BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/05/09

• Oi X GVT: A guerra dos cabos cortados (1) - Para entender e acompanhar: 04 notícias

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: bruno@openline.com.br
Sent: Wednesday, May 06, 2009 6:06 PM
Subject: Oi X GVT: A guerra dos cabos cortados (1) - Para entender e acompanhar: 04 notícias
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Olá, Bruno Cabral!
Obrigado pelas colaborações com gostinho de "coordenação informal" deste tema!  :-)
Em consequência, já vamos numerando a mensagem...  :-)

Estamos "muito necessitados" de novos "coordenadores informais"!!!!  Apresentem-se, por favor!!!  Animação!!!   :-)

Recortes da notícias:
(...) O imbróglio começou com a acusação, pela GVT, de que a Oi estava cortando cabos telefônicos de acesso predial – especialmente em Salvador (BA), área onde a GVT entrou no ano passado. A Oi admite os cortes, mas sustenta que tem o direito de cobrar pelo uso da infraestrutura que instalou e que a GVT se negou a pagar. A GVT ganhou uma liminar, na véspera do Carnaval, impedindo os cortes. (...)
 
(...) A GVT defende que as caixas de passagem pertencem aos condomínios e garante que há anos vem compartilhando a infraestrutura com a BrT. A coisa parece ser mesmo da Oi contra a GVT, pois a Oi não fez essa exigência para a TV Cidade, que também usa essas mesmas caixas, sem pagar por elas e nunca teve seus cabos cortados. Com a prática a Oi tirou a rede da GVT do ar para prejudicar os assinantes. (...)
 
Abaixo estão as 04 notícias mas a primeira, do "Convergência", vale como resumo e ambientação.
 
Fonte: Convergência Digital
[06/05/09]  Anatel dá 10 dias para Oi e GVT chegarem a um acordo por  Luís Osvaldo Grossmann
 
Para formar opinião, vale ler..."tudo"...  de outras fontes!  :-)

Bruno comenta em "pvt":
"Decisão tendenciosa, pressupõe que os dutos são da fixa, mas não são, pois foram construídos pelos condomínios (sem contar o fato que se adquiriu o direito de explorar STFC, não revenda de duto). Pode dificultar a vida de muita gente que faz cabeamento na rua..."

Mais comentários?
Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-----------------------------
 
Fonte: Convergência Digital
[06/05/09]  Anatel dá 10 dias para Oi e GVT chegarem a um acordo por  Luís Osvaldo Grossmann
 
A Anatel insistirá numa tentativa de acordo entre GVT e Oi como saída para a briga das duas empresas. Em despacho encaminhado para as teles nesta terça-feira, 05/05, a agência determinou que elas apresentem em 10 dias, uma proposta comum de entendimento. Se isso não acontecer, elas terão outros cinco dias para encaminharem sugestões separadas. Caso contrário, a agência vai arbitrar uma decisão, mas nesta hipotese, não informou prazo para 'bater o martelo'.
 
O imbróglio começou com a acusação, pela GVT, de que a Oi estava cortando cabos telefônicos de acesso predial – especialmente em Salvador (BA), área onde a GVT entrou no ano passado. A Oi admite os cortes, mas sustenta que tem o direito de cobrar pelo uso da infraestrutura que instalou e que a GVT se negou a pagar. A GVT ganhou uma liminar, na véspera do Carnaval, impedindo os cortes.
 
A Oi recorreu com um Agravo de Instrumento de onde saiu uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que concedeu  um prazo de 10 dias para a Anatel resolver a disputa. O desembargador João Batista Moreira exigiu que o órgão regulador “tomasse as medidas para impedir a continuidade dos atos de cortes de cabos” pela Oi, mas também decidiu que “não estava incluída nessa determinação a possibilidade de continuação dos atos de instalação de cabos” pela GVT. Ou seja, mandou parar tudo até um acerto entre as partes.
 
A decisão liminar da Anatel, porém, segue em outra linha e é muito semelhante à adotada pela agência há duas semanas, quando sentou para mediar um acordo entre GVT e Oi – fruto de um processo administrativo aberto pela GVT junto à reguladora. Não houve entendimento e as duas empresas já tiveram que apresentar suas razões por escrito.
 
Custos e ressarcimento
No despacho 3.045/2009, assinado pelo Superintentente de Serviços Públicos Substituto, José Gonçalves Neto, a Anatel determina “que a Oi se abstenha da prática de cortes de cabos de telefonia da GVT em caixas, postes e dutos compartilhados com a reclamante”.
 
Como premissa do acordo entre GVT e Oi, a Anatel quer ainda que as empresas identifiquem cada segmento relevante da infraestrutura de suporte à rede de acesso dedicada a domicílio e condomínio, inclusive dutos e caixas de passagem. Também exigem a delimitação dos direitos e responsabilidades relacionados aos segmentos relevantes dessa infraestrutura, incluindo edificação, manutenção e uso, bem como das condutas de relacionamento entre as prestadoras.
 
O acordo também deve ter como premissa o fomento à competição, tratamento não discriminatório entre as prestadoras, a observância aos direitos dos usuários e o uso eficiente da infraestrutura. Além da identificação e caracterização dos custos associados ao compartilhamento da infraestrutura de suporte à rede dedicada, bem como as condições para o respectivo ressarcimento entre prestadoras.
 
-----------------------

Fonte: Tele.Síntese
[06/05/09]   Anatel manda Oi parar de cortar cabos da GVT por Miriam Aquino  
 
Em decisão cautelar, por despacho do superintendente de serviços públicos interino, a Anatel mandou a Oi parar de cortar os cabos de telefonia da GVT que eram instalados em suas caixas e dutos, e determinou que as duas empresas fechem acordo de compartilhamento no prazo máximo de 10 dias.
 
A Oi começou a tirar os cabos da GVT de condomínios em Salvador e Belo Horizonte, alegando que a competidora recusava-se a fazer acordo de compartilhamento. A GVT recorreu à Justiça para assegurar o direito de passagem e o desembargador mandou que a Anatel decidisse a questão.
 
Na decisão proferida por José Gonçalves Neto as duas empresas têm que apresentar à agência uma proposta para resolver o conflito que contemple, entre outros, a delimitação dos direitos e responsabilidades de cada uma; a promoção do uso eficiente da infraestrutura; o fomento à competição; e a identificação dos custos associados para o ressarcimento entre as operadoras.
 
Se esse acordo não vingar em 10 dias, a Anatel manda que as duas empresas enviem, em separado, as propostas de “procedimentos, práticas, condições e outros elementos para o compartilhamento da infraestrutura de acesso dedicado ao domicílio ou condomínio.”
 
----------------------------------
 
Fonte: Tele.Síntese
[04/05/09]   Anatel ainda aguarda notificação da justiça sobre caso GVT/Oi   
 
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda não foi notificada pelo TRF, da decisão do desembargador federal João Batista Moreira, tomada no dia 17 de abril, determinando a adoção de medidas imediatas para impedir a continuidade dos atos de corte dos cabos da GVT pela Oi. A assessoria de imprensa da agência disse que somente será divulgada alguma decisão da Anatel após a notificação.
 
Na decisão ao agravo de instrumento apresentado pela Oi, o desembargador  fixa o prazo de 48 horas, em caráter cautelar, e de dez dias, em caráter definitivo, para que a Anatel decida sobre a questão envolvendo as duas operadoras, após a notificação. No final do ano, a Oi identificou cabos em sua rede que não lhe pertenciam e que foram retirados por seus técnicos. Constatou-se, posteriormente, que os cabos eram da GVT e que sua retirada interrompeu o serviço para parte de seus clientes em Salvador e em Belo Horizonte.
 
A alegação da Oi é de que a GVT recusou-se a fazer um acordo de compartilhamento, razão pela qual retirou os cabos. A GVT, que sentiu-se prejudicada, recorreu à Justiça para assegurar o direto de passagem. O assunto foi parar também na Anatel, mas ainda não se chegou a um termo final. (Da redação)
 
-----------------------------

Fonte: Fórum PCs
[17/04/09]   Oi X GVT: A guerra dos cabos cortados por Luis Sucupira

A Oi está sendo acusada de praticar concorrência desleal por cortar cabos da GVT e tirar a rede da empresa do ar. O processo judicial movido pela GVT contra a Oi inclui várias acusações referentes ao corte de seus cabos telefônicos pela concorrente. De acordo com documentos enviados pela operadora à 20ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal e à Anatel, técnicos da Oi cortaram cabos destinados à prestação de serviços telefônicos e de internet a edifícios residenciais de Salvador, às vésperas do carnaval, sob a justificativa de que a concorrente estaria usando infraestrutura que lhe pertence.
 
A Oi afirma que os dutos são dela e que já havia notificado a GVT e a Anatel sobre o uso indevido de seus dutos e caixas de passagem. Porém, uma liminar emitida pelo Juiz Federal Substituto Alysson Maia Fontenele, no dia 20 de fevereiro, afirma que a Oi deve “cessar imediatamente a prática de corte de cabos de telefonia da GVT em caixas, postes e tubulações. A multa diária pelo descumprimento da liminar é de R$ 50 mil por ato verificado. De acordo com o parecer do juiz “nada justifica o exercício do esforço pessoal, promovendo elas próprias o corte dos cabos, sem que tenham título judicial ou autorização do órgão competente para tanto.”
 
Em comunicado oficial, Alexandre Annenberg, presidente-executivo da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), endossa a posição da GVT sobre a propriedade das caixas e independentemente disso, afirma que as caixas de passagem estão sob a jurisdição dos condomínios, da mesma forma que as redes internas e portanto não são da Oi como ela alega.
 
A GVT defende que as caixas de passagem pertencem aos condomínios e garante que há anos vem compartilhando a infraestrutura com a BrT. A coisa parece ser mesmo da Oi contra a GVT, pois a Oi não fez essa exigência para a TV Cidade, que também usa essas mesmas caixas, sem pagar por elas e nunca teve seus cabos cortados. Com a prática a Oi tirou a rede da GVT do ar para prejudicar os assinantes.
 
Outra grave acusação foi enviada à Anatel pela GVT. Pela acusação a GVT informa que o CFO da Oi, Alex Zorning, teria afirmado em reunião com analistas em 12 março, no Rio de Janeiro, que a operadora paranaense estaria “incomodando”. Segundo a GVT relata, o executivo da Oi definiu a GVT como um ‘mosquito’ e que "iria se livrar da concorrente da mesma forma como se procede com um inseto: com um simples tapa".
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil