BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


28/05/09

• 1ª Confecom (07) - Msg de Márcio Patusco sobre a Comissão Organizadora: "Finalmente a Lista. E que lista!!!"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: marciopatusco@oi.com.br
Sent: Thursday, May 28, 2009 8:05 AM
Subject: 1ª Confecom (07) - Msg de Márcio Patusco sobre a Comissão Organizadora: "Finalmente a Lista. E que lista!!!"

 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O nosso Marcio Patusco Lana Lobo (marciopatusco@oi.com.br) está coordenando o debate sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicações em nossos fóruns.
A "1ª Confecom" será realizada em dezembro desse ano.
 
Em mensagem anterior Márcio explicou:
 
(...) as conferências são organizadas pelo Governo. No entanto, a representatividade depende da organização da sociedade. Não deixar essa oportunidade escapar por entre os dedos e ter uma nova lei de comunicações, que contemple os nossos anseios só depende de participação objetiva e organizada. Notar que já é uma vitória de movimentos sociais a simples realização da conferência. (...)
(...) Portanto, em hipótese nenhuma trata-se de evento técnico. Ele deve ser encarado como uma oportunidade de mudança do arcabouço regulatório brasileiro em comunicações, que possa suportar a modernidade dos recentes desenvolvimentos tecnológicos. Se bem acompanhado pela sociedade civil, pode representar avanços na forma de prestação de serviços e um incentivo a uma maior competição em nosso país. (...)

No site WirelessBR o Márcio está pilotando uma Seção 1ª Confecom para reunir o material divulgado em nossos fóruns.
A Seção já possui um bom conteúdo: vale conferir!
Na coluna da esquerda da "home" estão referenciados:
-
Decreto de Convocação da 1ª CONFECOM
- Portaria de constituição da Comissão Organizadora da 1ª CONFECOM
- Composição da Comissão Organizadora da 1ª Confecom
 
A mensagem de hoje do Márcio Patusco é sobre este último item, ou seja, a composição da Comissão Organizadora da 1 ª Confecom.
O "Assunto" da mensagem é realmente apropriado: Finalmente a Lista. E que lista!!! 
 
ComUnidade!
Não é muito da nossa índole participar ativamente das atividades que traçam o destino do Brasil.
Estamos na era da comunicação e da interação e isto precisa ser mudado, até porque precisamos ensinar nossos filhos e netos que em breve estarão administrando o país.
Temos que ler, estudar, formar opinião, interagir, enfim, participar!
E acreditar que esta participação individual pode fazer muita diferença!

Obrigado, Márcio Patusco, pela preciosa colaboração!!!

Em tempo, para os recém-chegados:
Marcio Patusco Lana Lobo é formado em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-RJ em 1973, trabalhou na NEC do Brasil na implantação da Rede Nacional de Telex da Embratel, e posteriormente na própria Embratel, onde coordenava o planejamento de introdução de novas tecnologias. Foi representante brasileiro em reuniões da União Internacional de Telecomunicações - UIT, e autor do livro RDSI a Infraestrutura para a Sociedade da Informação. Atualmente atua na Divisão Técnica de Eletrônica e Tecnologia da Informação - DETI - do Clube de Engenharia e nas Comissões Brasileiras de Comunicações - CBCs - da Anatel.
 
Esta mensagem foi enviada também para as Comissões Estaduais da Confecom relacionadas na coluna da esquerda da Seção 1ª Confecom
 
Boa leitura abaixo da mensagem do Márcio e das matérias indicadas!

Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------------------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Marcio Patusco
To: Helio Rosa e Grupos
Sent: Wednesday, May 27, 2009 8:56 PM
Subject: 1 ª Confecom (7): Finalmente a Lista. E que lista!!! 

Olá, Pessoal!
 
Finalmente a relação dos representantes das entidades que comporão a Comissão Organizadora da 1 ª Confecom foi publicada pelo Ministério das Comunicações em 26/05, quase um mês depois do prazo inicialmente estabelecido. 81 pessoas!

Vai ser preciso muita objetividade, muita obstinação, e muito senso de compromisso para levar esse trabalho a bom termo. O que esperamos é que a oportunidade de reforma da legislação de comunicações no nosso País, tão reconhecidamente necessária atualmente, não se perca nos interesses menores. Comunicações é um campo tão vasto, de uma dinâmica tão imprevisível nesses tempos que, o que aparentemente hoje possa vir a parecer uma perda, em seguida pode significar uma grande oportunidade. O que se quer é uma nova legislação que possa impulsionar o Brasil a se desenvolver, em termos de serviços à sociedade, e em termos tecnológicos no setor.
 
A maior surpresa na Comissão Organizadora foi a não indicação pela Câmara dos Deputados dos 2 representantes titulares que tinham direito. Indicaram apenas um, e a escolha recaiu em Paulo Bornhausem (DEM-SC).

Outra informação importante veiculada, é de que a participação de parlamentares na Confecom se dará a título de colaboração. A primeira reunião já está marcada para o dia 1º de junho, em Brasília. Estão convocados todos os titulares e os suplentes. Novamente, 81 pessoas!

 
A Comissão Pro-Conferência  Nacional de Comunicações  do Rio de Janeiro se reuniu  no último dia  25/05 no Clube de Engenharia. Foram feitas apresentações esclarecedoras de pontos que com certeza serão discutidos na Confecom.  Abordagens sociais, políticas e técnicas sobre o fenômeno da convergência foram relatadas e discutidas. As primeiras propostas já começaram a aparecer e quando estiverem mais consolidadas traremos à discussão aqui.
 
A Consulta Pública da Anatel sobre o STFC se realizou no Rio de Janeiro nos dias 26 e 27 de maio. Mais uma vez constatei um certo alheamento, mesmo de pessoas do próprio setor, em relação à Confecom.
A Anatel está por prorrogar o contrato de um serviço por mais 5 anos, que com o novo marco regulatório, resultado da Confecom, pode vir a ter transformações importantes e poucos reconhecem a importância da discussão! Alguns chegam a argumentar com certo ar de desdém e uma certa dose de oportunismo, que em 2010, ano eleitoral, nada vai acontecer...Pode ser.
 
Como sempre damos um roteiro de leitura sobre os assuntos acima:
 
Fonte: Teletime
[26/05/09]  
Governo define composição da comissão organizadora da Confecom    (Relação completa dos componentes) 

Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
 
[26/05/09]   Minicom publica portaria com nomes da Comissão Organizadora Nacional por Mariana Martins (Comentários sobre os componentes - Transcrição abaixo)
 
Discutam, polemizem ! :-)

Marcio Patusco
 
-------------------------------------- 
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação 
[26/05/09]   Minicom publica portaria com nomes da Comissão Organizadora Nacional por Mariana Martins  
 
O Ministério das Comunicações divulgou nesta terça-feira (26) a Portaria nº 315, que traz os nomes indicados para compor a Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A única surpresa do ato foram as indicações do Congresso Nacional. O parlamento indicou menos titulares do que tinha direito segundo composição definida pelo governo federal.
 
De acordo com a Portaria nº 185, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados poderiam indicar, cada um, dois titulares e quatro suplentes. Contudo, o Senado enviou dois nomes e a Câmara, apenas um. A primeira casa escolheu como titulares Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O primeiro, segundo dados do Laboratório de Políticas de Comunicação (Lapcom) da UnB, está entre os dez parlamentares com mais concessões no Congresso Nacional.
 
Para suplentes, foram nomeados os senadores Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e Edson Lobão Filho (PMDB-MA) e os consultores legislativos Igor Vilas Boas de Freiras e Ana Luiza Fleck Saibro. Tanto Magalhães Neto como Lobão Filho estão também entre os parlamentares ligados direta ou indiretamente a empresas de radiodifusão, segundo o citado levantamento.
 
A lista da Câmara traz apenas o Deputado Federal Paulo Bornhausen (DEM-SC) como titular. A família do deputado, segundo a pesquisa da UnB, é sócia da Cia. Catarinense de Radiodifusão e da Rádio Difusora Itajaí. Os nomes indicados pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Cida Diogo (PT-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP), mesmo com o apelo das entidades que compõem a Comissão Nacional Pró-Conferência (CNPC), ficaram na suplência.
 
Completam a lista como suplentes da Câmara Milton Monti (PR-SP) e Eduardo Valverde (PT-RO). Monti é presidente da Frente Parlamentar de Comunicação Social, criada em 2008 para defender os interesses empresariais e do setor publicitário.
 
Para Jonas Valente, representante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social na Comissão Organizadora da Conferência, “a publicação da portaria concretiza a composição da Comissão Organizadora Nacional em uma proporção que, como já dissemos anteriormente [veja aqui], é marcada pela sobre-representação do empresariado de comunicação. A indicação do parlamento confirmou e ampliou este quadro”.
 
Valente diz ainda que o fato da Câmara ter indicado apenas um titular, quando teria direito a dois, causou estranhamento ao Coletivo. “Na prática, a decisão tirou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), histórica apoiadora da Conferência de Comunicação, da condição de titular”, denuncia.
 
Participação limitada
 
No entanto, os representantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados terão a sua participação limitada à colaboração, sem direito a voto. A decisão de fixar uma função colaborativa aos representantes do Congresso Nacional se deu em razão de um entendimento sobre a natureza da presença de parlamentares em órgãos como a CON. Em comissões criadas pelo Executivo, o Legislativo não pode participar em igual posição aos representantes daquele poder, nem daqueles oriundos da sociedade.
 
Por isso, foi concedido um tipo de participação especial para os representantes do Congresso Nacional. A limitação que impõe a ausência de voto aos parlamentares diminuiu o desequilíbrio atenuado pelas indicações que favoreceram os radiodifusores. Porém, não extinguiu a imagem do Poder Legislativo, que se mostrou mais uma vez atrelado aos interesses dos operadores comerciais.
 
Poder Executivo
 
Dentre os nomes representantes do poder executivo, não houve nenhuma novidade. Pela Casa Civil da Presidência da República, foi indicado André Barbosa Filho; pelo Mistério das Comunicações, o consultor jurídico Marcelo Bechara, responsável pela operacionalização do processo na pasta; pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto César Gadelha Vieira; pelo Ministério da Cultura, Octávio Penna Pieranti; pelo Ministério da Educação, José Guilherme Moreira Ribeiro; pelo Ministério da Justiça, Romeu Tuma Jr.; pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Gerson Luiz de Almeida Silva; e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Ottoni Guimarães Fernandes Junior.
 
Sociedade Civil
 
Nas indicações da sociedade civil, tudo correu conforme havia sido previsto na Portaria Nº 185 que instituiu a composição. As organizações empresariais tiveram direito a oito titulares: pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Daniel Pimentel Slaviero; pela Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA), Frederico Nogueira; pela Associação Brasileira de Provedores de Internet (ABRANET), Eduardo Fumes Parajo; pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg Neto; pela Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Brasil (ADJORI BRASIL), Miguel Ângelo Gobbi; pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Sidnei Basile, pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), Paulo Tonet Camargo e pela  Associação Brasileira de Telecomunicações (TELEBRASIL), Antônio Carlos Valente.
 
Já as organizações da sociedade civil não empresarial, representadas pela Comissão Nacional Pró-Conferência (CNPC), foram contempladas com apenas sete cadeiras. Segundo as entidades, a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), representa o Campo Público de Televisão e não o segmento dos trabalhadores, usuários e comunicadores comunitários e populares. A associação indicou Paulo Roberto Vieira Ribeiro, vice-presidente de programação.
 
No campo indicado pelas organizações e movimentos que compõem a CNPC estão, a Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) indicou Edivaldo Farias; a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO), José Luiz do Nascimento Sóter; a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosane Bertott; a  Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder; a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT), José Catarino do Nascimento, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Roseli Goffman e o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Jonas Chagas Lúcio Valente.
 
Quebra de Braço
 
Para Roseli Goffman, representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) na CON, está é a hora de identificar aliados e entrar de cabeça na disputa dentro da comissão. “A gente já conseguiu a convocação dessa Conferência, agora temos um campo de diálogo aberto, vamos para um campo de debate na Comissão Organizadora Nacional”.  É importante ressaltar, lembra Goffman, que “a Comissão Organizadora não representa a correlação de forças da Conferência, nem tampouco deve ser nenhum indicador do percentual de delegados que deve ter a Confecom”, explica.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil