BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/02/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (147) - Investidores + "Bacana" + Erenice + transcrição dos últimos artigos e notícias

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br,
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 6 de fevereiro de 2010 10:07
assunto Telebrás, Eletronet e PNBL (146) - Investidores + "Bacana" + Erenice + transcrição dos últimos artigos e notícias
enviado por gmail.com
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Em 2010 completo dez anos de participação em nossos fóruns!  Ufa!  :-)
Pela minha experiência, é preciso transcrever uma matéria para que seja lida por um grande número de participantes. Só indicar o link não basta. :-)
Assim vou transcrever, mais abaixo, os últimos artigos e noticias do Blog do nosso Leonardo Araujo, como "leituras de fim de semana".  :-)

Banda Larga: Uso social da rede será argumento para regulação de mercado
Governo abre diálogo para plano nacional de banda larga
Governo chama operadoras para contribuir com plano de banda larga
Lula: Governo vai assumir a responsabilidade na banda larga
Banda larga obrigatória
Executivos de teles saem satisfeitos de reunião com Erenice Guerra
OI: Governo deve usar ativos da Telebrás no plano de banda larga, diz Falco
Banda larga estatal pode ter recursos do Orçamento

02.
Aproveito para parabenizar o Leonardo pela sua mensagem sobre a Telebrás no mercado de capitais, dando explicações sobre a análise das informações e assumindo sua situação de investidor nas ações da estatal.
Desde o primeiro momento do convite para participar de nossos fóruns, ele me informou do objetivo do seu blog e isso não desvaloriza em nada sua atuação na divulgação do que é publicado na mídia e de suas análises. Do mesmo modo que o foco da atuação dos membros mais ativos de nossos Grupos, sua idéia é o "compartilhamento gratuito das informações e do conhecimento".

Assim, creio que o Blog sobre a Telebrás e o PNBL é uma ideia "bacana".  :-))

03.
O termo "bacana" é alçado à berlinda midiática pelo Sr. Falco da Oi: :-)
(...) "O governo tem um plano bacana, a gente vai contribuir", disse Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi, após reunião na Casa Civil. (...)

Esta reação "bacana" das teles vai tirar o sono de muita gente... 

Para nivelar o termo "bacana" entre as diversas gerações de participantes, copio do dicionário Houaiss: :-)
Bacana
adjetivo de dois gêneros
Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
1 palavra-ônibus que qualifica pessoas ou coisas com atributos positivos: bonito (um cara b.; uma roupa b.); bom (um pai b.); afável, compreensivo (um chefe b.); interessante (uma ideia b.); correto (uma atitude b.) etc.

substantivo de dois gêneros
Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
2 indivíduo pertencente às classes altas da sociedade; rico, grã-fino
Exs.: festa de b. jeito, roupa de b.


Assim, podemos dizer que, como presidente da Oi, o Sr. Falco também é um "bacana", némessm?. :-)

04.
Em "pvt" um participante gentil comenta que eu devo estar feliz com o amplo debate sobre a Telebrás e o PNBL.
Com certeza estou, mas seria muito "bacana" que o povo, através da sua Casa, que é o Congresso Nacional, também participasse.
Assim como os governos estaduais, alguns com bons e sérios projetos de inclusão digital já em andamento.

Como não participei de nenhuma reunião no Planalto continuo achando que a reativação da Telebrás não é uma ideia bacana.  :-)

Por falar em reunião, a Sra. Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, que atuou como "um canal de diálogo com o setor privado", terá participações destacadas em muitas vindouras batalhas e guerras governamentais. :-)

Vejamos quem é Erenice, em texto pesquisado no Google:

Fonte: Blog do Noblat
[28/03/08]   Erenice Guerra, o braço direito de Dilma

Erenice Alves Guerra é secretária-executiva de Dilma Rousseff desde junho de 2005. Substitui a ministra quando ela está fora de Brasília. Recebe R$ 10.684,43 mensais por isso, quase o mesmo que a ministra. Segundo decreto nº 5.135, de 7 de julho 2004, compete à secretaria-executiva: assessorar o ministro, orientá-lo no controle dos trabalhos da Casa Civil, na definição de diretrizes e na implementação das ações da sua área de competência; e supervisionar e coordenar as atividades administrativas da presidência da república e supletivamente da vice-presidência da República. Leia-se: Erenice é o braço direito de Dilma.

A parceria entre Dilma e Erenice, porém, vem de longa data. Formada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e especialista em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito na Contemporaneidade pela Universidade de Brasília (UnB), Erenice já foi consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia, quando este era comandado por Dilma. Ficou por lá três anos – de 2003 a 2006.

As duas, em contrapartida, não abandonaram algumas benesses do setor elétrico ao se mudarem para o Palácio do Planalto. Participam, por exemplo, de conselhos da Petrobrás. Dilma, da administração. Erenice, do conselho fiscal. Hoje, aos 48 anos, Erenice também é membro de dois outros conselhos - da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Eletronorte – estatal que dirigiu entre 1981 e 1994. Recebe R$ 4,5 mil extras de cada conselho que participa.

Os laços entre Erenice e Dilma também estão no partido a que são filiadas. Ambas do PT. Aliás, Erenice era assessora jurídica do PT do Distrito Federal à época que Cristovam Buarque, hoje senador pelo PDT, era governador – entre 1995 e 1999. Pouco antes de servir ao governo da capital, Erenice também atuou na assessoria jurídica da bancada do PT na Câmara dos Deputados.

Uma nova "Dilma" em gestação? :-)

05.
Volto à ladainha:
É preciso ler "tudo", formar opinião e atuar sobre as autoridades envolvidas, externando posições contra ou a favor, sugerindo, criticando construtivamente, enfim, participando do processo.
Não temos este costume mas hoje isto é possível pela fartura de meios eletrônicos disponíveis para estes contatos diretos.
Esta é uma maneira, inclusive, de suprir a ausência do Congresso neste debate!!!

Ah, sim... e debater em nossos fóruns, uai! :-)
Com a divulgação da "minuta" (já superada?) e com base no noticiário recente, creio que é possível direcionar a discussão e a especulação para a viabilidade do PNBL  no curto e médio prazo.
Vamos lá? :-)

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil