BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


22/05/09

• "Licença SCM é entrave para banda larga" - Msgs de Bruno, Luiz Carlos, Rubens e Ednilson

----- Original Message -----
From: Bruno@Openline.com.br
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: rosahelio@gmail.com
Sent: Tuesday, May 19, 2009 10:21 AM
Subject: Licença SCM é entrave para avanço da banda larga no Brasil


Fonte: IPNews
[18/05/09] Licença SCM é entrave para avanço da banda larga no Brasil por Rodrigo Conceição Santos

De acordo com o presidente da Abranet, burocracia e falta de conhecimento, quando somadas às poucas condições de competição oferecida aos provedores de
internet, retardam o avanço dessas empresas, que já são mais de 1.200, no País.

Um balanço da empresa britânica Pint Topic relatou que o Brasil terminou em 9ª posição mundial em número de assinantes de banda larga e no quarto trimestre do ano passado o País teve a sexta maior expansão da base. Apesar do avanço, nítido também na visão de Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), ainda há muito chão a percorrer e o começo é o aumento das condições de competitividade para as empresas com licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que podem ajudar a impulsionar a banda larga nacional.

"Atualmente, existem mais de 1.200 empresas com licença SCM no Brasil, sendo que a maioria atua na oferta de acesso à internet via rádio", diz Parajo.
"Essas empresas partiram para esse caminho natural porque o grande problema no Brasil é conseguir chegar na última milha e o único meio que encontraram foi ofertando internet onde as gigantes não chegam", complementa ele, salientando que essas empresas também começaram a se transformar em pequenas fornecedoras de telecomunicações, complementando a qualidade de provedoras.
"Inclusive, já temos algumas ofertando VoIP e banda larga como serviços distintos".

Há ainda de se considerar, na sua visão, impeditivos burocráticos por parte da Anatel, conforme declarações de especialistas colhidas pela reportagem do IPNEWS durante evento organizado pela Abranet no dia 07 de maio, que dificultam novas licenças SCM. "Isso existe, realmente, mas não é o único entrave, dado que a falta de conhecimento dos provedores de internet quanto às exigências da agência também é grande, o que faz com que a média para a liberação de uma licença SCM seja de três a seis meses", diz.

Acessos
Para Parajo, quanto mais opções de acesso à internet - ADSL, fibra ótica, 3G, WiMAX, etc. - maior será a competitividade do setor e o usuário será o principal beneficiado. "O desafio hoje é colocar mais gente conectada à internet e isso leva um bom tempo ainda. Somente depois é que conseguiremos levar mais serviços de valor agregado aos usuários finais", diz. "Atualmente, ainda temos escassez de backbone, sem grandes ligações entre cidades", complementa.

Segundo o especialista, a fibra ótica ainda será a espinha dorsal nesse cenário, principalmente quando o assunto é transportar grandes capacidades de dados. "As demais tecnologias, como o WiMAX, devem ser homologadas para prover melhoria na última milha e aumentar o poder de competitividade no mercado", sintetiza.

-------------------------------------

----- Original Message -----
From: Toledo, Luis Carlos
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, May 19, 2009 8:17 PM
Subject: RES: [wireless.br] Licença SCM é entrave para avanço da banda larga no Brasil

Tipo de raciocínio perigoso, podemos também imaginar que o CRC do contador é um entrave para que as empresas tenham suas contabilidades em dia.
Ou que a exigência de carteira de habilitação diminua a venda de carros.

------------------

From: Rubens Kuhl

> Tipo de raciocínio perigoso, podemos também imaginar que o CRC do contador é
> um entrave para que as empresas tenham suas contabilidades em dia.
> Ou que a exigência de carteira de habilitação diminua a venda de carros.


Um tipo de licença é necessária, a questão é se é necessária a SCM; e dentro da licença necessária, se o custo dela deve pagar os custos de sua fiscalização, ou se ela deve ser subsidiada.

Eu defendo a criação de uma equivalente SCM de menor cobertura, válida para um código DDD por exemplo, Ela teria um custo mais acessível, que seria tanto fruto do menor custo de fiscalização quanto de uma política pública de estimular a inclusão digital.
Os requisitos seriam bem similares, especialmente os requisitos técnicos, com alguns requisitos a menos como não precisar de 0800 (afinal ela só atende um código de área), talvez o não recolhimento de FUST/FUNTEL (pois já está se fazendo universalização) etc.

Ao mesmo tempo que esses mecanismos fossem implantados, deveria ser endurecida a fiscalização contra o aluguel de SCMs, uma distorção criada pelo mercado e que é pura e simplesmente burla da regulação.
Rubens Kühl

-----------------------------------------


From: Bruno
Olá

--- Rubens Kuhl <rubensk@gmail.com> escreveu:
> Um tipo de licença é necessária, a questão é se é necessária a SCM; e
> dentro da licença necessária, se o custo dela deve pagar os custos de
> sua fiscalização, ou se ela deve ser subsidiada.


ou se uma tele de alguns bilhões de reais de faturamento deve pagar a mesma coisa que um provedor internet de menos de mil usuários...

> Eu defendo a criação de uma equivalente SCM de menor cobertura, válida
> para um código DDD por exemplo, Ela teria um custo mais acessível, que
> seria tanto fruto do menor custo de fiscalização quanto de uma
> política pública de estimular a inclusão digital.
>
> Os requisitos seriam bem similares, especialmente os requisitos
> técnicos, com alguns requisitos a menos como não precisar de 0800
> (afinal ela só atende um código de área), talvez o não recolhimento de
> FUST/FUNTEL (pois já está se fazendo universalização) etc.


ou sem ICMS como a isenção da banda larga até R$30 conseguida pela Telefonica? O que eu quero ver é se uma tele consegue um produto banda larga de R$30 COMPLETO (sem a linha telefônica)

Aliás em toda essa discussão de SCM me impressiona ninguém discutir o veto a venda casada a um outro produto e serviço (previsto na res. 272/01) e todas as teles só venderem ADSL com a obrigação de assinatura de uma linha STFC, que não é necessária de forma alguma para a utilização do serviço

Chega ao disparate de se comprar o Embratel PME com 4 linhas VOIP (ou seja, que funciona SOBRE a banda larga ADSL da EBT) para se justificar a contratação da banda larga (2Mbps). Venda casada MESMO

> Ao mesmo tempo que esses mecanismos fossem implantados, deveria ser
> endurecida a fiscalização contra o aluguel de SCMs, uma distorção
> criada pelo mercado e que é pura e simplesmente burla da regulação.


não culpe os capitalistas por terem achado furos na colcha de retalhos que a regulação da agência. Aliás a culpa é exclusivamente dela, que não cumpre sua função.

veja o caso das espelhinhos, nenhuma vingou. veja o caso das licenças de MMDS que estão paradas as vendas a dez anos. ou da licença de 3.5 que está parada a 3

Veja o caso dos provedores pioneiros que foram massacrados pela internet "grátis" subsidiada pelas teles e que hoje, poderiam ser "as espelhinhos" levando serviços de comunicação aos locais que ainda hoje (quinze anos da privatização) não interessam as teles

Essa "onda" de provedores wireless de baixo nivel técnico e licença "alugada" só aconteceu porque os pioneiros não foram fortalecidos pelas políticas da agência, que faz vista grossa para o desrespeito a LGT das fixas e depois quer "mostrar serviço" fechando provedor estabelecido e que tenta sobreviver sem nenhum apoio da agência, do governo ou das teles (como fornecedores)

[]s, !3runo Cabral

-----------------------------------------------

From: Edinilson
Aproveitando a discussão sobre SCM, pergunto: ultimamente tenho visto varias empresas de antena (Aquario, Proeletronic, Zirok, etc) homologarem seus equipamentos como:Serviço/Aplicação: Serviço Fixo
Por exemplo:
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPNCC.asp?consulta=1&?NumRFGCT=92405
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPNCC.asp?consulta=1&?NumRFGCT=147503
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Certificado/HomologacaoPNCC.asp?consulta=1&?NumRFGCT=42205
Está correto isto?
Edinilson

--------------------------------

From: Bruno
A Agência não quer ninguém fazendo serviço movel com frequência "livre" para não concorrer com o serviço celular (SMP)
[]s, !3runo


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil