BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


06/02/10

• Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (146) - Leonardo Araújo tece comentários sobre mercado de ações, investidores e especuladores + Msgs de Flávio Santos e Clóvis Marques sobre o tema + Artigo: Mercado do ti-ti-ti

de lrc_araujo <lrc_araujo@yahoo.com.br>
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 6 de fevereiro de 2010 19:17
assunto [wireless.br] Re: texto sobre espertalhões

Prezados debatedores, meu cordial boa noite!

Gostaria de iniciar afirmando que concordo enfaticamente com ambos, destacando a maneira lúcida e inteligente com que o assunto foi explanado.

Realmente, há por aí uma legião de espertalhões que, valendo-se de sua inteligência, conhecimentos, relações pessoais e poder de convencimento, aproveita-se da inocência, da boa fé e até da ganância de muitos incautos para surrupiar-lhes o às vezes minguado produto de seus labores.

Tal fato é constatado em todas as esferas sociais, políticas, econômicas e religiosas. Há "igrejas" em que "pastores" garantem o reino dos céus e a solução dos problemas terrenos, desde que o rebanho contribua com o possível e o impossível que tiver. Da mesma forma, há políticos que até oram pela saúde de
deputados que repartem o dinheiro do contribuinte com seus colegas e correligionários. Enfim, o golpe e a corrupção campeiam soltos em terras tupiniquins, como a TV e os jornais escancaram diariamente.

Mas - e sempre tem um "mas" - há casos e casos.

O investidor em artes que compra, pelo pouco preço posto à venda, um quadro de um pintor ainda desconhecido, por reconhecer seus talentos e acreditar que, no futuro, o seu investimento possa lhe render mil vezes o que pagou... poderia ser chamado de "espertalhão". Teria ele lesado o pintor ou alguma outra pessoa?

O investidor que leu nos jornais que um grande shopping será construído na cidade e que, após fazer uma minuciosa análise, concluiu pelo local provável e comprou terrenos na área... poderia ser chamado de "espertalhão"? Teria ele lesado os antigos proprietários ou alguma outra pessoa?

Com relação aos fóruns de Internet, ambos os debatedores também têm razão. Há muitos deles liderados por picaretas e espertalhões que fazem exatamente o que foi escrito.

No entanto, é preciso considerar que também há fóruns e fóruns. Na verdade, com o advento da Internet, o fórum veio congregar os antigos grupos que, nas comunidades, reuniam-se em torno de um objetivo comum, qualquer que fosse ele. Com as imensas possibilidades da grande teia mundial, um fórum agora não possui mais limites geográficos, tal qual este grupo em que estamos escrevendo. De igual forma, pode reunir uma gama mais ampla de fontes, pois nele podem
militar, desde simples e comuns cidadãos, até grandes figuras públicas e privadas, todos irmanados pelo mesmo objetivo. Pela multiplicidade e diversidade das pessoas que o compõem, o acesso às informações se torna muito mais fácil e imediato, pois, localizadas nos mais diversos setores do País, a resultante das
informações que produzem pode, após devidamente analisada pelos forenses mais aptos, atingir um produto fantástico, capaz de influenciar decisões e nortear objetivos a serem atingidos por cada um dos membros.

Com essas considerações, permito-me agora discorrer mais especificamente sobre o texto proposto.

Os nobres debatedores afirmaram textualmente que "Com a notícia da reativação da Telebrás, alguns espertalhões encarteiraram a TELB4 (ações PN da Telebrás) que estava no fundo". Ora, que espécie de "espertalhão" encarteiraria as ações de uma empresa que "estava no fundo" justamente por estar em situação de
liquidação extra-judicial, só esperando serem resolvidas algumas pendências para ser extinta? Em termos de negócios, não seria mais apropriado chamá-los de inocentes, incautos, malucos ou até de otários?

Este espaço cibernético tem, em seus arquivos, diversas reportagens diligentemente coletadas por seus moderadores, desde 2007, sobre a possibilidade de reativação da Telebrás. Através delas era possível perceber que a intenção de reativação estava localizada no núcleo central do governo, tanto na Casa Civil como no Ministério do Planejamento, e que as notícias tinham como fonte dirigentes do primeiro e segundo escalões, como Dilma Rousseff, Paulo Bernardo, Rogério Santanna, César Alvarez e Erenice Guerra, todos com acesso direto ao presidente.

Assim, em alguns fóruns sérios, não foi difícil ir coletando, reunindo e analisando as informações (que chegavam em tempo quase real), distribuindo, após, o produto a todos os membros, na velocidade da Internet.

Em 2007, 2008, 2009 e ainda no começo de 2010, o preço das ações estava em centavos, realmente. Variava de acordo com o ir e vir das notícias sobre a reativação da empresa, fornecidas, repito, por aquele núcleo governamental.

Tal qual o investidor imobiliário e o investidor em artes supracitados, muitas pessoas resolveram comprar ações da Telebrás que estavam à venda na bolsa de valores, à disposição de quem quisesse correr o risco de adquiri-las. Obviamente, quem as vendeu não acreditava na reativação ou tinha outros motivos para
fazê-lo. É por essa divergência de opiniões que existe o chamado "mercado", sendo ele tanto mais líquido quanto maior for a quantidade de bens existentes e quanto mais organizado for o sistema disponível para que as transações se concretizem.

Seria assim possível chamar de "espertalhão" quem trabalhou reunindo e analisando informações e decidiu assumir o risco daqueles que dele queriam se livrar?

Aos fatos, é difícil contrapor argumentos - e aqueles estão aí. Ao fim e ao cabo, o mesmo grupo governamental, capitaneado pela agora candidata a presidente da república, fez valer suas opiniões e, ao que tudo indica, a Telebrás será mesmo reativada. Surpresa?
Não, com certeza não foi surpresa para os investidores que, mediante uma criteriosa análise de informações, já haviam chegado a esta conclusão há mais tempo, especialmente no período compreendido entre o final de 2009 e janeiro de 2010.

Obviamente, o resultado foi uma disparada nas cotações, amparada por um volume de transações que está fazendo inveja a qualquer blue ship do mercado. Finalmente, o "quadro" e os "terrenos" adquiridos estavam sendo valorizados, tal como seus investidores supunham e esperavam que fosse acontecer. Possíveis correções poderão
ocorrer; afinal, isso é pertinente ao mercado de ações. No entanto, não parece sintomático que, à baixa de ontem, tenha se contraposto uma forte alta de mais de 10% hoje, mesmo com a Bovespa e as demais bolsas mundiais derretendo em fortes quedas? E ainda mais: com um dos maiores volumes da Bolsa?

Como já frisei anteriormente, no arquivo deste grupo há um repositório com a maioria das notícias a que todos os membros dos citados fóruns tiveram acesso pela Internet. Publicadas que foram pela grande imprensa, estavam também ao alcance de todas as pessoas que dispunham dessa facilidade. Há também uma série de
análises pessoais que aqui divulguei por gentileza dos moderadores, e que também estavam disponíveis no blog que construí especialmente para torná-las públicas, e não de acesso restrito aos "iniciados" nos fóruns, grupos e outros coletivos de acesso fechado. Tal blog, também por gentileza do Hélio, tem sua URL
publicada na página inicial desta comunidade.

Por evidente, tenho que declarar que sou um dos investidores que, após muito trabalho de análise de informações, concluiu, ainda em 2008, ser o risco admissível, retirando seu dinheiro da poupança e aplicando-o nas ações da Telebrás.

Muita saúde e um respeitoso abraço a todos!

Leonardo Araujo

---------------------------------

de Márcio de Araújo Benedito <chinabhz@yahoo.com.br>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 5 de fevereiro de 2010 08:36
assunto Re: [Celld-group] Telebrás, Eletronet e PNBL (144) - Ethevaldo volta ao tema: "Por que Lula apoia recriação da Telebrás?"

Publico aqui o texto de um amigo, mas é exatamente o que eu iria escrever sobre o tema.

Bom,
Com a notícia da reativação da Telebrás, alguns espertalhões encarteiraram a TELB4 (ações PN da Telebrás) que estava no fundo. Nos últimos dias fizeram uso e abuso da notícia, inclusive citando discurso de autoridades do Governo para incentivar as assim chamadas "sardinhas"a comprar. A ação de baixo valor a cada centavo de valorização pode gerar ganhos extraordinários. São os chamados micos.
Há uma interessante matéria em Valor Econômico sobre o assunto cujo título é "Mercado do ti-ti-ti" (transcrição mais abaixo).

O golpe consiste em comprar ações de baixo valor que possam ter algum "trigger" no noticiário. Depois induzir laranjas a fazerem barulho em fóruns de debate. Na medida em que as compras ganham volume e preço, os espertalhões passam a contar com um exército de interessados em fazer barulho dizendo que a ação vai bombar, que o céu é o limite para os preços.

TELB4 chegou a ter variações de 40% em um dia. Impressionante. Como termina o jogo? Termina que a variação de preços é inconsistente com o valor intrínseco da ação, aí é a correria para vender. Alguns realizam o prejuízo logo e outros ficam "casados com o mico".

Não satisfeitos em citar as personagens de Governo, os "miqueiros" chegam ao absurdo de acusar agentes de Governo e até o presidente de ter interesse na valorização. Quando o "mico"desaba, novas acusações.

A CVM (Comissão de Valores Imobiliarios) quando observa essas variações normais e inconsistentes no preço de ações investiga. Mas como normalmente os espertalhões de primeira linha usam laranjas e a coisa segue o bom estilo do Marketing de Idéias Virus, é difícil chegar aos culpados por tal manipulação de Mercado.

A cada declaração feita por alguém do Governo sobre o PNBL, novas boatarias surgem nos fóruns de discussão sobre mercado. O objetivo é um só, raspar o dinheiro das "sardinhas" especulando com notícias. É o que ocorreu com a TELB4, já agora em queda brutal acompanhando a baixa geral do mercado na semana, mas obviamente, caindo de forma espetacular e deixando um monte de incautos, normalmente gananciosos investidores inexperientes. E o culpado ao fim? Quem será? O que os miqueiros (já com os bolsos gordos) usam como desculpa para a platéia quanto ao fracasso violentíssmo da operação? O Governo e Lula.

História engraçada essa. O que dá para rir, dá para chorar.

Abraços.
Flávio Santos

-------------------------------------

de Clóvis Marques <clovis1@terra.com.br>
data 5 de fevereiro de 2010 20:35
assunto Re: [Celld-group] Telebrás, Eletronet e PNBL (144) - Ethevaldo volta ao tema: "Por que Lula apoia recriação da Telebrás?"

Prezados,

Para seu conhecimento, segue declaração do Presidente, que não é qualquer "personagem" do Governo como o Marcio Benedito e o Flávio Silva se referem
em sua mensagem abaixo, sobre a iminente reativação da Telebrás, a ser anunciada na próxima semana.

Ainda para seu conhecimento, as ações da Telebrás, que foram negociadas a mais de R$130,00 na época da privatização (inclusive ADRs na NYSE), chegaram a valer apenas R$ 0,02 quando cogitou-se extinguir a Autarquia.
Contudo, por diversos motivos, a Telebrás continuou ativa, com quadro próprio de funcionários (cedidos a outros Órgãos de Governo, como a própria Anatel) e disponível para ser utilizada pelo Governo eventualmente.
No dia de hoje, as ações da Telebrás fecharam com cotação de R$ 2,62 por lote, valor que ainda está muito aquém da realidade, em face da Capitalização de R$ 20 Bilhões, a disponibilização dos recursos do FUST (próximo de R$ 10 Bilhões) e futuras Parcerias Público Privadas (com as Teles e/ou Provedores Locais) que permitirão a implantação do PNBL com abrangência nacional e preços acessíveis à população.

Ainda estou devendo as informações que prometi ontem e vou organizá-las em um outro e-mail para o Grupo.

Por enquanto, Bem-vinda Telebrás!!
Att.
Clóvis Marques

------------------------------

Fonte: Felsberg, Pedretti, Manrrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais - Origem: Valor Econômico
[29/01/10]   Mercado do ti-ti-ti - por Angelo Pavini

Enquanto o Índice Bovespa cai mais de 5% no ano, um grupo de papéis dispara, com ganhos que chegam a superar 200%. O volume de negócios também explode, saltando de poucos milhares de reais para milhões por dia. É o mercado do "ouvi dizer", do "ti-ti-ti", da "dica quentíssima", que ainda fascina muitos investidores novatos, movidos pelo sonho de ficar ricos na bolsa da noite para o dia e que pegam carona nesses boatos. E, normalmente, quebram a cara.

A lista inclui papéis conhecidos, como Parmalat, Gradiente, Cobrasma e Telebrás, além de outros bem menos famosos, como a Refinaria de Petróleo Manguinhos ou Kepler Weber. Em comum, todas estavam praticamente esquecidas até pouco tempo atrás, têm cotações muito baixas, em centavos de reais, nenhuma cobertura de analistas de corretoras, baixa liquidez e, o mais importante, algum fator que pode mudar radicalmente sua situação, em geral de estagnação ou dificuldades.

É o zumbi que, de uma hora para outra, pode se transformar na fênix e renascer das cinzas. Outro ponto em comum é que elas reúnem uma legião de investidores interessados em especular.

Estudo feito pela Economática detectou mais de 20 ações que subiam 50% ou mais no ano. Há casos em que o volume disparou, aumentando até 121.000%, de R$ 6 mil por dia em 2009 para R$ 7,292 milhões por dia neste ano. A Laep, controladora da Parmalat, chegou a ficar entre as três ações mais negociada em um dos pregões, dividindo os holofotes com as estrelas Petrobras e Vale, movimentando R$ 400 milhões, quase o dobro de seu valor de mercado na época.

Em alguns casos, os boatos se confirmam parcialmente. Laep e sua controlada Parmalat não foram vendidas para um grande grupo frigorífico, mas anunciaram ontem que conseguiram transformar parte da dívida em capital (ver página D2). Gradiente não recebeu uma injeção milionária de fundos de pensão, mas divulgou um princípio de acordo com credores nesta semana. Com Telebrás, o governo se encarrega de alimentar o vaivém, ora confirmando, ora negando a ressurreição da companhia telefônica.

Quando detecta esses movimentos estranhos, a bolsa e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) questionam a empresa, mas a resposta, normalmente, é que os executivos desconhecem os motivos da alta. Se depois surgem motivos reais, há a possibilidade de investigações sobre uso de informações privilegiadas. "Mas os valores são tão pequenos que acabam no fim da fila das prioridades de investigação, o que atrasa e dificulta uma punição", diz um executivo de mercado que pediu para não ser citado.

Os investidores buscam essas empresas menos líquidas na esperança de achar algum valor esquecido, alguma "galinha morta", diz Lika Takahashi, chefe de análise da Fator Corretora, casa especializada em papéis de segunda linha, mas que não acompanha as ações da lista. "Talvez até ache algo bom, mas talvez não sejam histórias de tanta qualidade", avalia. Para ela, esse é um sintoma também de um mercado que estava muito esticado, o que leva os investidores a procurarem alternativas. "Mas geralmente essas empresas não têm análise nenhuma e é difícil saber se é coisa boa ou não", diz. A maior parte delas é movida por eventos, lembra Lika, e há sempre o risco do "timing", ou seja, a solução pode demorar muito mais tempo do que se esperava e o investidor acaba "casando", com o papel.

Alguns grupos de mercado precisam propagar notícias para dar liquidez a alguns papéis, observa Maílson Rykavei, sócio da consultoria de investimentos FinPlan. Para atrair essa liquidez, usam empresas que estão sujeitas a um possível evento, como foi o caso de Parmalat e Laep. Em alguns casos, a empresa mais engenhosa até se aproveita disso, para divulgar alguma informação positiva. "São fatos ou factoides que têm a possibilidade de acontecer", observa. Como a parcela do capital dessas empresas que está no mercado, o chamado "free float", é pequena, pouca coisa já provoca fortes altas, sem afetar a estrutura de capital da companhia. "Mas o que o investidor precisa conhecer é o pano de fundo daquela empresa e quanto aquela informação que circula pode se concretizar", diz.

No mais, trata-se de de um processo típico de especulação, em que a empresa tanto pode dar a volta por cima quanto falir, afirma o consultor. Ele conta o caso de um cliente que resolveu investir em uma dessas empresas. Antes, foi visitá-la, conheceu os administradores, os projetos e então resolveu aplicar 1% das economias nas ações da companhia. "As ações saíram de R$ 0,17 centavos para R$ 0,25 apenas com as compras dele, em duas semanas", afirma.

Esse é outro risco do investidor: começar a comprar e o preço disparar. "E a corretora continua comprando, mesmo depois de o papel subir 40%", alerta. "Os casos de fracasso costumam ser maiores que os de sucesso, a questão é que ninguém conta quando perde, só quando ganha", diz Rogério Bastos, também da FinPlan.

O movimento dos chamados "micos" de mercado é sazonal, costuma ocorrer no início do ano, diz Ricardo Pinto Nogueira, ex-superintendente da Bovespa e hoje diretor da corretora Souza Barros. "É época de férias, todo mundo querendo saber o que vai subir", conta ele.

Em geral, o boato tem origem em sites de bate-papo ou fóruns de debate especializados, ou ainda em corretoras, quando um papel começa a se mexer demais e é preciso encontrar uma explicação. E todos têm uma certa lógica: é o trem-bala que vai usar vagões da Cobrasma ou uma empresa estrangeira que vai comprar fios da Kepler Weber. A boataria é tanta que só o bilionário Eike Batista já teria comprado pelo menos três empresas neste ano. Quando a companhia é questionada pela bolsa e vem o desmentido, a especulação muda de endereço. "Mas até isso acontecer, a especulação pode durar semanas", diz.

Em alguns casos, os boatos são plantados propositadamente, por espertalhões que querem aumentar o valor de suas carteiras, alerta Nogueira. E é difícil detectar o culpado, pois em geral quem espalha a notícia é um conhecido ou "laranja". Em outros casos, pode haver algum fundamento na informação.

Ele chama a atenção para o fato de que, como os papéis são muito baratos, chamados "papel de pó", qualquer centavo de alta já representa um ganho expressivo para o especulador. "Uma ação que custa R$ 0,50 e que sobe para R$ 0,51 já representa um ganho de 2%, o que está bom em um mercado onde o juro anual é de 8,75%", lembra. E, com as corretoras reduzindo as taxas de corretagem, fica mais barato especular com esses papéis, comprando e vendendo no mesmo dia, no chamado "day-trade". O que o investidor esquece é que, se o papel cai alguns centavos, aí o prejuízo também é elevado.

Nogueira lembra que, há dois anos, os protagonistas desse mercado do ti-ti-ti eram outros, como Grazziotin, Recrusul e Gazola. Mas até Souza Cruz já foi vítima. Segundo ele, a bolsa tem poucos recursos para impedir esses movimentos. "O que pode ser feito é colocar esses papéis em leilão, pois as negociações param por uma hora e isso reduz a especulação", diz.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil