BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


28/06/09

• Telebrás (47) - Comentários de Carlos Carneiro e Rogério Gonçalves: [ Ethevaldo Siqueira: "Governo desiste de ressuscitar a Telebrás]

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Carlos Carneiro ; tele171@yahoo.com.br
Sent: Saturday, June 27, 2009 7:32 PM
Subject: Telebrás (47) - Comentários de Carlos Carneiro e Rogério Gonçalves: [ Ethevaldo Siqueira: "Governo desiste de ressuscitar a Telebrás]
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Para nivelamento dos dois Grupos, repasso as repercussões do Carlos Carneiro e Rogério Gonçalves sobre a mensagem com a notícia da desistência da reativação da Telebrás.

Para manter o clima cordial e descontraído, consultei meu neto e ele confirmou: se a Telebrás não for um vampiro e sim um lobisomem, então a "estaca de madeira" não serve, tem que usar arma de fogo com "bala de prata" para sacramentar o óbito.  :-))

Sou contra a ressurreição da Telebrás mas, gato escaldado com o ministro Costa que "desistiu da desistência" do Rádio Digital, comemoro a notícia veiculada pelo Ethevaldo... com um pé atrás.  :-)
Não dá realmente para confiar no governo atual e sua sanha loteadora e aparelhadora.

É totalmente pertinente lembrar, ainda, sobre Rádio Digital:
O Ethevaldo Siqueira foi um dos poucos jornalistas que repercutiram a citada desistência:
Fonte: Adnews - Origem: Estadão
[29/12/08]  
Hélio Costa abandona projeto de rádio digital por Ethevaldo Siqueira
 
Mas quando o ministro voltou à carga, desdesistindo, o Ethevaldo se omitiu totalmente de comentar ou cobrar explicações do ministro, bem acompanhado de toda a mídia.

02.
Carlos e Rogério, boas repercussões!
Não há como discordar de que a sociedade como um todo desconhece o problema relacionado com a Eletrobrás, Eletronet e tais.

Fiz uma citação genérica mas a sociedade a que me refiro neste caso é a "sociedade técnica" da nossa área de atuação e da qual a ComUnidade é um extrato muito representativo.
E a ComUnidade, apesar de não se manifestar como um todo, tem um nível de informação muito acima da média sobre este tema e, pelo estímulo ao contraditório que este ambiente propicia, cada participante tem condições de ter opinião formada sobre a "reativação". Esta é a "opinião pública" que interessa e pode influir.

É muita pretensão imaginar que nossos debates internos e nossos "posts" no BLOCO, alguns encaminhados às autoridades e à mídia, tenham forte influência neste processo (e outros), mas também não dá para ser modesto demais: é preciso sim, esperar que nossas discussões e opiniões cheguem às pessoas que decidem estes temas e as influenciem de algum modo.

03.
Mas creio que podemos retomar o foco do debate pinçando um trecho no final do artigo do Ethevaldo.

Debatemos este tema desde 2007  e, quem acompanha, sabe das dificuldades de obtenção de informações técnicas, de legislação e de mercado que justifiquem realmente nossas opiniões contra e a favor.

Recorto a citação feita quase "en passant" mas contundente e fundamental:
(...) Não há estudos sérios sobre o papel que a Telebrás viria a ter num projeto nacional de inclusão digital. (...)

Acrescento: por extensão, pode-se imaginar que não há nenhum estudo sério em relação às demais abordagens como competição, segurança, etc.

Um estudo profundo, sério e competente sobre isso é uma contribuição que nós, "4500 comunitários", poderíamos dar!

Abaixo estão as mensagens do Carlos e do Rogério.
 
Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
--------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Carlos Carneiro
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc:
Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, June 27, 2009 8:01 AM
Subject: [Celld-group] Re: [wireless.br] Telebrás e Eletronet: de novo... (46) - Ethevaldo Siqueira: "Governo desiste de ressuscitar a Telebrás"
 
Um detalhe curioso que destaco.
"a desistência deste projeto polêmico ocorre principalmente devido à pressão da sociedade*[1] e da opinião pública*[2]"
 
[1] - Sociedade - Empresas de Telecomunicações que seriam afetadas diretamente com essa operação, hoje resume-se principalmente a Oi/Brt, Telefonica e Embratel (passando por grupos menores com o destaque para a CTBC e GVT)
 
[2] - Opinião pública - Politicos da oposição que hoje gastam o seu precioso tempo com denuncismo barato e divulgação de informações de interesse exclusivamente político e não visando o bem estar na população brasileira, calando-se quando deveriam realmente mudar algo - Principais jornais (chamado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim de PiG) que são arrecadadores das receitas de publicidade da Opinião pública citada no texto.
 
Se perguntar a sociedade e a opinião pública de verdade verá duas situações.
1ª - Desconhecimento total dessa situação.
2ª - Uma grande divisão, pois muitos concordam pois seria um meio de estabelecer a concorrencia nesse mercado, outros muitos ficam divididos pois desconfiam de qualquer atitude do governo para a criação de novas empresas públicas e cargos vinculados ao governo devido principalmente ao alto loteamento por partidarios politicos da "base" governista.
 
Portanto concluimos que a população brasileira não é nem sociedade nem tem opinião.
 
Atenciosamente,
Carlos Roberto Maciel Carneiro
carlos.roberto.maciel@gmail.com
Macaé/RJ
Tel.: (22) 9869-5054
 
------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, June 27, 2009 4:12 PM
Subject: [wireless.br] Re: Telebrás e Eletronet: de novo... (46) - Ethevaldo Siqueira: "Governo desiste de ressuscitar a Telebrás"
 
Oi Hélio e demais participantes do wireless br,
 
[--------------------]
 
A afirmação de que "a reativação da Telebrás não passa de especulação" é categoricamente desmentida pelo edital de concorrência nº 001/2009/Telebrás (processo nº 003/2009), que tem por objetivo a contratação de empresa especializada na prestação de serviços administrativos, de gerência, suporte técnico e de apoio operacional, para atender as necessidades da TELEBRÁS, com a finalidade de assegurar a continuidade de todas as atividades institucionais da empresa, enquanto ente integrante da Administração Pública Federal.
 
O ítem 1 do edital especifica que o prazo inicial do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos até o limite de 60 meses.
 
Se não existisse a intenção de reativar a Telebrás, obviamente não haveria necessidade da contratação de empresa especializada na prestação de serviços administrativos por um período que pode se estender por até 5 anos. Certo?
 
O link para o edital é: "http://www.telebras.com.br/editais/2009/ec_001_2009/EDITAL_E_ANEXOS_I_II_e_III.pdf"
 
Quanto a audiência promovida pelo Bornhausen, que troço deprimente. Pauletti, Bedran e Semeghini (procure se informar sobre a participação dele na tramitação da MP103/2004) juntos na mesma sala é triste... Só faltaram as ilustres presenças do Fernando Xavier, do Jorge Bittar e do Ethevaldo Siqueira para a tropa de choque das meninas da Abrafix ficar completa.
 
Foi sábia a decisão dos representantes do governo/Telebrás de manter distância da pajelança do Bornhausen.
 
Quanto a esse negócio de "pressão da sociedade e da opinião pública" para melar a reativação da Telebrás, eu endosso a opinião do Carlos Carneiro de que existe um desconhecimento total sobre essa encrenca. Ou seja, o povão não está nem aí para o que vai acontecer com a Telebrás ou com as meninas da Abrafix.
 
Valeu?
Um abraço
Rogério

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil