BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


12/09/09

• Comentário de Jose Roberto S. Pinto sobre a "Palestra de Flávia Lefèvre"

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br,
data 12 de setembro de 2009 21:35
assunto Palestra de Flávia Lefèvre - Comentário de Jose Roberto S. Pinto

---------- Forwarded message ----------
From: <josersp@terra.com.br>
Date: 2009/9/11
Subject: Re: [Celld-group] Sobre a "Palestra de Flávia Lefèvre"

Caro Hélio e Grupos

Uma excelente contribuição da Flavia no Seminário de TIC -2020.
Como estive presente no evento vou compartilhar com o grupo minhas impressões.

O evento sem dúvida bastante oportuno, com manifestações claras e objetivas sobre o nosso deficiente estágio de desenvolvimento neste tema banda larga. Deficiente no atendimento a demanda, mas principalmente na falta de planejamento dos órgãos responsáveis, que aparentemente sensíveis e acreditando na importância da Banda Larga no desenvolvimento social e econômico do país sem falar na competitividade do país, mas sem nenhum foco ou direcionamento para solução.

Alguns destaques colhidos como observador do seminário:
1- Perdemos tempo ainda comparando o Brasil com ele mesmo no passado, o famoso "deitado em berço esplêndido”. Todos nós sabemos que as telecomunicações no Brasil estavam ruins e que melhoraram, mas estamos hoje muito atrasados em relação ao resto do mundo, em particular na banda larga. Portanto temos que fixar metas e gerar desafios, comparando com os países desenvolvidos.

2- Representantes do governo citaram a oportunidade da copa do mundo 2014 e das olimpíadas no Rio de Janeiro como objetivos. Este é mais um equívoco, a demanda interna já justifica um Plano para Banda Larga de grandes proporções, e este deve ser o objetivo. Estes eventos, por sinal, muito importantes servem para viabilizar alguns investimentos que seriam pagos a curto prazo, isto se forem feitos com a seriedade necessária de projetos que tem que ter retornos razoáveis. O PAM Rio é um exemplo de como não se deve fazer, pois não vejo legado deste evento para as comunicações.

3- Um terceiro aspecto que me surpreendeu foram as iniciativas descoordenadas de estudos e planos que serão realizados e discutidos no governo. A estranheza se deve ao fato que na reforma do setor que gerou a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e a ANATEL, tinha-se uma clara visão de que a Agência seria o órgão técnico de suporte ao Estado Brasileiro, no sentido de estar apta e permanentemente atualizada para propor os projetos e instrumentos necessários ao continuo e eficaz desenvolvimento das telecomunicações. Se o governo não acredita na Agência por algum motivo, deve então reformula-la para ela exercer o seu papel.

O depoimento da Conselheira do FCC Meredith Baker nos causou um pouco de inveja quando ela apresentou um plano muito bem estruturado com metas e objetivos e com mínimos detalhes da participação da sociedade. Me parece que lá eles estão seguindo os mesmos termos da nossa LGT, pois a Conselheira do FCC demonstrou capacitação técnica no setor de telecomunicações ao apresentar a proposta.

Finalmente, recomendo a divulgação no grupo do material que foi apresentado no seminário, pois ele traz novas e importantes informações sobre TIC e em particular sobre a Banda Larga.

sds
Jose Roberto de Souza Pinto


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil