BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


12/12/10

• "Dezembro com 4G" (9) - e-Thesis: "LTE avança em 33 países e 64 operadoras" - Estudo da Global Mobile Suppliers Association (GSA Association)

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Continuamos no "esforço concentrado" para iluminar e colecionar as matérias que rolaram após o evento virtual "Março com 4G", edição 2010.

Hoje transcrevo esta matéria do e-Thesis:

Fonte: e-Thesis
[08/06/10]   LTE avança em 33 países e 64 operadoras - Estudo da Global Mobile Suppliers Association (GSA Association)

02.
Aqui estão as matérias transcritas nos "posts" anteriores na série "Dezembro com 4G":

Fonte: e-Thesis
[10/04/10]   LTE na América Latina - por Rafael A. Junquera, diretor editorial da Telesemana
Fonte: e-Thesis
[16/06/10]   Nos próximos 5 anos HSPA e LTE conviverão na A.Latina - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[27/07/10]   4G: No mundo da velocidade - por Paul Beverly
Fonte: e-Thesis
[12/05/10]   Brasil precisa harmonizar espectro - por e-Thesis
Fonte: Telebrasil
[16/12/08]   O futuro do espectro no Brasil: como atender às necessidades do espectro para novos serviços? – Parte I
Fonte: Telebrasil
[18/12/08]   O Futuro do espectro no Brasil: como atender às necessidades do espectro para novos serviços? – Parte II
Fonte: e-Thesis
[03/12/10]   França libera uso temporário dos 800MHz e 2,8GHz para redes 4G - por e-Thesis
Fonte: Teletime - "Revista Teletime - edição Fev 2009"
[Fev 2009]   Ouro eletromagnético por Mariana Mazza e Samuel Possebon
Fonte: e-Thesis
[06/05/10]   Comissão Européia harmoniza 800 MHz para a 4G - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[25/11/10]   Na 4G, operadoras devem abandonar debate tecnológico - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[11/11/10]   Afinal, o que é 4G? - por ABI Research
Fonte: Estadão
[24/10/10]   Operadoras móveis se preparam para o 4G - por Renato Cruz

Boa leitura!
Boas Festas e um ótimo 2011!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: e-Thesis
[08/06/10]   LTE avança em 33 países e 64 operadoras - Estudo da Global Mobile Suppliers Association (GSA Association)

A Global Mobile Suppliers Association (GSA Association), entidade que reúne os fabricantes de aparelhos GSM/HSPA e LTE, liberou seu mais recente estudo sobre o crescimento do LTE (Long Term Evolution) que revela que agora são 110 operadoras móveis em 48 países com investimento na adoção do LTE. Oitenta operadoras de 33 países já assumiram compromissos firmes para implantar suas redes LTE. Há dois meses, este número era de 64 operadoras. As redes LTE já estão sendo instaladas ou planejadas na Armênia, Austrália, Áustria, Bahrain, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Jordânia, Letônia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Filipinas, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Coréia do Sul, Suécia, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Uzbequistão.

A GSA Association prevê que 22 redes LTE estarão em operação comercial até ao final de 2010, e pelo menos outras 45 devem estar em funcionamento até ao final de 2012. O estudo também destaca que existem 30 projetos piloto para a adoção da LTE em andamento em mais de 15 países. As primeiras redes LTE entraram em serviço comercial em dezembro de 2009 na Noruega e na Suécia.

Os governos da Dinamarca, Alemanha e Holanda completaram, nas últimas semanas, seus leilões de bandas para LTE, incluindo a frequência 2.6 GHz, que é orientada para os sistemas de LTE. A Alemanha também concluiu o primeiro leilão da sua freqüência 800 MHz (dividendo digital) do espectro, na qual as operadoras vencedoras planejam implantar suas redes LTE. Outros leilões LTE são esperados nos próximos meses.

LTE é a evolução para operadoras GSM/WCDMA-HSPA e também para operadoras CDMA em todo o mundo. A operadora russa, Yota, a segunda maior rede de WiMAX, também anunciou recentemente que a empresa decidiu migrar para LTE e que possui expectativas de investimentos na América Latina.

Alan Hadden, presidente da GSA Association, explica que o sucesso dos últimos lançamentos de novas redes LTE sinaliza o apoio que esta nova tecnologia vem recebendo em várias partes do mundo, reforçado pelos leilões 2,6 GHz e 800 MHz realizados recentemente. "O crescimento do número de projetos e lançamentos de redes LTE continua forte e operadoras globais estão se unindo para impulsionar esta nova tecnologia. A LTE é essencial para que se possa garantir a banda larga móvel ao mercado de massa", destaca o executivo.

O relatório da GSA Association assinala que, além dos compromissos para o novo espectro 2.6 GHz e do dividendo digital (800 MHz na Europa, 700 MHz nas Américas) para a LTE, uma série de operadores está considerando firmemente adotar a LTE na faixa de 1800 MHz, que pode fornecer a quantidade necessária de largura de banda para a exploração plena do potencial dos sistemas e serviços móveis baseados na nova geração da telefonia móvel.

A GSA avalia que o ecossistema LTE está se estabelecendo rapidamente e uma infinidade de dispositivos ‘dongles' baseados em LTE, e também compatíveis com os sistemas legados 2G/3G, incluindo WCDMA-HSPA, devem ser introduzidos no mercado em breve. A entidade também prevê a chegada de uma série de novos smartphones nos próximos 6-12 meses no mercado global.

O relatório aborda a situação atual das versões LTE da FDD (Frequency Division Duplex) e TDD (Time Division Duplex), que receberam destaque na última edição do World Expo, em Shanghai, com uma série de aparelhos previstos para serem lançados em breve no mercado global.

Baixe o estudo aqui


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil