BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/11/09

• Portal G1: "Saiba por que o telefone pode deixar de funcionar quando falta luz"

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br,
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
cco rbottesi@aet.org.br
data 11 de novembro de 2009 17:53
assunto Portal G1: "Saiba por que o telefone pode deixar de funcionar quando falta luz"

Olá, Grupos!
Mais informações e explicações?
Comentários?
Helio Rosa

------------------------

Fonte: G1
[11/11/09]   Saiba por que o telefone pode deixar de funcionar quando falta luz - por Juliana Carpanez

Usuários relataram problemas com aparelhos fixos e móveis na terça (10).

Sistema de telefonia também precisa de energia elétrica para funcionar.

Além de deixar pelo menos dez estados no escuro, o apagão que teve início às 22h14 desta terça-feira (10) também afetou o sistema de telefonia: diversas pessoas relataram dificuldades para fazer ligações em seus aparelhos fixos e celulares. Para saber por que isso aconteceu, o G1 conversou com Ruy Bottesi, presidente da Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET). Conheça as causas do problema, segundo o especialista.
Congestionamento
 
Logo que a luz acaba, muitas pessoas tentam se comunicar com seus amigos e familiares no mesmo momento. Isso aumenta o volume de chamadas feitas simultaneamente e pode causar o congestionamento da rede, dificultando a comunicação via telefone.
Energia nas ligações telefônicas
 
Corrente contínua
As centrais telefônicas e Estações Rádio Base (ERBs; as antenas de celular) precisam de energia elétrica para funcionar e também para fazer a comunicação com seus clientes. Uma ligação telefônica, explica Bottesi, depende de uma corrente elétrica contínua, para ser realizada, e da modulação de voz, para a informação ser trocada entre os interlocutores. Portanto, sem energia, não há ligação.
 
No caso das ERBs, essas antenas localizam os clientes e os conectam à rede. Quando uma estação sem energia “apaga”, o cliente visualizado por ela se torna invisível, deixando assim de fazer e receber ligações em seu telefone portátil.

'Prazo de validade'
Quando falta luz, as centrais e ERBs passam a usar baterias, que têm autonomia de duas a quatro horas. Depois, elas podem ainda usar motores geradores a diesel quando dispõem dessa alternativa (para isso é necessário um investimento extra e, por isso, os geradores só estão disponíveis em locais indispensáveis).

Sem bateria ou geradores, as centrais e ERBs deixam de funcionar e não podem realizar ligações. Dessa forma, os clientes ficam sem comunicação.

Em entrevista nesta quarta-feira (11), o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a energia foi restabelecida quatro horas depois do começo do blecaute.

Manutenção
As baterias das centrais telefônicas duram de duas a quatro horas, lembra Bottesi, se elas passarem por manutenção constante. Caso contrário, é possível que falhem antes disso.

Serviço de emergência
Ruy Bottesi, da Associação dos Engenheiros de Telecomunicações, reforça a importância dos serviços de emergência (caso de polícia, bombeiros e defesa civil) poderem ser contatados via rede de telefonia móvel. Isso porque, atualmente, essas chamadas caem na rede fixa mesmo quando são feitas via celular. “Em casos de apagão, os serviços de emergência ficam inacessíveis depois de algumas horas. Esse tipo de serviço deve estar disponível 24 horas”, diz o especialista.
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil