BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


13/12/10

• "Banda H" (2) - Amanhã tem leilão - Nextel tem preferência - GVT não participa - Ambientação com página especial do Teleco

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Transcrevo as seguintes notícias:
Fonte: Portal Exame
[10/12/10]  Todas contra a Nextel - por Nicholas Vital

Fonte: Convergência Digital
[09/12/10]    Nextel é a única nova entrante interessada na Banda H - por Ana Paula Lobo

Fonte: Teletime
[22/09/10]   GVT descarta participação no leilão de banda H

02.
Transcrevo também, lá no final, a página especial do Teleco sobre Banda H
Fonte: Teleco
[12/11/10]   3G: Licitação de frequências da Banda H e sobras no Brasil

03.
Papai Noel fez esta ambientação no Natal de 2009:  :-)
25/12/09
"Banda H" (1) - Ambientação

Comentários são bem-vindos!!!

Boa leitura!
Boas Festas e um ótimo 2011!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: Portal Exame
[10/12/10]  Todas contra a Nextel - por Nicholas Vital

Na próxima terça-feira (14), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve anunciar o vencedor do leilão da banda H – última faixa de frequencia disponível para uso da tecnologia 3G nos telefones celulares no país. Seis operadoras estão na briga: Vivo, Claro, TIM, Oi, CTBC e Nextel. O lance mínimo para o arremate dos 13 lotes é de 1,1 bilhão de reais e a briga promete ser acirrada. Porém, vários analistas do setor dão como certa a vitória da Nextel, que atualmente atua como operadora de rádio e está restrita ao mundo corporativo.

A vantagem da Nextel deve-se ao fato de ela ser a única das concorrentes que ainda não atua em telefonia celular, uma das exigências da Anatel, que pretende aumentar a concorrência no setor. Vivo, Claro, TIM e Oi, vencedoras do primeiro leilão, em 2007, já sabiam da condição, mas agora tentam convencer a Anatel de que precisam das novas frequencias para atender à crescente demanda. Fontes do setor ouvidas por EXAME, no entanto, dizem que o que elas querem, na realidade, é barrar a entrada de um quinto concorrente no mercado. Existe, inclusive, a possibilidade de o leilão ser adiado, caso alguma operadora consiga uma liminar na Justiça.

A Nextel, que saiu derrotada do leilão de 2007, promete entrar forte na disputa. Caso Vivo, Claro, TIM e Oi sejam desqualificadas, a Nextel pode até levar as frequencias pelo preço mínimo. Caso contrário, disputaria lance a lance com as operadoras tradicionais. Para os especialistas, a CTBC não teria fôlego suficiente para bancar, além dos lances, os pesados investimentos em tecnologia, infraestrutura de rede, marketing e equipe necessários à operação. A Nextel, por sua vez, está disposta a entrar para valer na briga pelo mercado de telefonia celular no Brasil. “Estamos entrando neste leilão para ganhar”, afirma uma fonte dentro da Nextel, que prefere não se identificar.

------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[09/12/10]    Nextel é a única nova entrante interessada na Banda H - por Ana Paula Lobo

Ao contrário do que a Anatel afirmava - em junho, o conselheiro Jarbas Valente sustentou que que havia grupos chineses, japoneses, americanos, franceses e mesmo brasileiros interessados em disputar a banda H, destinada para novos competidores - apenas a Nextel, como já se falava no mercado, apresentou proposta efetiva para o leilão do dia 14. Empresa poderá levar a faixa pelo preço minímo de R$ 1,1 bilhão.

Nesta quinta-feira, 09/12, as operadoras Oi, Claro, CTBC, TIM e Vivo, além da Nextel, enviaram suas propostas à agência reguladora. No total, serão ofertados 165 lotes da faixa, que possui 10 MHz + 10 Mhz e é a última disponível na 3G.

As teles só poderão comprar licenças, se não houver o manifesto interesse do novo entrante, no caso a Nextel - a única efetivamente a mandar proposta. O leilão está agendado para o dia 14 de dezembro, na sede da Anatel.

A exemplo do leilão do 3G, realizado em 2007, foram mantidas as combinações de “filé e osso”. Assim, quem ganhar a faixa na cidade de São Paulo terá que atender também a Região Norte. Quem ficar com o interior paulista, atenderá também o Nordeste, etc.

Como contrapartida, a vencedora deverá garantir telefonia móvel em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes, conforme escalonamento que prevê a ampliação gradativa da cobertura ao longo de cinco anos.

Outra obrigação é de cobrir 15% dos municípios com menos de 30 mil habitantes, mas neste caso a implantação se dará ao longo de seis anos. Além disso, o edital prevê que nessas cidades menores as operadoras já atuantes terão que obrigatoriamente compartilhar radiofrequências.

----------------------------

Fonte: Teletime
[22/09/10]   GVT descarta participação no leilão de banda H

A GVT não irá participar do leilão de banda H, informa o vice-presidente de marketing e vendas da empresa, Alcides Troller. Ele aponta duas razões para a decisão: 1) o alto investimento necessário para o atendimento das obrigações impostas aos compradores das licenças; 2) o fato de não ser o melhor momento para se investir em uma rede 3G, tendo em vista que muito em breve será necessário realizar upgrade para 4G, antes mesmo de ter obtido retorno sobre o que foi investido na banda H. "Isso não se encaixa no modelo de negócios da GVT. Preferimos alocar esses recursos em banda larga fixa e em TV por assinatura", conclui o executivo, que esteve no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 21, para a inauguração do centro de operações da companhia na capital fluminense.

A respeito da possibilidade de a GVT criar uma operadora móvel virtual, rumor que circula há algum tempo no mercado, Troller diz que é preciso esperar a publicação da regulamentação definitiva sobre o assunto para que a empresa tome uma decisão.
Fernando Paiva

--------------------------------------------------- 

Fonte: Teleco
[12/11/10]   3G: Licitação de frequências da Banda H e sobras no Brasil

Cronologia da Licitação

Realizados

Status atual: Edital piblicado.  

Próximos passos

Objeto do leilão: Banda H e sobras de frequências de SMP em um total de 165 lotes.  

Banda H pode trazer um novo competidor ao mercado brasileiro

A Anatel pretender trazer um novo competidor ao mercado brasileiro com o leilão da Banda H. As atuais operadoras não poderão participar da primeira faze do leilão pois estouraiam o limite de espectro permitido na faixa de frequencias. Caso não apareçam interessados o espectro de 10 MHz + 10 MHz será dividido em lotes de 5 MHz + 5 MHz para que possam ser adquiridos pelas atuais operadoras.

 

A Nextel é até o momento a única operadora ater declarado que irá participar da licitação da Banda H.

Banda H 

 

  

Subfaixa MHz Blocos MHz Transmissão da
Estação Móvel ERB
H 10+10 1.945-1.955 2.135-2.145

Novos competidores terão prioridade na aquisição da banda H.  

As atuais prestadoras somente poderão adquirir lotes nessa subfaixa se não houver entrantes interessados, pois com prando 10+10 MHz ultrapassariam o limite de 15+15 MHz permitido a uma operadora na faixa de 1,9/2,1 GHz.  

Neste caso, os blocos de 10+10 MHz serão divididos em 2 blocos de 5+5 MHz e licitados como subfaixas de extensão. As propostas para estes blocos de 5+5 MHz serão entregues junto com as demais, mas só serão abertas em caso de não haver novos entrantes interessados.  

Regiões 

Os lotes da Banda H serão licitados em 13 lotes para regiões semelhantes a que foi dividido o Brasil para a licitação de 3G de 2007.

 

 

Compromissos de Abrangência  

Os vencedores da licitação deverão cumprir os seguintes compromissos de abrangência para atendimento de municípios com:

O município é considerado atendido quando a área de cobertura é de pelo menos 80% da área urbana do Distrito Sede do Município.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil