BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


27/02/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (196) - Clóvis Marques tece comentários sobre os debates nos Grupos da ComUnidade

de Clóvis Marques <clovis1@terra.com.br>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 27 de fevereiro de 2010 14:40
assunto Re: [Celld-group] Re: [wireless.br] Telebrás, Eletronet e PNBL (193) - Revista Época: A horripilante volta da Telebrás

Olá Jana e demais membros dos grupos,

Gostaria de parabenizá-la pela sensatez e discernimentos expostos em seu post abaixo.

Corroboro com sua opinião em 100% e repudio todas as ações (e matérias) de alguns poucos em favor desses mesmos poucos que só visam o benefício pessoal e das Empresas que representam, em detrimento da imensa maioria da população.

Tenho anos de experiência trabalhando em Operadoras e posso afirmar com 100% de segurança que não há o menor interesse de nenhuma delas de atingir os objetivos do Governo no sentido de expandir o acesso à Banda Larga para toda a população com custos acessíveis.

Volto a citar o exemplo no Estado de São Paulo onde o Governo do Estado abriu mão do recolhimento do ICMS para rápida expansão do serviço e vejam o que aconteceu: A Net incluiu o serviço em seu portfólio, mas não o divulga à população, ao contrário, se você liga na central de atendimento para contratar esse serviço, se apressam em oferecer um outro, que cobra preço similar (R$ 29,80) nos três primeiros meses e depois dobra de valor. Esse procedimento confunde a população e é contra a Lei. Se duvida do que estou falando, ligue você mesmo para a Central de Atendimento da NET.

A Telefônica também lançou esta semana o serviço Popular com o mesmo custo da Net, oferecendo acesso a 256kbps (um pouco acima dos 200kbps da Net), contudo, o Senhor Valente, como ex representante do povo à frente da Anatel, deveria ter vergonha de se prestar a tamanho descalabro e com a maior cara lavada anunciar que o serviço está sendo prestado através da Rede da AJATO/TVA, cuja cobertura está limitada a alguns bairros nobres da cidade de São Paulo e do ABC Paulista. Além disso, a qualidade (ou a falta de) da Rede da AJATO é terrível, sendo de conhecimento público tal fato.

Pergunto a todos: que banda larga popular é essa? que oferta popular é essa que não chega à população que não tem acesso? que sacanagem é essa de tentar iludir a população, escondendo-se sob uma ação do Governo do Estado de São Paulo? onde está a fiscalização da Secretaria dos Negócios de Fazenda do Estado de São Paulo que permite essa enganação? E a Anatel, será que ela ainda existe mesmo??

Aproveito também para registrar meu descontentamento a abrangência do fórum, que têm polarizado demasiadamente a discussão, dando muito mais espaço aos que atacam o PNBL e a reativação da Telebrás como ferramenta para disseminação do acesso à Banda Larga para todos os Brasileiros. Pergunto aos organizadores, por que esta semana foram divulgadas e destacadas várias vezes a matéria do Marcio Aith da Folha de São Paulo e não se deu mínimo espaço para a matéria do Luis Nassif que desmascarou o Aith com fatos e dados reais. A própria Folha de São Paulo publicou matéria no dia seguinte amenizando as acusações e mudando o discurso. Também não vi essa matéria divulgada no forum, apesar de aplaudir a excelente coletânea extraída da Teletime. A Folha também publicou pesquisa em seu site para saber a opinião pública sobre a reativação da Telebrás para oferta de Banda Larga a preços populares. Sabe qual o resultado? de terça a sexta-feira desta semana, mais de 12 mil pessoas votaram, com 93% dos votos favoráveis à Reativação da Telebrás no PNBL.

Pergunto novamente: Será que o povo não sabe o que quer? será que esse resultado não demonstra claramente que o modelo atual está esgotado e não atende as necessidades da população?

Temos acompanhado no fórum também as publicações do Ethevaldo Siqueira, por quem tenho respeito por sua história e seu trabalho. Fui assinante por muitos anos da RNT e participei de diversos eventos capitaneados por ele, como por exemplo o da Lei Geral de Telecomunicações. Contudo, não é admissível que um profissional com a sua reputação esteja tomando partido contrário ao PNBL de maneira tão bitolada e ensandecida, detonando a ideia do Governo de ter a ferramenta da qual ele precisa para ampliar a oferta dos serviços e reduzir custos dos serviços à população. Será possível que o Ethevaldo não possui a informação que a Banda Larga atualmente disponibilizada pelas Operadoras Fixas e Móveis não atende a população em Área de Cobertura, Velocidade de Transmissão, Qualidade da Rede, Qualidade de Atendimento aos Usuários e principalmente preços? Está a favor de quem?? Vou dar uma dica ao Etthevaldo, a forma correta de conseguir acesso aos responsáveis pelo PNBL não é atacando-os, nem suas idéias, mas contribuindo para que tenhamos no Brasil um PNBL que realmente atenda as necessidades dos Brasileiros, como você e eu.

Volto a perguntar: Por que são divulgadas no fórum todas as publicações do Ethevaldo no Estado de São Paulo e simplesmente foi ignorada a matéria do Julio Puschel, também do Estadão, que trouxe uma visão mais ampla e equilibrada da situação e dos fatos?

Em uma das matérias publicadas pelo Hélio, o autor usa o dinheiro do povo como argumento para bombardear a reativação da Telebrás. Pergunto: será que ele não percebeu que somando todos os valores necessários para reativação da Telebrás com a Rede da Eletronet o Governo vai gastar menos de R$ 1 bilhão para dispor de uma Rede nacional de fibras ópticas? Será que esse rapaz também não percebe que o custo do acesso à banda larga hoje é proibitivo para mais de 90% da população? Está falando de que dinheiro do povo?

Em outra matéria o autor argumenta que a Rede da Eletronet está sucateada com tecnologia obsoleta. Pergunto, será que ele sabe que as fibras ópticas tem vida útil de mais de 30 anos e que as fibras da Rede da Eletronet são do mesmo tipo das utilizadas nas Redes da Embratel, Oi e Telefônica? Quero só ver quando a Telebrás soltar sua primeira licitação para contratar as Redes Wimax e Wimesh se ele não volta à público para elogiar o PNBL.

Espero que o Forum seja realmente uma ferramenta para troca de informações com o objetivo de trazer aos participantes todos os lados de uma realidade e não seja polarizado apenas com as matérias que tentam bombardear um Plano que tem muitas virtudes. Seria muito mais proveitoso usar a experiência e o conhecimento dos mais de 4000 participantes para fomentar o envio de contribuições, como por exemplo a que vi chegar aos mentores do PNBL sobre a inclusão dos computadores pessoais no pacote de desonerações do PNBL.

Meus respeitos e abraços a todos,

Clóvis Marques


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil