BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


28/05/09

• Msg de José Roberto S. Pinto: "De LAST MILE para LAST WALL"

----- Original Message -----
From:
josersp@terra.com.br
Sent: Wednesday, May 27, 2009 10:24 PM
Subject: De LAST MILE para LAST WALL
 
Caro Helio e Grupos
 
Vejam as notícias sobre o número de computadores no país:

Fonte: Tele.Síntese
[26/05/09]   Brasil já tem 60 milhões de micros em uso por Fátima Fonseca
 
Fonte: Convergência Digital
[26/05/09]  
FGV: Brasil tem 60 milhões de PCs em uso

Se considerarmos que o acesso em banda larga está com 10 milhões, temos cerca de 50 milhões que não acessam a Internet ou usam a banda estreita do acesso telefônico.
De qualquer forma uma situação de atraso em relação ao desenvolvimento das nações.
 
Como o acesso ao computador me parece um caso bem equacionado, caímos então no problema da LAST MILE que passa a ser a LAST WALL, a famosa banda larga, como barreira de entrada para novos usuários no acesso às TICs.
 
sds
Jose Roberto de Souza Pinto
Engenheiro e consultor em telecomunicações
 
-----------------------

Fonte: Tele.Síntese
[26/05/09]  
Brasil já tem 60 milhões de micros em uso por Fatima Fonseca
 
Em maio deste ano, o país contava com 60 milhões de computadores em uso (corporativo e doméstico), o que dá um computador para cada três habitantes, segundo os dados da 20ª Pesquisa Anual da FGV, divulgados hoje. O levantamento constatou que, em 2008, foram vendidos 12,2 milhões de unidades, um crescimento de 16% sobre 2007. "A previsão para 2012 é de 100 milhões de computadores em uso, ou seja, um computador para cada dois habitantes", destacou o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa.
 
A amostra da pesquisa teve duas mil respostas válidas, de cinco mil empresas nacionais de capital privado pesquisadas. O levantamento indicou que as empresas de grande e médio porte investem 6% de sua receita líquida em Tecnologia da Informação e que esse valor dobrou em 12 anos. Em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 8%. O setor financeiro continua sendo o que mais investe em TI.
 
Em software, a Microsoft continua com ampla liderança nos vários sistemas adotados pelas empresas. No sistema operacional do servidor, por exemplo, o windows predomina com 66%, contra 20% do Linux, 12% do Unix e 2% de Novell. No sistema operacional do micro, domina com 97%. Nos sistemas de navegador de internet, no entanto, a Microsoft registrou uma pequena queda, de 1 ponto percentual, passando de 92% no levantamento anterior para 91% neste ano, enquanto o Mozila/FireFox passou de 4% para 6% e outros navegadores respondem por 3%.
 
Nos sistemas integrados de gestão (ERP) a liderança no mercado é do grupo Totvs, com 39% de participação; seguido pela SAP, com 23%; Oracle, com 18%; Infor, com 6%. Os 14% restantes foram agrupados em outros, sendo que nenhuma das empresas neste grupo tem mais de 4% de participação.
 
------------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[26/05/09]  
FGV: Brasil tem 60 milhões de PCs em uso
 
Em estudo divulgado nesta terça-feira, 26/05, a Fundação Getúlio Vargas apurou que no Brasil existem hoje 60 milhões de PCs em uso. Em 2008, foram vendidos, de acordo com a entidade, 12,2 milhões de unidades, o que significa um incremento de 16 % em relação a 2007.
 
O estudo apura ainda que, atualmente, há um computador para cada três habitantes, acima da média mundial que é de um para quatro habitantes. Em 2012, apura o estudo, o país deverá chegar a casa de 100 milhões de PCs em uso. O levantamento observa que em 2000, o Brasil somava apenas 10 milhões de microcomputadores. Apesar do ritmo de crescimento, o país ainda está bem distante dos Estados Unidos, onde há um parque de PCs estimado em 290 milhões de máquinas.
 
Do ponto de vista corporativo, o levantamento da FGV constatou que as empresas aportam 6% da receita líquida em Tecnologia da Informação, montante que dobrou nos últimos 12 anos. A vertical finanças continuará sendo a que mais investe no setor, até porque cada vez mais os seus serviços estão relacionados à tecnologia.
 
Do ponto de vista técnico, o Windows reina no ambiente de sistema operacional com 97% de participação e 92% nos aplicativos office. Nos servidores corporativos, o Open Source ganha mais força. O linux desponta com 19% de uso. A pesquisa analisou duas mil médias e grandes empresas do país.

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil