BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


14/12/10

• "Dezembro com 4G" (11) - e-Thesis: "2 bilhões de dispositivos com modem integrado em 2014" + "Conteúdo móvel em casa ou na estrada"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Continuamos no "esforço concentrado" para iluminar e colecionar as matérias que rolaram após o evento virtual "Março com 4G", edição 2010.

Hoje transcrevo estas matérias do e-Thesis:

Fonte: e-Thesis
[10/06/10]   2 bilhões de dispositivos com modem integrado em 2014 - por In-Stat
Fonte: e-Thesis
[22/04/10]   Conteúdo móvel em casa ou na estrada - por por Andrew Mitchell

02.
Aqui estão as matérias transcritas nos "posts" anteriores na série "Dezembro com 4G":

Fonte: BLOCO Tecnologia
[14/03/10]   "Março com 4G" (20) - O que é Femtocell
Fonte: e-Thesis
[23/03/04]   LTE e WiMAX devem passar pelas femtocells - por Femto Forum
Fonte: e-Thesis
[08/06/10]   LTE avança em 33 países e 64 operadoras - Estudo da Global Mobile Suppliers Association (GSA Association)
Fonte: e-Thesis
[10/04/10]   LTE na América Latina - por Rafael A. Junquera, diretor editorial da Telesemana
Fonte: e-Thesis
[16/06/10]   Nos próximos 5 anos HSPA e LTE conviverão na A.Latina - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[27/07/10]   4G: No mundo da velocidade - por Paul Beverly
Fonte: e-Thesis
[12/05/10]   Brasil precisa harmonizar espectro - por e-Thesis
Fonte: Telebrasil
[16/12/08]   O futuro do espectro no Brasil: como atender às necessidades do espectro para novos serviços? – Parte I
Fonte: Telebrasil
[18/12/08]   O Futuro do espectro no Brasil: como atender às necessidades do espectro para novos serviços? – Parte II
Fonte: e-Thesis
[03/12/10]   França libera uso temporário dos 800MHz e 2,8GHz para redes 4G - por e-Thesis
Fonte: Teletime - "Revista Teletime - edição Fev 2009"
[Fev 2009]   Ouro eletromagnético por Mariana Mazza e Samuel Possebon
Fonte: e-Thesis
[06/05/10]   Comissão Européia harmoniza 800 MHz para a 4G - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[25/11/10]   Na 4G, operadoras devem abandonar debate tecnológico - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[11/11/10]   Afinal, o que é 4G? - por ABI Research
Fonte: Estadão
[24/10/10]   Operadoras móveis se preparam para o 4G - por Renato Cruz

Boa leitura!
Boas Festas e um ótimo 2011!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: e-Thesis
[10/06/10]   2 bilhões de dispositivos com modem integrado em 2014 - por In-Stat

O avanço das tecnologias móveis de 4G é desafiado pela multiplicidade de padrões sem fio, a limitada disponibilidade de espectro, a compressão dos modelos de negócio, além de uma série de outros problemas de mercado e a da indústria. A constatação é da firma de pesquisa In-Stat , cujo novo levantamento relata que a nova geração de dispositivos móveis centrados em dados, como smartphones, netbooks e tablets, estão esticando a vida das redes 3G. Assim, apesar das dificuldades técnicas do mercado, a integração de modem de banda base em dispositivos móveis atingirá 2 bilhões até 2014.

A In-Stat contata, ainda, que a transição para os padrões de comunicação 4G já começou, embora lentamente: 3,6% dos dispositivos móveis com conectividade de banda larga deverão adotar padrões de 4G até 2014. Quanto à disputa entre as duas tecnologias de 4G, apesar da vantagem inicial do WiMAX, aLTE deverá representar mais de 60% de 4G dispositivos móveis habilitados em 2014.

A integração de soluções de banda larga nos dispositivos móveis deverá aumentar, resultando em um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 11,0% neste segmento. Smartphones e dispositivos de computação são os únicos dispositivos dos quais se espera que façam a transição para tecnologias 4G ao longo dos próximos cinco anos. Telefones celulares e dispositivos móveis de eletrônica de consumo (CE) permanecerõ como dispositivos de redes 2G/3G, por causa de sua baixa performance, custo e requisitos de energia.

A nova pesquisa do In-Stat, "New Baseband Solutions Fuel Mobile Broadband Devices", analisa a técnica e dinâmica do mercado em torno da integração de modems de banda base em dispositivos móveis e fornece uma visão geral de alguns dos principais fornecedores de semicondutores do mercado, tanto os vendors tradicionais quanto as semi e start-ups, incluindo Altair, Beceem, Broadcom, Comsys, GCT, Icera, Infineon, Intel, Qualcomm, Sequans Communications, Wavesat e outros.

---------------------------

Fonte: e-Thesis
[22/04/10]   Conteúdo móvel em casa ou na estrada - por por Andrew Mitchell

Andrew Mitchell é editor da 4G Trends e diretor de Programação do 4G World

A noção de entrega de conteúdo multimídia nas "três telas", no mundo, é geralmente aceita como possibilidade, se não uma realidade. Para a entrega de conteúdo móvel, os desafios da tecnologia estão associados com o dispositivo - como qualidade da exibição ou capacidade do processador - e da disponibilidade de uma conexão de banda larga robusta. Mas, para os consumidores e os operadores, há algumas questões e desafios que ainda precisam ser abordadas, antes que nós tenhamos o que pode ser verdadeiramente considerado como um modelo mundial das "três telas"..

De acordo com recente relatório da Nielsen, 15,7 milhões de americanos assistiram vídeo em seus telefones celulares no terceiro trimestre de 2009. Esse número representa aumento de 53% sobre 2008. Também é notável que o uso de DVRs nos lares americanos aumentaram 22,5% em relação a 2008, representando em média mais de 7 horas de programação por mês. Neste crescimento do conteúdo consumido, uma interessante convergência de expectativas acontece.

Tradicionalmente, os consumidores têm sido confinados a visualização e armazenamento de conteúdos ou programas num dispositivo que, historicamente, significou ter um VCR ou mais, e, atualmente, um DVR ou PVR. Mover o conteúdo de um dispositivo para outro, geralmente requer que o usuário localize algum tipo de mídia - uma fita de vídeo, um disco rígido, um dongle USB, cabos ou ainda uma conexão sem fio - para fazer a transferência. Além disso, o usuário também precisa garantir que a mídia é armazenada num formato que seja compatível com o aparelho que irá recebê-la.

A Morega Systems acredita ter a solução para a tomada de conteúdos móveis, satisfazendo as não só necessidades dos consumidores, mas também os proprietários de conteúdo, STB (set-top-box), fornecedores e prestadores de serviço. A start-up canadense de três anos de idade, criada pelo presidente e CEO Philip Poulidis e o com-fundador Feng Chi Wang, vice presidente de tecnologia, tem atualmente 35 funcionários e é suportada pela Celtic House Venture Partners e o fundo GrowthWorks, ambos do Canadá. Os objetivos da start-up são "levar as três telas em conjunto para o consumidor, de todos os mios de comunicação que usa, eliminar os problemas de interoperabilidade e unificar a experiência de uma forma que torne mais fácil ubiquidade".

A solução da Morega é o QEW. Ele inclui um design de referência com base padrões de hardware, o QewStation e uma gama de aplicações de software cliente conhecida como QewPlayers. A solução permite o conteúdo do dispositivo e do local, a partir de uma variedade de fontes - CATV, DTH, IPTV, PVR etc. - para uma variedade de diferentes dispositivos - iPhones, smartphones, PCs, Macs, cartões SD etc. - numa LAN instalada em casa , uma LAN sem fio ou uma rede 3G ou 4G.O QEW se conecta a um PVR STB, descobre automaticamente e transcodifica o conteúdo em formatos necessários para a porta para os dispositivos do usuário, seja por transferência direta ou streaming. Os consumidores podem comprar e baixar o QewPlayers para seus respectivos dispositivos a partir de suas preferências via Apple iTunes e App Store, por exemplo, ou na loja de applicações (app stoe) de um operador móve ou distribuidor de TV.

De acordo com Bill Daly, vice-presidente de Vendas da Morega, "os consumidores estão dispostos a pagar um prêmio para conteúdo e os dispositivos que ofereçam uma experiência verdadeiramente integrada em várias telas." A solução Morega também oferece segurança para o proprietário do conteúdo, fornecedores intermediários STB e permite a receita dos prestadores de serviços, mantendo sua relação com os proprietários de conteúdo. O roteiro do produto QewStation inclui suporte para gestão de conteúdo gerado pelo usuário e uma versão comercial do produto ao qual Daly se refere como "um conteúdo hub em casa".

Espera-se que a Morega anuncie um grande negócio com um operador de distribuição de TV norte-americana no terceiro trimestre deste ano. Entretanto essas soluções vão continuar a pressionar as operadoras de telefonia móvel para examinar de perto os investimentos de infra-estrutura, planos de tarifas e monetização de conteúdo como até mesmo o conteúdo ainda passa móvel.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil