BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


15/04/10

• "4G ETC" - Boletim semanal do e-Thesis sobre WiMAX - LTE - 4G - IPTV - Novas Mídias ... etc

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O evento virtual "Março com 4G", um "esforço concentrado" e uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis, prolonga-se pelo ano todo...  :-)
Quinta-feira é dia do boletim semanal "4G Etc" do e-Thesis.
A transcrição está mais abaixo.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

---------------------------------

LTE em Taiwan: comercial em sete anos
e-serie WiMAX - O que se fala...
por e-Thesis
15-Abr-2010

A LTE não deve ser uma realidade comercial em Taiwan por pelo menos mais sete anos, de acordo com a Comissão Nacional de Comunicações (NCC), órgão regulador do país. A idéia do governo é liberar espectro para a LTE em 700 MHz, mas serão necessários pelo menos três anos para que a NCC recupere a freqüência, agora em uso por militares e policiais. Enquanto isso, o WiMAX, fortemente apoiado pelo governo e fornecedores locais, será a única tecnologia móvel de próxima geração. Taiwan foi apontada como a vanguarda na adoção de WiMAX - com Japão, Malásia e, em certa medida, a Coréia do Sul - durante o WiMAX Forum Congress Asia 2010, aberto ontem, em Taipei..
Ler mais...

-------------------------------

Bitpipe Wars
Eu detesto dizer 'eu avisei' - Artigos
por Jose Smolka
14-Abr-2010

Agora é oficial. Segundo anúncio da Ericsson na CTIA Wireless, em dezembro de 2009 o tráfego de dados superou o tráfego de voz, considerando o agregado de tráfego das várias redes que operam com seus equipamentos pelo mundo afora. E, em minha opinião, este overtake torna ainda mais urgentes, do posto de vista das operadoras móveis, a adoção de medidas para evitar que sejam relegadas ao papel de bitpipe.
Ler mais...

--------------------------------------

WiMAX Forum certifica dispositivos WiMAX para o varejo
e-serie WiMAX - O que se fala...
por e-Thesis
13-Abr-2010

O WiMAX Forum anunciou hoje o lançamento da Open Retail Initiative, programa global que visa aumentar a disponibilidade de dispositivos WiMAX, reduzindo a sobrecarga de capital técnico e os testes de produtos na sua rede pelos operadores de redes WiMAX. A idéia é criar um programa completo de certificação diante da proliferação de dispositivos WiMAX para consumidor, vendidos diretamente ou através de canais de distribuição, que podem ser ativados over the air (OTA) pelo consumidor na rede de qualquer operadora participante. O fórum montará laboratórios de certificação designados para testar e certificar a interoperabilidade dos dispositivos móveis vendidos no varejo já em maio de 2010.
Ler mais...

--------------------------------------

Wi-Fi, e não WiMAX, o verdadeiro concorrente da LTE
e-serie WiMAX - Artigos
por David Pringle
13-Abr-2010

As chances de o WiMAX se tornar um sério concorrente para LTE na próxima geração de redes móveis emagreceram com a notícia de que a variante em TDD (time division duplexing) da LTE, a TD/LTE, pode ser utilizada em Taiwan, Índia e outros mercados, como a China. Isto sugere que o WiMAX pode mesmo não ser a escolha número um para uso em espectro TDD.
Ler mais...

--------------------------------------

Grupo de gigantes lança WiMAX2
e-serie WiMAX - O que se fala...
por e-Thesis
13-Abr-2010

Os apostadores da tecnologia WiMAX deram um novo passo esta semana ao anunciar, junto com um punhado de patrocinadores a próxima geração da plataforma - WiMAX 2. Também conhecido como IEEE 802.16m, a tecnologia cumpre os requisitos da UIT para 4G, oferecendo maior pico das taxas - de até 300Mbps -, com baixa latência e melhor suporte para VoIP. Intel, Alvarion, Beceem, GCT, Motorola, Samsung, Sequans e ZTE são os jogadores atrás da iniciativa WiMAX 2. O grupo disse que irá revelar mais informações sobre roteiros de produto dentro dos próximos seis meses e visa o desenvolvimento de produtos comerciais disponíveis em meados de 2011.
Ler mais...


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil