entrou na sala
(11:14) Lucia Bellum Fala com Abigobaldo: Mas é o que eu digo: precisamos começar de algum lugar!
(11:14) Dep. Semeghini Djan, eu acredito que os pontos que podem gerar dúvidas sobre o real objetivo do projeto, precisam ser alterados. Entre eles, a questão do código malicioso, do acesso não autorizado, das obrigações dos provedores.
(11:14) Eduardo Fala com TODOS: (digo o mesmo do 298)
(11:15) Uberaba Entrou na sala
(11:16) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Victor Hugo Gonçalves, para que você acusado é necessário que seja constatado e provado o dolo na prática de armazenar esse tipo de foto. Portanto, se você foi atacado e armazenaram fotos no seu computador e você transmitir um vírus a alguém sem intenção, você não será responsabilizado por isso.
(11:16) Moderador Encerraremos o debate em 30 minutos. Quem não teve suas perguntas respondidas poderá enviá-las para o e-mail dep.juliosemeghini@camara.gov.br.
(11:17) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Cesar, sobre dispositivo que obriga os provedores a denunciar casos suspeitos, pretendo suprimi-lo. Sobre o armazenamento de dados, quero ressaltar que ele somente serão acessíveis por meio de ordem judicial.
(11:17) Lucia Bellum Fala com TODOS: Parabéns ao Deputado Júlio Semeghini. Estamos aguardando seu parecer e a aprovação pela Câmara. O Brasil precisa dar o start no combate aos crimes digitais. Acho que estamos ficando pra trás neste assunto. Até.
(11:17) patriciacornils Deputado, o sr. poderia, ao encerrar, fazer um resumo: qual é o real objetivo do projeto, quando o sr. apresenta o substitutivo, quais as principais modificações? Vários desses pontos foram tocados aqui, mas não seria bom sistematizar?
(11:18) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vera, este projeto está sendo discutido com um grupo de deputados que tem interesse no assunto, inclusive com os três relatores. O objetivo é construir um texto de consenso a ser votado pelo Plenário.
(11:18) Denis Entrou na sala
(11:18) ALAOR Fala com TODOS: Deputado qual o ponto de maior relevancia no projeto em sua opnião?
(11:19) pedro Fala com Dep-Semeghini: Na questão das Lan House o proprietario vai ser obrigado a manter os registros de seus usuários?
(11:19) Helio Rosa Entrou na sala
(11:19) Dep. Semeghini Vilson, a sua interpretação está equivocada. O que estamos propondo é na verdade proteger as redes internas das pessoas, das empresas e do governo. As informações que são divulgadas em sites, são publicas, independem de autorização, não se enquadram no nosso projeto.
(11:19) Abigobaldo Fala com TODOS: Sim, sim, não estou criticando, muito pelo contrário: acho louvável o início de uma legislação aqui no Brasil - nenhum outro país do MERCOSUL tem mostrado esforço nesse sentido, muito menos dos Brics, o que eu e o Omar (acredito) estamos falando é mais um hábito de se normatizar exaustivamente certo assunto (fugindo completamente do assunto em questão!). De minha opinião, mesmo gostaria mesmo é de uma maior generalidade quando se refere a um determinado crime. Porque, p. ex., furto, é você se apropriar indevidamente de um bem de outra pessoa; mas o phising não é somente o que está definido em lei, existem 1001 maneiras de se fazer phising que não estão abrangidas no conceito do PL, entende?
(11:19) Revane Entrou na sala
(11:19) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Abigobaldo, não há nenhuma intenção de regular Creative Commons, já que o Projeto não trata de propriedade intelectual. Não entendi a última parte da pergunta, o que você quer dizer com exclusivista?
(11:20) ALAOR Fala com TODOS: bom dia a todos
(11:20) myris Entrou na sala
(11:20) Tomires Entrou na sala
(11:21) reyy Entrou na sala
(11:22) cesar resende Fala com TODOS: Parabéns ao Deputado, que com transparência coloca-se a disposição para debater um importnate projeto que com certeza afetará a vida de todos os cidadãos. Parabéns também ao senador Azeredo, que mesmo com a polêmica sobre o projeto resolveu criar regras que evitem a proliferação dos crimes virtuais.
(11:22) Denis Fala com TODOS: VAmos combater os crimes digitais mais sem AI-5 Digital, né?
(11:22) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Thiago, assuntos relacionados à indenização são concernentes à responsabilidade civil, tema que é regulado pelo Código Civil e algumas outras Leis. O Projeto não trata de responsabilidade civil e sim da segurança nas redes.
(11:22) Vilson Deputado, neste momento, enquanto estamos discutindo formas de combater crimes pela Internet, com riscos claros de cerceio ao seus uso, canais de rádio e TV - que são concessões públicas - estão praticando inúmeros crimes contra o cidadão e ferindo princípios constitucionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente e tantas outras leis. Cenas de violência (inclusive com armas de fogo) são exibidas em desenhos animados e seriados; os reality shows (exibidos apenas à noite) são vendidos ao longo de todo o dia, com imagens que banalizam o sexo e o erotismo aos mais jovens. Tudo isso é feito em espaços públicos que deveriam veicular cultura, informação de qualidade e educação. Por que o Congresso não encara essa discussão com as empresas de mídia, que privatizaram as concessões para uso dos próprios intereses, e a sociedade, para mudar a realidade da radiofusão? A internet está longe de ser o grande vilão da violência! Acredito que qualquer regulação sobre a Internet deve ser amplamente discutida na 1ª CONFECOM.
(11:22) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Eduardo, este projeto está sendo construído por todas as entidades e associações interessadas que participaram das audiências públicas na Câmara e no Senado. O novo texto será votado na Comissão de Ciência e Tecnologia e estará disponível na internet para a aprsentação de emendas ou sugestões e, somente depois de aprovado na comissão, ele será votado pelo Plenário onde poderá receber novas modificações.
(11:22) Dep. Semeghini Omar, Falta possibilidade da polícia identificar quem são os criminosos. A falta de regulamentação da matéria, faz com que alguns provedores guardem dados e outros não. O projeto quer deixar isto claro e uniforme para todos os provedores do pais, na lei. Permitindo que quem comete crimes na internet sejam identificados e punidos.
(11:23) Djan Deputado, faço o mesmo pedido que a Patrícia, uma breve síntese dos objetivos reais do projeto, os pontos que realmente precisam de alteração (apesar de que isso o sr já me falou), mas o porquê dessa necessidade de serem alterados e em que prazo tais alterações devem ser feitas e projeto votado e aprovado palas comissões e pelo planário da Câmara?
(11:23) Rabelo Entrou na sala
(11:24) Janaina Entrou na sala
(11:24) Abigobaldo Fala com TODOS: Sim, eu entendo que não se trata de P.I., mas é que foram brechas deixadas pela Lei 9.609/98 que levam, erroneamente,a uma crença de que nada pode ser copiado, não estava me referindo diretamente ao PL em questão, mas era só para saber se há um debate no tema na Câmara; mas isso pode ser deixado para depois, envio um email sendo mais específico =] Obg. pela atenção
(11:25) Rabelo Fala com TODOS: Bom dia a todos...
(11:25) michel Entrou na sala
(11:25) AndreDutra Fala com TODOS: Parabéns pela iniciativa da Agência Câmara e do Deputado Semeghini e de todos que participaram deste produtivo bate-papo! Um bom dia pra todos.
(11:25) Dep. Semeghini Renan, nós jáfizemos cálculos e estimativas e constatamos que o custo de implantação dessas medidas que irão garantir a segurança de todos os brasileiros, é bem baixo. Inclusive já temos a concordância dos provedores de acesso.
(11:25) joao eugenio Entrou na sala
(11:27) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vilson, exatamente pela complexidade deste projeto é que já tramita nesta Casa há dez anos. Enquanto muitos outros projetos ou decisões de governo ou da Anatel foram e estão sendo tomadas para construir uma grande rede de infraestrutura de banda larga no Brasil, além de reduções dos preços e de formas acessíveis aos microcomputadores para as classes de menor poder aquisitivo, o que tem assegurado um crescimento acima da média das pessoas que têm acesso à rede de computadores no País. Em relação à pedofilia e tráfico de drogas, concordo plenamente. Não são esses os objetivos principais do projeto, tanto que pedofilia já foi alterado no Estatuto da Criança e do Adolescente e já está sendo retirado deste projeto em análise na Câmara.
(11:27) Denis Fala com TODOS: O Dep. quer Regular a Democracia da Internet e manter Neoliberalizada as TVs e rádios?
(11:27) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vilson, exatamente pela complexidade deste projeto é que já tramita nesta Casa há dez anos. Enquanto muitos outros projetos ou decisões de governo ou da Anatel foram e estão sendo tomadas para construir uma grande rede de infraestrutura de banda larga no Brasil, além de reduções dos preços e de formas acessíveis aos microcomputadores para as classes de menor poder aquisitivo, o que tem assegurado um crescimento acima da média das pessoas que têm acesso à rede de computadores no País. Em relação à pedofilia e tráfico de drogas, concordo plenamente. Não são esses os objetivos principais do projeto, tanto que pedofilia já foi alterado no Estatuto da Criança e do Adolescente e já está sendo retirado deste projeto em análise na Câmara.
(11:28) Renan Fala com TODOS: Não sei se isso já foi colocado aqui no bate papo...mas como será a responsabilização daqueles que agem fora do paí? exitem acordos que punam por exemplo, crackers estrangeiros que comentam de fora, crimes no Brasil? Afinal, se agora a internet deixa de ser uma terra sem leis,, como muitos gostam de dizer, ainda é uma terra sem fronteiras....
(11:28) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Vaneca, a internet é um novo meio para a prática do bulling, que já era cometido mesmo antes da criação da rede de computadores. Acredito que a depender da intenção e das consequências do bulling praticado por e-mail pode a conduta ser punida por artigos já previstos na Legislação Penal em vigor. Vale também ressaltar que é possível o ressarcimento de eventuais danos nos termos da Legislação Civil. Nesse caso, o Projeto facilita a produção da prova, pois será possível, em princípio, a recuperação dos dados de tráfego, tornando mais fácil a identificação do agressor.
(11:29) Sergio Entrou na sala
(11:30) Jose Entrou na sala
(11:30) Rafael Fala com Dep. Semeghini: Obrigada deputado por responder minhas perguntas. E espero q de tudo certo em relçaõ ao projeto.
(11:31) PAULA TEJANO Entrou na sala
(11:31) Dep. Semeghini Wagner, exatamente isso. Nós queremos ampliar a segurança dos cidadãos e dar tranqüilidade ao brasileiro de usar a internet, sem correr o risco de estar sendo vítima dos hackers.
(11:32) Vilson Deputado e todos, tenho que deixar esse bate! Penso que, tendo em vista o ernome poder de mutação da Internet, o PL 84/99, caso entre em vigor (honestamente, espero que isso não aconteça), já estará desatualizado e sem valor legal prático. Deixo a sugestão para que levem a questão sobre as novas tecnologias da comunicação às escolas, que ela faça parte da grade curricular do ensino básico e médio, colocando para os jovens as inúmeras vantagens das TICs e da Internet para a construção da cidadania ao se produzir e compartilhar informação e conhecimento. Abraços e obrigado pela oportunidade!
(11:33) Cristina Fala com Dep. Semeghini: Parabéns para Agência Câmara que nos deixa sempre bem informados.
(11:33) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Vilson, como já foi dito, o Projeto encontra-se há 10 anos em tramitação. Nesse período, os temas relacionados aos cibercrimes têm sido discutidos com bastante intensidade nos meios de comunicação e pelos próprios usuários da rede. Ano passado, por exemplo, a Câmara realizou um grande Seminário onde diversos setores do governo e da sociedade civil, puderam manifestar suas opiniões sobre a proposta. Outros Congressos e Seminários têm sido realizados em todo o país com a mesma finalidade.
(11:34) PAULA TEJANO Fala com Renan: concordo contigo
(11:35) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Rafael e Francisco, por tratar de um assunto polêmico e de tanta gente envolvida, o mais importante é que a redação e o objetivo do projeto fiquem bem claros para todos. Acredito que isso deva ser construído até o mês de agosto, inclusive a votação. Parte deste projeto terá que ser reescrito e, portanto, deverá começar a tramitar na Câmara. Parte da proposta que está sendo contruída em consenso deverá ser votada até agosto. Outros pontos polêmicos que não podem mais ser alterados na lei neste momento deverão ser incluídos em outro projeto que deverá a começar a partir de agosto.
(11:35) Dep. Semeghini Vera, não. Em hipótese alguma a pessoas que baixar um filme, música ou qualquer outro conteúdo será penalizado. Como existiram dúvidas sobre isto , então iremos fazer modificações para que fique claro, que esse tipo de ação será punido. Mesmo porque isto nunca foi objeto e nem objetivo do projeto.
(11:37) SÍSIFO Entrou na sala
(11:39) Vera Fala com Dep. Semeghini: A tendência é esses crimes aumentarem, por causa das novas formas de tecnologia e a falta de legislação, com este projeto espero que a aprovação deste projeto consiga conter a expansão desses crimes.
(11:39) Dep. Semeghini Eduardo, exato, esta é uma das modificações que iremos fazer no texto, porque consideramos que não é necessário fazer a equiparação, pois, a própria jurisprudência já está fazendo isto.
(11:39) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Vander, o Brasil precisa assinar acordos internacionais para permitir a troca de informações e o combate conjunto a crimes cibernéticos. A convenção de Budapeste é um desses acordos, no entanto tem sofrido restrições pelo Ministério das Relações Exteriores por não ser coordenada pela entidade mais adequada por trata desse assunto de forma globalizada e também por o Brasil não ter sido convidado desde o início. No entanto, tenho certeza de que nós vamos assinar vários acordos internacionais para combater os crimes na internet. No entanto, a decisão de assinar a convenção de Budapeste é exclusiva do presidente da República através das Relações Exteriores.
(11:40) rodolfo Entrou na sala
(11:40) Moderador O deputado está, neste momento, fazendo um resumo de sua proposta.
(11:40) OSCAR ALHO Entrou na sala
(11:41) patriciacornils Moderador, a transcrição do chat fica disponível imediatamente?
(11:42) Moderador Patricia, a transcrição estará disponível no início da tarde.
(11:42) patriciacornils Ok, obrigada!
(11:42) Vander Fala com Dep. Semeghini: Obrigada deputado.
(11:42) Maico Entrou na sala
(11:43) Moderador Patríica, especificando melhor: a íntegra estará disponível às 13 hotras.
(11:43) Lucia Bellum Entrou na sala
(11:43) Lucia Bellum Fala com TODOS: Em tempo: O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta quinta-feira (25/6) um plano contra uma crescente onda de ciberataques, com a criação de uma agência de cibersegurança liderada pelo Centro de Comunicações do Governo britânico (GCHQ, na sigla em inglês), que faz parte da nova Estratégia de Segurança Nacional do país.
(11:44) Dep-Semeghini Fala com TODOS: Omar, Abigobaldo e Vilson, concordo com vocês quando criticam algumas das definições colocadas no Projeto. Quanto à questão da educação nas escolas sobre a internet, sou totalmente favorável. Porém, uma política pública não exclui a outra. Quero ressaltar que pretendo retirar os pontos mais polêmicos do substitutivo, tais como os crimes de acesso indevido e de código malicioso. Parte substancial da proposta, no entanto, é objeto de acordo e será encaminhada para aprovação nos próximos dias.
(11:45) alessandro Entrou na sala
(11:45) Moderador Caros, aguardem. O deputado está fazendo um resumo dos principais pontos de sua proposta.
(11:46) Moura Entrou na sala
(11:47) CANTAO Entrou na sala
(11:49) watcher Entrou na sala
(11:49) Betão Entrou na sala
(11:51) Dep.Semeghini Fala com TODOS: ESCLARECIMENTOS PARA TODOS A RESPEITO DO PROJETO 28/99 – Uma parte substancial deste projeto está sendo objeto de acordo e deverá ser encaminhado para votação nos próximos dias. Exemplos: ajustes na atribuição de competência da Polícia Federal em relação a crimes cibernéticos; a necessidade de estruturação de órgãos especializados no combate desse tipo de crimes nas policiais estaduais e Federal; tipificações de alguns crimes no Código Penal Militar e outros. continua
(11:51) Rosalia Fala com Dep-Semeghini: O projeto pela sua grandiosidade infelizmente ganhou caráter partidario. Portanto, penso que por mais que o senhor explique que ele não legisla sobre determinados temas, e que o objetivo é proteger o cidadão de bem, tem muita gente querendo desqualificar o pojeto por interesse. excuso. Da pra diferenciar nesta sala quem realmente faz críticas construtivas.
(11:52) Moura Fala com TODOS: Dep. Por que que o usuário Denis foi desconectado do chat logo após suas 2 perguntas? Elas incomodaram? Este é o exemplo do tipo de controle que os senhores desejam acorrentar o povo brasileiro?
(11:52) pedro Entrou na sala
(11:54) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Alguns estão sendo eliminados do projeto: pedofilia, pois já está resolvido no ECA; o que tipificava como crime a emissão de informações não autorizadas; estamos reduzindo as obrigações dos provedores de acesso, eliminando a parte que os obrigava a fazer denúncias à polícia sobre qualquer informações duvidosa e vários outros artigos como a falsificação de documentos eletrônicos por não se entender mais necessário. continua
(11:54) Douglas Entrou na sala
(11:55) Rosalia Fala com TODOS: não falei ?, olhao comená que o Moura acabou de fazer
(11:56) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Finalmente, alguns pontos polêmicos que se faz necessário uma nova redação e não nos é mais permitido nesse altura da tramitação do projeto será incluídos num novo projeto de lei que deverá tramitar inicialmente pela Câmara e posteriormente no Senado. Aguns pontos relevantes: tipificação de crimes como acesso não autorizado a sistemas informatizados, difusão e inserção de códigos maliciosos, com o obetivo de causar danos ou obter informações sigilosas das pessoas. Também será acrescido neste projeto de lei o que os provedores de acesso deverão fazer com as informações de acesso – IP e hora de acesso – após o período obrigatório de armazenagem. continua
(11:56) Dep.Semeghini Fala com TODOS: Estaremos sempre esclarecendo todas as dúvidas através do nosso e-mail na Câmara – dep.juliosemeghini@camara.gov.br . Lembro a todos também que este projeto, antes de ser votado na comissão, estará no site da comissão de Ciência e Tecnologia para receber sugestões.
(11:56) Moura Fala com TODOS: Engraçado como minha pergunta demorou a ser postada. Será que a Srta Rosalia segurou-a para postar uma manipuladazinha antes e outra depois?
(11:56) Moderador Nenhum usuário foi desconectado do chat.
(11:56) Toledo Entrou na sala
(11:57) paulo siqueira Entrou na sala
(11:57) Lucia Bellum Fala com Moura: Fui desconectada mais de 3 vezes. E defendo o projeto. Se quisesse mesmo debater, Denis teria logado de novo.
(11:58) Moderador Conforme anunciado às 11h15, encerramos neste momento o bate-papo. Agradecemos a presença de todos e aguardamos vocês no próximo chat.
(11:58) Rubens Fala com Dep.Semeghini: Algo que eu acho estranho (é uma dúvida mesmo) é o relator afirmar (indiretamente) que a proposta dos provedores guardarem os logs por tantos anos está sendo feito no resto do mundo, quando em um país que realmente respeita a liberdade e a privacidade, como são os Estados Unidos, os provedores, pelo contrario, são estimulados a NÃO guardar esses logs por tanto tempo... (fora o fato de usarem combate a pedofilia como desculpa para as propostas). Eu penso que um prazo de 6 meses de armazenamento dos logs pode até ser justificável, mas mais que isso é abuso do legislador. Se a Justiça não tem capacidade de investigar nesse intervalo de tempo, azar o da Justiça. Vamos legislar para melhorar a Justiça no Brasil, e não querer colocar a privacidade de todos em risco, ou transformar provedor em cúmplice de polícia ou dedo-duro, sempre com a justificativa (ao meu ver esfarrapada) que é por causa da pedofilia (como se pedofilia tivesse sido inventada na internet, inclusive).

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil