BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


07/02/10

• Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (149) - Análise de Leonardo Araújo: "Cenários para a divulgação oficial da reativação da Telebrás"

de lrc_araujo <lrc_araujo@yahoo.com.br>
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 6 de fevereiro de 2010 18:48
assunto [wireless.br] Cenários para a divulgação oficial da reativação da Telebrás

Fonte: Insight - Laboratório de Ideias
[06/02/10]  Cenários para a divulgação oficial da reativação da Telebrás - por Leonardo Araujo

Leonardo Araujo é analista de TI.

O trecho abaixo, publicado no Globo de hoje, traz uma importante informação, na medida em que estabelece o dia 20 de fevereiro para o lançamento da pré-candidatura de Dilma Rousseff:

Matéria publicada no Globo de 06/02/2010
"O PT prepara documentos para subsidiar o lançamento, dia 20, da pré-candidatura de Dilma, reforçando a estratégia da eleição plebiscitária e apontando diretrizes que ampliam a presença do Estado na economia. O principal texto, do assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia - escolhido coordenador do programa de governo da candidata petista - levou líderes e dirigentes do PT a explicarem nesta sexta que um eventual governo Dilma pretende fortalecer o Estado, mas não será estatizante."


Esse fato, aliado à grande repercussão que as notícias sobre a reativação da Telebrás têm obtido na imprensa, pode levar a algumas alterações no cronograma de divulgações do governo.

Analisemos os motivos:

No dia 10, o grupo encarregado apresentará o PNBL ao presidente, o qual dificilmente fará qualquer divulgação nessa data. Isso, por três motivos:

1) Logo a seguir vem o Carnaval e, com seu advento, todos os demais assuntos são deixados em segundo plano pelas pessoas e, principalmente, pela imprensa. Não seria uma boa estratégia de comunicação, sem dúvida, divulgá-lo antes dessa festa nacional/feriado, pois as repercussões seriam menores.

2) Se o presidente recebesse o PNBL e no mesmo dia o divulgasse, ficaria inequívoco que todo o circo já estava armado. Assim, a estratégia é fazer parecer com que o presidente tenha solicitado alguns dias para analisar os cenários e decidir por um deles, fortalecendo sua imagem de chefe e condutor dos destinos do País. É possível também que, em uma atitude simpática, Lula convide Dilma para analisá-lo em conjunto, reforçando a imagem da candidata (como se ela já não o conhecesse a fundo...).

3) Lula poderá deixar que a pré-candidata, após lançada no dia 20 de fevereiro, faça, conjuntamente com ele, a divulgação preliminar do PNBL – eixo central do PAC-2, deixando as demais medidas para março. Isso só poderá ser possível nessa ou após essa data. Lembremos que Lula apelidou Dilma de "mãe do PAC" e que o PAC-2 é a pièce de resistence inicial do "novo desenvolvimentismo" que norteia a plataforma da candidata.

Um fator externo aos supracitados, e que ainda está pendente, é a necessidade de a Telebrás responder ao pedido de explicações da CVM, cujo prazo creio que expirou ontem (05).

Acredita-se que sejam dois os fatores preponderantes a nortear a decisão do governo quanto à data de divulgação:

- obter a máxima repercussão positiva junto à população, e

- capitalizar o máximo de dividendos político-eleitorais para a candidata Dilma Rousseff.

Em consequência desta nova data e das considerações acima, é possível construir três cenários políticos, dois não-políticos e um combinado para tentar prever a data (ou período) da divulgação oficial da reativação da Telebrás, com as respectivas possibilidades percentuais estimadas de estarem corretos:

Cenários Políticos

Cenário 1: Entre o dia 10 e o dia 19 de fevereiro - 20%.

Cenário 2: no dia 20 de fevereiro ou entre essa data e o dia 20 de março - 40%.

Cenário 3: dia 20 de março - 40%.

Cenários não-políticos

Cenário 1: a resposta à interpelação da CVM, sendo apresentada na semana que vem, já traria embutida ou implícita a notícia da reativação da empresa - 40%.

Cenário 2: a resposta seria protelada, mediante qualquer artifício, para depois do dia 10 (e do Carnaval), quando Lula já tivesse "conhecimento oficial" do PNBL - 60%.

Cenário combinado: idêntico ao cenário 2 não-político.

Leonardo Araujo é analista de TI
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil