BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/02/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (161) - Análise de Leonardo Araujo: "Reunião sobre o PNBL - uma leitura das entrelinhas"

Fonte: Insight - Laboratório de Ideias

de lrc_araujo <lrc_araujo@yahoo.com.br>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 10 de fevereiro de 2010 23:51
assunto [Celld-group] Reunião sobre o PNBL - uma leitura das entrelinhas

Reunião sobre o PNBL - uma leitura das entrelinhas - por Leonardo Araujo

Com relação à reunião havida com o Presidente Lula para a apresentação da proposta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), acredita-se que a leitura acurada dos fatos divulgados permita uma análise centrada nos seguintes pontos:

1) O Presidente declarou ao Blog do Planalto que gostou do que viu do Plano Nacional de Banda Larga, o que é um eufemismo político, já que ele o conhecia bem desde 2009. Como a proposta já continha a reativação da Telebrás desde então - e sabe-se que não mudou - teria novamente o aval do mesmo Presidente que, pelo Twitter de Marcelo Branco, disse que a Telebrás será reativada.

2) A reunião foi conduzida por César Alvarez e por Erenice Guerra (dois dos três grandes pais da reativação), os quais apresentaram ao Presidente um melhoramento da mesma proposta que, em 12/12/2009, Lula pediu que fosse mais detalhada.

3) O que será discutido até março no âmbito de cada ministério é a proposta do Grupo de Trabalho formado para formatar o Plano Nacional de Banda Larga (Santanna, Alvarez, Erenice, Barbosa, etc.), apresentando sugestões de melhorias ou de alterações.

4) Em nenhum momento foi descartada a reativação da Telebrás. "A reativação da Telebrás é uma das opções", teria afirmado César Alvarez.

5) O próprio Hélio Costa garantiu que não houve posições ministeriais discordantes. Como se sabe que a reativação era uma discordância (só com ele), ou ela não teria mesmo sido discutida (o que é impossível) ou então já é consenso - e por isso a não-discussão do assunto.

6) A impossibilidade de não ter sido discutida a reativação da Telebrás reside no fato de que "a proposta" (o Blog do Planalto assim escreveu, donde conclui-se que é TODA ela) foi encaminhada aos "ministérios e outros órgãos envolvidos" para que "possam discuti-la melhor".

7) No Twitter, Paulo Bernardo, ao responder se a Telebrás seria reativada, respondeu que "você deve saber que esta é uma questão sensível no mercado. Assim, havendo decisão, será informado". É importante perceber que, em primeiro lugar, a resposta não foi negativa. Em segundo lugar, mostrou a preocupação do ministro com as regras do mercado. Assim, por "havendo decisão, será informado", pode ser lido: o mercado será comunicado por fato relevante.

O prazo de um mês para as discussões tem um objetivo político evidente. Aliás, políticos não agem como empresários ou militares, que analisam e decidem, pois, nos negócios e na guerra, da agilidade das decisões dependerá o lucro ou a vitória. Políticos seguem a máxima do sábio mineiro Tancredo Neves: "Deixo primeiro o mar bater contra o rochedo; então, analiso a espuma para depois decidir".

O Carnaval está aí e, durantes os festejos de Momo, o Brasil não pensará em outra coisa. Na sequência, no dia 20 de fevereiro vem o lançamento da pré-candidatura de Dilma Rousseff, precedida pelo IV Congresso Nacional do PT, que se inicia no dia 18; são dois fatos políticos de grande repercussão. Dia 08 de março (segunda semana) é o Dia Internacional da Mulher... e Dilma pertence ao belo sexo...

Ora, Lula já ouviu a sociedade civil, as operadoras, as lan houses e, obviamente, o seu próprio partido. Agora - tempo ao tempo - "ouvirá" todos os ministérios e órgãos envolvidos. Enquanto isso, dará prazo para que alguns pontos "vazem" e para que a oposição e todos os contrários abram suas baterias contra eles ou contra a proposta toda, pois assim conhecerá os argumentos do "inimigo".

Com isso, não parecerá prepotente, pois todos os interessados já terão opinado e contribuído. Poderá aí tomar sua decisão com tranquilidade, contando com os apoios políticos que lhe interessam e rebatendo cada um dos argumentos contrários.

Em conclusão, acredita-se que a reativação da Telebrás esteja agora com mais três pontos percentuais de probabilidade, subindo dos anteriores 95% para o patamar de 98%.

*Leonardo Araujo é analista de TI.


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil